Escolha o Idioma

8/01/2015

Superando a Ansiedade – Resposta ao Estresse

Superar a ansiedade começa com um entendimento da resposta do corpo ao estresse. O corpo passa por três estágios de estresse. Eles são:

  • A fase do alarme ou "lutar ou fugir": Durante esse estágio, o corpo percebe o perigo. Uma explosão de energia domina o corpo, capacitando a pessoa a eliminar a ameaça ou fugir do perigo em mão.

  • Resistência: Esse estágio ocorre quando o perigo permanece além do período de lutar ou fugir. O corpo produz vários hormônios para se mobilizar durante o estresse a longo prazo.

  • Exaustão: Se o corpo completa com sucesso os dois primeiros estágios, vai então entrar no terceiro período, exaustão. Esse é um período quando o corpo em fatiga se recupera.

Superando a Ansiedade – Quando o estresse se torna um problema?

Superar a ansiedade é uma necessidade no nosso mundo de hoje. Horários cheios, trânsitos ruins, problemas financeiros e dificuldades de relacionamento fazem com que muitas pessoas permaneçam em um estado permanente e crônico de estresse. 

O estresse se torna um problema quando a pessoa passa por um período prolongado de perigo. Durante o estágio de "lutar ou fugir" e o de resistência, o corpo produz muitos hormônios que ajudam. No entanto, quantidades em excesso dessas mesmas substâncias podem causar vários danos ao corpo. 

Por exemplo, a adrenalina ajuda com a produção de energia durante períodos de estresse. O uso prolongado de adrenalina pelo corpo, no entanto, leva ao enfraquecimento do coração.Cortisol e vasopressina, ambos liberados durante o estágio de resistência, elevam a pressão sanguínea e os níveis de açúcar e podem estreitar as artérias ao aumentar as plateletas do sangue. 

Durante estresse prolongado, o corpo raramente tem tempo de se recuperar. O corpo permanece em um ciclo de lutar, fugir, resistir, com pouco ou nenhum tempo para descansar. Isso afeta o ciclo de sono do corpo, apenas aumentando a sua fatiga e diminuindo a restauração completa.

Superando a Ansiedade – Sintomas

Superar a ansiedade começa com o entendimento dos sintomas de estresse em excesso. Esses sintomas incluem: exaustão, problemas para dormir, dores de cabeça causadas por tensão, preocupação constante, olheiras, problemas intestinais, baixa função imunológica, irritabilidade ou ataques de raiva, falta de concentração, etc. 

Se você acha que está demonstrando sintomas de ansiedade, procure ajuda médica. Ele ou ela pode diagnosticar ansiedade ao avaliar sua história médica e pessoal. Lidar com ansiedade é mais fácil quando se tem ajuda.

Superando a Ansiedade – Passos para uma existência livre de preocupações

Para superar a ansiedade, é necessário que a pessoa esteja ativamente envolvida em mudanças positivas. Há passos que você pode tomar para encontrar segurança em um mundo cheio de preocupações. 

Superar o estresse e ansiedade inclui os seguintes passos:

Sorria. Não leve a vida tão a sério. Bom humor ajuda a superar preocupação porque distrai a mente. Sorrir também produz endorfinas, as quais ajudam a relaxar a dor e oferecem um sentimento de relaxamento e alegria. Conte uma piada, assista um filme de comédia e sorria quando acontece um desastre. Você vai se sentir melhor com um sorriso no rosto.

Faça planos: preocupação não resolve nada. Não pode mudar situações ou resultados. A única coisa que pode trazer mudança é através de ação. Ao invés de se preocupar, comece a agir rumo a mudanças. Preocupado com dinheiro? Crie e implemente um orçamento ou procure a ajuda de um conselheiro financeiro professional. Produtividade cria uma atmosfera de mudança positiva que preocupação não pode alcançar e que torna possível superar a ansiedade.

Ervas: Há várias ervas que podem ajudar a aliviar o estresse. Entre elas, kava se destaca. Kava ajuda o corpo a se relaxar fisicamente e mentalmente. Os que sofrem de problemas no fígado ou da doença de Parkinson não devem usar Kava. Ervas adaptogênicas, tais como ginsengs e milk thistle também devem ser consideradas. Como sempre, siga as direções e cheque com o seu médico antes de começar a adicionar ervas à sua dieta.

Procure ajuda professional. Ter alguém com quem você pode discutir suas preocupações pode diminuir sua ansiedade. Um bom conselheiro vai escutar atentamente, capacitando o descobrimento das preocupações subjacentes. Juntos você podem criar uma forma produtiva de lidar com o estresse, para que você possa então se curar emocionalmente e fisicamente.

Superando a Ansiedade – Uma História Pessoal

Eu tenho problemas com ansiedade – esse medo que está sempre na minha mente, preocupando-se com um parente, emprego, prazo, casa dessarrumada, amigo doente. Estou sempre achando mais e mais coisas para limpar e para adicionar à lista de coisas que precisam ser feitas. E quando eu me volto a Deus, eu O encaro com dúvidas e pergunto: "Por que eu, Deus? Por quê?" Exijo que Ele conserte certas coisas.... Cure um amigo. Mude a vida de um parente. Providencie um emprego.

Escuto nada como resposta. 

Quando paro, no entanto, e respiro fundo para me preparar para escutar, realmente escutar, algo além das minhas preocupações, tudo muda. Eu pego minha Bíblia (e enquanto faço isso, eu oro para que Deus prepare o meu coração e me ajude a escutá-lO). Finalmente percebo a voz de Deus falando comigo suavemente e Seus braços ao meu redor. 

Em Eclesiastes 3, Deus me relembra que preciso ir mais devagar e tirar as minhas mãos de todos os meus problemas. Deus disse: "Tudo tem o seu tempo determinado". Eu acredito, relaxo meus ombros, pois não é o meu tempo que importa. Deus vai realizar o seu propósito em Seu tempo, não o meu. Eu dou a Ele os meus problemas e deixo com que Ele cuide deles na hora certa. 

Então pego minha lista do que preciso fazer. Arrumo o que posso, o resto pode esperar. Pego o telefone e pergunto ao meu amigo como ele está, relembrando-lhe de que ele está nas minhas orações. Eu convido meu parente para tomar um chá e conversar. Faço o que posso, deixando com que Deus cuide do resto e livrando-me de preocupações. Não posso fazer tudo. O resto pertence a Deus e ao Seu tempo.

Superando a Ansiedade – Encontrando conforto nos braços de Deus

Superar a ansiedade oferece liberdade do peso do estresse. Provérbios 12:25 explica que ansiedade no coração deixa o homem abatido. No entanto, esse mesmo versículo explica: "mas uma boa palavra o alegra". Que boas palavras a Bíblia apresenta à pessoa que está preocupada? 

De acordo com a Bíblia, Deus pode aguentar o seu estresse, mesmo quando não podemos. No entanto, como a Bíblia afirma, você precisa primeiramente se humilhar diante de Deus para que Ele possa carregar o seu fardo por completo. 1 Pedro 5:6-7 diz: "Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que a seu tempo vos exalte; Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós." 

Deus quer guardá-lo do perigo, mas primeiro você precisa se humilhar – abrindo mão do orgulho que diz que você pode cuidar de todos os problemas da sua vida sozinho. Humildade permite com que Deus entre em sua vida e tome controle. Então, desista de ter controle e entregue todos os seus problemas ao Deus soberano. 

Para superar a ansiedade, é preciso mais do que apenas se humilhar. Você precisa também se comunicar com Deus, expressando seus problemas para Ele. A Bíblia diz: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" (Filipenses 4:6).Ore a Deus. Compartilhe com Ele as suas preocupações. Deus está sempre pronto para ouvir. 

Quando Deus estiver tomando conta de suas inquietações, o que mais Ele tem a oferecer? Filipenses 4:7, depois de recomendar oração em tempos de ansiedade, também diz: "E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em Cristo Jesus." Deus vai lhe dar paz. Ele vai substituir sua ansiedade por um coração e mente cheio de tranquilidade. Mesmo se você não puder compreender o Seu poder, apresente seus problemas a Deus. Você vai se maravilhar com a paz que Ele pode oferecer.

Oração de Salvação – Nossa primeira conversa real com Deus

A "oração de salvação" é a oração mais importante que chegaremos a orar. Quando estivermos prontos para nos tornarmos um Cristão, estaremos prontos para ter nossa primeira verdadeira conversa com Deus. Essa conversa inclui tais componentes:

Reconhecemos que Jesus Cristo é Deus; que Ele veio à terra como um homem para viver uma vida sem pecado que não podemos viver; que Ele morreu no nosso lugar para que não tivéssemos que pagar a penalidade que merecemos pagar.

Confessamos nossa vida de pecado—vivendo para nós mesmos e não obedecendo a Deus.

Admitimos que estamos prontos para confiar em Jesus Cristo como nosso Salvador e Senhor.

Pedimos a Jesus para entrar em nosso coração, fazer dele sua residência e começar a viver através de nós.

Oração de Salvação – Começa com fé em Deus

Quando fazemos a oração de salvação, estamos dizendo a Deus que acreditamos que Sua Palavra é verdade. Através da fé que Ele tem nos dado, fazemos a escolha de acreditar nEle. A Bíblia nos diz que "sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam" (Hebreus 11:6).

Então, quando oramos para pedir a Deus pelo presente da salvação, estamos exercitando o nosso livre arbítrio de fazer a decisão de acreditar nEle. Essa demonstração de fé agrada a Deus porque nós O escolhemos livremente.

Oração de Salvação – Confessando nosso pecado
Quando fazemos a oração de salvação, estamos admitindo que temos pecado. A Bíblia diz de todos, menos de Cristo, que "todos pecaram e carecem da glória de Deus" (Romanos 3:23).

Pecar é simplesmente não alcançar o alvo, como uma flecha que não alcança o centro do alvo. A glória de Deus da qual carecemos é encontrada apenas em Jesus Cristo: "Porque Deus que disse: ‘De trevas resplandecerá luz’ – ele mesmo resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus na face de Cristo" (2 Coríntios 4:6).

A oração de salvação reconhece que Jesus Cristo é o único humano de todos os tempos que viveu e nunca pecou. "Aquele que não conheceu pecado, ele o fez pecado por nós para que nele fôssemos feitos justiça de Deus" (2 Coríntios 5:21).

Oração de Salvação – Professando fé em Cristo como Salvador e Senhor

Com Cristo como nosso padrão de perfeição, estamos agora confirmando fé nEle como Deus, concordando com o que o Apóstolo João disse: "No princípio era o Verbo (Cristo), e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as cousas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez" (João 1:1-3). 

Deus podia aceitar apenas um sacrifício perfeito e sem pecado. Já que Ele sabia que não poderíamos executar isso, Ele mandou Seu Filho para morrer por nós e pagar o preço eterno. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Oração de Salvação – Repita com sinceridade!

Você concorda com tudo que tem lido até agora? Se sim, não espere mais um minuto para começar sua nova vida em Jesus Cristo. Ore conosco:

"Pai, sei que tenho transgredido Tuas leis e meus pecados têm me separado de Ti. Realmente sinto muito; agora quero me afastar da minha vida de pecado e me aproximar de Ti. Por favor me perdoe e me ajude a evitar a pecar de novo. Creio que Teu Filho Jesus Cristo morreu pelos meus pecados, ressuscitou dos mortos, hoje vive e escuta minha oração. Convido Jesus a ser o Senhor da minha vida para reinar em meu coração de hoje em diante. Por favor envie o Espírito Santo para me ajudar a Te obedecer e a fazer a Tua vontade pelo resto da minha vida. Em nome de Jesus. Amém."

Oração de Salvação – Eu orei, e agora?

Se você fez essa oração de salvação com verdadeira convicção, você agora é um seguidor de Jesus. Isto é um fato, quer você se sinta diferente ou não. Outros sistemas de religião talvez o fizeram acreditar que era necessário sentir algo – um calor especial, um sentimento físico de tranquilidade ou outra experiência mística. A verdade é que talvez sim e talvez não. Se você fez a oração de salvação de coração, você agora é um seguidor de Jesus. A Bíblia nos diz que sua salvação eterna está segura! "Se com a tua boca confessares a Jesus como Senhor, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo"(Romanos 10:9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário