Escolha o Idioma

Mostrando postagens com marcador Tristeza. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Tristeza. Mostrar todas as postagens

8/23/2015

Cristal, minha cadela com asas como os anjos


... Cristal está a meia dúzia de passos de mim. Não consigo vê-la, mas ouço seus latidos daqui da minha casa e meu coração chora de tristeza e saudades. As lembranças vem aos borbotões; impossível controlar e isso vai me deixando muito, muito triste. 

Sempre tive muitos cães, cada um com caráter diferente, mas sempre amigos; mas como a Cristal nenhum foi igual. Sua docilidade, apego,carinho foram combustível para que suportasse a dor e a impossibilidade de reter a minha mãe junto a mim infinitamente mesmo sabendo que era impossível tal ato e ela tinha que partir aos 103 anos de idade. 

Nessas horas, Cristal, tão tímida e frágil, tornava-se a minha fortaleza e me enchia de coragem cobrando a minha companhia, fazendo assim que eu pudesse suportar por mais um tempo o que já estava determinado por Deus. Fazia-se de engraçada, obrigava a apanhar as bolinhas de brinquedo e assim o tempo ia passando. 

Dentro da dor havia momentos em que eu ria com as estrepolias da minha Cristal. Hoje só escuto seus latidos na casa onde vive. Não sei se está sentindo frio, se está com fome ou se lhe falta o alimento principal: o amor. Pode ser que lhe deem alguma atenção mas tenho certeza que não será igual e intensa como a que eu lhe proporcionava. 

Pode parecer piegas mas eu amo essa criatura com a maior intensidade que se pode amar um animal. O que me faz chorar é saber que ela é mais uma no plantel desse canil. Não faz a diferença. Cristal é uma cachorrinha com asas como os anjos.

Postado por Olinda Mattos de Almeida às 4:45 PM (80 anos de idade)

8/15/2015

Melancolia

Melancolia significa o estado de tristeza profunda e apatia sentido continuamente.

A melancolia é um tipo de depressão e possui os mesmos sintomas: a pessoa não se interessa por nada ao seu redor, nenhum acontecimento traz prazer ou alegria e a vida deixa de ter interesse.

É um termo com origem no grego melancholia que expressa uma tristeza persistente, muitas vezes sem razão aparente.

Fisicamente, o estado de melancolia se reflete na aparência sempre abatida, emagrecimento e olhar fixo no infinito.

O médico grego Hipócrates, no séc. V a.C., definiu a melancolia como a “bílis negra”, um dos quatro humores corporais que na sua teoria se constituem por sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra. Para Hipócrates, o planeta Saturno exercia influência no humor do indivíduo e levava o baço a expelir bílis negra em excesso, causando a melancolia.

Na Psiquiatria, a melancolia é uma síndrome mental que se caracteriza pela sensação de impotência, inutilidade, pensamentos negativos, dificuldade de concentração, falta de apetite, ansiedade, insônia e ideias constantes de morte. Melancolia é um dos sintomas da psicose maníaco-depressiva.

Para Freud, a melancolia é um estado emocional semelhante ao processo de luto, mas não há a perda que o justifica. A melancolia pode ocorrer sem haver uma causa definida.

No âmbito da caracterologia, o tipo melancólico é um dos quatro tipos de personalidade, marcado por um temperamento pouco espontâneo, com muitas emoções negativas.

Tristeza profunda

Existem dias que ficam cinzentos, o corpo não colabora, não há vontade de levantar da cama nem para conversar, assistir a um filme e muito menos praticar aquela atividade física. Isso pode ser traduzido como uma forma de expressão da tristeza. Esse sentimento faz parte das reações do ser humano diante de situações críticas que não desejamos.


Em geral, nesse momento, paramos e fazemos um balanço geral colocando todas as possibilidades de saída para esta situação. A manifestação da tristeza pode ser uma oportunidade de crescer e se recuperar.

Sabe-se que a tristeza é tão importante quanto a felicidade, pois a dupla garante o equilíbrio. Por outro lado, se a tristeza é profunda e leva a pessoa a desistir de tudo, é melhor ficar alerta.

O problema se inicia quando esses períodos de tristeza ficam frequentes e intensos, levando a pessoa à depressão – um mal que atinge 121 milhões de pessoas em todo o mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que em 2020 a depressão será a segunda doença que mais provocará incapacidade.

É importante ficar atento quando a tristeza é frequente e tem impacto no cotidiano, gerando dificuldade em realizar as atividades de vida diária, como se relacionar e trabalhar.

A depressão é tão séria que pode levar ao suicídio. Mas os sintomas são claros: humor depressivo, perda de interesse e de prazer nas atividades diárias, sentimentos de culpa, baixa auto-estima, distúrbios do sono, falta de apetite, pouca energia e dificuldade de concentração. 

Alguns desses sinais por alguns dias são normais, segundo os especialistas mas, caso permaneçam por mais de 15 dias, é importante buscar ajuda médica.

Em busca de equilíbrio

"Os medicamentos tem grande importância no tratamento, mas não podem ser utilizados indiscriminadamente pelo resto da vida, como mecanismo para regular as emoções."

Quando as mudanças no comportamento são notadas é preciso agir rápido. A depressão – uma das complicações da tristeza – é um sério problema de saúde e, dependendo do estágio e da intensidade, é preciso contar com a ajuda de profissionais, entre os quais psicólogos e psiquiatras.

Há casos em que é necessário o uso de medicamentos que bloqueiem os efeitos da depressão, estimulando a produção de serotonina – neurotransmissor responsável pelas sensações de prazer. Os especialistas alertam, porém, que o uso de medicamentos só deve ser feito com prescrição médica. 

Mesmo porque quem adota uma vida baseada no uso de remédios sem necessidade convive com sentimentos artificiais. Os medicamentos tem grande importância no tratamento, mas não podem ser utilizados indiscriminadamente pelo resto da vida. Não somos máquinas que vivem de forma sistematizada.

É importante ficar atento quando a tristeza é freqüente e tem impacto no cotidiano, gerando dificuldade em realizar as atividades de vida diária como se relacionar e trabalhar.


As terapias são responsáveis por auxiliar o paciente a repensar a situação e lidar com os problemas. Os exercícios físicos também são uma ótima pedida. Com o tratamento, as pessoas aprendem a vivenciar suas questões, a gerenciá-las e a reconhecer seus limites. 

A família também é fundamental nesse momento, principalmente ao apoiar o paciente.