Escolha o Idioma

7/14/2015

Livros de 1 e 2 Samuel para contar às crianças

Para mim, a única forma de prevenir que as crianças quando cheguem à adolescência se envolvam com drogas é criá-las num ambiente estruturado, numa família com princípios religiosos e desde cedo ensinar que a Palavra de Deus é o único caminho para uma existência reta, caridosa e de fé na salvação. Estudos dizem que a melhor idade para que as crianças comecem a tomar contato com as histórias da Bíblia é a partir dos 8 anos. Particularmente eu acho que esse contato pode começar muito mais cedo, assim como a frequência à Igreja e ao convívio com aqueles que vivenciam a fé em Cristo nosso senhor.

Pretendo com essa série de textos fornecer subsídios para que os pais ensinem seus filhos sobre os mais diversos temas bíblicos e que com isso, despertem neles o interesse pela Igreja.

Nesse texto vou contar a história de Samuel.


O menino que ouvia a voz de Deus - 1Sm 3.1-21

Samuel ainda era menino e ajudava Eli na adoração a Deus, o SENHOR. Naqueles dias poucas mensagens vinham do SENHOR, e as visões também eram muito raras. Certa noite Eli, já quase cego, estava dormindo no seu quarto. Samuel dormia na Tenda Sagrada, onde ficava a arca da aliança. E a lâmpada de Deus ainda estava acesa. 

Então o SENHOR Deus chamou: —Samuel, Samuel! —Estou aqui! —respondeu ele. Então correu para onde Eli estava e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli respondeu: —Eu não chamei você. Volte para a cama. E Samuel voltou. Então o SENHOR Deus tornou a chamar Samuel. 

O menino se levantou, foi aonde estava Eli e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Mas Eli tornou a responder: —Eu não chamei você, filho. Volte para a cama. Samuel não conhecia o SENHOR pois o SENHOR ainda não havia falado com ele. Aí o SENHOR chamou Samuel pela terceira vez. Ele se levantou, foi aonde Eli estava e disse: —O senhor me chamou? Estou aqui. Então Eli compreendeu que era o SENHOR quem estava chamando o menino e ordenou: —Volte para a cama e, se ele chamar você outra vez, diga: “Fala, ó SENHOR, pois o teu servo está escutando!” 

E Samuel voltou para a cama. Então o SENHOR veio e ficou ali. E, como havia feito antes, disse: —Samuel, Samuel! —Fala, pois o teu servo está escutando! —respondeu Samuel. E o SENHOR disse: —Eu vou fazer com o povo de Israel uma coisa tão terrível, que todos os que ouvirem a respeito disso ficarão apavorados. Naquele dia farei contra Eli tudo o que disse a respeito da família dele, do começo até o fim. 

Eu lhe disse que ia castigar a sua família para sempre porque os seus filhos disseram coisas más contra mim. Eli sabia que eu ia fazer isso, mas não os fez parar. Por isso, juro à família de Eli que nenhum sacrifício ou oferta poderá apagar o seu terrível pecado. Samuel ficou na cama até de manhã. Aí se levantou e abriu os portões da área da Tenda Sagrada. Ele estava com medo de falar com Eli sobre a visão que havia tido. 

Mas Eli o chamou: —Samuel, meu filho! —Estou aqui! —respondeu ele. —O que foi que Deus lhe disse? —perguntou Eli. —Não esconda nada de mim. Deus o castigará severamente se você não me contar tudo o que ele disse. Então Samuel contou tudo, sem esconder nada. E Eli disse: —Ele é Deus, o SENHOR. Que ele faça tudo o que achar melhor! E Samuel cresceu. O SENHOR estava com ele e fazia tudo o que Samuel dizia que ia acontecer. 

Assim todo o povo de Israel, do norte ao sul do país, ficou sabendo que Samuel era, de fato, um profeta do SENHOR. O SENHOR continuou a aparecer em Siló, onde havia se revelado a Samuel e falado com ele. E a palavra de Samuel era respeitada por todo o povo de Israel. Durante o restante de sua vida, ele recebeu mensagens de Deus e as partilhou com as pessoas. 

Esta lição fala sobre serviço. Deus chamou Samuel para ser Seu ajudante. Samuel disse: “Sim”, e fez o que Deus lhe pedira. Samuel seguiu as instruções de Deus para ajudar os outros. Quando seguimos as instruções de Deus e ajudamos os outros, estamos servindo a Jesus.

Um modo de ser um bom ajudante de Deus em casa é atender e ser obediente e bondoso quando alguém chama vocês. Ouçam cuidadosamente quando a mamãe ou o papai chamar vocês. Vão rapidamente ao seu encontro. Quando cantarmos, venham e fiquem ao meu lado.

A História de Samuel em quadrinhos - Faça o download aqui

Início do reino - Saul e Davi

1Sm1

Elcana morava em Rama nas montanhas de Efraim. Ele tinha duas mulheres Ana e Penina. Ana não tinha filhos, porque era estéril. Todo ano ele ia a Siló oferecer sacrifícios a Javé dos Exércitos. Desta vez, Ana pediu a Deus para engravidar, e prometeu que se concebesse, ela consagraria o filho. 

Eles voltaram para casa, Ana concebeu, e deu à luz um menino que chamou de Samuel. Quando o menino desmamou, levou-o a Siló para apresentá-lo no templo. Chegando lá contou sua história ao sacerdote Heli, e deixou o menino com ele, pois o havia consagrado. E Ana orou.

1Sm2

a) Cântico de Ana.
Exulta o meu coração no Senhor, pois ele me deu força. Ninguém é Santo como o Senhor. Não existe outro Deus além de vós, nem rocha semelhante ao nosso Deus. Não multiplique palavras orgulhosas e arrogantes, porque o Senhor tudo sabe, é ele quem pesa as ações. Ele dirige os passos dos fiéis, e os ímpios perecem nas trevas, porque ninguém vence pela força. Ele quebra o arco do forte, assalaria os abastados, empobrece e enriquece, humilha e exalta, levanta o mendigo e o indigente, e os faz sentar entre os nobres.
b) Os filhos do sacerdote Heli, Ofni e Finéias, eram maus, não conheciam o Senhor, não respeitavam as pessoas, nem seguiam as leis das ofertas. Samuel, ainda criança, se comportava, e servia ao Senhor. Heli abençoou Ana pelo filho que teve, e ela teve mais cinco filhos. Heli sabia que seus filhos eram maus, e os repreendia dizendo: Se um homem peca contra o outro, Deus o julga, mas se peca contra Deus, quem poderá ajudá-lo? Um dia o anjo de Deus apareceu a Heli, e o repreendeu por causa de seus filhos, e prometeu suscitar um sacerdote fiel, que fará sua vontade, mas será de outra família não na de Heli.

1Sm3

A chamada de Samuel.

Passado algum tempo enquanto dormiam o Senhor chamou Samuel, ele se levantou, e foi ter com Heli, que disse não tê-lo chamado. Voltaram a se deitar, e o Senhor chamou novamente. Na terceira vez que o Senhor chamou Samuel, Heli percebeu que era o Senhor que chamava. E disse a Samuel: quando ouvir te chamar, não venha aqui, mas responda: Fala Senhor, seu servo te escuta! E o Senhor chamou, e Samuel respondeu. 

E o Senhor disse a Samuel: Cumprirei as ameaças que fiz a Heli. No dia seguinte Heli perguntou a Samuel o que o Senhor falou, e ele lhe contou. Samuel crescia, e o Senhor estava com ele; e todos reconheceiam que ele era um profeta. E o Senhor continuou a se manifestar a Samuel em Siló.

1Sm4

a) Os filisteus tomam a arca.
Israel combateu os filisteus em Ebenezer, e foi derrotado. Então trouxeram a arca de Siló para ver se os vencia, mas foram derrotados de novo, e os filisteus levaram a arca. Nesta luta morreram Ofni e Finéias, filhos de Heli.
b) Morte de Heli. Um guerreiro fugiu para Siló, e avisou o ocorrido a Heli, que caiu, bateu a cabeça, e morreu. Heli tinha 98 anos, e foi juiz por 40 anos. Por causa disso a mulher de Finéias, que estava grávida, deu à luz um menino, e o chamou Icabod; e morreu.

1Sm5

Os filisteus levaram a arca de Ebenezer para Azot, e a colocaram no templo de Dragon, junto com o ídolo. No dia seguinte encontraram Dragon no chão em frente à arca. Puseram-no no seu lugar. No outro dia Dragon estava estendido no chão sem braços e cabeça. O Senhor castigou os habitantes de Azot com hemorroidas. Levaram a arca para Get, e o Senhor castigou seus habitantes com tumores e hemorroidas. Levaram-na para Ascaron, e o Senhor a castigou, e o povo pediu para devolver a arca.

1Sm6

Resolveram devolver a arca, e ofertaram 5 esculturas de ouro, de tumores, hemorroidas e ratos que infestavam suas cidades. Fizeram um carro novo puxados por duas vacas novas, e enviaram a arca e as ofertas para Bet Sames. Lá chegando os israelitas se alegraram, e ofereceram as vacas em holocausto. O Senhor feriu Bet Sames, porque abriram a arca. Enviaram a arca para Cariatiarim.

1Sm7

a) Em Cariatiarim deixaram a arca na casa de Aminadab, e deixaram seu filho Eleazar como guarda.
b) 20 anos depois, Israel clamava ao Senhor, e Samuel disse: Se voltarem o coração para o Senhor, deixando os ídolos, os Baals e as Astarot, ele vos livrará dos filisteus. E eles obedeceram. Samuel convocou Israel para uma reunião em Masfa. Lá oraram, jejuaram, e se arrependeram da infidelidade. Os filisteus sabendo que estavam reunidos foram atacá-los. Chegaram na hora em que Samuel oferecia um sacrifício ao Senhor. Então o Senhor trovejou com força, e os filisteus fugiram com medo. Os israelitas os perseguiram e os mataram, e tomaram de volta as cidades que estavam com os filisteus. E viveram em paz.
c) Samuel morava em Ramá, foi juiz em Israel em Ramá, Betel, Gálgala e Masfa.

1Sm 8 a 16

História de Saul.

1Sm8

Samuel envelheceu, e colocou seus filhos (Joel e Abia) como juízes de Israel, em Bersabéia. Mas eles pecaram recebendo presentes para violar o direito. Os israelitas vieram reclamar com Samuel em Ramá, e pediram um rei para Israel. Samuel não gostou da ideia, e se pôs em oração para ouvir o Senhor. O Senhor disse: Faça o que o povo quer, pois eles me rejeitam, e não querem que eu reine sobre eles. Eles sempre me abandonam para servir a deuses estranhos. Atenda-os.

Samuel falou ao povo que o Senhor autorizou, mas que o rei vai tomar seus filhos, cavalaria e carros para a guerra, as filhas para o serviço nos palácios, o melhor da colheita, o dízimo. E se reclamarem ao Senhor por causa do rei ele não os ouvirá. E o povo disse: Precisamos de um rei.

1Sm9

Saul filho de Cis da tribo de Benjamim saiu para procurar animais que sumiram, mas não os encontrava. Estava próximo a uma cidade onde haveria um vidente viria para oferecer sacrifício a Deus. Foi lá para consultá-lo, e saber o futuro. O vidente era Samuel. O Senhor apareceu a Samuel, e lhe disse: Amanhã encontrará um homem de Benjamim, e o ungirá como rei de Israel, para livrar o povo das mãos dos filisteus. Quando Samuel viu Saul, Deus lhe disse: Eis o homem! Saul se aproximou de Samuel, que o convidou a ficar. Festejaram aquela noite com honras a Saul.

1Sm10

a) No dia seguinte Samuel ungiu Saul como rei. Partiram, e no caminho explicou a Saul o que lhe aconteceria para provar sua unção. Disse que em Gabaa, sua terra, encontraria uma festa de louvor, e o Espírito de Deus viria sobre ele; ele profetizaria, e se tornaria outro homem. Depois disso deveria ir a Gálgala, que daqui a sete dias ele o encontraria lá para oferecer sacrifícios, e instrui-lo. Tudo aconteceu como ele disse.
b) Samuel chamou o povo de Masfa, para eleger o rei. Mandou que se ordenassem por tribos, e a sorte caiu em Saul. Samuel o apresentou ao povo que aclamou: Viva o rei! Saul voltou para casa em Gabaa, e alguns homens valentes o seguiu.

1Sm11

a) Os amonitas ameaçavam o povo de Jabes, em Galaad, e o povo mandou mensageiros pedir ajuda a Gabaa. Saul sabendo o que ocorria, convocou os israelitas para a luta. O povo de Jabes sabendo que Saul estava em marcha, disse aos amonitas que se entregariam, mas de manhã atacaram os amonitas, que esperavam a rendição.
b) O povo satisfeito com Saul, se reuniu em Gálgala para renovar a realeza de Saul na presença do Senhor, e fazer sacrifícios de ação de graças.

1Sm12

Discurso de Samuel: Agora têm o rei que pediram, e de agora em diante ele os governará. Falou da HISTÓRIA DE ISRAEL, da desobediência do povo, e completou dizendo: Fizeram mal aos olhos do Senhor abandonando-o, e escolhendo outro rei. Como prova disso o Senhor fará chover agora; e choveu. O povo disse: Roga por nós, porque juntamos ao nossos pecados o mal de pedir um rei. Samuel respondeu: O mal está feito, agora não se desviem do Senhor para seguir coisas vãs, que não salvam nem livram. E o Senhor pelo seu grande nome não abandonará o seu povo.

1Sm13

Primeiro pecado de Saul.

Saul criou três tropas, duas com ele em Macma e Betel, e outra com Jônatas, seu filho, em Gabaa. Saul destruiu a guarnição dos filisteus em Guibea, e estes vieram combatê-lo em Macma. Os israelitas fugiram de Macma, pois Saul estava em Galaad esperando Samuel para um sacrifício. Samuel não chegava, e o povo queria fugir. Então Saul ofereceu os sacrifícios. Logo depois Samuel chegou, viu o erro de Saul, e disse: Agora o seu reino não subsistirá porque não observou as leis, e o Senhor escolheu outro rei. Saul, Jônatas e alguns homens esperavam o ataque dos filisteus, sem espadas, pois eles não fabricavam.

1Sm14

a) Jônatas foi com seu escudeiro ao acampamento dos filisteus. Ele confiava em Deus e se pôs à prova. Disse que se os filisteus o vissem, e os chamassem é porque Deus os havia entregue. Então mostraram-se aos escudeiros, e estes os chamaram. Era o sinal de Deus. Atacaram os filisteus, que fugiram porque Deus estava com Jônatas. 

Os guerreiros de Saul viram o tumulto no meio dos filisteus, e conferiram a tropa. Viram que faltava Jônatas e seu escudeiro. Israel perseguiu os filisteus todo o dia, pois Saul proibiu os homens de comer até que não terminasse o combate. Jônatas não sabendo disso comeu mel no campo. Ao consultar Deus Saul não obtinha resposta, quis saber quem havia pecado, e a sorte caiu sobre Jônatas.

Ele disse ter comido o mel, e Saul quis matá-lo por isso, mas os homens não deixaram porque ele afugentou os filisteus.
b) Família de Saul.

1Sm15

a) Saul peca interpretando a vontade de Deus.

O Senhor fala a Samuel, manda Saul combater Amalec, e colocar tudo em interdito. Saul obedeceu, mas não matou o rei , e ainda pegou do gado para sacrificar ao Senhor em Gálgala. Samuel disse: A obediência é melhor que o sacrifício, e a submissão vale mais que a gordura de carneiros. A rebelião é tão culpável quanto a superstição, e a desobediência é como a idolatria. 

Como rejeita a palavra do Senhor ele te rejeita e te tira a realeza. Saul reconheceu o erro, e quis ir sacrificar a Deus com Samuel, como este não quis ir. Então Saul o agarra, e rasga seu manto. E Samuel disse: Assim o Senhor arranca hoje de ti a realeza sobre Israel. Saul insistiu, e foram a Gálgala adorar o Senhor. Samuel trouxe o rei de Amalec, e o matou diante do Senhor, depois voltou para Ramá e Saul para Gabaa.

1Sm 16 a 31

História de Saul e Davi.

1Sm 16

a) Samuel unge Davi.

O Senhor manda Samuel ir à casa de Isaí em Belém, pois escolheu um de seus filhos para ser o novo rei de Israel. Como Samuel tinha medo de Saul, o Senhor mandou-o oferecer um sacrifício em Belém, e convidar Isaí. Na hora do sacrifício observava os filhos de Isaí, viu Eliab, mas o Senhor disse: Não te impressione pela beleza e estatura dele, pois eu o rejeitei. O que o vê não importa, o homeme vê a face, mas o Senhor olha o coração. 

E o Senhor rejeitou todos os filhos presentes. Isaí disse que tinha Davi que estava com as ovelhas. Mandou chamá-lo. Ele era louro, bonito e tinha belos olhos. O Senhor disse: Vamos unge-o, é ele. E Samuel ungiu Davi, e o Espírito do Senhor se apoderou de Davi. Samuel voltou para Ramá.

b) O Espírito do Senhor se retirou de Saul, e um espírito mau veio sobre ele. Então procuraram um músico para acalmá-lo, e encontraram Davi que foi ficar com Saul (que se achava rei) para tocar a harpa, quando ele estivesse com o espírito mau.

1Sm 17

Davi enfrenta Golias.

Os filisteus vieram atacar Israel perto de Soco, em Judá. Golias um guerreiro gigante, desafiava os israelitas para uma luta individual. Todos ficaram com medo, e ninguém se apresentou. Quarenta dias depois, Davi foi levar comida, e trazer notícias dos irmãos na guerra para o pai . Ao chegar ouviu o desafio de Golias, e se interessou. 

Seu irmão o repreendeu, dizendo: Para que veio aqui? Conheço sua pretensão e sua índole má. Veio ver a batalha! Saul ficou sabendo que Davi queria lutar com Golias, e mandou chamá-lo. Ele confirmou que aceitava o desafio. Saul disse: Mas você ainda é um menino. Davi respondeu: Eu já matei leão e urso que perseguiam minhas ovelhas, e vou fazer o mesmo com o filisteu, pois o Senhor me salvará. Então Saul autorizou Davi lutar com Golias.

Saul equipou Davi com armadura e espada, mas ele a retirou. Pegou pedras no riacho, colocou na bolsa, pegou a funda, e foi para Golias. Este vendo Davi disse: Acha que sou um cão, para me enfrentar com um cajado? Davi respondeu: Você vem com espada, lança e escudo, mas eu vou em nome do Senhor dos Exércitos, o Deus de Israel que você insultou. 

Ele te entregará em minhas mãos, e o matarei. E todos saberão que não é com espada que o Senhor triunfa. Golias veio ao encontro de Davi, e Davi foi pegou uma pedra, atirou acertando o filisteu na fronte, e ele caiu. Davi correu sobre ele tirou-lhe a espada, e cortou sua cabeça. Os filisteus vendo isso fugiram. Israel os perseguiu até as suas cidades, matando muitos deles. O general Abner levou Davi à presença de Saul.

1Sm 18

a) Davi conhece Jônatas.
Davi estava com Saul quando Jônatas o viu, e começou amá-lo. Saul levou Davi para morar com eles.
b) Nas cidades festejavam a vitória de Davi, e o elogiavam. Saul começou a ter ciúme de poder, porque sentia que o Senhor estava com Davi. Num dia Saul teve um ataque, e arremessou a lança contra Davi que tocava a cítara para acalmá-lo, mas ele se desviou.
c) Saul prometeu a Davi sua filha mais velha Merab para mulher, mas a deu a outro. Depois prometeu a outra, Micol. Saul queria ver Davi morto pelos filisteus, então pediu a ele um dote de 100 prepúcios de filisteus. Davi atacou os filisteus, trouxe 200 prepúcios para Saul, e se casou com Micol. Saul detestava cada vez mais Davi.

1Sm 19

Saul mandou matar Davi, mas Jônatas o avisou, e pediu que se escondesse. Jônatas intercedeu, e falou bem de Davi a seu pai, e lembrou-lhe sua vitória sobre os filisteus. Saul jurou que não o mataria, e o admitiu em sua casa. Israel entrou em guerra com os filisteus, e Davi os derrotou novamente. 

Saul ficou com ciúme, e tentou matá-lo, atirando-lhe a lança, mas ele se desviou. Davi fugiu para a casa de Samuel, em Ramá, e lhe contou o que acontecia, então fugiram para Naiot. Saul mandou homens prendê-lo em Naiot, mas ao chegarem lá os homens começaram a profetizar. Então Saul foi para lá, quando chegou lá tirou suas roupas, e também profetizou.

1Sm 20

Jônatas percebeu que seu pai, Saul, estrava decidido a matar Davi.

1Sm 21

Davi foge. Em Nobe pegou comida e espada, e foi para Get onde foi reconhecido como valente, e não podia ficar ali. Simulou estar louco, e saiu da cidade.

1Sm 22

Davi se refugiou na caverna de Odolão, e pessoas descontentes, endividadas, fugitivas, miseráveis foram se juntar a ele, e formaram um exército. Morou em Masfa, depois se mudou para a floresta de Haret. Saul soube da fuga de Davi, e mandou matar todos os que o ajudaram. Abiatar escapou do massacre, e foi ter com Davi.

1Sm 23

Os filisteus atacaram Ceila. Davi consultou o Senhor que o mandou defendê-la, e assim fez. Saul sabendo disso, planejou atacar a cidade para matá-lo. Davi consultou o Senhor, e este disse que Saul viria, então ele fugiu com sua tropa para o deserto. Saul o perseguiu no deserto, mas desistiu, para combater os filisteus.

1Sm 24

Davi foi para as grutas de Engadi, e Saul foi persegui-lo. Num dia Saul precisou entrar numa gruta, e lá estava Davi que cortou um pedaço de seu manto, sem Saul ver. Saul satisfez-se e saiu. Pouco depois, Davi saiu da gruta, e gritou a Saul: Não quero te fazer mal, pois o Senhor te entregou a mim na gruta, mas não deixei que o matassem, porque é o meu senhor. E mostrou-lhe o pedaço do manto. E disse: O mal vem do malvado, por isso não te tocarei. Saul reconheceu Davi, chorou, e disse: Agora sei que será rei, e que em suas mãos se firma a realeza.

1Sm 25

a) Morte de Samuel.
b) História de Davi, Nabal e Abigail.
Nabal era um homem rico, e tosquiava suas ovelhas no Monte Carmelo. Davi mandou homens pedir doações alegando que mesmo estando próximos nunca lhe fizeram mal. Nabal disse não conhecer Davi, e que não daria nada. Os homens voltaram de mãos vazias, e contaram o que ocorreu. Abigail, mulher de Nabal, se apressou, carregou jumentos com alimentos, e levou para Davi. Encontraram-se no caminho, pois Davi estava indo matar Nadal. Abigail se desculpou, lhe deu os alimentos, e tudo se resolveu. Dez dias depois Nabal morreu ferido pelo Senhor, e Davi pediu a Abigail para ser sua mulher, e ela aceitou.
c) Mulheres de Davi até esta época: Micol, filha de Saul, que depois foi dada a Falti filho de Lais, Abigail e Aquinoã de Jezrael.

1Sm 26

Davi morava em Aquila no deserto de Zif, e Saul foi à sua captura. Davi sabia onde eles acamparam, e onde dormiam. Quando dormiam pegou a lança de Saul, a bolsa de água e saiu sem ser visto. Não o matou porque ele foi ungido de Deus. Afastou-se, e gritou para Abner general de Saul: Abner por que não guarda o rei? Olha aqui a lança dele! Então Saul disse: É você Davi? Ele respondeu: Sim, meu rei. Por que me persegue? Que eu te fiz? Que crime cometi? Saul disse: Fiz mal! Volta que não te farei mais mal algum. Mas Davi seguiu seu caminho, e Saul voltou para casa.

1Sm 27

Fugindo de Saul, Davi se refugiou na Filistéia, e morou em Siceleg na região de Get, por 1 ano e 4 meses. Neste tempo ele assolava a região, mas dizia que atacava Israel.

1Sm 28

Os filisteus se uniram para atacar Israel, e o rei de Get chamou Davi para se unir a eles em Sunão. A tropa de Saul estava em Gelboé. Saul consultou o Senhor, e ele não respondeu, então Saul consultou uma espírita para falar com Samuel. Este lhe disse que Israel seria derrotado, e Saul sentiu-se mal.

1Sm 29

Davi não foi aceito para combater junto aos filisteus.

1Sm 30

Quando Davi chega a Siceleg, encontra a vila destruída pelos amalecitas. Ele consultou o Senhor que o mandou segui-los. Ele foi, e encontraram um escravo de Amalec abondanado, que o levou até o acampamento. Davi os atacou, matou vários homens, recuperou o que foi roubado, as mulheres, e ainda pertences dos amalecitas. Fez a partilha por igual, e voltaram a Siceleg.

1Sm 31

Os filisteus atacaram Israel em Gelboé, feriram Saul no ventre, e ele pediu ao escudeiro para matá-lo, mas este não quis, então Saul se jogou sobre sua espada suicidando-se. Mataram também seus filhos. Os filisteus penduraram os cadáveres de Saul nos muros de Betsã. Os guerreiros de Galaad vieram e retiram os corpos, os queimaram, e enterraram seus ossos.

SEGUNDO LIVRO DE SAMUEL
(Reinado de Davi)

2Sm 1

Depois de derrotar os amalecitas, Davi voltou a Siceleg. Três dias depois lá chegou um homem, e lhe contou da derrota de Saul em Gelboé. Falou da morte de Saul e de Jônatas, que Saul se jogou sobre sua lança, mas demorava morrer, e pediu para que ele o matasse. Ele o matou. Pegou o diadema e o bracelete do rei, e trazia para Davi. Então choraram e jejuaram. Davi soube que o homem era um amalecita, então mandou matá-lo, porque ele havia matado Saul.

Parte do cântico de Davi:

Saul e Jônatas, amáveis e encantadores, nunca se separaram, nem na vida nem na morte. Mais velozes que as águias, mais fortes que os leões!

2Sm 2

a) Davi consultou o Senhor, e ele o mandou ir para Hebron. Chegando lá ele foi colocado como rei de Judá. Mas Abner general de Saul, declarou Isboset, filho de Saul, rei de Israel em Maanaim, e ele reinou por dois anos.
b) Os homens de Abner, e os de Joab, general de Davi, se encontraram em Gabaon. Colocaram 12 homens de cada exército para lutar, e eles se mataram simultaneamente no primeiro golpe. Continuou a luta, e os homens de Davi venceram.

2Sm 3

a) Judá (Davi) e Israel (Isboset), se tornaram inimigos.
b) Davi teve seis filhos com seis mulheres, em Hebron. RELAÇÃO DOS FILHOS DE DAVI.
c) Isboset acusa seu general Abner, de se envolver com Resfa, viúva de Saul. Abner se irritou, e quis se aliar com Davi. Davi aceitava se ele lhe devolvesse sua primeira mulher Micol, filha de Saul. Ele a tirou do marido, e mandou para Davi. Abner organizou tudo para que Davi fosse rei de Judá e Israel.
d) Joab chegou, e soube que Abner esteve com Davi, e foi embora em paz. Mandou seus homens buscá-lo, e quando chegaram Joab o matou. Davi soube do assassinato, disse ser inocente do sangue de Abner, e amaldiçoou Joab. Depois chorou e jejuou com todos de Judá.

2Sm 4

Isboset foi assassinado.

2Sm 5

a) As tribos de Israel se reuniram em Hebron, e elegeram Davi como rei. Ele tinha 30 anos, e seu reinado foi de 40 anos (7,5 anos em Judá e 33 anos em Israel e Judá).
b) Davi toma a fortaleza de Sião dos Jebuseus, e a chamou de cidade de Davi. Cercou Jerusalém de muralhas, e ampliou a cidade. Seu trono se fortificava porque o Senhor estava com ele. O rei de Tiro, Hirão, mandou madeira e operários, e construíram um palácio.
c) Davi teve 11 filhos de diversas mulheres, em Jerusalém. RELAÇÃO DOS FILHOS DE DAVI.
d) Quando os filisteus souberam que Davi era rei, atacaram Israel. Ele consultou o Senhor que ordenou combatê-los, e ele os venceu. Os filisteus voltaram, e Davi consultou o Senhor, que disse para atacá-los por trás. Ele assim fez, e os derrotou novamente.

2Sm 6

Davi reuniu Israel para buscar a arca na casa de Abinadab em Baalé (Cariatiarim), e trazer para Jerusalém. Todos dançavam e cantavam, acompanhados de instrumentos. Deixaram a arca na casa de Obed Edom, em Jerusalém por três meses, e sua família foi abençoada. Então Davi transferiu a arca para uma tenda construída na cidade de Davi. Ali ofereceram sacrifícios, e festejaram.

2Sm 7

a) Israel estava em paz. Davi disse ao profeta Natã: Eu moro num palácio de cedro, e a arca do Senhor está numa tenda! O Senhor disse a Natã: Fale a Davi que ele não vai construir a minha casa. DISCURSO DO SENHOR.
b) Oração de Davi.

2Sm 8

Conquistas de Davi: filisteus, moabitas, rei de Soba, arameus de Damasco, Edom, Amon e Amalec.

2Sm 9

Davi devolveu a Mifiboset, filho de Jônatas, neto de Saul, tudo que pertenceu a Saul. Mifiboset era paralítico.

2Sm 10

O rei de Amon morreu, e Davi mandou mensageiros para consolar o novo rei, mas os chefes amonitas disseram que eram espiões, e prenderam os servos de Davi. Rasparam suas barbas, cortaram suas vestes, e os mandaram de volta. Anon, novo rei de Amon, vendo que ofendeu Davi, se aliou a Adadezer, rei dos arameus, e se preparou para a guerra. Davi sabendo disso, convocou Joab e seu irmão Abisaí, com seu exército. Atacaram, e venceram Amon.

2Sm 11

História de Davi, Urias e Betsabé.

No ano seguinte Israel foi combater os amonitas. Davi se enamorou de Betsabé, mulher do guerreiro Urias, e ela concebeu. Então Davi pediu a Joab para mandar Urias de volta a Jerusalém, para dissimular a traição. Urias voltou, mas não se encontrou com sua mulher. Urias disse: A arca fica debaixo de uma tenda, Joab e os oficiais, acampam ao relento, então eu não irei para casa, comer, beber, e dormir com minha mulher. No dia seguinte, Davi mandou Urias ao combate levando uma carta a Joab, a qual pedia para colocar Urias na batalha para que morresse. Então Davi tomou Batsabé como mulher, e ela teve o filho, mas isto desagradou ao Senhor.

2Sm12

a) E o Senhor mandou o profeta Natã dizer a Davi: Havia um homem que tinha muitas ovelhas, e outro só tinha uma. Um dia o rico recebeu uma visita, e não querendo matar uma de suas ovelhas, matou, e serviu a ovelha do pobre. Ao que Davi respondeu: Quem fez isso deve morrer, e devolver sete vezes mais o valor da ovelha. Então Natã disse: Você é o homem, e diz o Senhor: Ungi-te rei, te salvei de Saul, juntei para ti Israel e Judá, e você faz o que é mau aos meus olhos, mata Urias, para ficar com sua mulher. Eu farei o mesmo contigo. Davi disse a Natã: Pequei contra o Senhor. Natã respondeu: O Senhor te perdoa, e não morrerás, mas morrerá o menino.
b) O filho de Betsabé com Davi adoençeu, e Davi se pois a chorar e jejuar, pedindo a Deus sua cura, mas o menino morreu, então Davi se levantou e comeu. Seus servos não entenderam, e Davi explicou: Eu jejuava e orava pelo menino enquanto vivia, para ver se o Senhor o curava, mas já que morreu não preciso mais jejuar, porque ele não voltará à vida. Eu é que irei para junto dele. Davi consolou Betsabé, dormiu com ela, ela concebeu, e deu à luz outro filho, que se chamou Salomão. O Senhor amou o menino, e através de Natã, deu-lhe o sobrenome de Jedidiá (Amado do Senhor).
c) Enquanto isso Joab toma parte da cidade dos amonitas, e pede a Davi para vir à luta para derrubar o rei. E assim fez Davi, e conquistou os amonitas.

2Sm 13

a) História de Amnon e Tamar.
Amnon, filho primogênito de Davi, se enamorou de sua irmã Tamar, e preparou uma cilada para possuí-la. Finjiu-se de doente, e quando Davi o visitou pediu para Tamar cuidar dele. Davi autorizou. No mesmo dia Amnon a violentou, depois tomou aversão a ela, e a expulsou. Tamar rasgou suas roupas, se cobriu de cinzas, e saiu gritando pelas ruas até à casa de Absalão, seu irmão, e também filho de Davi.
b) História de Davi e seu filho Absalão.
Dois anos depois, Absalão tosquiava ovelhas, e convidou o rei Davi e seus filhos para comemorar. Davi não aceitou, mas deixou seus filhos irem. Na festa Absalão mandou matar Amnon, e fugiu. Três anos depois, o rei esqueceu a morte de Amnon, e deixou Absalão voltar.

2Sm 14

a) Davi volta a se ressentir com Absalão, e o general Joab arranja uma estória para alertar o rei. Assim: Joab contrata uma mulher que se passa por viúva, e vai levar um caso para ser julgado pelo rei. Na estória dois filhos da viúva brigam, um mata o outro, e os parentes condenam o assassino à morte, e a viúva ficará sem filhos. O rei prometeu que o filho dela não seria morto. Então a mulher deixa o personagem, e repreende o rei, pois ele quer matar Absalão. E o rei admite que Absalão volte a morar em Jerusalém na casa de Joab, mas não quer vê-lo, no momento. Dois anos depois, Absalão queria falar ao rei, seu pai, mas Joab não arranjou o encontro, então ele queimou a plantação de Joab. Só assim ele foi levado à presença do rei, onde se prostrou, e o rei o beijou.
b) Sobre a morte.
A mulher falou a Davi: Quando morremos, somos como a água que depois de derramada na terra, não se pode mais recolher. Deus não faz voltar uma alma.

2Sm 15

a) Absalão se declara rei.
Absalão sentou-se às portas da cidade, e parava todos que levavam casos para o rei julgar, e dizia: Não há ninguém para te ouvir, da parte do rei. Eu gostaria de ser juiz do povo, e quem vier a mim eu farei justiça. Deste modo conquistou os israelitas. Quatro anos depois, Absalão pediu autorização ao rei para ir a Hebron cumprir uma promessa feita ao Senhor. O rei permitiu, e ele foi com uma comitiva de 200 homens. Levou Aquitofel conselheiro de Davi, para ser seu conselheiro. Lá se proclamou rei de Israel, em Hebron.
b) Davi foge.
Disseram a Davi que Absalão se declarou rei, e todo Israel o apoiava, então Davi fugiu a pé com sua família, protegido pelo exército, e deixou dez mulheres para guardar o palácio. Os sacerdotes Sadoc e Abiatar, queriam levar a arca, mas Davi os fez voltar, e ficar em Jerusalém. Davi mandou Cusai voltar a Jerusalém e lá junto com Sadoc e Abiatar, espionar, e informar os passos de Absalão.
c) Absalão entra em Jerusalém como rei de Israel.

2Sm 16

Absalão toma Jerusalém, e abusa das mulheres que seu pai deixou no palácio.

2Sm 17

Aquitofel quer seguir Davi, matá-lo, e trazer seus seguidores de volta. Absalão consulta também Cusai, espião de Davi, que aconselha o contrário: primeiro reunir Israel para depois perseguir, e matar Davi. Absalão ouviu Cusai. Aquitofel deixou Absalão foi para sua tribo, e se suicidou. Cusai falou com os sacerdotes Sadoc e Abiatar, que mandaram Jônatas e Aquimaas avisar Davi. Absalão ficou sabendo, e mandou matar Sadoc e Abiatar, mas não os encontraram. Davi fugiu para Maanaim, além Jordão. Absalão juntou os homens de Israel, e foram para Galaad.

2Sm 18

a) Davi dividiu a tropa em três grupos sob os comandos de Joab, Abisai e Etaí, e partiram para combater Absalão, mas pediu para não matá-lo. A tropa de Davi venceu.
b) Em combate Absalão deparou-se com os homens de Davi, e fugiu. A mula que montava enfiou-se pelos arbustos, ele ficou preso pelo pescoço nos galhos, mas não morreu. Quando Joab e seus homens o encontraram, o mataram, encerrando o combate. Joab mandou um mensageiro informar a Davi. Aquimaas quis dar a notícia a Davi primeiro, correu chegando antes do mensageiro, e contou sobre a vitória, mas não da morte de Absalão. Quando o mensageiro chegou então deu a notícia da morte de Absalão a Davi.

2Sm 19

a) Davi chorou muito, mas Joab chamou sua atenção, pois a tropa havia vencido o combate, e Davi parecia não ter gostado. Então Davi se sentou à porta da cidade para cumprimentar a tropa.
b) Davi substituiu Joab por Amasa que foi general de Absalão. Os israelitas reclamaram da demora do rei para voltar a Jerusalém, já que Absalão estava morto. E o rei voltou.

2Sm 20

a) Em Jerusalém, um homem chamado Seba convocou os israelitas a abandonarem Davi, e o povo o seguiu, assim começa a dissensão entre de Judá e Israel, pois os judeus queriam Davi.
b) Davi mandou Amasa recrutar homens em Judá, como demorava, mandou Abisai prender Seba. No caminho Amasa se encontrou com Joab, e Joab o matou. Joab se encontrou com Abisai, e se juntou a ele para prender Seba. Cercaram Seba na vila de Abel, então o povo da cidade matou Seba, e entregou sua cabeça a Joab. Joab volta a Jerusalém com Abisai.
c) Relação dos oficiais de Davi.

Apêndice ao livro

2Sm21

a) Davi entrega sete filhos de Saul para serem enforcados pelos gabaonitas, no tempo da colheita.
b) A morte dos quatro gigantes (filhos de Rafa) filisteus.

2Sm22

Cântico de Davi (Sl 17).

Javé é meu rochedo, minha fortaleza, meu libertador. A rocha onde eu encontro refúgio. Meu escudo e força de salvação, minha cidadela e refúgio. Meu salvador me salva da violência. Livrou-me do inimigo poderoso, que investiu contra mim no dia do meu infortúnio. Mas Javé foi meu arrimo, me pôs a salvo, e me livrou, porque me ama. 

Javé viu minha inocência, a pureza de minhas mãos, porque guardei os caminhos do Senhor, e não me separei de meu Deus. Tenho seus preceitos diante dos olhos, e não me desvio deles. Javé é meu farol, Ele dissipa minhas trevas. Os caminhos de Javé são perfeitos, sua palavra é pura. Ele é escudo para quem nele se refugia. Viva Javé! Bendito seja! Exaltado seja o meu rochedo!

2Sm 23

a) Oráculo de Davi.
Aquele que governa com justiça, temente a Deus, é como a luz da manhã, que faz cintilar o orvalho da relva. Sim, minha dinastia é estável diante de Deus. O homem mau é como espinhos, que todos evitam, ninguém pega, e são queimados no fogo.
b) Façanhas dos Heróis de Davi.
1- Jesboão, chefe dos 3, matou 800 homens com uma machadada.
2- Eleazar, que combateu, e venceu os filisteus, sozinho.
3- Sama, igual a Eleazar.
4- Três heróis buscaram água para Davi beber, no poço controlado pelos filisteus.
5- Abisai, chefe dos 30, matou 300 homens com sua lança.
6- Bananias, matou um leão que impedia pegar água no poço.
7- Relação dos 30 heróis.

2Sm 24

Recenseamento.

A cólera de Javé se inflamou contra Israel, e excitou Davi a recensear Israel e Judá. Haviam 800 mil homens de guerra. O Senhor não gostou dele ter feito o censo, e o pediu para escolher um dos castigos: sete anos de fome, três meses de perseguição dos inimigos ou três dias de peste. Davi escolheu a peste, pois disse ser melhor cair nas mãos do Senhor, que é misericordioso, do que cair nas mãos dos homens! 

O Senhor mandou seu anjo flagelar Israel, e Davi disse: Senhor fui eu quem pecou, eu é que sou o culpado, o povo não fez nada. O senhor cessou o flagelo, e seu anjo ficou junto à eira de Ornã. O Senhor disse a Davi; Vá a eira de Ornã, e levante um altar ao Senhor. Davi comprou as terras de Ornã, construiu um altar, ofereceu sacrifícios, e o Senhor acabou com o flagelo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário