Escolha o Idioma

7/14/2015

Livros de 1 e 2 Reis para contar às crianças


Reinado de Salomão, e o profeta Elias

1Rs 1

a) A velhice de Davi.
Davi já velho não se aquecia, por isso uma virgem foi cuidar dele, e aquecê-lo, mas ele não a possuiu.
b) A sucessão de Davi.
Adonias se nomeou rei, em sucessão a Davi, seu pai, pois ele era o primogênito, e Davi estava velho. Era apoiado pelo chefe Joab e o sacerdote Abiatar. Mas o sacerdote Sadoc, o guerreiro Banaías, o profeta Natã, o rei Semei e os valentes de Davi não o apoiavam.
c) Adonias comemorava a posse da coroa.
Natã falou a Betsabé, e ela foi ao rei Davi para lhe cobrar a promessa que fez de nomear Salomão rei de Israel. Contou-lhe que Adonias se havia proclamado rei. Davi ordenou a Betsabé, Sadoc, Natã e Banaías para ungir Salomão, e assim fizeram, e o povo festejou Salomão.
d) Adonias e os convidados foram avisados que Salomão foi ungido rei, e eles acabaram com a festa. Adonias se refugiou no tabernáculo, Salomão não o matou, mas deixou que voltasse para casa.

1Rs 2

a) Davi aconselha Salomão.
Davi disse a Salomão: Guarda os preceitos do Senhor tal como estão escritos, e anda nos seus caminhos. Assim será bem sucedido, e ele cumprirá a promessa de manter meus descendentes no trono de Israel, se forem fiéis a ele. Lembrou-lhe que Joab, matou Abner e Amasa, em tempo de paz. Que Berzelai o acolheu. Que Semei o ofendeu, e foi poupado. Davi reinou 40 anos em Israel (7 em Hebron e 33 em Jerusalém).
b) Primeiros atos de Salomão.
Adonias pediu ao rei para lhe dar Abisag (a virgem que cuidou de Davi) como mulher. Salomão se ofendeu, e mandou matá-lo pelos seus insultos. Tirou o sacerdócio de Abiatar, e deu a Sadoc. Joab sabendo que ia morrer se refugiou no altar do tabernáculo. Salomão mandou Banaías tirá-lo de lá, e matá-lo; ele não quis sair, então Salomão ordenou que o matasse no altar mesmo. Quanto a Semei, deixou-o habitar em Jerusalém, mas não podia sair da cidade. Um dia ele saiu à procura de escravos fujões, e foi morto porque desobedeceu.

1Rs 3

- a) Salomão fez uma aliança com o faraó do Egito, e se casou com sua filha.
b) Prece de Salomão.
Salomão foi a Gabaon oferecer sacrifícios. O Senhor lhe apareceu em sonhos, e lhe disse: Peça-me o que quer. E Salomão disse: O Senhor abençoou Davi, meu pai, porque ele foi fiel, justo e reto de coração, e me fez seu sucessor, mas eu sou jovem, e não sei o que fazer. Então te peço um coração sábio, para saber julgar o povo, e discernir entre o bem e o mal. O Senhor respondeu: Não me pediu longa vida, nem riqueza, nem a morte dos inimigos, mas inteligência para praticar a justiça. Vou satisfazer o seu desejo, e te darei riqueza e glória. Se andar no meu caminho, e seguir meus mandamentos, como Davi, prolongarei a sua vida.
c) A sentença de Salomão.
Duas mulheres moravam na mesma casa, e tinham filhos recém nascidos. O filho de uma morreu, ela trocou as crianças, e ficou com o vivo. Então a outra foi ao rei para julgar o caso. Ele disse: vocês brigam porque querem ser mãe do mesmo menino, e pegou uma espada para partir a criança em duas. A verdadeira mãe disse: não mate a criança, deixe-a com a outra, e a falsa disse: ele não será nem meu nem seu. E Salomão pronunciou a sentença: Dê o menino àquela que não desejou sua morte, ela é sua mãe. Assim Israel viu que Salomão tinha sabedoria, e lhe respeitou.

1Rs 4

a) Ministros de Salomão.
b) Salomão tinha 12 intendentes espalhados por Israel, e cada mês um deles abastecia o rei.
c) A riqueza do reino e as despesas do rei.
d) A fama e a sabedoria de Salomão.

1Rs 5- Salomão pediu ajuda a Hirão, rei de Tiro e aliado de Israel, para a construção do templo, e ele deu madeira de cedro e cipreste, em troca de trigo e óleo. Tinha 30 mil homens para cortar madeira, 80 mil para cortar pedra e 70 mil carregadores, sob a supervisão de 3 300 contra mestres.

1Rs 6

Construção do templo.
a) 480 anos depois da saída do Egito, Salomão iniciou a construção do templo em Jerusalém.
b) descrição do templo, do santuário e da decoração.
c) A construção do templo foi iniciada no quarto ano do reinado, e concluída sete anos depois.

1Rs 7

a) Descrição e construção dos palácios: A casa da floresta do Líbano, o pórtico, a sala do trono e a casa da sua mulher.
b) As obras de bronze: colunas decoradas, os capitéis, o mar de bronze e seus doze bois, as 10 bacias e suas bases, os caldeirões, pás e utensílios.
c) A mobília do templo: o altar, a mesa dos pães, os 10 candelabros, utensílios e batentes das portas, tudo em ouro.
d) Salomão colocou as riquezas consagradas ao Senhor na reserva do templo.

1Rs 8

A transferência da arca para o templo.
a) Salomão chamou o povo para a transferência a Arca da aliança da cidade de Davi para o templo. Na arca havia as duas tábuas de pedra das leis de Moisés. Quando colocaram a arca no santo dos santos uma nuvem encheu o templo do Senhor.
b) Discurso de Salomão.
Então Salomão fez o seguinte discurso: Bendito seja o Senhor, Deus de Israel, que falou que Davi não construiria o templo, mas seu filho, e agora cumpriu
c) Oração de Salomão.
Salomão se pôs diante do altar, estendeu as mãos para o céu e disse: Senhor, Deus de Israel, não há Deus semelhante a vós, nem no mais alto dos céus, nem aqui na terra. O Senhor é fiel à sua aliança, e cumpre o que promete, por isso não faltará sucessor no trono de Israel. Grande é o Senhor, que nem os céus o pode conter. 

Ouça do alto do céu, as orações e súplicas do povo, quando orarem neste lugar. Ouça as súplicas, e perdoe seus pecados, quando pecarem, perderem a guerra, não chover, vier a fome, a peste, o flagelo e a epidemia. Mostre-lhes o bom caminho para seguirem. Fazei-lhes justiça. Quando houver a guerra e o exílio, torne-os simpáticos aos seus vencedores, para que tenham compaixão. Israel é o seu povo e sua herança.

Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco como esteve com nossos pais. Não nos abandone, mas incline nossos corações para ele, para que andemos nos seus caminhos, e guardemos as suas leis e preceitos. Assim todos os povos da terra saberão que Javé é Deus, e que não há outro fora dele.
d) E com sacrifícios e festa consagraram o templo ao Senhor.

1Rs 9

a) Após a inauguração do templo e dos palácios, o Senhor apareceu para Salomão pela segunda vez (a primeira vez foi em Gabaon), e lhe disse: Ouvi sua oração e consagrei o templo, e nele fixarei meu nome para sempre. E você se me for fiel, manterei a promessa de ter sempre um descendente no trono de Israel.
b) Hirão, rei de Tiro, recebeu 20 cidades da Galiléia como pagamento dos materiais fornecidos para as construções. Quando ele foi visitar as cidades, se decepcionou.
c) Construções feitas no reinado de Salomão.

1Rs 10- a) A visita da rainha de Sabá.
A rainha de Sabá ouviu falar de Salomão, e da glória de Deus, e veio visitá-lo e prová-lo com enigmas. Quando ela viu a sabedoria de Salomão, as construções, alimentos, uniformes dos servos, os holocaustos oferecidos no templo, ela ficou admirada. E disse: Bem que me disseram, e eu não acreditei. Vim ver com meus olhos, mas não me contaram a metade do que vejo. E ela presenteou o rei com ouro, pedras, perfumes e madeira de sândalo, que Salomão enfeitou o templo, e fez instrumentos musicais.
b) A riqueza de Salomão. Objetos de ouro, o trono de marfim. Carros de guerra e cavalos.

1Rs 11

a) O pecado de Salomão.
Salomão se casou com a filha do faraó, e teve mais 700 esposas e 300 concubinas. Elas o fizeram cultuar, e seguir outros deuses. Seguiu Astarte, Melcon, Camos e Moloc. O Senhor se irritou com Salomão, pois ele lhe foi infiel, desobedeceu suas ordens de não se unir às mulheres estrangeiras. E resolveu tirar o reino das mãos dos filhos de Salomão.
b) Inimigos de Salomão e Profecia da divisão de Israel.
O Senhor suscitou vários inimigos a Salomão devido sua infidelidade. Hadad que foi levado em fuga ainda criança, quando Joab matou os príncipes de Edom. Razon remanescente dos príncipes de Soba, mortos por Davi. Jeroboão servo de Salomão, administrador das tribos, que se tornou inimigo quando Aías profetizou que Israel iria se dividir em dois reinos, e um deles seria dado a Jeroboão, Salomão tentou matá-lo, e ele fugiu para o Egito.
c) Morte de Salomão.
Salomão reinou em Israel por 40 anos, e foi sucedido por Roboão seu filho.

1Rs 12

Divisão de Israel, em Israel e Judá.

Roboão foi proclamado rei em Jerusalém. Jeroboão voltou do Egito com seu povo, e pediu ao rei que o livrasse do castigo dado por Salomão. Roboão aconselhado pelos amigos aumentou o castigo. Jeroboão e seu povo voltaram para suas tendas, e se afastou do rei. As demais tribos de Israel, vendo que Jeroboão voltara, e se indispôs com o rei, apoiaram-no e proclamaram-no rei de Israel. Roboão ficando só com Judá e Benjamim, quis atacar Jeroboão, mas o Senhor o avisou para não fazer. Jeroboão morou em Siquém, Fanuel, e em Tersa. Instituiu um novo culto para evitar que o povo de Israel fosse a Jerusalém. Mandou construir dois bezerros de ouro, e colocou um em Betel e outro em Dã, para o povo adorar. Construiu templos, e estabeleceu sacerdotes não levitas.

1Rs 13

a) Um dia Jeroboão foi a Betel para queimar incenso. Veio um profeta de Judá, e amaldiçoou o altar. Profetizou que um rei chamado Josias acabaria com aquele altar. Jeroboão apontou, e mandou prender o profeta, neste instante sua mão secou. Jeroboão pediu ao profeta que pedisse a Deus para curar sua mão. Ele pediu, e foi curado; o profeta foi embora.
b) Um profeta de Betel seguiu o profeta de Judá, e mentiu dizendo que o Senhor havia dito para ele voltar, e comer com ele. Ele voltou, mas quando comia o Senhor o repreendeu por desobedecer. Na volta ele foi atacado por um leão, que o matou, e o profeta de Betel o enterrou.
c) Jeroboão não mudou seu proceder, mantendo o culto nos lugares altos, e isto foi a causa da morte de seu filho Abias, para não deixar descendentes.

1Rs 14

a) Abias adoeceu, e Jeroboão mandou sua mulher ir a Siló consultar o profeta Aías, sobre a saúde dele. E o Senhor disse à mulher: Elevei Jeroboão para ser príncipe em Israel, mas ele não seguiu o exemplo de Davi, não guardou meus mandamentos, e seguiu deuses estranhos. Por isso farei vir males ainda maiores à casa dele. A mulher voltou, e ao chegar em casa o menino morreu.
b) Jeroboão reinou 22 anos, em Israel. Sucedeu-o seu filho Nadab
c) Enquanto isso em Judá, Roboão filho de Salomão, começou a reinar com 41 anos, e reinou 17 anos. Não obedeceu ao Senhor, seguiu aos ídolos, e no quinto ano de reinado, o rei Sesac do Egito, atacou Jerusalém, e tomou os tesouros do templo e dos palácios. Roboão morreu, e sucedeu-o seu filho Abião.

1Rs 15

a) Rei de Judá: Abião. Foi infiel ao Senhor. Reinou 3 anos. Sucedeu-o seu filho Asa.
b) Rei de Judá: Asa. Foi fiel ao Senhor, e destruiu os ídolos, mas o povo sacrificava nos lugares altos. Reinou por 40 anos. Sucedeu-o seu filho Josafá.
c) Rei de Israel: Nadab. Foi infiel ao Senhor. Reinou 2 anos. Foi assassinado por Baasa, filho de Aías, que o sucedeu.
d) Rei de Israel: Baasa. Foi infiel ao Senhor. Reinou 24 anos em Tersa.
e) Asa (Judá) e Baasa (Israel) guerrearam todo tempo de reinado.

1Rs 16

a) Rei de Israel: Baasa morreu. Sucedeu-o seu filho Ela. Reinou por 2 anos em Tersa. Foi infiel ao Senhor. Foi assassinado por Zambri comandante de parte da cavalaria.
b) Rei de Israel: Zambri. Foi infiel ao Senhor. Não chegou a reinar, pois o exército de Israel que sitiava Gebeton dos filisteus voltou a Tersa, então Zambri incendiou o palácio e morreu. Como sucessor haviam dois pretendentes Tebni e Amri, e Amri matou Teni, e assumiu o trono de Israel.
c) Rei de Israel: Amri. Reinou por 12 anos. Foi infiel ao Senhor. Comprou o monte Samaria, e fundou a cidade do mesmo nome. Morreu, e foi sucedido por seu filho Acab.
d) Rei de Israel: Acab. Reinou 22 anos, em Samaria. Foi infiel ao Senhor. Desposou Jezabel, de Sidon, que fez um templo para o culto a Baal. Hiel reconstruiu Jericó, e pagou com a vida de seus filhos, conforme maldição de Josué.

História do profeta Elias, no tempo de Acab em Israel.

1Rs 17

Elias profeta de Deus em Galaad, veio à Samaria, e disse a Acab: Não choverá nestes anos. Depois o Senhor o mandou fugir, e se esconder em Carit perto do Jordão, e lá os corvos levariam pão e carne para ele. Quando o córrego secou, o Senhor o mandou ir para Serepta de Sidon, que lá uma viúva o sustentaria. Elias foi para Serepta, e encontrando uma viúva pediu água e pão. A mulher respondeu que só tinha um pouco de trigo e azeite. Ele insistiu, pois o Senhor lhe disse que a farinha e o azeite não se acabariam até que chovesse na terra. Então a mulher fazia os pães, e o trigo e o azeite não se acabavam. E Elias morou lá por algum tempo. O filho da mulher adoeceu e morreu. Elias o colocou na cama e orou ao Senhor. Deitou sobre ele três vezes, e o menino voltou a respirar, e sua mãe acreditou em Elias.

1Rs 18

a) Elias e o rei Acab.
Havia seca e fome em Israel. O rei Acab e seu intendente foram procurar alimento para os animais, para não ter que matá-los. O rei veio ao encontro de Elias, e este o repreendeu por ser infiel ao Senhor. Marcaram um encontro no monte Carmelo, para ver qual dos deuses ia fazer chover. E Elias disputaria com 450 profetas de Baal e 400 de Asserá, que serviam a Jezabel, a rainha.
b) Elias e os 800 profetas.
Armaram duas fogueiras, sacrificaram dois novilhos, e os colocaram sobre a lenha para assar, sem atear fogo. O fogo deveria ser mandado do céu pelo deus verdadeiro. Os profetas invocavam Baal e Asserá, mas nada acontecia. Passado o tempo, Elias montou um altar de 12 pedras, onde antes havia um altar do Senhor, fez a fogueira, colocou o novilho, e pediu aos profetas adversários para jogar água na lenha, por três vezes. Depois Elias orou ao Senhor, dizendo: Senhor Deus de Abraão, para que saibam que o Senhor é o Deus de Israel, e convertam seus corações, peço fogo. Então o fogo baixou do céu, acendeu a fogueira, e consumiu o holocausto. O povo dizia: O Senhor é Deus! E Elias levou os profetas de Jezabel, e os matou.
c) Elias disse a Acab: Vai, pois já ouço o ruído da chuva. Do Carmelo o servo de Elias vigiava o mar para ver se havia nuvem. Na sétima vez que olhou, ele viu uma nuvem pequena. Elias disse ao servo: Avise a Acab para ir embora, pois vai chover. O Senhor levou Elias, e ele chegou em Jezrael, antes de Acab.

1Rs 19

Acab contou a Jezabel o que aconteceu, e que Elias matou seus profetas. Ela prometeu matar Elias. Elias fugiu. No deserto, com fome e sede, sentou-se para descansar, e adormeceu à sombra de um arbusto. Um anjo veio lhe acordou, e lhe deu pão e água. Ele dormiu novamente, novamente o anjo o acordou, e lhe deu pão e água. Ele comeu, recuperou as forças, e andou 45 dias até chegar ao Horeb, o monte de Deus.

O Senhor perguntou a Elias: Que faz aqui? Ele respondeu: Estou consumido de zelo pelo Senhor, porque Israel abandonou sua aliança, e mataram seus profetas. Só eu escapei, mas querem me matar. O Senhor disse: O Senhor vai passar. E soprou um vento violento, e o Senhor não estava nele. A terra tremeu, e o Senhor não estava nele. Então se acendeu um fogo, e o Senhor não estava nele. Depois se ouviu um murmúrio de brisa ligeira, e Elias cobriu o rosto. 

O Senhor perguntou: O que faz aqui, Elias? Ele respondeu: Consumo-me de zelo pelo Senhor, porque Israel abandonou sua aliança, e mataram seus profetas. O Senhor disse: Retoma o caminho para Damasco. Ali ungirá Hazael rei da Síria, Jeú rei de Israel e Eliseu como profeta em seu lugar. Conservarei em Israel sete mil homens que não adorarão Baal. Elias viajou, e encontrou Eliseu. Jogou seu manto sobre ele, e ele o seguiu. Antes porém ofereceu sacrifícios, e se despediu dos parentes.

1Rs 20

a) Hadad, rei da Síria sitiou Samaria, e mandou dizer a Acab que queria seu tesouro, mulheres e jovens. Acab atendeu. Noutro dia os mensageiros voltaram dizendo que também queriam revistar as casas, e Acab não aceitou. Então Hadad resolveu atacar Samaria. Um Profeta disse a Acab: Deus hoje te entrega à Síria. Os guerreiros de Acab foram ao combate, mas os sírios fugiram.
b) No ano seguinte Hadad se reorganiza, e volta a atacar Israel, agora em Afec, na planície, pois diziam que Deus só era Deus nas montanhas, e não na planície. E Deus mandou o profeta dizer a Acab, que lhe entregaria novamente os sírios. E Israel venceu os sírios. Hadad se vestiu de saco, pediu perdão, e fez uma proposta de paz, que Acab aceitou. Veio outro profeta, e disse que Hadad mataria Acab.

1Rs 21

Nabot era vizinho de Acab. Acab quis comprar sua vinha, mas Nabot não quis vender. Então Jezabel armou uma cilada, e matou Nabot para Acab ficar com as terras.

1Rs 22

a) Síria e Israel ficaram em paz durante três anos. Então Acab convidou Josafá, rei de Judá (e seu genro 2Cr18), para tomar a cidade de Ramot que estava com a Síria. Consultaram o Senhor. Todos os profetas diziam que venceriam, no entanto Miquéias falou de derrota. Acab mandou prender Miquéias, pois achava que ele mentia, e só o libertaria depois do combate. O rei da Síria não queria que matassem ninguém, apenas Acab. Acab armou uma cilada, se vestiu de soldado, e deixou Josafá se vestir de rei. Na hora em que os sírios iam matar Josafá, pensando ser Acab, este deu seu grito de guerra para seus homens, e os sírios desistiram. Nisso, um sírio disparou uma flecha ao acaso, e acertou Acab, então a luta continuou acirrada até o por do sol, e Acab morreu sangrando. Levaram-no, e o sepultaram na Samaria.
b) Rei de Judá: Josafá. Reinou por 25 anos. Foi fiel ao Senhor, mas o povo sacrificava nos lugares altos. Sucedeu-o seu filho Jorão.
c) Rei de Israel: Acab foi sucedido pelo seu filho Ocozias. Reinou 2 anos. Foi infiel ao Senhor.

Profeta Eliseu

2Rs 1

Rei em Israel: Ocozias.

O rei Ocozias caiu da janela, e se feriu. Mandou consultar profetas de Baal para saber sobre sua cura. O Senhor mandou Elias encontrar o mensageiro, e dizer: Pergunte ao rei se não há Deus em Israel? Por isso ele morrerá. O mensageiro voltou, e contou ao rei. Ele queria saber quem disse isto, e pela descrição descobriu que era Elias, e mandou prendê-lo. 

Quando os homens viram Elias chamaram-no para prendê-lo, mas ele não atendeu, e mandou vir fogo do céu que os queimou. O rei mandou outros homens prendê-lo, mas também foram queimados. O rei mandou outro grupo, e o chefe implorou a Elias de joelhos para ele ir ao rei. Elias foi com eles, e confirmou a profecia. Ocozias morreu, e o sucedeu seu irmão Jorão.

2Rs 2

a) Elias é arrebatado. História de Eliseu.
Elias queria deixar Eliseu, pois sabia que seria arrebatado. Foi de Gálgala para Betel, depois para Jericó, e Eliseu o seguia. Foi para o Jordão, e outros 50 profetas os seguiam. Elias tocou o rio com o manto, ele se abriu, e passaram. Do outro lado, Elias disse a Eliseu: Peça-me algo antes que eu vá. Eliseu pediu: Seja-me concedida uma porção dobrada do seu espírito. Elias disse: Se me vir ser arrebatado, terá esta porção. Um carro de fogo veio do céu, e levou Elias num turbilhão, e Eliseu viu tudo. Pegou o manto de Elias que havia caído, tocou o rio, e ele se abriu. Os 50 profetas viram, e disseram: O espírito de Elias repousa em Eliseu. E 50 homens procuraram Elias por três dias, e não o encontraram.
b) Os moradores de Jericó disseram a Eliseu que as águas faziam a terra estéril, então ele pegou um prato novo, colocou sal, jogou na fonte, e as águas ficaram boas.
c) A caminho de Betel, alguns rapazes chamavam Eliseu de careca, e zombavam. Ele os amaldiçoou, então um urso saiu da floresta, e os matou. Dali Eliseu foi para a Samaria.

2Rs 3

Reis de Israel: Jorão, filho de Acab. Reinou 12 anos. Foi infiel ao Senhor.
Acab morreu, Ocozias o sucedeu, mas morreu acidentado. Jorão o sucedeu. Convocou a tropa para combater Moab, que havia se rebelado contra Israel. Chamou Josafá, rei de Judá, e o rei de Edom para ajudá-lo no combate. Passaram pelo deserto de Edom, e no caminho faltou água. Consultaram o Senhor através do profeta Eliseu, e ele disse para cavarem fossas, e elas se encheriam de água. Disse também que venceriam a batalha contra Moab. E tudo aconteceu.

2Rs 4

História de Eliseu.

a) A viúva de um profeta disse a Eliseu que queriam seus filhos como escravos, para pagar a dívida doe seu marido. Ela só tinha um litro de óleo, e Eliseu mandou que pegasse garrafas vazias, e as enchessem com o óleo que tinha em casa, porque ele se multiplicaria. Depois venderia para pagar a dívida. E ela assim fez.
b) Quando passava pelo Sunão, uma mulher rica convidou Eliseu para almoçar, e todos os dias ele ia comer lá. A mulher construiu um quarto para Eliseu morar. Um dia ele quis lhe dar um presente, mas ela tinha de tudo, só não tinha um filho. Então Eliseu a chamou, e disse que dentro de um ano ela teria um filho. E assim aconteceu. O menino cresceu. Um dia foi ao campo com o pai, e sua cabeça começou doer. Ele adoeceu e morreu. Sua mãe o deitou morto na cama de Eliseu, e mandou chamá-lo. Quando chegou, o seu servo Giezi tocou o menino com o bastão, e ele não reagiu. Eliseu orou, e se deitou sobre o menino por duas vezes, o aqueceu, e ele viveu.
c) Havia fome em Gálgala, e os filhos dos profetas queriam comer na casa de Eliseu. Ele mandou fazer uma sopa de planta selvagem, e deu para eles comerem. Ninguém conseguiu comer porque era muito amarga. Então Eliseu colocou um pouco de trigo na sopa, voltou a servir, e todos gostaram.
d) Um homem ofereceu 20 pães como primícias, e Eliseu mandou distribuir com as pessoas presentes, que eram mais de 100 pessoas. O homem partiu os pães, comeram, e ainda sobrou.

2Rs 5

História de Naamã.

a) Naamã era um general sírio. Ele era leproso. Quando a Síria ocupou Israel, uma serva falou à esposa dele, que Naamã podia ser curado pelo profeta da Samaria. Naamã partiu com uma carta do rei da Síria para o rei de Israel, pedindo a sua cura, isto causou um mal entendido porque o rei não curava. Eliseu soube do caso, e pediu que viesse ter com ele. Naamã foi a Eliseu, que o mandou se banhar sete vezes no Jordão. Ele esperava uma solução diferente, e reclamou com seus servos, mas eles o convenceram a obedecer. Naamã se banhou, e ficou curado. Voltou a Eliseu e agradeceu, dizendo: Reconheço que não há outro Deus em toda a terra, senão o de Israel.
b) Ofereceu presentes, mas Elizeu não aceitou.
c) Levou terra de Israel à Síria, para oferecer sacrifícios ao Senhor Deus de Israel, sobre ela.
d) Pediu permissão a Eliseu, pois convertido ao Deus de Israel teria que adorar o deus Remon junto ao rei da Síria. E Eliseu respondeu: Vá em paz.
e) Naamã partiu, e Giese, servo de Eliseu, o seguiu para pedir os presentes rejeitados por Eliseu. Quando voltou Eliseu o recriminou, e a lepra de Naamã passou para Giese.

2Rs 6

Mais feitos de Eliseu.

a) Eliseu e os filhos dos profetas foram ao Jordão cortar árvores para construir uma casa. O machado de um deles saiu do cabo, e caiu no rio. Ele reclamou, pois o machado era emprestado. Eliseu pegou um pedaço de madeira, jogou onde o machado caiu, e ele boiou.
b) A Síria estava em guerra com Israel. Eliseu profetizou onde eles acampavam, e mandou avisar ao rei de Israel, para se acautelar. O rei da Síria soube, e desconfiou de traição. Ao indagar seus homens, eles explicaram ao rei que Eliseu adivinhava. Então o rei sírio mandou prender Eliseu. Quando chegou à cidade Eliseu orou a Deus, e pediu que eles ficassem cegos, e assim aconteceu. E Eliseu os levou até à Samaria à presença do rei de Israel. Orou e pediu a Deus que eles voltassem a ver. Eles viram que estavam diante do rei inimigo. Eliseu aconselhou ao rei que os alimentasse, e mandasse de volta. E o rei assim fez. E os sírios pararam de hostilizar Israel.
c) Depois disso Bem Hadad, rei da Síria, cercou Samaria, e o povo passava fome. O rei de Israel passava sobre a muralha, viu duas mulheres, e uma gritou: Socorre-me, ó rei! Ele disse: O que aconteceu? A mulher disse: Ontem cozemos meu filho, e comemos. Hoje ela escondeu o filho dela para não comermos. E o rei se irou com Eliseu, e foi procurá-lo para matá-lo.

2Rs 7

Eliseu profetizou que no dia seguinte haveria fartura de alimentos. O oficial do rei não acreditou, e zombou do profeta. Quatro leprosos que estavam na porta da cidade resolveram ir ao acampamento dos sírios para pedir comida. Quando chegaram lá, o acampamento estava vazio, e eles comeram à vontade, voltaram à cidade, e avisaram ao rei, que mandou seguir os sírios. O povo pilhou o acampamento, e houve fartura de alimento. A porta da cidade não suportou o atropelo do povo e caiu, matando o oficial incrédulo.

2Rs 8

a) Eliseu avisou a mulher de Sunão, que o acolhia, que ela devia fugir, pois haveria fome na região. Ela fugiu, mas voltou sete anos depois, e o rei lhe devolveu a casa, pois ela acolhia Eliseu.
b) Hadad, rei da Síria, adoeceu, e mandou o chefe Hazael, consultar Eliseu se ele se curaria. Eliseu respondeu que o rei se curaria, mas morreria, Hazael seria o novo rei, e faria guerra a Israel. Chegando ao palácio, falou ao rei que ele se curaria, mas no dia seguinte ele matou o rei, e ficou com o trono.
c) Rei de Judá: Jorão, filho de Josafá. Reinou 8 anos. Foi infiel ao Senhor. Sucedeu-o seu filho Ocozias. Durante seu reinado Edom se libertou de Israel.
d) Rei de Judá: Ocozias. Reinou um ano. Foi infiel ao Senhor. Ocozias aliou-se a Jorão, rei de Israel, para combater os sírios, em Galaaad, quando Jorão foi ferido.

2Rs 9

Rei de Israel: Jeú.

Eliseu mandou um filho de profeta ir a Galaad ungir Jeú como rei de Israel, mas ele iria exterminar a casa de Acab. Assim que foi ungido Jeú partiu para Jezrael, onde estava Jorão ferido, e Ocozias que lhe visitava. Os reis foram ao encontro de Jeú, e ele matou Jorão e feriu Ocozias, que morreu mais tarde em Magedo. Jeú entrou em Jezrael e mandou que jogassem Jezabel pela janela, e ela morreu na queda. Quando foram enterrá-la, os cães haviam comido seu corpo, conforme profetizou Elias.

2Rs 10

a) Jeú mandou cartas às autoridades da Samaria, e aos tutores dos filhos de Acab para elegerem um deles como rei, depois se preparassem para a guerra, pois ele iria atacar Samaria, e matá-los. As autoridades e tutores responderam que não precisava, pois Jeú era o rei. Ele pediu a cabeça dos filhos de Acab como prova, e eles as enviaram. E Jeú exterminou a casa de Acab em Israel, como profetizou Elias.
b) Jeú ia à Samaria, no caminho encontrou os irmãos de Ocozias, e mandou matar todos eles.
c) Jeú convocou o povo da Samaria para oferecer sacrifício a Baal. No dia marcado o povo veio à festa, e ele mandou matar todos, transformou o templo de Baal em privada, e extinguiu Baal de Israel.
d) Jeú foi fiel ao Senhor, mas deixou os bezerros de ouro de Betel e Dã, por isso Israel era perseguido pelas nações vizinhas.
e) Jeú reinou 28 anos. Sucedido pelo seu filho Joacaz.

2Rs 11

Rainha de Judá: Atalia. Reinou 6 anos. Sucedido por Joás.

Atalia era mãe de Ocozias, quando o viu morto, decidiu matar seus os filhos, e assumir o reino. Josebá irmã de Ocozias escondeu Joás, seu sobrinho, e o manteve por seis anos, e Atalia reinou em Judá. Passado o tempo o sacerdote Jojada apresentou o menino, e o ungiu rei. Havia festa no templo, e Atalia foi ver o que era. Ela foi presa, e mortaram-na fora do templo. Jojada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo. O povo destruiu o templo de Baal, e matou seus sacerdotes.

2Rs 12

Rei de Judá: Joás. 

Reinou 40 anos. Foi fiel ao Senhor, mas não destruiu os lugares altos. Sucedeu-o seu filho Amasias.
a) Joás reformou o templo (mas teve problemas com a arrecadação de dinheiro).
b) Hazael, rei da Síria, cercou Jerusalém.Joás deu o tesouro do templo a Hazael, e ele deixou Jerusalém.
c) Os servos mataram Joás durante uma viagem.

2Rs 13

a) Rei de Israel: 

Joacaz, filho de Jeú. Reinou 17 anos. Foi infiel ao Senhor. No seu reinado Israel ficou subjugado por Hazael, rei da Síria. Joacaz morreu, e sucedeu-o Joás seu filho.
b) Rei de Israel: Joás (filho de Joacaz). Reinou 16 anos. Foi infiel ao Senhor. Sucedeu-o seu filho Jeroboão.
c) Eliseu estava doente, e Joás foi visitá-lo, então ele profetizou que Joás venceria os Sírios. Eliseu morreu.
d) Um grupo levava um morto para enterrar, quando viram guerreiros moabitas. Eles fugiram, e deixaram o morto cair no túmulo de Eliseu, e o morto ressuscitou.
e) A Síria oprimia Israel desde o rei Joacaz, e Joás derrotou os sírios, libertando Israel. Hazael rei da Síria morreu, e sucedeu-o seu filho Ben Hadad.

2Rs 14

Rei de Judá: Amasias. Reinou 29 anos. 

Foi fiel ao Senhor, mas não destruiu os lugares altos.
a) Amasias venceu Edom, e desafiou Joás, rei de Israel, que o prendeu, foi a Jerusalém e saqueou o templo. Mais tarde houve uma conspiração contra Amasias, que foi morto. Sucedeu-lhe seu filho Azarias.
b) Rei de Israel: Jeroboão. Reinou 41 anos. Foi infiel ao Senhor. Restabeleceu as fronteiras de Israel, libertando Israel da opressão. Sucedeu-lhe seu filho Zacarias.

2Rs 15

Rei de Judá: Azarias (ou Ozias). 

a) Reinou 52 anos. Foi fiel ao Senhor, mas não destruiu os lugares altos. O rei ficou leproso, e se afastou do palácio. Seu filho Joatão administrava o reino, e depois o sucedeu.
b) Rei de Israel: Zacarias. Reinou 6 meses. Foi infiel ao Senhor. Último descendente de Jeú. Foi assassinado por Selum, que assumiu o trono.
c) Rei de Israel: Selum. Reinou 1 mês, e foi assassinado por Manaém, que assumiu o trono.
d) Rei de Israel: Manaém. Reinou 10 anos. Foi infiel ao Senhor. Ful, rei da Assíria queria invadir Israel, e Manaém pagou para não ser invadido. Morreu, e sucedeu-lhe seu filho Pecaia.
e) Rei de Israel: Pecaia. Reinou 2 anos. Foi infiel ao Senhor. Foi assassinado pelo seu oficial Pecá, que assumiu o trono.
f) Rei de Israel: Pecá. Foi infiel ao Senhor. Israel foi invadido pelo rei da Assíria, Teglat Falasar, que deportou os israelitas para a Assíria. Foi assassinado por Oséias, filho de Ela, que o sucedeu no trono, e foi o último rei de Israel.
g) Rei de Judá: Joatão. Reinou 16 anos. Foi fiel ao Senhor, mas não destruiu os lugares altos. Foi sucedido por seu filho, Acaz.

2Rs 16

Rei de Judá: Acaz. 

Reinou 16 anos. Foi infiel ao Senhor. Rasin, rei da Síria, uniu-se a Pecá, rei de Israel, cercaram Jerusalém, mas não venceram. E Acaz aliou-se a Teglat Falazar, rei da Assíria, que invadiu a Síria, e matou Rasin. Acaz visitou Falasar, viu o altar que havia em Damasco, e mandou o sacerdote Urias construir um igual em Jerusalém. Reformou o templo, e modificou o projeto divino, introduzindo os deuses Sírios. Acaz morreu. Sucedeu-lhe seu filho Ezequias.

2Rs 17

Rei de Israel: Oséias. 

Reinou 9 anos. Foi infiel ao Senhor.
a) Salmanasar rei da Assíria, invadiu Israel, que lhe ficou pagando tributo. Oséias se aliou ao rei do Egito, Sua, e parou de pagar tributo à Assírira. Então Salmanasar atacou Israel, prendeu o rei, e deportou o povo da Samaria para a Média.
b) Causas da ruína de Israel. Isso aconteceu porque os filhos de Israel pecaram contra o Senhor, adorando outros deuses. Adotaram os costumes pagãos. O Senhor os advertiu pelos profetas, para que renunciassem às más ações, e seguissem os mandamentos da lei. Mas eles não ouviram, endureceram o coração, e desprezaram a aliança com o Senhor.
c) Origem dos samaritanos.
O rei da Assíria deportou o povo da Samaria, e trouxe gente da Babilônia para habitar ali. Eles não sabiam adorar ao Senhor, e o rei da Assíria trouxe de volta sacerdotes deportados, para ensiná-los. Faziam o culto em Betel. Mesmo assim cada nação manteve seus deuses, e os colocaram nos lugares altos. Adoravam ao Senhor e também a seus deuses.

2Rs 18

Rei Ezequias.

a) Rei de Judá: Ezequias. Reinou 29 anos. Foi fiel ao Senhor. Destruiu os lugares altos e os ídolos. Destruiu a serpente de bronze que Moisés fez, pois a idolatravam, e chamavam de Nebustã. Ezequias pôs sua confiança no Senhor, foi o rei mais fiel de Judá. Observou todos os mandamentos prescritos por Moisés, por isso o Senhor o fez bem sucedido em seus empreendimentos. Livrou Judá da soberania Assíria, e combateu os filisteus.
b) Salmanasar, rei da Assíria, invadiu Israel, depois seu sucessor, Senaquerib atacou Judá. Ezequias deu ao rei todo o ouro do templo, mesmo assim ele cercou Jerusalém.
c) Discurso do copeiro mor do rei da Assíria, dizendo ao povo para se render, e não confiar em Ezequias, pois ele achava que o Senhor os salvaria.

2Rs 19

Ezequias se aconselhou com o Senhor através do profeta Isaías, que diz: Não se preocupe com eles. Vou enviar um espírito que os farão voltar à Assíria. E assim aconteceu. Depois Senaquerib mandou mensageiros à Ezequias, dizendo: Não se engane com seu deus, pois tomarei Jerusalém, como tomei os outros reinos. Ezequias foi ao templo orar ao Senhor, e disse: Senhor Deus de Israel, Deus de todos os reinos da terra! Ouça-me Senhor! 

Abra os olhos, e veja o que diz Senaquerib. É verdade que ele devastou todos estes reinos, e queimou seus deuses, mas porque eles não eram deuses, e sim, objetos feitos pelo homem. Salva-nos Senhor, nosso Deus, para que todos saibam que o Senhor é o único Deus. O profeta Isaías disse ao rei: O Senhor ouviu sua oração, e disse: Por meio de seus mensageiros insultou o Senhor, dizendo que com seus carros sobe o cimo dos montes, abate os cedros mais altos, e os ciprestes mais belos. Mas ignora que desde o princípio preparei o que acontecerá. 

Ficou furioso contra mim, ouvi suas insolências, por isso porei argola em seu nariz, freio em sua boca, e te farei voltar pelo caminho que veio.

Na mesma noite o anjo do Senhor apareceu no campo dos assírios, matou muitos deles, e Senaquerib fugiu para Nínive, onde foi assassinado pelos seus dois filhos.

2Rs 20

a) Ezequias adoece, e Isaías, vem visitá-lo e diz: Arrume sua casa, pois você vai morrer. Então Ezequias orou. Isaías voltou, e disse: Deus ouviu sua oração, resolveu te curar em três dias, e viverá mais 15 anos. Também salvará Jerusalém das mãos do rei da Assíria. E o Senhor fez a sombra recuar dez graus no relógio solar de Ezequias, como sinal de cumprimento da profecia.
b) O rei da Babilônia Merodac Baladã, soube que Ezequias estava doente, mandou embaixadores visitá-lo, e levar notícias. Ezequias contente com a visita, mostrou o arsenal, e as riquezas de Judá. Isaías lhe perguntou: De onde vieram estas visitas? Ele respondeu: da Babilônia. O que eles viram? Ele respondeu: Tudo. Isaías disse: Diz o Senhor: Tudo que viram, e até seus filhos serão levados para a Babilônia.
c) Ezequias morreu, e foi sucedido por seu filho, Manassés.

2Rs 21

Rei de Judá: Manassés. 

a) Reinou 55 anos. Foi infiel ao Senhor. Reconstruiu os lugares altos, altares a Baal, e adorou os astros do céu. Fez uma Asserá, e colocou no templo irritando o Senhor. Também derramou sangue inocente. Sucedeu-lhe seu filho Amon.
b) Rei de Judá: Amon. Reinou 2 anos. Foi infiel ao Senhor. Seus servos o assassinaram, mas o povo matou os assassinos. Sucedeu-lhe seu filho Josias.

2Rs 22

a) Rei de Judá: Josias. Reinou 31 anos. Foi fiel ao Senhor.
b) Descoberta do Livro da Lei.

No 18º. Ano do reinado de Josias, o templo foi reformado, e durante os reparos, foi encontrado o livro da Lei. O sacerdote Helcias o entregou ao escriba Safã, que o leu para o rei. Quando Josias ouviu o que dizia o livro, rasgou suas roupas, e pediu a Helcias para consultar o Senhor sobre o livro. A profetisa Holda, disse: Diz o Senhor, vou mandar calamidades sobre este lugar, pois me abandonaram não seguindo meus mandamentos, mas o rei não verá estas calamidades.

2Rs 23

a) A reforma do culto.

O rei Josias reuniu as autoridades e o povo no templo, leu o livro da Lei, e renovou a aliança com o Senhor, prometendo cumprir o que dizia o livro. Mandou retirar do templo, e queimar as Asserás e objetos de Baal. Destruiu os lugares altos, os sinais do zodíaco, os apartamentos das prostitutas do templo, o local de passar os filhos no fogo, os cavalos e carros do sol, todos os altares particulares. Os locais dedicados aos deuses estrangeiros, feitos por Salomão, o altar de Betel feito por Jeroboão. Josias destruiu todos os lugares de culto pagão de Judá e da Samaria. Deu ordem para celebrar a Páscoa conforme o livro da Lei. Acabou com os necromantes, adivinhos, terafins, ídolos e abominações de Judá.
b) Necao, faraó do Egito, foi atacar a Assíria. Josias foi combatê-lo ao passar por Judá, e foi morto. Sucedeu-lhe seu filho Joacaz.
c) Rei de Judá: Joacaz. Reinou 3 meses, e foi morto pelas tropas do Egito.
d) Rei de Judá: Joaquim. O faraó Necao colocou no trono, Eliacim, filho de Josias, porque pagou tributo ao faraó. O faraó mudou seu nome para Joaquim. Reinou 11 anos. Foi infiel ao Senhor.

2Rs 24

a) Durante o reinado de Joaquim, Nabucodonosor, marchou contra o Egito, e conquistou Judá, ocupando-o por 3 anos. O rei se revoltou contra a Babilônia, e não pagou os tributos. Morreu, e sucedeu-lhe seu filho Joaquin (com ‘n’).
b) Rei de Judá: Joaquin. Reinou 3 meses. Foi infiel ao Senhor.
Nabucodonosor sitiou Jerusalém, prendeu o rei, tomou o tesouro e objetos de ouro. Levou cativos para a Babilônia, os chefes e homens de valor, num total de 10 mil, só deixou os pobres.
c) Nabucodonosor deixou Matanias, tio de Joaquin, como rei em Jerusalém, e mudou seu nome para Sedecias.
d) Rei de Judá: Sedecias. Reinou 11 anos. Foi infiel ao Senhor. Ele se revoltou contra Nabucodonosor.

2Rs 25

a) Depois de 9 anos, Nabucodonosro sitiou Jerusalém, até não terem o que comer. Então os guerreiros de Judá abriram um buraco no muro, e fugiram à noite para Jericó, junto com o rei. Foram perseguidos pela tropa de Nabucodonosor, que prendeu o rei. Mataram os filhos do rei na presença dele, depois o cegou, e o enviou para a Babilônia.
b) Oito anos depois, Nabuzardã, chefe dos Babilônios, tomou Jerusalém, incendiou o templo e a cidade, e demoliram o muro. Deportou o que restava da população para Babilônia. Levaram todos os objetos de metal do templo.
c) Nabucodonosor nomeou Godolias governador de Judá. Godolias acalmou os guerreiros de fora de Jerusalém. Mais tarde Ismael matou Godolias e seus chefes, e o povo fugiu para o Egito com medo dos caldeus.
d) No 37º ano, Joaquin foi libertado do cativeiro na Babilônia, pelo rei Evil Merodac, novo rei da Babilônia, mas permaneceu lá.


Nenhum comentário:

Postar um comentário