Escolha o Idioma

7/14/2015

Livro de Rute para contar aàs crianças

LIVRO DE RUTE
(Bisavó do Rei Davi)

Rt 1- No tempo dos juízes, Elimelec, Noêmi e seus filhos Maalon e Quelion se mudaram de Belém para Moab. Lá se estabeleceram, e seus filhos se casaram com as moabitas Órfa e Rute. 

Os homens morreram, e Noêmi ficou só coma as noras, então resolveu voltar para Belém sua terra. Abençoou as noras, e pediu que voltassem para suas famílias, mas Rute resolver seguir Noemi. 

Ela disse: O seu povo é meu povo, e o seu Deus é o meu Deus. Partiram para Belém, e chegaram para a colheita da cevada.

Rt 2- Booz era um homem rico da família de Elimelec, marido de Noemi. Rute foi respigar no campo de Booz. Quando ele a viu no campo, quis saber quem era, e disseram ser Rute de Moab, nora de Noemi. 

Ele mandou os ceifadores deixarem mais espigas para ela. No fim do dia Rute pegou o que colheu, levou para a sogra com parte que guardou de seu almoço. Contou que respigou no campo de Booz. Noemi disse a Rute que ele tinha o direito do resgate, pois era o parente mais próximo. Ela respigou até o fim da colheita da cevada e do trigo.

Rt 3- Noemi aconselhou Rute a se deitar à noite aos pés de Booz sem ele perceber. E ela assim fez. Quando Booz acordou, a viu, e ela disse que ele tinha o direito de resgate. Ele disse que outro parente tinha este direito, mas que iria perguntar se ele queria resgatá-la. Disse também para sair cedo para não ser vista.

Rt 4

a) De manhã Booz procurou o parente de Noemi, e lhe falou sobre o resgate, e ele desistiu, retirando os sapatos diante de testemunhas. Então Booz resgatou Noemi e Rute, e tomou Rute como mulher. Rute teve um filho que se chamou Obed, que foi pai de Isaí (Jessé), pai de Davi.
b) Genealogia de Davi.

Versículo para memorizar: 

"Porque aonde quer que tu fores irei eu, e onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus; Livro de Rute 1:16b Base Bíblica: Livro de Rute Desenvolvendo a História Em Belém de Judá vivia uma família boa. Elimeleque, sua esposa Noemi e seus dois filhos, Malom e Quiliom, mas houve uma grande seca e não havia mais comida, então saíram a peregrinar e foram morar nas campinas de Moabe. 

Depois de um tempo Elimeleque morreu, e Noemi ficou com seus dois filhos. Seus filhos se casaram, mas após cerca de dez anos seus filhos também morreram. Que tristeza para aquela mulher, viúva e agora havia perdido também seus filhos. Noemi tinham agora apenas as esposas de seus filhos para lhe fazer companhia, seus nomes eram Orfa e Rute. Noemi chamou as esposas de seus filhos e lhes disse: "Eu vou voltar para onde eu morava, onde esta meu povo, e eu gostaria que vocês também voltassem para as suas famílias.” 

As mulheres choravam e se abraçavam, porque elas eram boas amigas. Orfa não quis deixar de Noemi, mas Noemi lhe disse que não se preocupasse, pois ela ficaria bem. Então Orfa voltou para sua família. Mas não importava o que Noemi dissesse a Rute, Rute não a deixaria. Rute falou a Noemi: "Não me peça para sair. Aonde você for eu irei, e onde você ficar, eu vou ficar. Seus amigos serão meus amigos e teu Deus será meu Deus". 

Então, Rute e Noemi retornaram juntos para Belém. Foi uma coisa boa Rute ter ido com Noemi, pois Belém era muito longe e Noemi já não podia viajar sozinha, pois já era de idade, e o caminho era longo. Mas Rute não se queixava, pois amava sua sogra Noemi. Ela não esperava nada em troca, ela só queria ajudar. Quando eles chegaram lá Rute decidiu que ela deveria fazer algum tipo de trabalho. 

Era época da colheita, e ela trabalhou atrás dos colhedores e pegava a cevada que tinham caído, o que sobrava. O proprietário do campo apareceu para saudar os colhedores e notou Rute no campo. Ele perguntou a um dos colhedores quem ela era. "Ela voltou de Moabe com Noemi, isso é tudo que eu sei, ela pediu-me para recolher o que caísse e está a colher desde a manhã" O bom para Rute é que o dono do campo, Boaz, era um homem amável, que acreditava em Deus. 

Ele também era parente do marido de Noemi, que morreu, Elimeleque. Boaz foi falar com Rute, ele disse a ela: "Não vá trabalhar em qualquer outro campo, fique aqui; porém aqui ficarás com as minhas moças.” “Os teus olhos estarão atentos no campo que segarem, e irás após elas; não dei ordem aos moços, que não te molestem? Tendo tu sede, vai aos vasos, e bebe do que os moços tirarem.” 

Quando Rute ouviu isso, ela inclinou-se para Boaz e perguntou: "Por que você está sendo tão bom para mim, você não me conhece." Boaz respondeu: "Eu sei o que você fez por Noemi, deixou sua família e se mudou para um lugar onde nunca esteve. Que o Senhor recompense você por sua bondade." Rute agradeceu a Boaz, e continuou com seu trabalho no sol quente. Boaz ordenou aos seus trabalhadores que deixasse cair alguns punhados, e deixai-os ficar, para que os colha, e não a repreendais. 

E Rute colheu por toda a tarde, e voltou a cidade e encontrou-se com sua sopgra Noemi e tiveram o que coumer ate fartar-se. Noemi ficou admirada e perguntou-lhe onde tinha trabalhado, e ela lhe contou sobre Boaz. E Noemi alegrou-se e disse que eles eram parentes, e gostou do que Boaz propos dela trabalhar junto às moças. Assim, Rute ajuntou-se com as moças de Boaz, para colher até que a sega das cevadas e dos trigos se acabou; e ficou com a sua sogra. E Deus cuidou de Noemi e de Rute, e Boaz comprou as terras que era de Elimeleque e Boaz casou-se com Rute. 

E tiveram um filho e chamou de Obede. E Este é o pai de Jessé, pai de Davi. Sabem crianças esta história Bíblica nos mostra que Rute foi boa para com Noemi, preocupou-se com ela como uma boa amiga e Deus a recompensou, deu-lhe um bom marido e ela continuou a cuidar de Noemi. E Deus honrou a Rute pois de sua origem veio o Rei Davi. Na história do povo de Israel ficou o registro da temente mulher, Rute, que honrou sua sogra e amou a seu povo, tornou-se participante do Centro da História de Israel. 
Você também, criança pode estar no Centro da História, marcar a sua geração, amando a sua geração e tornado-se uma exemplo, assim como Rute foi para seu povo. Que Deus lhes abençoe! 

                

                 
                            
                                                                 
               

Nenhum comentário:

Postar um comentário