Escolha o Idioma

7/10/2015

Angola e as drogas

Em considerações à Angop, no encerramento da Conferência sobre a “Delinquência Juvenil, Consumo de Álcool e Drogas”, realizada no Instituo Superior Politécnico Katangoji, Claudio Pinto, sublinhou que após o consumo de drogas muitos adolescentes com idades compreendidas entre 12 aos 15 anos, envolvem em grupos de delinquentes.

De acordo com o responsável, a associação tem estado a trabalhar no sentido de capacitar as comunidades, de forma a munir cada família de conhecimento para poder lidar com a problemática das drogas nas suas zonas de habitação.

“A associação está a receber muitos pacientes e sobretudo adolescentes que são violados após o consumo de bebidas alcoólicas e drogas em festas, por achamos necessário trabalhar na sensibilização da juventude, mas nos preocupamos com o envolvimento de adolescentes nestas práticas”, disse.

Segundo a fonte, a ANLD tem vários projectos, entre eles, o “Família sorrindo”, onde o grupo alvo são as mulheres, enquanto que “SOS escolas tem como grupo alvo os estudantes, o “Nem tudo está perdido” é dirigido ao pais, assimo outro sobre o “Porque consciencializando a família existente dentro de casa, estaríamos não só a tratar o paciente, mas também a prevenir e a capacitar os membros da família”.

Frisou ser necessário trabalhar com a juventude por ser a camada mais vulnerável no que diz respeito ao consumo de bebidas alcoólicas e drogas.

Por outro lado, a fonte avança que a ANLD tem trabalhado na prevenção, por ser a melhor arma para poder prevenir a sociedade em geral deste mal.

Inserida nas jornadas alusivas ao mês da juventude, a Conferência sobre a “Delinquência Juvenil, Consumo de Álcool e Drogas”, pretende despertar os jovens sobre os males que o consumo excessivo de álcool e drogas pode causar na sociedade.

Na jornada alusiva ao mês da juventude (Abril), consta um programa repartido em quatro semanas, nomeadamente de 1 a 7 “Educação, formação Profissional e emprego”, 8 a 14 “participação política, saúde e cidadania”, 15 a 21 “Habitação, prevenção rodoviária e delinquência juvenil” e a última semana a acontecer de 22 a 31 será dedicada ao “desporto, cultura e lazer”.

Sob coordenação do Instituto Angolanos da Juventude (IAJ), acontecem ao longo do mês de Abril um conjunto de iniciativas de carácter político, social, económico, académicos, culturais e desportivo, visando a educação cívica e patriótica da juventude.

Ao longo das semanas estão a ser realizadas várias actividades em todo o país como campanhas de doação de sangue, programa de sensibilização para o resgate dos valores culturais, morais e cívicos da juventude, inaugurações de equipamentos sociais e infra-estruturas juvenis, feira regional de auto emprego e empreendedorismo juvenil nas províncias da Huíla, Benguela, Namibe, Cunene e Cuando Cubango, entre outras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário