Vício de drogas é uma dependência obsessiva em uma droga legal ou ilegal. Drogas podem incluir medicamentos de receita, drogas ilegais e álcool. Apesar de um viciado poder usar mais de uma droga, ele geralmente tem uma “droga de preferência” – seu vício mais forte para vencer.
Um viciado pode ser dependente emocionalmente, psicologicamente e / ou fisicamente, dependendo das drogas sendo usadas. Seus desejos intensos para ingerir a droga podem levá-lo a se utilizar de qualquer forma para obtê-la. Satisfazer seus desejos torna-se a sua prioridade principal – mesmo ao ponto de perder tudo que uma vez chegou a ser importante: emprego, lar, amigos e família.
Vício de drogas –Uma história pessoal
Vício de drogas em adolescentes pode ser destruidor e perigoso à vida. Aprenda do que tenho a compartilhar... essa é a minha história.
Aos 13 anos de idade, minha filha teve seu primeiro contato com maconha. Depois de usar a droga algumas vezes, Stacy já estava viciada. Minha filha começou a ter amigos diferentes (que eu não conhecia). Ela ficou mal humorada, desonesta, rebelde e desinteressada em seus estudos. Pelos primeiros meses, eu não pude compreender o que estava acontecendo com minha filha que costumava ser tão doce, cheia de compaixão, honesta e respeitosa.
Durante esse tempo, minha vó morreu. Tínhamos sempre sido bem próximos dela, mas a reação da Stacy foi indiferente, fria e até mangando da minha reação emocional.
Essa experiência me acordou. Eu tinha que fazer algo. De coração partido e desesperada, eu consultei o conselheiro ginasial de sua escola; ele garantiu-me que não tinha drogas naquele campus. Meus instintos me disseram o contrário.
A seguir, eu levei a Stacy a um conselheiro de um programa de tratamento de drogas. Lá, a Stacy admitiu que estava viciada em maconha. Ele concordou ficar para fazer tratamento – um compromisso de 30 dias!
Vício de drogas – Encontrando ajuda
Ajuda ao vício de drogas aparece de várias formas e programas de tratamento. Esse primeiro programa de 30 dias foi o primeiro de 4 programas que minha filha frequentou durante os 3 anos seguintes. O último programa exigia várias horas durante um ano completo, pois era um programa residencial a várias horas de distância. Os tratamentos ajudaram?
Bem, sim e não. Eles me ajudaram (como uma codependente) e ajudaram a Stacy a aprender sobre as consequências destrutivas das drogas. Mas eles funcionaram para quebrar o vício e ajudá-la a se recuperar? Infelizmente, não.
A dor de começar a ver minha filha estragar e desperdiçar sua vida quase era mais do que eu podia aguentar. Era como se estivesse vendo Stacy cometer suicídio aos poucos e eu não podia fazer nada. Através desse pesadelo torturante, no entanto, algo realmente ajudou.
Eu comecei a frequentar reuniões para os parentes de viciados em drogas. Através dessas reuniões, eu pude encontrar apoio e empatia. Mais importante, eu fui encorajada a retornar às minhas raízes espirituais.
O grupo reconhecia que Deus é a única fonte de controle verdadeiro sobre nossos parentes e batalhas. Ao longo dos anos, apesar de ter me desviado de viver uma vida espiritual, eu sabia que o que a Bíblia ensinava ainda era verdade.
Minha filha agora já tem 33 anos de idade. Ela tem tido longos períodos de lucidez, mas continua voltando ao vício. Ela acaba vivendo uma vida sem emprego, incapaz de ter filhos e com problemas de saúde duradouros. Eu ainda oro por ela diariamente. Enquanto grupos de apoio ao tratamento podem ajudar, eu sei que só Deus pode totalmente e permanentemente livrá-la de seu vício. Quando tudo falhar e ela entregar o controle de sua vida a Cristo, Ele vai libertá-la do seu vício.
"Confia no SENHOR de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento. Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas" (Provérbios 3:5-6).
"Pedi, e dar-se-vos-á; buscai, e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á. Porque, aquele que pede, recebe; e, o que busca, encontra; e, ao que bate, abrir-se-lhe-á" (Mateus 7:7-8).
"Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas. Porque o meu jugo é suave e o meu fardo é leve" (Mateus 11:28-30).
Nenhum comentário:
Postar um comentário