Escolha o Idioma

8/01/2015

Filhos adultos de alcoólatras

Muitos filhos adultos de alcoólatras cresceram tendo que lidar com o alcoolismo dos seus pais. É importante estudar os efeitos desse estilo de vida nos filhos para ver como podemos reparar os danos. Uma infância infeliz pode criar efeitos com os quais essas crianças vão ter que lidar até à vida adulta.
Segredo - Quando você cresce em um lar de pais alcoólatras, a tendência é pensar que a sua casa é a única que tem problemas com o alcoolismo. 

Ajustes de personalidade- Algumas crianças se tornam encrenqueiras ou palhaços de família. Outras crianças podem se tornar pacificadoras ou muito congeniais, adaptando-se a suas circunstâncias sem qualquer confusão. Outras se tornam adultos responsáveis "em miniatura". Todas estas características são formas diferentes desenvolvidas pela criança para enfrentar e aprender a viver com os problemas de alcoolismo em seu lar. 

Crianças que crescem em um lar assim muitas vezes sofrem de abuso físico, sexual ou emocional. Minha mãe era uma mulher amorosa enquanto estava sóbria, mas brava, argumentativa e verbalmente abusiva quando ela estava sob a influência profunda do álcool. 

Transferência de culpa - Alguns pais culpam os filhos pelo seu hábito e as crianças podem aceitar essa acusação quando na verdade a culpa pelo vício não lhes pertence. A vida em uma casa de alcoólatras geralmente é cheia de decepções, mentiras e inúmeras promessas quebradas. Isto faz com que as crianças percam a confiança, aprendam pobres habilidades de comunicação e tenham dificuldade para desenvolver intimidade. 

Essas crianças frequentemente sofrem de ansiedade devido a uma falta de controle sobre eventos, de receios relacionados com as incertezas em suas vidas e de culpa relacionada com o seu sentimento de responsabilidade pelas atividades de seus pais.

Problemas de comportamento

Os comportamentos desenvolvidos na infância para lidar com o alcoolismo muitas vezes são transportados à vida adulta dos filhos de alcoólatras. O palhaço de família pode continuar a ser muito divertido, mas irresponsável. O agitador pode continuar a ter problemas jurídicos e financeiros. A pessoa passiva pode continuar a ter problemas de relacionamento. A pessoa super responsável pode se tornar um adulto que exige perfeição de si e dos que o rodeia. 

Eles podem ter grande dificuldade de se relacionar com algo que seja nada menos do que perfeição. Eu fiz parte deste grupo. Eu sempre me sentia que não era amado por ser antipático, que era um fracasso e incompetente por nunca poder corresponder às expectativas. 

Eu tinha expectativas irrealistas que tinha definido para mim mesmo e que os outros – assim eu achava - também tinham estabelecido. Muitos filhos adultos de alcoólatras sofrem de baixa auto-estima, de dificuldade de desfrutar a vida, levam tudo muito a sério e sofrem de uma constante necessidade de obter a aprovação e aceitação dos outros.

Encontrando ajuda

Procure apoio. Fale com outras pessoas sobre os seus sentimentos e experiências para que possam ajudá-lo a perceber maus hábitos de comportamento e de lidar com problemas.

Aprenda a construir sobre as coisas que você faz bem. Durante muitos anos eu lutei com problemas de auto-estima e de tentar sempre agradar a todo mundo. 

Eu orei para que Deus me ajudasse a diferenciar entre a verdadeira humildade, orgulho e auto-estima adequada. Eu sabia que eu precisava aprender sobre o amor de Deus para curar a minha dor mais profunda e para ter um sentimento adequado de auto-estima. 

Comecei a orar para que Deus realmente me ajudasse a compreender melhor o seu amor, assim como confiar em Sua completa aceitação de mim.

Deus realmente foi fiel a mim e começou a revelar o Seu amor. À medida que estudei a Palavra de Deus, eu percebi que a profundidade do Seu amor por mim tinha sido revelado por Suas ações e por ter enviado Cristo para morrer na cruz como o meu substituto. 

"Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (1 João 4:9-10). 

O sangue de Cristo pagou completamente pelos nossos pecados e nos liberta continuamente de culpa. Somos profundamente amados, e totalmente perdoados (ontem, hoje e amanhã). Por causa do que Cristo fez na cruz ao derramar o Seu precioso sangue, podemos agradar a Deus e ser completamente aceitos por Ele através do nosso presente de salvação.

Deus Me Ajude – Eliminando Medo e Raiva

Todos nós temos um limite diferente onde nossas emoções transbordam e clamamos: "Deus me ajude!" Talvez acabamos de receber resultados desapontantes de um exame médico ou alguma notícia devastadora de um membro da família. Nossas emoções estão uma bagunça! Não sabemos se estamos com raiva, em pânico, com medo, temerosos do futuro... mas sabemos que não podemos continuar em nossa própria força. 

Às vezes essas emoções são mais do que podemos aguentar e afetam outras pessoas. Quando fui primeiramente diagnosticado com câncer, tive medo de ficar cego. Até descarreguei raiva nos meus médicos e enfermeiras. Você já percebeu que medo e raiva são semelhantes? Palavras ásperas são trocadas entre indivíduos que temem traição nos seus relacionamentos. Medo em relação a um exame médico gera raiva quando o câncer é confirmado. Não importa nem se a raiva ou medo é claramente justificado... ainda continua a fermentar. 

Medo destrutivo (preocupação, pânico, suspeição) é causado por antecipação do desconhecido. Todos nós gostamos de estar em controle de nossas circunstâncias, e não é verdade que frequentemente ficamos com mais raiva ainda quando não podemos ter controle? No entanto, quando comparei a minha capacidade humana tão mínima com a capacidade de Deus, o qual é tão onisciente, todo-poderoso e onipresente, entreguei o meu controle a Ele. De repente, o meu medo e a minha raiva diminuíram (Salmo 131:1-2).

Deus Me Ajude – Encontrando uma Vida que Valha a Pena Viver

Quando você clama: "Deus me ajude", você acredita que existe uma vida mais satisfatória mais adiante? Um relacionamento com um Pai Celestial tão dedicado e amoroso muda a sua maneira de enxergar o mundo de uma perspectiva temporária para uma perspectiva eterna (2 Coríntios 4:17-18). O relacionamento que você passa a ter através do conhecimento pessoal do Filho de Deus, Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador o renova mentalmente e fisicamente.

Você não pode mudar o mundo ao seu redor até que o seu próprio mundo seja diferente. Podemos escolher andar em desobediência aos planos de Deus e continuar vivendo em pecado (Romanos 3:23), ou podemos pedir perdão a Deus e agradecer a Jesus Cristo por sacrificar Sua vida como pagamento pelos nossos pecados.

"E a vós outros também, que outrora éreis estranhos e inimigos no entendimento pelas vossas obras malignas, agora, porém, vos reconciliou no corpo da sua carne, mediante a sua morte, para apresentar-vos perante ele santos, inculpáveis e irrepreensíveis" (Colossenses 1:21-22).

Quando aceitamos Jesus como Senhor de nossas vidas, somos nascidos de novo – membros da família de Deus—com a garantia de vida eterna no céu. "Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna" (João 3:16).

Deus Me Ajude – Fazendo a Decisão Certa

Deus quer ajudá-lo (Romanos 5:6-11). Ele o ama tanto que não quer que você passe pelas provas da vida sozinho.

Tudo que você precisa fazer é acreditar. Ore essa oração simples e com sinceridade: "Pai Celestial, acredito que Teu Filho Jesus Cristo morreu na cruz pelos meus pecados e ressuscitou dos mortos. Estou aqui para confessar meus pecados e pedir pelo Teu perdão. Obrigado por me perdoar e me amar. Ajude-me a viver uma vida nova que Te agrada, como uma nova criatura em Cristo Jesus. Dê-me forças para enfrentar as provações da vida, que são mais do que posso aguentar sozinho. Eu preciso de Ti. Em nome de Jesus, amém."

Se você decidiu se tornar um filho de Deus hoje, bem-vindo à família de Deus. Ele nunca vai abandoná-lo. Em Hebreus 13:5, Deus disse: "De maneira alguma te deixarei nunca jamais te abandonarei."

Agora, como uma forma de crescer mais perto dEle, a Bíblia nos manda complementar o nosso compromisso.

Compartilhe com outra pessoa sobre a sua nova fé em Cristo.

Passe tempo com Deus diariamente. Não precisa ser um longo período de tempo. Crie o hábito diário de oração e leitura da Bíblia. Peça a Deus que aumente sua fé e seu conhecimento da Sua Palavra.

Tenha comunhão com outros crentes. Desenvolva uma amizade com um grupo de amigos crentes que possa responder às suas perguntas e apoiá-lo (a).

Encontre uma igreja local onde você possa louvar a Deus.

Obrigado por compartilhar conosco o seu compromisso ao nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. Agora somos todos unidos em uma verdade gloriosa!

Hoje estamos pedindo a todos os Cristãos que chequem seus corações. Por que somos salvos? Por que iremos passar a eternidade com o Senhor no céu?

Quando você morrer, Deus vai lhe receber com uma pergunta bem simples: "Porque devo deixar você entrar no céu?" Enquanto Ele examina o seu coração, qual vai ser a sua resposta?

Por favor pause e considere sua resposta em oração. “Examinai-vos a vós mesmos se realmente estais na fé; provai-vos a vós mesmos. Ou não reconheceis que Jesus Cristo está em vós? Se não é que já estais reprovados.” (2 Coríntios 13:5)...

Se a sua resposta à pergunta de Deus for qualquer coisa que não seja: "Sou salvo pela graça não merecida de Seu Filho, Jesus Cristo, e o que Ele fez por mim na cruz", então talvez você queira reexaminar seu coração e motivos. Se você ainda está trabalhando para comprar sua passagem ao céu, ao invés de confiar no poder purificador do sangue de Cristo, você deve se submeter novamente à verdade libertadora do Evangelho hoje mesmo! 

Lembre-se que salvação é um presente de Deus à humanidade. Nunca poderemos compensar a Deus pelos nossos pecados através de auto-aperfeiçoamento ou boas obras. Só quando confiamos em Jesus Cristo como a oferta de Deus de perdão podemos ser salvos. Vida eterna começa no momento que realmente recebemos a Jesus Cristo em nossas vidas através da fé. 

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.” (Romanos 6:23) 

"Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie." (Efésios 2:8-9) 

"Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo." (Tito 3:5) 

"Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo." (Romanos 5:1) 

"Pois todos vós sois filhos de Deus mediante a fé em Cristo Jesus." (Gálatas 3:26)

Nenhum comentário:

Postar um comentário