Escolha o Idioma

7/15/2015

O Livro de Jeremias para contar às crianças

Livro de Jeremias

Autor
Jeremias 1:1 identifica o profeta Jeremias como o autor do Livro de Jeremias.
Quando foi escrito
O Livro de Jeremias foi escrito entre 630 e 580 AC.
Propósito
O Livro de Jeremias registra as profecias finais sobre Judá, advertindo-lhe sobre a destruição que se aproxima se a nação não se arrepender. Jeremias clama à nação para que se volte a Deus. Ao mesmo tempo, Jeremias reconhece a inevitabilidade da destruição de Judá devido à sua idolatria e imoralidade impenitente.
Versículos-chave
Jeremias 1:5: “Antes que eu te formasse no ventre materno, eu te conheci, e, antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações.”
Jeremias 17:9
“Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?”
Jeremias 29:10-11
“Assim diz o SENHOR: Logo que se cumprirem para a Babilônia setenta anos, atentarei para vós outros e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos para este lugar. Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais.”
Jeremias 52:12-13
“No décimo dia do quinto mês, do ano décimo nono de Nabucodonosor, rei da Babilônia, Nebuzaradã, o chefe da guarda e servidor do rei da Babilônia, veio a Jerusalém. E queimou a Casa do SENHOR e a casa do rei, como também todas as casas de Jerusalém; também entregou às chamas todos os edifícios importantes.”
Resumo
O Livro de Jeremias é essencialmente uma mensagem de julgamento sobre Judá por sua idolatria desenfreada (Jeremias 7:30-34, 16:10-13, 22:9; 32:29; 44:2-3). Após a morte do rei Josias, o último rei justo, a nação de Judá tinha quase completamente abandonado a Deus e Seus mandamentos.
Jeremias compara Judá a uma prostituta (Jeremias 2:20; 3:1-3). Deus havia prometido que julgaria idolatria mais severamente (Levítico 26:31-33, Deuteronômio 28:49-68) e Jeremias estava alertando Judá de que o julgamento de Deus estava próximo.
Deus tinha libertado Judá da destruição em inúmeras ocasiões, mas a Sua misericórdia estava no fim. Jeremias registra o rei Nabucodonosor conquistando e dominando Judá (Jeremias 24:1).
Depois de mais rebelião, Deus trouxe Nabucodonosor e os exércitos da Babilônia de volta para destruir e desolar Judá e Jerusalém (Jeremias capítulo 52). Mesmo no julgamento mais severo, Deus promete a restauração de Judá de volta à terra que Deus tinha lhe dado (Jeremias 29:10).
Prenúncios
Jeremias 23:5-6 apresenta uma profecia da vinda do Messias, Jesus Cristo. O profeta O descreve como um Ramo da casa de Davi (v. 5; Mateus 1), o Rei que iria reinar com sabedoria e justiça (v. 5, Apocalipse 11:15). É Cristo quem vai finalmente ser reconhecido por Israel como seu Messias verdadeiro à medida que Ele oferece salvação aos Seus escolhidos (v. 6, Romanos 11:26).
Aplicação Prática
O profeta Jeremias tinha uma mensagem muito difícil de entregar. Jeremias amava Judá, mas ele amava a Deus muito mais. Por mais doloroso que tenha sido para Jeremias transmitir uma mensagem consistente de julgamento ao seu próprio povo, Jeremias foi obediente ao que Deus lhe disse para fazer e dizer.
Jeremias esperou e orou pela misericórdia de Deus sobre Judá, mas também confiou que Deus era bom, justo e íntegro. Nós também devemos obedecer a Deus, mesmo quando for difícil, reconhecer a vontade de Deus como mais importante do que nossos próprios desejos, e confiar que Deus, em Sua infinita sabedoria e plano perfeito, vai causar o melhor para Seus filhos (Romanos 8:28).
JEREMIAS - UM GRANDE PROFETA DE DEUS
Lição Bíblica
Base Bíblica
II Reis, Jeremias e Lamentações Versículo para memorizar: - “Não digas: Eu sou uma criança; porque, aonde quer que eu te enviar, irás: e tudo quanto te mandar, dirás. Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o Senhor” Jer 1:7-8. Objetivo da Lição: Falar sobre a importância do Chamado de Deus e de confiar no proposito em que formos chamados.
Hoje nós iremos aprender um pouco sobre um profeta de Deus, cuja história de vida está escrita na Bíblia Sagrada, a Palavra de Deus, nos Livros de II Reis e nos livros de Jeremias e Lamentações de Jeremias. O nome Jeremias, do hebraico “Yirmeyahu”, aparentemente significa “O Senhor Estabelece”.
Jeremias cresceu numa época em que Jerusalém passava por um grande avivamento, reinava o Rei Josias e este rei era temente a Deus, trouxe de volta a adoração ao Senhor e os Livros da Lei, a palavra de Deus (conforme relatado no Livro de II Reis -capítulos 22).
Mas, após a morte de Josias, seus filhos que reinaram depois dele, Jeocaz e Joaquim estes esqueceram-se das ordens de Deus e trouxeram idolatria e pecado para os seus reinados. (II Reis 23 e 24) e Deus se desagradou deles e é nesta época difícil que Deus levantou o profeta Jeremias.
Iniciou seu ministério no ano décimo terceiro do reinado de Josias, até a tomada de Jerusalém no reinado de Zedequias. Foram 41 anos sem interrupções, com dificuldades,mas sem desistir.
Jeremias pertencia a uma família rica de Anatote, uma cidade que ficava ao norte de Jereusalem, era filho de Hilquias, porfeta da época do Rei Josias, e quando foi chamado por Deus para ser profeta se achava incapaz, mas Deus, conforme é relatado no primeiro capítulo do Livro de Jeremias, disse para ele enção ficar com medo, por que seria Ele quem colocaria as palavras em sua boca e Deus faria o faria forte.
E disse que o conhecia desde o ventre de sua mãe; que palavras lindas de se ouvir não é mesmo crianças. Deus nos conhece, sabe dos nossos caminhos, o que fazemos, por onde andamos, o que falamos, o que desejamos, o que pensamos, Ele conhece o nosso deitar e o nosso levantar.
No capítulo 16 de Jeremias é relatado seu chamado, e Deus pede até mesmo para que ele não se case e dedique-se exclusivamente a transmitir a Palavra de Deus.
Jeremias era um homem bondoso e amava seu povo, e quando via o povo adorando a ídolos e pecando, ele chorava, por isso [é conhecido também como o Profeta chorão, conforme é relatado em Jeremias 8:18, 9:1 e no capitulo 14), e também encontramos os relatos de suas lamentações e tristezas no Livro de Lamentações de Jeremias.
Jeremias poderia não ter aceitado o chamado de Deus, mas ele preferiu ouvir a voz de Deus e fazer a sua vontade e por isso sempre foi abençoado e protegido por Ele O livro de Jeremias fala sobre o arrependimento, sim sobre a necessidade do povo se arrepender de seus pecados e voltar-se para Deus.
Apesar de todas as dificuldades que Jeremias enfrentou, ele sempre prosseguiu pregando a palavra de Deus, em alguns momentos de sua vida foi preso, o povo de Judá não aceitava a mensagem de Deus e até mesmo foi ameaçado de morte, mas permaneceu fiel a Deus e continuo a falar o que Deus queria que ele falasse e não o que o homem desejava ouvir.
Um dos fatos marcantes foi quando Jeremias foi jogado em um poço; vocês sabem o que é um poço crianças? (Esperar a resposta e explicar se for preciso, a Bíblia nos conta no Livro de Jeremias, capitulo 38, que o Profeta falava a palavra o que Deus mandara e os príncipes do Rei Zedequias não queriam ouvir, e ordenaram que o jogassem em um poço "cisterna", no poço não havia água, mas tinha tanta lama que Jeremias ficou atolado na lama.
Então, Ebede-Meleque ouviu sobre o que acontecera e foi até ao Rei Zedequias contar o que os príncipes fizeram e disse que se o profeta ficasse no poço ele morreria de fome e sede, então o Rei deu ordem a Ebede-meleque para que ele chamasse 30 homens e fosse salvar o profeta, e assim com uma corda salvaram o profeta.
Lembra crianças que quando Deus chamou Jeremias para falar sua palavra Ele prometeu que estaria com ele, e Deus tocou no coração destes homens para ajudar ao profeta e ele foi salvo.
A vida de Jeremias nos deixa como exemplo: - Apesar das dificuldades jamais desistiu de ensinar a Palavra de Deus; - Quando Deus nos chamar devemos obedecer a sua voz, Deus nos capacita para o chamado; - Deus está perto de nós, Ele nos conhece e sabe de nossa necessidade: 'Porventura sou eu Deus de perto, diz o SENHOR, e não também Deus de longe? Esconder-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? diz o SENHOR.
Porventura não encho eu os céus e a terra? diz o SENHOR."(Jeremias 23:23-24); - Não devemos jamais nos acostumar com o pecado; - Deus deseja que nós compartilhemos com os outros da Sua palavra; - Nada é impossível para Deus; - A Palavra de Deus é poderosa; - Deus é Fiel: "Certamente em vão se confia nos outeiros e na multidão das montanhas; deveras no SENHOR nosso Deus está a salvação de Israel."
Jeremias 3:23 - Deus quer ser conhecido de nós. "Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei." Jeremias 29:11-14 Deus vos abençoe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário