A avaliação cognitiva pode ser iniciada com testes de rastreio, como o
mini-exame do estado mental (Minimental – MEEM) (Folstein et al, 1975), devendo
ser complementada por testes que avaliam diferentes componentes do
funcionamento cognitivo. Para esta finalidade, podem ser empregados testes
breves, de fácil e rápida aplicação pelo clínico, como os de memória, os de
fluência verbal e o desenho do relógio. Estes testes permitem distinguir o
paciente demente do não-demente, mas não são eficazes para fazer o diagnóstico
diferencial entre Alzheimer e outros tipos de demência
Escalas de avaliação cognitiva
Mini Exame do Estado Mental – As escalas utilizadas nesse estudo são
amplamente utilizadas em pesquisas. O Mini Exame do Estado Mental é um
instrumento utilizado para triagem e avaliação da evolução dos distúrbios
cognitivos, com pontuação variando de 0 a 30. As notas de corte dependem do grau
de escolaridade, sendo considerados anormais, geralmente, escores menores que
24.
Camcog – O Camcog, uma entrevista estruturada baseada na seção cognitiva do
Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly, permite a
verificação de déficits cognitivos em diferentes domínios (orientação,
linguagem, memória, atenção, concentração, praxia, percepção e pensamento
abstrato). A pontuação varia de 0 a 107. É descrita nota de corte de 79/80,
sendo valores menores indicativos de pior desempenho.
Escala de Pfeffer – A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a
funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades
instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais
pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de
prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
Inventário Neuropsiquiátrico – O Inventário Neuropsiquiátrico é um
questionário de 12 itens que possibilita determinar a presença de sintomas
neuropsiquiátricos e comportamentais, sua freqüência e intensidade. A
pontuação, de 0 a 144, é calculada pela multiplicação da freqüência pela
intensidade dos sintomas (delírios, alucinações, agitação psicomotora,
depressão, ansiedade, euforia, apatia, desinibição, irritabilidade,
comportamento motor aberrante, comportamentos noturnos e alterações
alimentares). Quanto maior a pontuação, maior a intensidade e freqüência dos
mesmos.
Burden Interview – A Burden Interview é uma entrevista de 22 perguntas que avalia o
impacto de doenças mentais e físicas nos cuidadores informais. Varia de 0 a 88.
Maior pontuação indica aumento na sobrecarga.
MINI-MENTAL DE FOLSTEIN (1975)
1. Orientação Temporal (5): Ano Mês Dia do Mês Dia da Semana Semestre
2. Orientação Espacial (5): Estado Cidade Bairro Local Andar
3. Registro (3):
-Repetir: GELO, LEÃO e PLANTA
4. Atenção e Cálculo (5):
100 - 7 = 93 - 7 = 86 - 7 = 79 - 7 = 72 - 7 = 65
MUNDO=ODNUM
5. Memória de Evocação (3):
-Quais os três objetos perguntados anteriormente?
6: Nomear dois objetos: relógio e caneta (0 a 2)
7: Repetir: "NEM AQUI, NEM ALI, NEM LÁ"
8: Comando de estágios: "Apanhe esta folha de papel com a mão
direita, dobre-a ao meio e coloque-a no chão"
9: Escrever uma frase completa
10: Copiar diagrama em anexo
11: Ler e executar
|
Fluência verbal
O teste de fluência verbal também é extremamente simples e avalia a
memória semântica (conhecimento geral sobre o mundo, dos fatos, das palavras,
sem relação com o momento do seu aprendizado). Consiste na avaliação de
categorias semânticas pré-definidas, como por exemplo, animais e frutas.
Solicita-se ao paciente que enumere o máximo de animais ("bichos") e
frutas em 1 minuto cronometrado. A pontuação mínima obtida por idosos com oito
anos ou mais de escolaridade e analfabetos é, respectivamente, 13 e 9.
"Você deve falar todos os nomes de animais que se lembrar, no menor
tempo possível. Qualquer animal vale: insetos, pássaros, peixes e animais de
quatro patas. Quantos mais você falar, melhor. Pode começar". (Considere
"boi e vaca" como dois animais, mas "gato e gata" como um
só. Se disser, passarinho, cobra, lagarto" conte como três animais; se
disser "passarinho, canário e peixe", conte como dois. Ou seja: a
classe vale como nome se não houver outros nomes da mesma classe).
Anote o número de animais lembrados em 1 minuto: __
Teste de reconhecimento de figuras
A maioria dos indivíduos normais nomeia adequadamente pelo menos 9 de 10
figuras, lembra-se de 5 ou mais figuras no teste de memória incidental e de
pelo menos 6 no primeiro teste de memória imediata; no teste de memória tardia
(após cinco minutos), indivíduos normais recordam-se de pelo menos 5 figuras;
indivíduos normais usualmente reconhecem 9 das figuras previamente vistas entre
20.
Percepção Visual e Nomeação
Mostre a folha contendo as 10 figuras e pergunte: "que figuras são
estas?"
Percepção visual correta: ( )
Nomeação correta: ( )
Memória Incidental (MI) ( )
Esconda as figuras e pergunte: "que figuras eu acabei de lhe
mostrar?"
Memória Imediata (MI1)
Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo: "Olhe bem
e procure memorizar esta figuras" (Se houver déficit visual importante,
peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos
lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes.)
Memória Imediata 2 (MI2) ( )
Teste do relógio
O Teste do Relógio também faz parte da triagem cognitiva pela sua
simplicidade. Avalia melhor a função visuo-espacial e a função executiva, mas
sofre influência de todas as funções cognitivas. Outra grande vantagem é a
menor influência do grau de alfabetização na realização do teste, aumentando a
fidedignidade do teste em pacientes com baixo nível de escolaridade. É um teste
eminentemente qualitativo e, portanto, não necessita de score.
Consiste em solicitar ao paciente desenhar os números do relógio,
marcando determinada hora (11:10), sem mencionar a necessidade de ponteiros. O
círculo pode ou não ser oferecido previamente. O teste é considerado completo
quando o paciente desenha todos os números do relógio, espacialmente bem
distribuídos, e os ponteiros marcando 11:10. O teste não é cronometrado e pode
ser repetido quantas vezes forem necessárias.
"Este círculo é um relógio. Desenhe todos números marcando 11 horas
e 10 minutos."
Interpretação
do teste segundo Shulman:
0 Inabilidade absoluta de representar o relógio;
1 O desenho tem algo a ver com o relógio mas com desorganização
visuo-espacial grave;
2 Desorganização visuo-espacial moderada que leva a uma marcação
de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando,
números repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso;
3 Distribuição visuo-espacial correta com marcação errada da
hora;
4 Pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos;
5 Relógio perfeito;
|
Índice de Pfeffer
Avaliação das Atividades de Vida Diária, segundo Pfeffer
|
||||||
0.
Normal
0. Nunca o fez, mas poderia fazê-lo
1. Faz, com dificuldade 1. Nunca o fez e agora teria dificuldade
2. Necessita de ajuda
3. Não é capaz
|
||||||
0
|
1
|
2
|
3
|
0
|
1
|
|
Ele (Ela) é capaz de preparar uma comida?
|
||||||
Ele (Ela) manuseia seu próprio dinheiro?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de manusear seus próprios
remédios?
|
||||||
Ele (Ela)é capaz de comprar roupas, comida,
coisas para casa sozinho?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de esquentar a água para o café
e apagar o fogo?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de manter-se em dia com as
atualidades, com os acontecimentos da comunidade ou da vizinhança?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de prestar atenção, entender e
discutir um programa de rádio ou televisão, um jornal ou uma revista?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de lembrar-se de compromissos,
acontecimentos, familiares, feriados?
|
||||||
Ele (Ela) é capaz de passear pela vizinhança e
encontrar o caminho de volta para casa?
|
||||||
Ele (Ela) é pode ser deixado (a) em casa sozinho
(a) de forma segura?
0. Normal 0. Nunca ficou, mas poderia ficar agora
1. Sim, com
precauções 1. Nunca ficou e agora teria
dificuldade
2. Sim, por curtos períodos
3. Não poderia
|
||||||
PONTUAÇÃO
|
Teste de lista de palavras do CERAD (MORRIS et al, 1989; BERTOLUCCI et al, 1998)
Lista de Palavras para Fixação e Recordação
|
|||||
1a tentativa
|
Ordem
|
2a tentativa
|
Ordem
|
3a tentativa
|
Ordem
|
Manteiga
|
Praia
|
Cabana
|
|||
Braço
|
Braço
|
Bilhete
|
|||
Praia
|
Cabana
|
Poste
|
|||
Carta
|
Manteiga
|
Rainha
|
|||
Rainha
|
Poste
|
Motor
|
|||
Cabana
|
Motor
|
Carta
|
|||
Poste
|
Erva
|
Erva
|
|||
Bilhete
|
Rainha
|
Braço
|
|||
Erva
|
Bilhete
|
Manteiga
|
|||
Motor
|
Carta
|
Praia
|
|||
PONTUAÇÃO
|
Evocação de 5 minutos
|
|
Ordem
|
|
Manteiga
|
|
Braço
|
|
Praia
|
|
Carta
|
|
Rainha
|
|
Cabana
|
|
Poste
|
|
Bilhete
|
|
Erva
|
|
Motor
|
|
PONTUAÇÃO
|