A avaliação cognitiva pode ser iniciada com testes de rastreio, como o mini-exame do estado mental (Minimental – MEEM) (Folstein et al, 1975), devendo ser complementada por testes que avaliam diferentes componentes do funcionamento cognitivo. Para esta finalidade, podem ser empregados testes breves, de fácil e rápida aplicação pelo clínico, como os de memória, os de fluência verbal e o desenho do relógio. Estes testes permitem distinguir o paciente demente do não-demente, mas não são eficazes para fazer o diagnóstico diferencial entre Alzheimer e outros tipos de demência
Escalas de avaliação cognitiva
Miniexame do Estado Mental – As escalas utilizadas nesse estudo são amplamente utilizadas em pesquisas. O Miniexame do Estado Mental é um instrumento utilizado para triagem e avaliação da evolução dos distúrbios cognitivos, com pontuação variando de 0 a 30. As notas de corte dependem do grau de escolaridade, sendo considerados anormais, geralmente, escores menores que 24.
Camcog – O Camcog, uma entrevista estruturada baseada na seção cognitiva do Cambridge Examination for Mental Disorders of the Elderly, permite a verificação de déficits cognitivos em diferentes domínios (orientação, linguagem, memória, atenção, concentração, praxia, percepção e pensamento abstrato). A pontuação varia de 0 a 107. É descrita nota de corte de 79/80, sendo valores menores indicativos de pior desempenho.
Escala de Pfeffer – A escala de Pfeffer, composta por dez itens, evidencia a funcionalidade através do grau de independência para realização das atividades instrumentais de vida diária. O escore mínimo é 0 e o máximo é 30. Quanto mais pontos, maior é a dependência do paciente, sendo considerada a presença de prejuízo funcional a partir de um escore de 3.
Inventário Neuropsiquiátrico – O Inventário Neuropsiquiátrico é um questionário de 12 itens que possibilita determinar a presença de sintomas neuropsiquiátricos e comportamentais, sua freqüência e intensidade. A pontuação, de 0 a 144, é calculada pela multiplicação da freqüência pela intensidade dos sintomas (delírios, alucinações, agitação psicomotora, depressão, ansiedade, euforia, apatia, desinibição, irritabilidade, comportamento motor aberrante, comportamentos noturnos e alterações alimentares). Quanto maior a pontuação, maior a intensidade e freqüência dos mesmos.
Burden Interview – A Burden Interview é uma entrevista de 22 perguntas que avalia o impacto de doenças mentais e físicas nos cuidadores informais. Varia de 0 a 88. Maior pontuação indica aumento na sobrecarga.
MINI-MENTAL DE FOLSTEIN (1975) 1. Orientação Temporal (5): Ano Mês Dia do Mês Dia da Semana Semestre 2. Orientação Espacial (5): Estado Cidade Bairro Local Andar 3. Registro (3): -Repetir: GELO, LEÃO e PLANTA 4. Atenção e Cálculo (5): 100 - 7 = 93 - 7 = 86 - 7 = 79 - 7 = 72 - 7 = 65 MUNDO=ODNUM 5. Memória de Evocação (3): -Quais os três objetos perguntados anteriormente? 6: Nomear dois objetos: relógio e caneta (0 a 2) 7: Repetir: "NEM AQUI, NEM ALI, NEM LÁ" 8: Comando de estágios: "Apanhe esta folha de papel com a mão direita, dobre-a ao meio e coloque-a no chão" ( 0 a 3 ) 9: Escrever uma frase completa ( 0 a 1 ) 10: Copiar diagrama em anexo ( 0 a 1 ) 11: Ler e executar ( 0 a 1 ) |
FLUÊNCIA VERBAL
O teste de fluência verbal também é extremamente simples e avalia a memória semântica (conhecimento geral sobre o mundo, dos fatos, das palavras, sem relação com o momento do seu aprendizado). Consiste na avaliação de categorias semânticas pré-definidas, como por exemplo animais e frutas. Solicita-se ao paciente que enumere o máximo de animais ("bichos") e frutas em 1 minuto cronometrado. A pontuação mínima obtida por idosos com 8 anos ou mais de escolaridade e analfabetos é, respectivamente, 13 e 9.
"Você deve falar todos os nomes de animais que se lembrar, no menor tempo possível. Qualquer animal vale: insetos, pássaros, peixes e animais de quatro patas. Quantos mais você falar, melhor. Pode começar". (Considere "boi e vaca" como dois animais mas "gato e gata" como um só. Se disser passarinho, cobra, lagarto" conte como três animais; se disser "passarinho, canário e peixe", conte como dois. Ou seja: a classe vale como nome se não houver outros nomes da mesma classe).
Anote o número de animais lembrados em 1 minuto: __
TESTE DE RECONHECIMENTO DE FIGURAS
A maioria dos indivíduos normais nomeia adequadamente pelo menos 9 das 10 figuras, lembra-se de 5 ou mais figuras no teste de memória incidental e de pelo menos 6 no primeiro teste de memória imediata; no teste de memória tardia (após cinco minutos), indivíduos normais recordam-se de pelo menos 5 figuras; indivíduos normais usualmente reconhecem 9 das figuras previamente vistas entre as 20.
Percepção Visual e Nomeação
Mostre a folha contendo as 10 figuras e pergunte: "que figuras são estas?"
Percepção visual correta: ( )
Nomeação correta: ( )
Memória Incidental (MI) ( )
Esconda as figuras e pergunte: "que figuras eu acabei de lhe mostrar?"
Memória Imediata (MI1)
Mostre as figuras novamente durante 30 segundos dizendo: "Olhe bem e procure memorizar esta figuras" (Se houver déficit visual importante, peça que memorize as palavras que você vai dizer; diga os nomes dos objetos lentamente, um nome/segundo; fale a série toda duas vezes.)
Memória Imediata 2 (MI2) ( )
TESTE DO RELÓGIO
O Teste do Relógio também faz parte da triagem cognitiva pela sua simplicidade. Avalia melhor a função visuo-espacial e a função executiva, mas sofre influência de todas as funções cognitivas. Outra grande vantagem é a menor influência do grau de alfabetização na realização do teste, aumentando a fidedignidade do teste em pacientes com baixo nível de escolaridade. É um teste eminentemente qualitativo e, portanto, não necessita de score, apesar de alguns autores.
Consiste em solicitar ao paciente desenhar os números do relógio, marcando determinada hora (11:10), sem mencionar a necessidade de ponteiros. O círculo pode ou não ser oferecido previamente. O teste é considerado completo quando o paciente desenha todos os números do relógio, espacialmente bem distribuídos, e os ponteiros marcando 11:10. O teste não é cronometrado e pode ser repetido quantas vezes forem necessárias.
"Este círculo é um relógio. Desenhe todos números marcando 11 horas e 10 minutos."
Interpretação do teste segundo Shulman: 0 Inabilidade absoluta de representar o relógio; 1 O desenho tem algo a ver com o relógio mas com desorganização visuo-espacial grave; 2 Desorganização visuo-espacial moderada que leva a uma marcação de hora incorreta, perseveração, confusão esquerda-direita, números faltando, números repetidos, sem ponteiros, com ponteiros em excesso; 3 Distribuição visuo-espacial correta com marcação errada da hora; 4 Pequenos erros espaciais com dígitos e hora corretos; 5 Relógio perfeito; |
ÍNDICE DE PFEFFER
Avaliação das Atividades de Vida Diária, segundo Pfeffer | ||||||
0. Normal 0. Nunca o fez, mas poderia fazê-lo 1. Faz, com dificuldade 1. Nunca o fez e agora teria dificuldade 2. Necessita de ajuda 3. Não é capaz | ||||||
0 | 1 | 2 | 3 | 0 | 1 | |
Ele (Ela) é capaz de preparar uma comida? | ||||||
Ele (Ela) manuseia seu próprio dinheiro? | ||||||
Ele (Ela)é capaz de comprar roupas, comida, coisas para casa sozinho? | ||||||
Ele (Ela) é capaz de esquentar a água para o café e apagar o fogo? | ||||||
Ele (Ela) é capaz de manter-se em dia com as atualidades, com os acontecimentos da comunidade ou da vizinhança? | ||||||
Ele (Ela) é capaz de prestar atenção, entender e discutir um programa de rádio ou televisão, um jornal ou uma revista? | ||||||
Ele (Ela) é capaz de lembrar-se de compromissos, acontecimentos, familiares, feriados? | ||||||
Ele (Ela) é capaz de passear pela vizinhança e encontrar o caminho de volta para casa? | ||||||
Ele (Ela) é pode ser deixado (a) em casa sozinho (a) de forma segura? 0. Normal 0. Nunca ficou, mas poderia ficar agora 1. Sim, com precauções 1. Nunca ficou e agora teria dificuldade 2. Sim, por curtos períodos 3. Não poderia | ||||||
PONTUAÇÃO |
TESTE DE LISTA DE PALAVRAS DO CERAD (MORRIS et al, 1989; BERTOLUCCI et al, 1998)
Lista de Palavras para Fixação e Recordação | |||||
1a tentativa | Ordem | 2a tentativa | Ordem | 3a tentativa | Ordem |
Manteiga | Praia | Cabana | |||
Braço | Braço | Bilhete | |||
Praia | Cabana | Poste | |||
Carta | Manteiga | Rainha | |||
Rainha | Poste | Motor | |||
Cabana | Motor | Carta | |||
Poste | Erva | Erva | |||
Bilhete | Rainha | Braço | |||
Erva | Bilhete | Manteiga | |||
Motor | Carta | Praia | |||
Score |
Evocação de 5 minutos | |
Ordem | |
Manteiga | |
Braço | |
Praia | |
Carta | |
Rainha | |
Cabana | |
Poste | |
Bilhete | |
Erva | |
Motor | |
SCORE |
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