Escolha o Idioma

8/04/2011

Recaída e síndrome de abstinência

SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA

Síndrome abstinência aguda -SAA sintomas físicos/psicológicos/sociais provocados pela falta da droga, ocorre de 3 a 10 dias do último uso.
Síndrome abstinência demorada - SAD sintomas baseados na sobriedade, ocorre em meses ou anos: - mente confusa, problema de memória, reação emocional exagerada ou apatia, distúrbio do sono ou alteração, problemas de coordenação motora, sensibilidade ao stress.

A severidade da SAD depende da disfunção cerebral e da quantidade de stress experimentado. Os danos causados são reversíveis se houver tratamento adequado. A SAD é que torna a presença da disfunção cerebral, exemplo de 75 a 95% em alcoólatras. Pesquisas recente mostram que os sintomas da SAD estão ligados aos danos causados ao cérebro, devido ao abuso de drogas e podem causar a recaída em muitos casos.

EQUAÇÃO DAS DROGAS E DOS COMPORTAMENTOS

DOR mais DROGA OU COMPORTAMENTO COMPULSIVO é igual a ALIVIO IMEDIATO mais DOR FUTURA

Comportamentos compulsivos

A recuperação parcial começa quando o DQ depara com uma tarefa, acha que não vai conseguir realizar [ponto de bloqueio] a conseqüência é de uma sobriedade com baixa qualidade. Em vez de procurar ajuda, começa a negar o problema. A negação bloqueia a percepção de que algo está errado. O bloqueio produz stress e a negação aumenta o stress. Aumentando o stress desenvolve-se os sintomas da SAD e começa a piorar. Quando o stress aumenta a pessoa sente-se compelida a fazer algo para aliviar a ansiedade e a compulsão. Adotando comportamentos compulsivos que temporariamente aliviam o stress.

Tarefa + bloqueio = stress + negação = stress aumentado + ansiedade = comportamento compulsivo.

Comportamentos que produzem problema a longo prazo em troca do alívio imediato/momentâneo. São ações que produzem intensa excitação/liberação, seguidos pôr dor e desconfortos duradouros. Tem em comum com as drogas, o fato de produzir os efeitos e as desejadas mudanças de humor positivo no dependente que as procuram; e são os seguintes comportamentos:

- comportamentos internos - pensar, imaginar, sentir
- comportamentos externos - trabalhar, jogar, sexo, comprar e etc.

O desenvolvimento dos comportamentos aditivos acontece na tentativa de compensar a ausência das drogas. Exemplo - trocar droga pôr sexo ou pôr comida ou pôr trabalho.O processo de recaída significa a substituição de uma droga pela outra droga ou pôr um comportamento compulsivo.Quando uma droga ou comportamento compulsivo não mais satisfaz o DQ, ele volta a usar sua droga de escolha.

O papel das drogas substituvas na recaída

Uma vez que a pessoa se torna dependente a um tipo de droga, existe uma tendência para transferir esta dependência para outras drogas alteradoras do humor, principalmente se esta droga é similar a droga original, este processo se chama dependência cruzada.

O papel das outras drogas

Mudar de uma droga para outra não é recuperação total.Se o DQ acha que pode usar com segurança grandes quantidades de nicotina, cafeína, fumar maconha, pílula e "desde que não seja droga pesada" corre o grande risco de desenvolver uma segunda drogadição/dependência. A medida em que se tornou conhecida à relação entre o uso da cafeína/ nicotina/refrigerantes versus a recaída, expandiu-se o conceito de drogas alteradoras de humor. Produtos que eram considerados sem perigo para a recuperação, levam a ativação do processo de recaída e a pessoa começa a perder o controle. Neste ponto reativa o programa de recuperação e a vida é estabilizada/recupera-se até deparar ou encontrar um bloqueio novamente. Essa pessoa pode ficar presa nesta estrutura/processo de recuperação parcial pôr toda a vida, que é a equação das drogas/comportamentos. :

DOR mais DROGA OU COMPORTAMENTO COMPULSIVO igual ALÍVIO IMEDIATO mais DOR FUTURA

RECAÍDA

Após aparente recuperação retorna ao estado anterior de doença ou mal viver. Na dependência que é uma doença crônica/incurável o perigo de recair está sempre presente. O custo da recaída é alto, muitos recaídos podem morrer.

Mitos da recaída

- recair é voltar a beber ou usar droga
- recaída acontece de repente e sem sinais e sintomas de aviso
- recaída acontece porque a pessoa precisa sofrer mais, precisa chegar ao fundo do poço
- recaída acontece porque a pessoa é constitucionalmente incapaz de recuperar-se
- existe um erro grande em que a pessoa está recuperada/sarada por dependência química, quando parar de beber/usar e/ou sair do tratamento
- dependente ou familiar tem facilidade em esconder e/ou eliminar o lado ruim da drogadição e somente lembrar do lado bom, e vai agir "eu sou normal, posso usar" ·

Fases com os sintomas/sinais

- completaram um tratamento/programa de reabilitação de 30/60 dias
- reconheceram que são pessoas em recuperação e que não podem usar álcool e outras drogas
- conscientes que precisam participar de AA/NA e aconselhamento profissional
- voltam a usar o químico apesar de seu compromisso de permanecer sóbrio.

Disfunção interna

Não consegue funcionar normalmente, os sintomas:
- dificuldade em pensar com clareza, em lidar com sentimentos/emoções, em lembrar das coisas, em lidar com stress, dificuldade para dormir, dificuldade de coordenação motora e acidentes, vergonha, culpa e desespero

Retorno à negação

Incapaz de reconhecer e conversar honestamente com os outros do que está pensando e sentindo, os sintomas:
- apreensão sobre seu bem estar, negação da preocupação

Impedimento e comportamento defensivo

Não quer pensar sobre o que causa desconforto e dor e evita tudo o que o leve a olhar para consigo, os sintomas:
-acreditando que nunca mais vai beber, preocupação com os outros, em vez consigo, ficar na defensiva, comportamento compulsivo, comportamento impulsivo, tendência à solidão/isolamento

Construindo a crise

Aumentam os problemas causados pela negação/negligência/isolamento ao programa de recuperação, os sintomas:
- visão de túnel, depressão. Primeira perda dos planos realistas de vida, planos começa a fracassar

Imobilização

incapaz de agir, controlado pela vida, em vez de controla-la, sintomas:
- devaneios inúteis e ansiedade, sentimentos que nada pode ser resolvido, desejo imaturo de ser feliz .

Confusão e reação exagerada

-perturbados e irritados, os sintomas:
- períodos de confusão, irritação com os amigos, irritação com facilidade

Depressão

Deprimido, sem condições de manter a rotina normal, os sintomas:
- hábitos irregulares de alimentação, sem condições de agir, hábitos irregulares de dormir, perda progressiva da estrutura diária, períodos de profunda depressão primária

Perda de controle do comportamento

Incapaz de controlar ou regular o comportamento pessoal e a rotina diária, os sintomas:
- participação irregular no tratamento, desenvolver uma atitude de não me importo, rejeição total de ajuda, insatisfação com a vida, sentimentos de impotência e desespero.

Reconhecimento da perda de controle

Quebram a negação, os sintomas:
- autopiedade, pensamento de beber socialmente, mentiras conscientes, perda completa do poder de lidar com a vida.

Redução de opções

Preso na dor e na incapacidade de lidar com a vida, os sintomas:
- ressentimentos sem razão, interrompe todo o tratamento e freqüência em AA/NA, vencido pela solidão, frustração, raiva e tensão, perda do controle do comportamento.

Volta ao uso

Com colapso físico ou emocional, os sintomas:
- começa a usar controlado, vergonha/culpa: fiz algo de errado, sou uma pessoa defeituosa, perda do controle, problemas com a vida e a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário