Escolha o Idioma

8/10/2011

Escala de Auto-estima de Rosenberg

Questão
Resposta
Pontos¹
Como você avalia estas questões:


a) De uma forma geral (apesar de tudo), estou satisfeito(a) comigo mesmo(a).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


b) Às vezes, eu acho que eu não sirvo para nada (desqualificado(a) ou inferior em relação aos outros).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente



c) Eu sinto que eu tenho um tanto (um número) de boas qualidades.
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


d) Eu sou capaz de fazer coisas tão bem quanto a maioria das outras pessoas (desde que me ensinadas).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


e) Não sinto satisfação nas coisas que realizei. Eu sinto que não tenho muito do que me orgulhar.
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


f) Às vezes, eu realmente me sinto inútil (incapaz de fazer as coisas).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


g) Eu sinto que sou uma pessoa de valor, pelo menos num plano igual (num mesmo nível) às outras pessoas.
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


h) Não me dou o devido valor. Gostaria de ter mais respeito por mim mesmo(a).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


i) Quase sempre eu estou inclinado(a) a achar que sou um(a) fracassado(a).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


j) Eu tenho uma atitude positiva (pensamentos, atos e sentimentos positivos) em relação a mim mesmo(a).
1- concordo plenamente
2- concordo
3- discordo
4- discordo plenamente


Comentários



¹ Trata-se de uma escala de 4 pontos do tipo Likert (1=concordo plenamente, 2=concordo, 3=discordo, 4=discordo plenamente), contendo 10 itens. Desse total de itens, 5 avaliam sentimentos positivos do indivíduo sobre si mesmo. Para a pontuação das respostas, os 5 itens que expressam sentimentos positivos têm valores invertidos e, então, soma-se esses valores aos dos outros 5 itens, totalizando um valor único para a escala, correspondente às respostas dos 10 itens. O intervalo possível dessa escala é de 10 (10 itens multiplicados por valor 1) a 40 (10 itens multiplicados por valor 4).

Nenhum comentário:

Postar um comentário