Compreensão Geral
Lidar com depressão começa com um entendimento de padrões e sintomas. Depressão é descrita como um estado emocional anormal caracterizado por sentimentos de tristeza, desespero e desencorajamento. Sinais e sintomas clássicos de depressão incluem:
- Perda de interesse ou satisfação em atividades normais
- Mudança em padrões de sono
- Mudança em hábitos alimentares
- Um humor muito triste e deprimido
- Dificuldade de concentração
- Mudanças no nível de atividade
- Sentimentos de culpa e falta de valor
- Falta de energia
- Pensamentos de suicídio
Deve-se dar atenção a sintomas que duram mais de duas semanas.
Uma História Pessoal
Lidar com depressão não era uma opção por que eu estava ignorando o problema. Apesar de ter tido sentimentos de falta de valor e de sucesso, eu não considerava isso uma depressão. Eu também chorava muito. Sempre fui muito emocional e capaz de chorar durante uma propaganda emocionante, então os sintomas não me preocupavam. No entanto, quando comecei a ter pensamentos de suicídio, não pude mais ignorar a depressão.
Parece que depressão carrega consigo uma espécie de estigma. Outras pessoas eram rápidas para me julgar. Por quê? Eu não sabia. Até a Bíblia discute depressão. Elias, o grande operador de milagres, ficou deprimido. O Rei Davi, um homem segundo o coração de Deus, entrou em um grande estado de depressão. Jó, um dos homens mais justos de sua época, entrou em depressão a ponto de suicídio. A Bíblia reconhece o desespero e desencorajamento, então por que nós que sofremos com esse mal tentamos ignorar e escondê-lo?
Recebendo ajuda médica
Finalmente comecei a lidar com a minha depressão e procurei ajuda médica. Meus médicos chamaram a minha situação de Depressão Situacional. Eles explicaram que as situações na minha vida ocorreram tão rapidamente que perdi a minha habilidade de superá-las de uma maneira razoável e fiquei muito desencorajado.
No meu caso, comecei com uma medicação, mas depois de várias semanas, a dosagem dessa medicação aumentou e comecei a tomar um outro remédio.
A Realidade
A realidade é que isso é um problema sério e, em alguns casos, lidar com depressão requer tratamento. Não ignore os sintomas básicos. É um problema que pode ser tratado e há várias opções para isso. Mesmo se você não tiver os sintomas clássicos, mas tem sentimentos duradouros de tristeza, desencorajamento e falta de valor por vários dias consecutivos, procure atenção médica. No entanto, não ignore o fato de que pode haver outras alternativas e causas para sua depressão.
Sinais de Depressão – A Importância
Os sinais de depressão podem ser misteriosos porque geralmente podem ser confundidos com características gerais da natureza humana. Os sintomas de depressão podem incluir comportamento desequilibrado ou características que não são consideradas normais. Esses sintomas são reconhecidos por profissionais, mas há muitas outras indicações que passam por despercebidas.
Se você tem qualquer dúvida ou preocupação sobre os sintomas de depressão, por favor procure ajuda imediatamente para um diagnóstico próprio. Há muitos tipos de desequilíbrio químico que necessitam de tratamento.
Sinais de Depressão – Sinais de Aviso
Os sinais de depressão podem ser difíceis de reconhecer. Amigos, família e conhecidos podem achar que "é só o jeito dele/dela". Eles podem não notar os sinais de advertência mais sérios de depressão.
Cada pessoa é diferente e foi criada por Deus de uma forma especial, então nenhuma lista de sintomas serve para todo mundo. No entanto, encontre a seguir uma lista de sintomas que podem indicar uma possível depressão:
- Cansaço – apesar de dormir o suficiente, ter uma boa dieta e fazer bastante exercício físico, a pessoa ainda pode se sentir exausta regularmente.
- Mudanças de humor – uma pessoa pode estar feliz em um momento e então triste ou irritada logo após.
- Dificuldade de encarar a rotina diária – a rotina de acordar, ir ao trabalho e vir para casa pode não ter qualquer valor. A pessoa que está deprimida pode se sentir como se não fosse importante, que seu trabalho não importa, que a vida não importa. Há um grande sentimento de falta de esperança.
- Depressão geralmente é iniciada por uma tragédia, tal como: a morte de um ente querido, um divórcio, dieta, drogas, álcool, etc.
Sinais de Depressão – Rumo à Cura
Quando vemos sinais de depressão, o que podemos fazer?
- Primeiro, precisamos aceitar o fato. Depressão é um problema real – e sério.
- Segundo, precisamos compreender que não deve haver nenhuma vergonha associada com depressão. Talvez a única vergonha seja ignorar o problema e deixar com que continue afetando a você e aos seus entes queridos.
- Terceiro, reconheça que você não está sozinho. Outras pessoas também têm que enfrentar problemas semelhantes.
- Quarto, procure ajuda quando você perceber que está com sintomas de depressão. Pastores, conselheiros treinados e médicos são capazes de oferecer conselhos que podem ajudar com alguns dos problemas e ansiedades que talvez surjam na vida.
Há um versículo na Bíblia que oferece conselho àqueles que estão batalhando com depressão: "Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças" (Filipenses 4:6). Deus sabe pelo que você está passando e deseja muito que você fale com Ele através de oração. Confissão faz bem à alma.
Deus também oferece proteção aos nossos pensamentos. Quando pensamentos deprimentes passarem pela cabeça, a Bíblia diz: "Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai" (Filipenses 4:8).
Nenhum comentário:
Postar um comentário