O propósito
Aconselhamento conjugal cristão é uma ferramenta para ensinar pessoas em relacionamentos difíceis a compreender a Deus e um ao outro de uma forma melhor. Podemos até pensar assim: "Eu não preciso de aconselhamento. Eu posso resolver meus problemas muito bem." Mas se você está aqui, visitando este site, é bem provável que você iria se beneficiar de uma perspectiva de uma pessoa de fora. Aconselhamento conjugal Cristão pode ajudar você a enxergar o que Deus quer do seu casamento.
Aconselhamento conjugal Cristão geralmente envolve três áreas: 1) problemas ou assuntos em geral, tais como: dificuldades de comunicação, perda de intimidade, etc; 2) problemas pessoais que se desenvolvem ou ocorrem dentro do casamento; 3) perda dos princípios de Deus para o casamento.
A necessidade para o aconselhamento conjugal não pode ser enfatizada o suficiente, até mesmo para os Cristãos, porque vivemos em um mundo que geralmente encoraja a destruição do casamento. Além disso, como Cristãos, nós reconhecemos a presença de um inimigo que anda em derredor, bramando como leão, buscando quais casamentos ele pode tragar (1 Pedro 5:8).
Desde o início, o casamento tem sido uma parte do plano de Deus para a Sua criação, e Satanás é veementemente contra essa preciosa tradição. Se precisamos de evidência de que estamos em apuros, dê uma olhada na taxa de divórcio nos meios Cristãos e não Cristãos.
Aconselhamento Conjugal Cristão – Problemas e dificuldades
O aconselhamento conjugal Cristão tenta se focalizar nos problemas. Se não cuidarmos dos problemas de forma ágil, eles podem piorar e causar grande devastação em um casamento. Apesar de ser normal ter problemas em qualquer casamento, os Cristãos têm como resolvê-los. Encare isso como livrando-se de um vírus antes que ataque nossos corpos. Uma resposta apropriada pode não prevenir esse vírus, mas pode nos ajudar a controlar a tempestade e fortalecer o nosso casamento como resultado.
No casamento, é importante reconhecer e confirmar os problemas cedo. Aconselhamento conjugal dá atenção a esses problemas e ajuda a resolvê-los. Os problemas mais comuns são comunicação ruim, falta de intimidade e união, falar exigente e irritante ou raiva.
A raiz de muitos desses problemas é o orgulho. Geralmente acreditamos que podemos resolver nossos próprios problemas. Isso pode ser muito destruidor para um casamento, principalmente quando um cônjuge reconhece a necessidade e o outro não. A Bíblia nos diz que devemos nos examinar (2 Coríntios 13:5). Esse princípio também se aplica aos nossos casamentos, então se há problemas que precisam de resolução, aconselhamento é uma boa opção diante de Deus.
Quando os cônjuges procuram a Deus e estão abertos a aconselhamento e sabedoria, eles trazem esperança à sua situação e mostram a outras pessoas que Deus pode ajudá-los também.
Eles podem ter problemas em como relacionar-se um com o outro, os quais são um resultado de não saber como interagir, quer seja de forma emocional, intelectual ou física. Outros problemas sérios que podem aparecer são: mentiras, adultério, pornografia, feridas emocionais, condições mentais, etc. Quando não lidamos propriamente com esses problemas, eles representam uma possível ameaça esmagadora ao casamento.
Aconselhamento Conjugal Cristão – Os princípios de Deus no casamento
Aconselhamento conjugal Cristão pode nos ajudar a focalizar em nossas prioridades. É fácil nos distrair e perder contato com o que é realmente importante. Além de nos ajudar a encontrar soluções a problemas e dificuldades, o aconselhamento Cristão pode providenciar técnicas de como construir o relacionamento conjugal. Ao oferecer princípios da Palavra de Deus, um aconselhamento Cristão bom pode ajudar a apagar os "vírus" que afetam e danificam nossos relacionamentos.
Aconselhamento conjugal Cristão pode nos ajudar a lidar com problemas que ameaçam a destruir nossas vidas. Aconselhamento eficaz nos reassegura que Deus se importa conosco e deseja ser a parte central do nosso casamento. Podemos aprender princípios da Palavra de Deus que nos relembram dos propósitos de Deus para maridos e esposas (Efésios 5:21-33; 1 Pedro 3:1-11). Conselheiros cristãos compartilham e encorajam esses preceitos.
Como está o seu casamento? Há um vírus ameaçando dominar o seu casamento? O seu relacionamento precisa de calibragem? Você e o seu cônjuge estão seguindo o padrão Cristão?
Aconselhamento Cristão - As Diferenças
Como regra geral, tanto o aconselhamento cristão quanto o aconselhamento secular compartilham o mesmo desejo de ajudar as pessoas a superar seus problemas, encontrar significado e alegria na vida e tornar-se indivíduos saudáveis e bem ajustados, tanto mentalmente quanto emocionalmente. A maioria dos conselheiros possui pós-graduação e tem passado anos aprendendo o seu ofício.
A palavra "aconselhamento" pode ter significados múltiplos, incluindo oferecer conselhos e encorajamento, compartilhar sabedoria e habilidades, definir objetivos, resolver conflitos, etc. Os conselheiros normalmente sondam o passado (quer o problema tenha acontecido há uma semana ou durante a infância) numa tentativa de reparar o presente. Às vezes eles exploram os possíveis efeitos de desequilíbrios físicos e químicos que podem causar problemas fisiológicos. Uma parte importante do aconselhamento é resolver e restaurar os conflitos entre as pessoas.
Aconselhamento Cristão - A Fundação
O aconselhamento cristão é distinto do aconselhamento secular por se elevar a uma outra dimensão. "Em contraste com os sistemas psicologicamente integrados, o aconselhamento bíblico procura cuidadosamente descobrir as áreas em que um cristão esteja sendo desobediente aos princípios e mandamentos das Escrituras e ajudá-lo a aprender a amorosamente submeter-se à vontade de Deus", relata a Associação Internacional de Conselheiros bíblicos.
Os conselheiros cristãos são capazes de fazer isso porque têm um padrão absoluto pelo qual medem os seus objetivos e avaliam o estilo de vida de seus clientes. Eles veem a Bíblia como a fonte de toda verdade. 2 Timóteo 3:16-17 diz: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."
O conselheiro secular não tem tal padrão, mas em vez disso, eles utilizam as mais recentes descobertas psicológicas ou norma social, as quais mudam com os ventos do tempo. Portanto, um conselheiro secular não tem absolutos com os quais julgar a moral e as escolhas que as pessoas fazem. Os conselheiros cristãos entendem que a Bíblia tem um monte de sabedoria prática sobre a natureza humana, casamento e família, o sofrimento humano e muito mais.
Ao usar conceitos bíblicos de aconselhamento, eles podem instruir as pessoas na forma em que devem se conduzir e responsabilizá-las por suas ações. Salmo 119:24 diz: "Sim, os teus testemunhos são o meu prazer; eles são os meus conselheiros."
Embora os conselheiros cristãos costumem utilizar as habilidades do campo da psicologia e aconselhamento secular, eles reconhecem que a Bíblia, não a psicologia, é a autoridade final. "Seu divino poder nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade, por meio do pleno conhecimento daquele que nos chamou para a sua própria glória e virtude” (2 Pedro 1:3).
A principal estratégia de um conselheiro cristão é ajudar seus clientes a substituir o erro com a verdade bíblica em suas vidas cotidianas. Eles sabem que a verdade, quando conhecida, acreditada e obedecida, liberta as pessoas. Quando as pessoas são libertas, os conselheiros estão cumprindo o seu verdadeiro chamado. "E conhecerão a verdade, e a verdade os libertará" (João 8:32).
Aconselhamento Cristão - Uma história pessoal
Escute o seguinte testemunho de alguém que se beneficiou dos serviços de aconselhamento cristão: "Minha esposa e eu achamos que o aconselhamento cristão é muito valioso. Temos desfrutado de mais de trinta anos de casamento juntos e somos abençoados com três filhos. No entanto, temos precisado de 'realinhamento marital' de vez em quando.
Temos beneficiado da riqueza da sabedoria e bom senso apresentada pelo nosso conselheiro cristão para melhorar o nosso casamento. As ferramentas de aconselhamento que ele oferece têm nos servido bem à medida que continuamos a enfrentar os desafios da vida juntos."
"Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração" (Hebreus 4:12).
Nenhum comentário:
Postar um comentário