Longanimidade é um substantivo feminino da língua portuguesa e define alguém que possui a característica ou qualidade de grandeza de ânimo, uma pessoa que encara com coragem as adversidades a favor de alguém. Este termo está relacionado com o ato de ser bondoso ou generoso.
A paciência extrema para suportar ofensas, injúrias ou os próprios sofrimentos também pode ser um exemplo de longanimidade.
O significado livre da palavra de origem hebraica é "vagaroso em irar-se", ou seja, alguém que demora para entrar em estado de ira, raiva ou rancor. Na versão grega da expressão (makrothymía), o significa literal seria "longura de espírito".
Longanimidade na Bíblia
A longanimidade é uma característica muito defendida na doutrina cristã, através da bíblia, estando presente em diversos versículos e textos religiosos.
A longanimidade é uma virtude de quem é bondoso e generoso, de quem acredita e tem fé em Deus para ajudar a solucionar os seus problemas.
De acordo com os ensinamentos de Deus, registrados na Bíblia, o longânime(pessoa que pratica a "longanimidade de Deus") pode parecer aos olhos dos infiéis um fraco, mas na verdade usa-se do discernimento e sensatez para resolver as adversidades sem usar a força física ou de maneira irracional.
Na realidade, para a doutrina cristã, a falta de longanimidade é uma das grandes responsáveis pela intolerância e violência na humanidade.
Em uma das passagens da Bíblia Sagrada, em Gálatas 5:22, a longanimidade é descrita como um dos frutos do espírito, apesar de algumas traduções mencionarem paciência em vez de longanimidade.
Longanimidade e Benignidade
A longanimidade e a benignidade estão correlacionadas dentro dos ensinamentos de Deus. O ato de ter paciência perante os problemas ou injúrias é característico da longanimidade, enquanto que a benignidade é o ato de fazer o bem, fazer o que é moralmente correto.
É esperado que uma pessoa benigna faça o bem ou ajude o próximo sem pretensões de recompensas em troca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário