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7/14/2015

Livro de Josué para contar às crianças

LIVRO DE JOSUÉ

Js 1 a 12- A conquista do Canaã.

Js1- O Senhor disse a Josué: Meu servo Moisés morreu. Agora Josué, atravesse o Jordão, e tome posse da terra que te dei. Toda terra que pisar será de vocês, e seu território irá do deserto até ao Líbano, do Rio Eufrates até ao grande Mar. Tenha ânimo, seja corajoso, e cumpra a lei que Moisés te deu. Não se afaste dela, e traga-a na ponta da língua. Medite-a dia e noite, e estarei com você. E Josué convocou o povo a se preparar para a partida.

Js2- Os espiões em Jericó.

a) Josué mandou dois espiões a Jericó para olhar a terra e a cidade que iriam invadir, lá se hospedaram na casa da prostituta Raab. O rei soube que havia israelitas na cidade, e pediu a Raab para expulsá-los de sua casa, mas ela disse que eles já haviam ido embora. Então o rei mandou fechar as portas da cidade, e mandou procurá-los pelo caminho do Jordão. Raab ajudou os israelitas fugirem de sua casa, descendo-os no muro por uma corda, pois sua casa era sobre o muro. Os aconselhou a ficarem escondidos, até que a patrulha voltasse.

b) Discurso de Raab.
Raab disse: Eu sei que o Senhor lhes entregou estas terras, e o terror e o desânimo se apoderou do povo, pois ouvimos dizer que o Senhor secou as águas do Mar Vermelho para saírem do Egito. Sabemos como venceram os reis dos amoreus, de Seon e Og, além do Jordão. Quando soubemos desfalecemos, e ninguém mais tem coragem de resistir vocês, porque seu deus é o Deus do céu e da terra.

c) Os espiões prometeram a Raab que poupariam a vida dela e da sua família quando invadissem a cidade. Ela deveria colocar a mesma corda na mesma janela, para não ser atacada.

Js3- Passagem do Jordão.

Partiram de Setim bem cedo, e acamparam às margens do Rio Jordão sem atravessá-lo. Três dias depois, Josué deu ordem de partida. A arca da aliança marchava à frente do povo. Os sacerdotes que a carregavam pisaram na água do rio, e as águas se abriram, então permaneceram ali até que todo povo atravessasse o rio a pé enxuto.

Js4

a) O Senhor ordenou que fizessem um memorial àquele dia usando pedras daquele local do Jordão. Acamparam em Gálgala perto de Jericó, e fizeram o memorial pedido pelo Senhor.
b) Neste dia Josué foi exaltado pelo Senhor, e o povo passou respeitá-lo como a Moisés.

Js5

a) Quando os reis da região souberam que o Senhor secou o rio para os israelitas passarem, perderam a coragem de enfrentá-los.
b) O Senhor mandou fazer facas de pedra, e circuncidar os israelitas que ainda não eram circuncidados. 
c) Celebraram a Páscoa em Gálgala.
d) No dia seguinte à Páscoa parou de cair o MANÁ, e eles começaram a se alimentar dos frutos da terra.
e) Josué teve a visão de um guerreiro, e perguntou quem era ele. Ele respondeu que era chefe do exército do Senhor, então Josué se prostrou para ele. E ele mandou tirar o calçado porque aquele lugar era santo.

Js6

A conquista de Jericó.

A cidade de Jericó era murada. Fecharam suas portas para os israelitas, e o Senhor disse a Josué: Entreguei a cidade a vocês. Durante seis dias dê uma volta entorno da cidade com os homens de guerra seguindo a arca, e sete sacerdotes tocando trombetas. No sétimo dia deem sete voltas, na última volta toquem as trombetas mais forte, e o povo deve gritar, então a muralha cairá. Tomarão a cidade de assalto, e matarão todas as pessoas e animais. E assim foi feito. Josué recomendou que livrassem Raab e sua família, e toda prata, ouro, bronze e ferro seriam consagrados ao Senhor.

Js7

a) Acã da tribo de Judá, pegou objetos dos cananeus para si, desobedecendo às ordens de Deus.
b) Os israelitas atacaram Hai, e foram derrotados. Josué orou, e o Senhor lhe disse que pegaram objetos interditados de Jericó, e ele não os abençoaria enquanto ficassem com os objetos. Josué tirou sorte, e caiu sobre Acã, que confessou, e foi morto.

Js8

a) A conquista Hai. Josué dividiu a tropa em duas, parte se escondeu, e a outra provocou os habitantes de lá, que vieram sobre eles. Eles fugiram perseguidos pelos habitantes. Enquanto isso a outra tropa tomou e incendiou a cidade indefesa.
b) Josué construiu um altar no monte Ebal, ali o povo ofereceu holocaustos e sacrifícios de ação de graças, e Josué leu o livro da lei diante de todos, conforme prescrito por Moisés.

Js9

Sabendo da disposição dos israelitas de conquistar as terras de Canaã, os reis da região se uniram para enfrentá-los, mas o rei de Gabaon foi a Gálgala propor uma aliança a Josué. Usava vestes velhas e remendadas, levava pão e alimentos secos e estragados, vinho em odres rotos, e disse morar num lugar distante. Josué fez aliança com ele. Três dias depois Josué soube que eram vizinhos. Então foi até eles, e os obrigou a fornecer água e lenha para Israel.

Js10

a) Os reis unidos atacaram Gabaon, pois ele se aliou a Israel. Gabaon pediu ajuda a Josué, que partiu com os guerreiros, por ordem do Senhor. Chegando lá derrotou os aliados, e o Senhor enviou uma chuva de granizo sobre os que fugiram, e matou mais gente que na luta. Os reis aliados se esconderam numa caverna em Maceda. Josué mandou que rolassem pedras, e prendessem os reis, depois continuassem a perseguição aos fugitivos para matá-los. Na volta os israelitas se reuniram em Maceda, e Josué enforcou os reis que estavam presos.
b) Josué se deslocou com a tropa para Gabaon, durante a noite, e começou a luta cedo, mas demorava muito. Então pediu ao Senhor, que o sol se detivesse sobre Gabaon e a lua sobre o vale de Ajalon. E assim aconteceu, e Israel venceu os amorreus.
c) Josué conquista também as cidades do sul. E assim conquista as montanhas, as planícies e o deserto, desde Cades, a Gasa e Gosen, porque o Senhor, Deus de Israel, combatia por ele.

Js11

Os reis do norte se uniram para combater Israel. Deus abençoou Josué, que venceu, tomou a capital Asor, e conquistou toda a terra que o Senhor falou a Moisés, do deserto ao sul até o Monte Hermon ao norte. Venceu também o povo gigante Enacim que habitava as montanhas de Judá.

Js12

Relação dos reis vencidos por Moisés, e por Josué.

Js 13 a 24- Divisão da terra entre as tribos de Israel, por sorteio.

Js13- A parte de Rubens, Gad e metade de Manassés foi dada por Moisés, na Transjordânia.

Js14- Caleb recebeu a região de Hebron.

Js15- A parte de Judá. Hebron foi dada a Caleb.

Js16s- A parte de José, tribo de Efraim e meia tribo de Manassés.

Js18

a) Montaram a tenda da reunião em Siló (Santuário único).
b) A parte de Benjamim.

Js19- A parte de Simeão, Zabulon, Issacar, Aser, Neftali e Dã.

Js20

a) Escolha das 6 cidades de refúgio.
b) Lei para as cidades de refúgio.

Js21- Escolha das 48 cidades dos levitas espalhadas entre as tribos.

Js22- Os guerreiros de Rubem, Gad e Manassés voltam para suas terras, levando suas riquezas de despojo. Na passagem do Jordão fizeram um altar. Quando as outras tribos souberam disso, enviaram o sacerdote Finéias e dez príncipes, para repreendê-los. Ao chegar Finéias os repreendeu, mas eles se justificaram dizendo que o altar não era para oferecer sacrifícios, era um testemunho de que as tribos da Transjordânia, adorarão Deus no santuário único (em Siló). E assim convenceram Finéias e os príncipes.

Js23- Discurso de Josué.

Passou o tempo e Israel vivia em paz. Josué convocou as autoridades e disse: O Senhor conquistou para nós as terras que havia prometido. Ela foi repartida, mas alguns pagãos que ainda habitam nelas serão expulsos pelo Senhor, e elas serão nossas de vez. Esforcem-se para obedecer a lei de Moisés, e não se desviem dela. Não se misturem com estes povos que ainda habitam entre nós, e não sigam seus deuses, mas permaneçam unidos no Senhor.

Js24

a) Declaração de fé.
Josué chamou a Siquém líderes de todas as tribos, e relatou uma BREVE HISTÓRIA DE ISRAEL, desde Abraão até a tomada do Canaã. E disse: Temei ao Senhor, sirva-o com retidão, e seja fiel. Escolham hoje, se quer servir o Senhor ou a outros deuses, porque quanto a mim, eu e minha casa serviremos o Senhor. E o povo respondeu: O Senhor é nosso Deus, ele nos tirou da servidão no Egito, operou prodígios, e nos guiou até aqui. Expulsou todas as nações desta terra. Nós também serviremos o Senhor, porque ele é o nosso Deus. Josué disse: Vocês não conseguirão servir o Senhor. Ele é um Deus santo e zeloso, e não perdoará seus pecados e rebeliões. E o povo respondeu: É o Senhor que queremos servir!
b) Morte de Josué.

Dias depois Josué morre com 110 anos, e foi sepultado em suas terras em Efraim. Também sepultaram em Siquém, os ossos de José que trouxeram do Egito. Morreu também Eleazar filho de Aarão, e pai de Finéias.

O LIVRO DE JOSUÉ



Autor: Josué
Tema: A Conquista de Canaã
Data: Século XIV a.C.

O livro de Josué é a continuação do Pentateuco. Relata a travessia do Jordão por Israel, depois da morte de Moisés, para a entrada em Canaã, bem como a conquista e o povoamento de Canaã pelas doze tribos sob a liderança de Josué. A data bíblica aproximada da invasão de Canaã por Israel é 1405 a.C. O livro abrange os 25-30 anos consecutivos da história de Israel, e conta como Deus "deu... a Israel toda a terra que jurara dar a seus pais" (21.43).

Apropriadamente, o livro recebe o nome do seu personagem principal, que se destaca como o líder escolhido por Deus, do começo ao fim do livro. Os antecedentes pessoais de Josué muito contribuíram para que se tornasse o líder da conquista. Josué viveu próximo ao fim da opressão de Israel pelo Egito, e testemunhou as dez pragas que Deus enviou a esse país como castigo, a primeira Páscoa, a travessia milagrosa do mar Vermelho e os sinais (e juízos) sobrenaturais durante as peregrinações de Israel no deserto. 

Serviu a Moisés como comandante militar na batalha contra os amalequitas, pouco depois da saída do Egito (Êx 17.8-16). Somente ele acompanhou Moisés na subida ao monte Sinai, quando Deus deu a Israel os dez mandamentos (Êx 24.12-18). Como auxiliar de Moisés, Josué demonstrava intensa devoção e amor a Deus, e muitas vezes permaneceu na presença do Senhor por um longo período (Êx 33.11). Era um homem que se deleitava na santa presença de Deus. 

Por certo, aprendeu muito com Moisés, seu conselheiro e guia de confiança, a respeito dos caminhos de Deus e das dificuldades na condução do povo. Em Cades-Barnéia, Josué serviu a Moisés como um dos doze espias que observaram a terra de Canaã. Ele, juntamente com Calebe, rejeitou energicamente o relatório da maioria, que retratava a incredulidade do povo (Nm 14). Muitos anos antes de substituir Moisés como líder de Israel, Josué demonstrou ser um homem de fé, visão, coragem, lealdade, obediência inconteste, oração e dedicação a Deus e à sua palavra. Quando foi escolhido para substituir Moisés, já era um homem "em que há o Espírito" (Nm 27.18; Dt 34.9).

A tradição judaica, no Talmude, atribui a Josué a autoria literária do livro. Duas vezes o livro menciona o ato de escrever em conexão com Josué (18.9; 24.26). As evidências internas do livro indicam enfaticamente que o seu autor foi testemunha ocular da conquista (conforme "nos" em 5.6; note-se que Raabe ainda vivia quando o autor escreveu, 6.25). As partes do livro acrescentadas depois da morte de Josué - exemplo, 15.13-17 (conforme Jz 1.9-13); 24.29-33 - foram talvez escritas por um dos "anciãos que ainda viveram muito depois de Josué" (24.31). Josué morreu cerca de 1375 a.C., aos 110 anos de idade (24.29). 

O livro de Josué foi escrito como um registro da fidelidade de Deus, no cumprimento de suas promessas pactuais a Israel, concernentes à terra de Canaã (23.14; conforme Gn 12.6-7). As vitórias da conquista aparecem como os atos libertadores da parte de Deus pró Israel sobre uma decadente cultura cananéia (Dt 9.4). A violência neste livro deve ser enquadrada nesta perspectiva. A arqueologia confirma que o povo cananeu era caracterizado por extrema depravação e crueldade quando Israel ocupou a terra. 

Josué começa onde Deuteronômio termina. Israel estava acampado nas planícies de Moabe (Dt 34.1), diretamente a leste de Jericó e rio Jordão. O livro divide-se em três seções. (1) Seção I (1.1 a 5.15). Descreve a designação de Josué por Deus, como sucessor de Moisés, e os preparativos de Israel para entrar em Canaã (1.1 a 3.13), sua travessia do Jordão (3.14 a 4.24), e suas primeiras atividades na terra consoante o concerto (cap. 5). 

Deus prometeu a Josué: "Todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado" (1.3). (2) Seção II (6.1 a 13.7). Descreve como Israel avançou obedientemente contra cidades-estados bem armadas e com muros fortificados. Deus deu ao seu povo vitórias decisivas no centro de Canaã (6 a 8), no sul (9;10) e no norte (11;12), e assim Israel obteve o controle das terras montanhosas (de norte ao sul) e do Neguebe. A maneira altamente singular da conquista de Jericó demonstrou claramente a Israel quem era o Príncipe da sua salvação (cap. 6). 

A derrota de Israel em Ai revela a imparcialidade do livro e a obediência devotada que Deus requeria da parte de Israel (cap. 7). (3) Seção III (13.8 a 22.34). Descreve a repartição da terra , por Josué, entre as doze tribos; a herança de Calebe; as seis cidades de refúgio; e as quarenta e oito cidades levíticas dentre as tribos. O livro termina com duas mensagens de despedida por Josué (23.1 a 24.28) e um tributo post-mortem a Josué e Eleazer (24.29-33). 

Sete características principais sobressaem neste livro. 

(1) É o primeiro dos livros históricos do Antigo Testamento a descrever a história de Israel como nação na Palestina. 
(2) Oferece muitos aspectos da admirável vida de Josué como o escolhido de Deus para completar a missão de Moisés: estabelecer Israel como o povo do concerto na terra prometida. 
(3) O livro registra vários milagres divinos em favor de Israel, sendo que os dois mais notáveis são a queda de Jericó (cap. 6) e o prolongamento das horas da luz do dia, na batalha em Gibeão (cap. 10).
(4) É o principal dos livros do Antigo Testamento a descrever o conceito da "guerra santa" como missão específica e limitada, prescrita por Deus e inclusa no contexto mais amplo da história da salvação. 
(5) O livro ressalta três grandes verdades no tocante ao relacionamento entre Deus e o seu povo do pacto: (a) sua fidelidade; (b) sua santidade; e (c) a sua salvação. 
(6) O livro ressalta a importância de manter viva a memória dos atos redentores de Deus em favor do seu povo, e de perpetuar esse legado de geração em geração. 
(7) O relato prolongado que o livro registra da transgressão de Acã e do seu subseqüente castigo (cap. 7), juntamente com outras admoestações, advertências e castigos, enfatiza a importância do temor do Senhor no coração do seu povo.

O nome Josué (hb. Yehoshua' ou Yeshua' ) é o equivalente hebraico do nome "Jesus" no Novo Testamento, em grego. Josué, no seu encargo de introduzir Israel na terra prometida, é um tipo ou prefiguração no Antigo Testamento, de Jesus, cuja obra foi levar "muitos filhos à glória" (Hb 2.10; 4.1-13; 2 Co 2.14). Além disso, assim como o primeiro Josué usou a espada do terrível juízo divino na conquista, assim também o segundo Josué a usará na conquista das nações no fim da história (Ap 19.11-16). 


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