Escolha o Idioma

7/16/2015

Evangelho de Marcos para contar às crianças

Evangelho de Marcos

Autor

Embora o Evangelho de Marcos não identifique o seu autor, os pais da igreja primitiva concordam por unanimidade que Marcos foi o autor. Ele era um associado do Apóstolo Pedro e evidentemente o seu filho espiritual (1 Pedro 5:13). 

De Pedro ele recebeu informações de primeira mão dos acontecimentos e ensinamentos do Senhor, e preservou essas informações em forma escrita.

É geralmente aceito que Marcos é o João Marcos do Novo Testamento (Atos 12:12). Sua mãe era uma Cristã rica e proeminente na igreja de Jerusalém e a igreja provavelmente se reunia em sua casa. 

Marcos se juntou a Paulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária, mas não na segunda por causa de um forte desentendimento entre os dois homens (Atos 15:37-38). 
No entanto, perto do final da vida de Paulo ele pediu a Marcos para ficar com ele (2 Timóteo 4:11).

Quando foi escrito

O Evangelho de Marcos foi provavelmente um dos primeiros livros escritos no Novo Testamento, provavelmente em 57-59 dC.

Propósito

Embora Mateus tenha sido escrito principalmente para seus irmãos judeus, o Evangelho de Marcos parece ser direcionado aos crentes romanos, particularmente os gentios. Marcos escreveu como um pastor para os cristãos que já tinham ouvido e acreditado no Evangelho (Romanos 1:8). Ele desejava que eles tivessem uma narrativa biográfica de Jesus Cristo como Servo do Senhor e Salvador do mundo a fim de fortalecer a sua fé diante da perseguição severa e ensinar-lhes o que significava ser Seus discípulos.

Versículos-chave

Marcos 1:11

“Então, foi ouvida uma voz dos céus: Tu és o meu Filho amado, em ti me comprazo.”

Marcos 1:17

“Disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens.”

Marcos 10:14-15

“Jesus, porém, vendo isto, indignou-se e disse-lhes: Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo: Quem não receber o reino de Deus como uma criança de maneira nenhuma entrará nele.”

Marcos 10:45

“Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos.”

Marcos 12:33: “...e que amar a Deus de todo o coração e de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo excede a todos os holocaustos e sacrifícios.”

Marcos 16:6

“Ele, porém, lhes disse: Não vos atemorizeis; buscais a Jesus, o Nazareno, que foi crucificado; ele ressuscitou, não está mais aqui; vede o lugar onde o tinham posto.”

Marcos 16:15

“E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.”

Resumo

Este evangelho é único porque ele enfatiza as ações de Jesus mais do que Seus ensinamentos. É escrito de forma simples, movendo-se rapidamente de um episódio da vida de Cristo para outro. Ele não começa com uma genealogia como em Mateus porque os gentios não estariam interessados em Sua linhagem. 

Após a apresentação de Jesus no Seu batismo, Jesus começou Seu ministério público na Galileia e chamou os primeiros quatro de Seus doze discípulos. O que se segue é o registro da morte, vida e ressurreição de Jesus.

O relato de Marcos não é apenas uma coleção de histórias, mas uma narrativa escrita para revelar que Jesus era o Messias, não só para os judeus, mas para os gentios também. Em uma profissão dinâmica, os discípulos, liderados por Pedro, assumiram a sua fé nEle (Marcos 8:29-30), embora não tenham compreendido plenamente Sua messianidade até depois da Sua ressurreição.

Ao seguirmos Suas viagens pela Galileia, áreas circundantes e então para a Judeia, percebemos quão rápido o ritmo foi estabelecido. Ele tocou a vida de muitas pessoas, mas deixou uma marca indelével em seus discípulos. Na transfiguração (Marcos 9:1-9), Ele deu a três deles uma visualização do Seu retorno futuro em poder e glória, e mais uma vez lhes foi revelado quem Ele era.

No entanto, nos dias que antecederam a Sua última viagem a Jerusalém, vemo-los desnorteados, com medo e duvidando. Quando Jesus foi preso, Ele ficou sozinho depois que todos fugiram. Nas horas seguintes, durante os julgamentos simulados, Jesus proclamou ousadamente que Ele era o Cristo, o Filho do Abençoado e que Ele seria vitorioso em Sua volta (Marcos 14:61-62). 

Os eventos climáticos em torno da crucificação, morte, sepultamento e ressurreição não foram testemunhados pela maioria de Seus discípulos. Entretanto, várias mulheres fiéis testemunharam a Sua paixão. Depois do sábado, no início da manhã do primeiro dia da semana, elas foram ao sepulcro com especiarias de enterro. 

Quando viram que a pedra tinha sido movida, elas entraram no túmulo. Não foi o corpo de Jesus que viram, mas um anjo vestido de branco. A mensagem de alegria que receberam foi: "Ele ressuscitou!" As mulheres foram as primeiras evangelistas por espalharem a boa nova da Sua ressurreição. Esta mesma mensagem tem sido transmitida para todo o mundo nos séculos seguintes até nós hoje.

Conexões:Como o público-alvo de Marcos era os gentios, ele não cita o Antigo Testamento com a mesma frequência que Mateus, o qual escreveu principalmente para os judeus. Ele não começa com uma genealogia para ligar Jesus aos patriarcas judeus, mas começa ao invés com o Seu batismo, o início de Seu ministério terrestre. Mas mesmo aí, Marcos cita uma profecia do Antigo Testamento sobre o mensageiro, João Batista, o qual exortaria o povo para "preparar o caminho para o Senhor" (Marcos 1:3, Isaías 40:3) enquanto aguardavam a vinda do seu Messias.

Jesus faz referência ao Antigo Testamento em várias passagens em Marcos. Em Marcos 7:6, Jesus repreende os fariseus por sua adoração superficial de Deus com os lábios, enquanto seus corações estavam longe dEle, e se refere ao seu próprio profeta, Isaías, para condená-los de sua dureza de coração (Isaías 29:13). 

Jesus se referiu a uma profecia do Antigo Testamento que era para ser cumprida naquela mesma noite, enquanto os discípulos seriam espalhados como ovelhas sem pastor quando Jesus foi preso e condenado à morte (Marcos 14:27; Zacarias 13:7). Jesus referiu-se novamente a Isaías quando purificou o Templo dos cambistas (Marcos 11:15-17, Isaías 56:7, Jeremias 7:11) e então aos Salmos quando Ele explicou que era a pedra angular da nossa fé e da Igreja (Marcos 12:10-11; Salmo 118:22-23).

Aplicação Prática:Marcos apresenta Jesus como o Servo sofredor de Deus (Marcos 10:45) e como Aquele que veio para servir e sacrificar-se por nós, em parte para nos inspirar a fazer o mesmo. Devemos servir como Ele serviu, com a mesma grandeza de humildade e dedicação ao serviço dos outros. 

Jesus exortou-nos a lembrar que para ser grande no reino de Deus, devemos ser o servo de todos (Marcos 10:44). O auto-sacrifício deve transcender a nossa necessidade de reconhecimento ou recompensa, assim como Jesus estava disposto a ser humilhado ao oferecer a Sua vida pelas ovelhas.


Resumo do Evangelho de São Marcos

O Evangelho de São Marcos, em linhas gerais, convida o leitor a caminhar com Jesus desde a Galileia até Jerusalém.

Este caminho é marcado por vários conflitos com as Autoridades Judaicas, pelas dúvidas e incompreensões dos Discípulos, pelo triunfo e pelo fracasso.

A preparação desta peregrinação começa com o Baptismo de Jesus por João Batista. Jesus inaugura o seu Ministério na Galileia onde chama os primeiros discípulos, fazendo deles, pescadores de Homens.

Percorrendo as aldeias e povoados da Galileia, Jesus faz algumas curas mostrando a Sua Autoridade e o Seu poder. As pessoas, ao verem Jesus e tudo o que Ele fazia, O aclamavam como o “Filho de Deus” embora Jesus não quisesse que isso se tornasse público. Uma constante neste caminho é o conflito com as instituições Judaicas pois a Mensagem de Jesus colidia com as Leis e costumes judaicos.

Na Galileia, Jesus continua a fazer variadas curas e milagres, chama os Doze dando-lhes indicações práticas sobre a sua missão.

Mas este caminho não se detém na Galileia, Jesus necessita de chegar ao Seu derradeiro destino, à Sua meta. No caminho com os Discípulos escolhidos por Ele, Jesus ensina-os através dos variados Milagres, e dos diálogos, mas os Discípulos para compreender realmente o que Jesus dizia, necessitavam de viver os acontecimentos que iriam acontecer em Jerusalém.

Jesus, entrando na Cidade Santa de David, é aclamado como o Verdadeiro Messias, como a Única e Verdadeira Esperança para todo o povo.

No entanto, em Jerusalém, a Autoridade da Sua Palavra choca com as Autoridades Judaicas, com o Templo, com o Império Romano. Era a altura da Festa da Páscoa que Jesus celebrou com os Discípulos. E inicia-se toda a Paixão de Jesus. A entrega de Jesus por Judas, os Discípulos que adormecem no Getsémani não compreendendo o que Jesus estaria a passar, Jesus perante o Sinédrio e perante Pilatos.

“O Rei dos Judeus” – esta foi a causa da sua condenação. Um dos momentos centrais de todo o Evangelho é a Morte de Jesus, junto da Sua cruz encontrava-se um Centurião Romano, um Pagão que perante a Morte de Jesus, revela o segredo que Jesus procurou guardar em todo o este caminho ao afirmar que Jesus é verdadeiramente o Filho de Deus.

Após o sepultamento de Jesus, ao chegar o primeiro dia da semana, vemos o verdadeiro triunfo deste caminho: Jesus ressuscita aparecendo a Maria de Magdala, a dois Discípulos e por fim, ao Onze Discípulos. Jesus foi arrebatado ao céu e os Discípulos anunciaram a Palavra e a Vida de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário