Escolha o Idioma

7/30/2015

Estudo revela como cachorros sentem sobre os seus donos


Se você chama o seu cachorro de “filho” e não aguenta quando alguém te critica por isso, leia o que temos a dizer abaixo.  Afinal, isso pode servir de defesa na próxima vez que alguém diz que bicho não é filho! Usando uma máquina de ressonância magnética, diversos cientistas tentaram descobrir como os cachorros enxergavam os seus donos.  Para um cachorro, somos somente quem dá a comida, somos pais ou somos outros cachorros?  Ao colocar os cães dentro de máquinas de ressonância magnética e medir seus pensamentos, seria possível ter uma resposta para essa pergunta.
Suado ou limpinho, o seu cheiro é muito gostoso para o seu cachorro
Resultado de imagem para Suado o seu cheiro seu cachorroUma das provas mais concretas que o seu cachorro é loucamente apaixonado por você vem de um estudo feito pela Emory University, nos Estados Unidos.  O estudo usou o olfato do cachorro, considerado o seu sentido mais poderoso e mais importante, para revelar quais coisas traziam mais prazer ao cachorro. A ideia era apresentar o cachorro com diversas cheiros e medir a reação na parte do cérebro relacionado a experiências positivas para cada cheiro apresentado.
Os cheiros apresentados ao cão eram: o cheiro dele mesmo, de uma pessoa conhecida, de uma pessoa desconhecida, de um cachorro conhecido e de um cachorro desconhecido.  A pessoa que apresentava esses cheiros para o cachorro era desconhecida e não tinha interagido previamente com o cachorro ou com os cheiros.
O estudo revelou que o cachorro consegue diferenciar entre o cheiro da pessoa apresentando e do seu dono no seu cérebro e fica feliz ao cheirar o seu dono, mesmo quando ele não está presente.  Interessantemente, ao ser apresentado ao cheiro do seu dono, a região do cérebro do cachorro relacionada a recompensa ascendia.
De todos os cheiros, ele priorizava o cheiro do seu dono acima de qualquer outro objeto. Os cachorros que participaram desse estudo foram todos criados perto de pessoas, porém eram de raças e idades diferentes, revelando que esse comportamento não é específico a uma raça.
Para eles, somos família.  Para nós, a vida deles pode ser mais importante do que a vida de uma outra pessoa
Para medir o amor que sentimos pelos nossos cães, uma outra pesquisa perguntou para as pessoas se elas salvariam um desconhecido da morte ou os seus cachorros.  O resultado revelou que uma grande parte das pessoas salvariam os seus cachorros, por considerá-los membros da família.
Para alguns, eles são filhos, enquanto para outros são considerados irmãos ou melhores amigos.  De qualquer forma, essa pesquisa aponta pelo fato que não enxergamos o cachorro como um animal somente, mas como um de nós.  Tão forte é esse relacionamento que uma pesquisa revelou que donos não mudam a qualidade da ração de seus cães, mesmo em tempos de crise.  Preferimos usar descontos e cupons do que comprar uma ração de pior qualidade.
Alguns estudos apontam que o cachorro age com o dono da mesma forma que uma criança age com os pais
Um outro estudo feito pela Universidade de Viena revelou que os cachorros olham para os seus donos da mesma forma que uma criança olha para os pais. Ou seja, quando eles estão com fome ou medo, por exemplo, olham para os seus donos para resolver esse problema e lhes dar apoio emocional.  O dono age como uma base segura e permite que o cachorro explore novas situações. Às vezes, ter um cachorro que nos trata como seus pais pode nos fazer agir com eles de uma forma similar que pais agem com os seus filhos.  Isso, adicionado ao fato que a maioria dos cachorros tem uma inteligência similar a de uma criança de dois anos, contribui para eles serem tratados como bebês.
Você acha normal tratar o cachorro como filho?  Comente abaixo.
Cães bocejam somente para quem eles amam
Dois estudos, um realizado pela Universidade de Tóquio e outro pelo site Dognition, revelam que o bocejo é contagioso não somente nas pessoas, mas também em seus cães.  Mais interessante ainda, cães bocejam somente quando observam uma pessoa que eles amam bocejar.
Para nós, bocejar contagiosamente está relacionando a habilidade de respondermos às emoções dos outros.  Se você ver alguém bocejar, por exemplo, provavelmente irá bocejar também.  Aliás, até esse texto pode ser o suficiente para te fazer bocejar.
Esse mesmo comportamento em cachorros pode sugerir que eles estão respondendo aos sentimentos de seus donos. Esses dados apontam que os cães estão observando os seus donos mais do que percebemos.  Aliás, estudos anteriores sugerem que o nível de agressividade na caminhada varia de acordo com a energia do dono e que eles latem para transmitir mensagens específicas aos humanos.
Aprenda a fazer o teste de bocejo e veja se o seu cachorro te ama.
Porque os animais bocejam?
Resultado de imagem para cão bocejandoNinguém ainda descobriu o porquê que alguns animais – incluindo os humanos – bocejam e porque esse comportamento é contagioso.  Bocejar é tão natural que até os bebês bocejam na barriga da mãe antes de nascerem.  E ao ver, ou até somente ler, sobre bocejos os humanos são impulsados a bocejar. Algumas teorias do porquê bocejamos são:


  •  Aumenta a oxigenação
  • Regula a temperatura do cérebro
  • Altera a energia do corpo e da mente
  • Previne o sono, isto é, acorda as pessoas
  • Acalma
  • Estimula partes do cérebro relacionadas à compaixão, comunicação e empatia

Como usar o bocejo para acalmar e se relacionar com o cachorro
Em seu livro Sinais Calmantes, a comportamentalista canina Turid Rugaas explica que cachorros bocejam em diversas situações tensas para se acalmarem, como quando têm uma briga na família ou uma visita ao veterinário.
Esse comportamento foi observado em lobos e também em cães e é visto como uma forma de comunicação não-violenta entre esses animais. Sendo assim, ela recomenda que os donos bocejem em algumas situações para acalmar os seus cães, como por exemplo, quando o cachorro está com medo, estressado, preocupado ou com muita energia.
O estudo pela Universidade de Tóquio aponta para outro motivo que os cachorros bocejam: porque alguém que eles amam acabou de bocejar. A pesquisa revela que cachorros bocejam mais frequentemente quando seus donos bocejam, comparado com desconhecidos.  E os dados médicos dos animais indicam que não houve alteração no batimento cardíaco no momento do bocejo, sugerindo que eles não estavam estressados quando bocejaram. Uma pesquisa conduzida por 250 donos com seus cachorros, no site Dognition, apoia o resultado do estudo e 20% dos animais bocejaram depois de verem o seu dono fazer o mesmo.
E o seu cachorro… boceja quando você boceja?  Deixe os seus comentários abaixo.
Cachorro pode deitar na cama?
Com tanta atenção sendo dada a comportamentos que podem deixar o cachorro “dominante”, muitos donos se perguntam se é uma boa ideia deixar o seu pet dormir na sua cama.  Antes de discutir os problemas comportamentais que podem surgir com o cachorro nessas situações, vale lembrar que deixar o cachorro dormir com você pode ter impactos em outras áreas da sua vida, como no seu relacionamento, sono e vida intima.
O cachorro pode deitar na cama? O que os especialistas dizem
Enquanto alguns especialistas dizem que deixar o cachorro na cama é permitir que ele te domine, outros acreditam que a relação de causalidade não é tão clara assim. Para fazer essa análise, algumas características devem ser levadas em consideração como, por exemplo, entender a personalidade do cachorro, isto é, se ele é naturalmente submisso ou têm tendências dominantes.
Se você tem um cachorro submisso em casa e quer aumentar a autoconfiança dele, considere o floral MEDO.  Esse composto induz à coragem, autoconfiança e sensação de capacidade no seu cachorro, ajudando ele lidar com os desafios de seu dia-a-dia.
Cachorro com tendência dominante podem ficar agressivos e possessivos com o sofá e outros membros da “matilha”.
Em caso de cachorros que têm outros comportamentos dominantes, o impacto de deixá-los deitar na cama ou sofá é maior do que a mesma ação para cachorros mais submissos. Sendo assim, as características do cachorro devem ser levadas em consideração na hora de permitir comportamentos que podem deixar o cachorro mais dominante. Pergunte-se:
1.       Como é o comportamento do cachorro? Ele já se vê como dono da casa ou é submisso a você e aos outros moradores?
2.       Ele é naturalmente dominante? Cachorros que são naturalmente dominantes precisam de mais regras e disciplina dado que eles utilizam diversas oportunidades para estabelecer ainda mais o seu status.
3.       Qual é a raça do cachorro? Algumas raças são naturalmente mais calmas e menos dominantes que outras.
Os especialistas discordam sobre várias coisas, mas parece que sobre isso há consenso
A maioria dos especialistas concorda que você tem que estar com o controle da situação. Ou seja, o seu cachorro só pode subir na cama ou sofá se você der permissão a ele. Ao fazer isso, o seu cão naturalmente tenderá a olhar para você como alguém que ele deve pedir permissão antes de subir na cama ou no sofá, e somente subirá quando for autorizado.
Então, se você estiver sentado no sofá assistindo televisão e quiser a companhia do seu cachorro, você pode convidá-lo para deitar com você. Mas é você quem determina quando ele sobe no sofá e também quando ele sai. Se você chegar na sala e o seu cachorro já estiver sentado te esperando no sofá, isso pode gerar problemas futuros dado que ele não sente que precisa da sua permissão para sentar lá.
Quando falamos de dominância, a coisa mais importante a ter em mente é que você determina quando as coisas começam e quando elas terminam. Nesse caso, o seu cachorro olhará para você como um líder e uma referência para saber o que é permitido e o que não é.
Se o seu cachorro não te obedecer nessas horas, além de reforçar o treinamento, considere o floral INDISCIPLINA.  Esse composto é indicado para animais com comportamento social inadequado que querem chamar a atenção dos donos.
O problema de deixar o cachorro deitar na cama e sofá sem você
Para um cachorro, estar em um lugar mais elevado é um sinal de status na matilha.
Cachorros respeitam uma ordem hierárquica muito estrita e levam a sério o papel de cada um na sua matilha. De acordo com alguns adestradores, o cachorro mais dominante da matilha controla os recursos dela e também ocupa um posicionamento de poder.  Sendo assim, é ele que come primeiro, decide aonde vai dormir, quais as horas de brincar, etc.  Alguns especialistas ressaltam que em uma casa com vários cães um cachorro pode ser dominante para comer, por exemplo, e outro para deitar na cama.
Em termos de escolher aonde dormir, ele normalmente prioriza lugares mais altos, que permitem que ele fique fisicamente mais elevado do que os outros cachorros da matilha e também que ele consiga ver tudo que está acontecendo com os outros membros do grupo.
Sendo assim, se o seu cachorro deitar em um local mais alto que você, isso significa para ele que o status dele na matilha é maior. Quando vocês dois deitam na cama, ou seja, estão igualmente elevados, isso significa que os dois tem o mesmo status. Isso pode apresentar um problema para cachorros mais dominantes que podem decidir não te obedecer em um momento futuro dado que “você não manda nele”, mas é sim igual a ele.
Por que o seu cachorro pode deitar no sofá, mas não na cama
Resultado de imagem para cão no sofáMesmo quando os dois estão na cama e com o mesmo status, o seu cachorro ainda pode querer estabelecer o seu status com relação a você. Por isso, a forma como você se coloca e se comporta com o seu cão nesse momento é importante para estabelecer o seu espaço dentro do grupo.
É comum que uma vez deitado na cama, dado que o cão consegue se posicionar, no mínimo como um igual dentro do grupo na hora de escolher o lugar de dormir, é possível que ele tente outras coisas nesse mesmo sentido, como te empurrar mais para fora da cama ou ocupar o seu lugar. O seu cão ainda pode tentar se apoiar ou até deitar em cima de você. Isso, em linguagem canina, também pode significar que ele está tentando estabelecer dominância. Se você sair do caminho dele ou ir para o lado, cedendo o seu espaço, você está dando um claro sinal de que quem dita as regras ali é seu cão.
Logo, quando você estiver deitado com o seu cachorro, é importante que nos momentos em que você virar ou se mexer, que você faça com que ele saia do seu caminho. Ou seja, se ele deitar em cima de você, não saia do caminho, mas sim se coloque de uma forma que ele que saia do seu espaço. Acontece que isso é mais fácil de fazer quando você está acordado, deitado no sofá e assistindo televisão. Mas o problema é quando você está dormindo e sem querer permite que o cachorro te empurre ou saia do caminho dele.
Como não é uma tarefa simples se portar e passar a mensagem correta quando estiver dormindo, o mais garantido é não deixar o seu cachorro deitar no sofá e, principalmente, na cama. Caso você queira ficar com ele e preservar o sofá para as pessoas da casa, você pode se sentar no chão e passar uma mensagem mais precisa para o seu cão.
Nossos cachorros sonham sobre o quê?
Estudos apontam que, assim como os humanos, os cachorros sonham quando estão dormindo. Os cães possuem uma estrutura no cérebro que faz com que eles passem por dois estágios do sono, conhecidos como REM e não REM, sendo o REM o estágio em que os sonhos acontecem. Dessa forma, os sonhos caninos costumam ser relacionados, assim como os nossos, com fatos que aconteceram ao longo do dia.
Segundos estudos do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, esse tipo de sonho não é exclusivo de humanos e já foi percebido até em ratos, revelando que os animais com maior inteligência possuem uma estrutura cerebral análoga e sonham em ordem, para processar as informações e assimilar as lembranças.
Com um eletroencefalograma, pesquisadores analisaram a atividade cerebral de um cão durante o sono, e as ondas cerebrais encontradas seguiram os padrões das dos humanos quando estão em estágio profundo de sono, que dura cerca de 4 horas e que nos fazem se mexer, se contrair ou até falar, sempre com movimentos rápidos.
Teorias apontam que os cães têm sonhos parecidos com os nossos
Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre os sonhos dos cães, ainda é um pouco impreciso dizer, com certeza, sobre o que eles sonham, mas a observação desses animais durante o sono profundo demonstra reações de atividades relacionadas com o dia a dia deles; as patas contraídas podem significar as brincadeiras com o dono ou outros cães e os latidos e gemidos podem ser reflexos da lembrança de alguém diferente que se aproximou da casa, por exemplo. Algumas pesquisas apoiam essa teoria.
Testes feitos com ratos mostram as atividades realizadas pelo cérebro durante o sono desses animais. Durante o dia, os ratos correram em labirintos e tiveram seus cérebros monitorados por toda a atividade. Ao dormir, com os cérebros ainda monitorados, foi percebido o mesmo grau de atividade cerebral de quando eles estavam acordados, o que mostra que eles reencenaram suas vidas conscientes enquanto sonhavam. Os cachorros possuem um grau de atividade cerebral maior que o dos ratos, e se os ratos conseguem fazer tal feito durante o sono, é possível que os cães também possam fazer isso e ir, até, além.
No sono profundo, nunca acorde o cão
Resultado de imagem para cão dormindoAcordar o cão por achar que ele está chorando muito, se mexendo demais ou até mesmo tendo um pesadelo pode causar um susto no animal, além de acordá-lo definitivamente, naquela noite, atrapalhando seu sono de descanso.  Na maioria dos casos, um cachorro filhote precisa dormir cerca de 16 horas por dia; já um adulto, entre 9 e 11 horas.

Na necessidade de acordá-lo, ajoelhe-se ao lado do animal e fale com uma voz bem baixa, deixando que ele volte à consciência aos poucos, sem sustos.  Em alguns casos, animais que se assustam ao acordarem podem morder o dono.  Por esse motivo, é recomendado não se aproximar de cachorros que estão dormindo. Se você perceber que os sonhos estressantes são constantes, procure um veterinário, que saberá qual tratamento é mais indicado para o seu animal.
Frases
  • "O único amigo desinteressado que um homem pode ter neste mundo egoísta, aquele que nunca o abandona, o único que nunca mostra ingratidão ou traição, é o seu cachorro." (George Graham Vest)
  • "Não importa que sejam poucas as suas posses e o seu dinheiro. Ter um cão torna-o rico." (Louis Sabin)
  • “Um cão é a única coisa na terra que o ama mais do que ama a si mesmo. ” (Josh Billings)
  • “O melhor amigo do homem é outro cachorro. ” (Luis Felipe Algell de Lama)
  • “O uísque é o melhor amigo do homem, ele é o cachorro engarrafado. ” (Vinícius de Moraes)
  • “Quem me ama, ama também meu cão. ” (São Bernardo)
  • “Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz. ” (Milan Kundera)
  • "Você pode dizer qualquer coisa idiota a um cão, que ele vai olhar para ti e dizer: ‘Meu Deus, você está certo! Eu nunca teria pensado nisso! ’” (Dave Barry)
  • "Errar é humano - Perdoar, canino"
  •  “Cães amam seus amigos e mordem seus inimigos, bem diferente das pessoas, que são incapazes de sentir amor puro e têm sempre que misturar amor e ódio em suas relações. ” (Sigmund Freud)
  •  “Ninguém pode se queixar da falta de um amigo, podendo ter um cão. ” (Marquês de Maricá)
  •  “O cachorro de estimação suspeita que o Universo inteiro planeja tomar seu lugar. ” (Rabindranath Tagore)
  • "Cães não são nossa vida inteira, mas eles fazem nossas vidas inteiras." (Roger Caras)
  • “A razão de eu amar tanto o meu cachorro é porque quando chego em casa ele é o único no mundo que me trata como seu fosse ‘Os Beatles’. ” (Bill Maher)
  • "Não há nenhum psiquiatra no mundo como um cachorro lambendo seu rosto." (Bern Williams)
  • "A vida dos cães é muito curta. Sua única falha, realmente." (Agnes Sligh Turnbull)
  • “Os cachorros só ladram a quem não conhecem. ” (Heráclito)
  • “O cão é um cavalheiro, eu espero ir para o céu deles, não para o dos homens. ” (Mark Twain)
  • "O grande prazer de um cão é você ser um idiota com ele, que, por sua vez, não só não se zangará, como irá se fazer de idiota também." (Samuel Butler)
  • "Bendita é a pessoa que ganhou o amor de um cachorro velho." (Sidney Seward Jeanne)
  • "Cães têm uma forma de encontrar as pessoas que deles necessitam, preenchendo um vazio que nem sequer elas sabem que tem." (Thom Jones)
  • "A história tem muito mais exemplos de fidelidade dos cães do que dos amigos." (Alexandre Pope)
  • "Se fosse possível escrever a história de todos os cães que amaram e foram amados pela raça humana, cada história de um cão se pareceria com todas as outras histórias. Seria uma história de amor." (James Douglas)
  • "Se um cão não vier até você após ter olhado em seu rosto, você deverá ir para casa e examinar sua consciência." (Woodrow Wilson)
  • “Cães não precisam de carros luxuosos, casas grandes ou de roupas chiques. Água e alimento já são o suficiente. Um cachorro não liga se você é rico ou pobre. Esperto ou não. Inteligente ou não. Entregue o seu coração e ele dará o dele. De quantas pessoas podemos dizer o mesmo? Quantas pessoas fazem você se sentir raro, puro e especial? Quantas pessoas nos fazem sentir extraordinários? ” (John Grogan)
  • "Não cometa o erro de tratar seus cachorros como humanos, ou eles lhe tratarão como cachorros." (Martha Scott)
  • "Todo o conhecimento, a totalidade de todas as perguntas e de todas as respostas está contida no cão." (Franz Kafka)
  • "Um cão abana a cauda com o coração." (Martin Buxbaum)
  • "Os cães são melhores que os seres humanos porque eles sabem, mas não contam." (Emily Dickinson)

Nenhum comentário:

Postar um comentário