Cães de um abrigo na cidade de Cruzeiro, interior de São Paulo, ajudam na reabilitação de dependentes químicos. Animais abandonados vão para uma casa de reabilitação e lá são treinados pelos internos em companhia de voluntários, psicólogos e profissionais da área de saúde. O projeto “Reintegração” foi implantado em julho, é realizado pela ONG Terapia Assistida por Animais (TAC), em parceria com a Comunidade Terapêutica Casa Ágape, MSD Saúde Animal e prefeitura.
Durante as atividades, com os cães os internos aprendem os comandos básicos de adestramento exercitam habilidades sociais como paciência, perseverança, empatia e comunicação efetiva.
As atividades trazem benefícios fisiológicos aos dependentes químicos. “A interação com os cães contribui para liberação de hormônios que aliviam dores e aumentam a motivação dos internos. Isso contribui para a melhora da relação entre terapeuta e paciente e transforma o tratamento em atividades espontâneas e naturais”.
Depois de treinados, os cães são colocados para adoção. Com perfis traçados e bem educados, é possível identificar a família mais indicada para receber o animal. O projeto, desenvolvido no interior de São Paulo, é único no mundo. “Nossa intenção é levar o projeto para todo Brasil e ir além da reabilitação dos dependentes químicos. Queremos preparar os internos para atuarem no mercado pet assim que saírem da clínica”, afirmou o fisioterapeuta.
Atividade Assistida por Animais
É aquela que envolve a visita, recreação e distração unindo os animais às pessoas, valorizando o contato entre eles.
São características da AAA:
- Visita ou atividade realizada por um voluntário treinado que conduz um animal (selecionado).
- Pode repetir-se diversas vezes, em diferentes locais, com pessoas diferentes.
- Contribui para o desenvolvimento de relações através do entretenimento surgindo como foco motivador para, se necessário, a Terapia Assistida por Animais (TAA).
Outras atividades realizadas por animais:
EAA: Educação Assistida por Animais
Conceito: É uma atividade que leva “animais terapeutas” para situações em que possam estimular os processos de aprendizado.
TAA: Terapia Assistida por Animais
A terapia assistida por cães tem como objetivo unir o cão ao indivíduo ou grupo, de forma que o animal se torne parte integrante do processo de tratamento. O cão é utilizado como um facilitador e mediador das atividades terapêuticas, sejam elas destinadas à reabilitação física, emocional ou social. É dirigida e/ou realizada por um ou mais profissionais de saúde de acordo com a sua especialidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário