A alma é incorpórea, imortal, invisível criada por Deus a Sua imagem e semelhança. Ela é a fonte motora de todos os sentimentos conforme veremos abaixo.
Em que parte do nosso corpo está a nossa alma? Leia esta matéria e ficarás sabendo onde estão a nossa alma e o nosso espírito.
A palavra alma muitas vezes tem valor representativo, quando vamos a algum lugar e não encontramos ninguém falamos não havia ali uma viva alma, o quer dizer não havia pessoas ali, veja um exemplo; (Deuteronômio 10:22) “Com setenta almas teus pais desceram ao Egito; e, agora, o SENHOR, teu Deus, te pôs como as estrelas dos céus em multidão”. Não falaremos sobre a palavra alma representando pessoas, mas sobre a alma da pessoa.
É obvio que concepção se dá pelo relacionamento sexual de um homem e uma mulher, a fecundação também pode se também feita pela medicina, porém sempre tem necessidade do óvulo e do espermatozóide assim que o óvulo é fertilizado inicia se uma nova vida completa, o corpo em formação, já com a alma e o espírito, pois ambos são inseparáveis e acontece pelo poder soberano de Deus por isso somos contra o aborto que é em si o assassinato de um ser indefeso.
Cremos pela fé porque o homem natural, isto é, aquele que não crê em Deus e muito menos na Bíblia jamais compreenderá e jamais aceitará tal coisa. Seria isso impossível ao Deus Onipotente?
Considerações a Respeito da Alma
A alma não morre, (Apocalipse 6:9) “E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram”. (Tinham sidos mortos, mas suas almas continuavam vivas). Ela está tão ligada ao espírito que só a Palavra de Deus consegui entrar na divisão de ambos, examine o que diz em (Hebreus 4:12)
“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração”.
Entre os teólogos existem duas linhas de pensamentos a respeito da alma
Uma linha considera alma e espírito uma só parte, considerando assim o homem duas partes, corpo e alma.
A outra linha considera o homem três partes, corpo alma e espírito, isso tem por base o que diz em (1 Ts 5:23) “E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” Isto não faz diferença porque ambos consideram existência da alma e do espírito.
Por serem mesmos entrosados, pecando a alma ambos serão condenados, são inseparáveis. Nós cremos conforme Paulo diz no versículo acima. Vejamos como é tratado esse assunto pela Bíblia, em (Eclesiastes 12:7) “E o pó volte para terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu”. Notem, diz o espírito volte a Deus e não diz “alma,” observe agora o que diz em (Apocalipse 20:4) “E vi tronos; e assentaram-se sobre eles aqueles a quem foi dado o poder de julgar.
E vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta nem a sua imagem, e não receberam o sinal na testa nem na mão; e viveram e reinaram com Cristo durante mil anos”. Neste texto diz almas e não diz espírito, entende-se claramente que espírito e alma são tão unidos que jamais se separarão. O que se separa com a morte é o corpo, pois ele é a parte mortal, isso diz em (Tiago 2:26)
“Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta” Afinal de contas, onde habita a alma? A alma e o espírito habitam no corpo provisoriamente, isso é tão certo que se ambos saírem o corpo morre e entra logo em decomposição. A alma peca através do corpo, não havendo reconciliação a alma será condenada na eternidade, o corpo como é carne volta ao pó como o era, todavia nesta vida o corpo também pode sofrer as conseqüências do pecado, exemplos:
Os alcoólatras, os usuários de drogas, aqueles que se entregam as urgias e outros vícios, cujos corpos são arrasados vivendo deitados pelas ruas, como trapos, repugnados pela sociedade, pagando assim um alto preço até que a morte os leve de volta ao pó.
Diria alguém, existem muitos que não tem vícios e sofrem de enfermidades terríveis e como explicar isso? Isso são conseqüências de problemas genéticos e outros próprios das fraquezas da carne (corpo). Vejamos as considerações de Scofilde a respeito da ação do espírito e da alma.
1) O espírito é capaz de ter comunhão com Deus assim como louva-lo e clamar por Ele. Exemplos; os índios clamavam por deus sol, pelo trovão o que de certa maneira faz nos crer que no seu intimo criam num ser superior. Isso os animais não fazem.
2) Alma tem conhecimento de si mesmo através do corpo, os sentidos e o conhecimento do mundo, como a alma é vida ela age através de todo corpo, no sangue, nos rins, no coração e etc. Os animais cujas almas é a vida (sangue), são mortais, seus conhecimentos são limitados. Todavia, eles lutam pela preservação, brincam etc.
O corpo sem a alma é morto é através dela que se sente cócegas, tristeza, alegria, riso, prazer, choro, ela deve ser preservada, veja o que diz em (Provérbios 16:17) “O alto caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma.”
A alma do ser humano não é o sangue, examine o que diz em (1 Reis 17:17, 21 e 22) “E, depois destas coisas, sucedeu que adoeceu o filho desta mulher, da dona da casa e a sua doença se agravou muito, até que nele nenhum fôlego ficou.(...)
Então, se mediu sobre o menino três vezes, e clamou ao SENHOR, e disse: Ó SENHOR, meu Deus, rogo-te que torne a alma deste menino a entrar nele.(...) E o SENHOR ouviu a voz de Elias; e a alma do menino tornou a entrar nele, e reviveu”. Se a alma fosse sangue como tornaria a entrar no menino se não houvera saído?
Veja algumas características da alma: A alma sente sede de Deus, (Salmos 42:2) “A minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo; quando entrarei e me apresentarei ante a face de Deus”. A alma pode buscar ao Senhor humilhando-se, (Salmos 35:13) “Mas, quanto a mim, quando estavam enfermos, a minha veste era pano de saco; humilhava a minha alma com o jejum, e a minha oração voltava para o meu seio”. (Salmos 42:5) “Por que estás abatida, ó minha alma, e por que te perturbas em mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei na salvação da sua presença”.
Diante de todos os versículos a cima como creremos que a alma é o sangue? Veja agora o que a Bíblia diz sobre a alma de Jesus: (Atos 2:27) “Pois não deixarás a minha alma no Hades, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção”. Nesse versículo está bem claro que a alma não é de maneira nenhuma o sangue?
A alma é depositária da vida e assim se da o entrosamento alma, corpo e espírito para manter a vida na terra até que chegue a morte. Saindo a alma do corpo sai também o espírito e o corpo morre e entra logoem decomposição. Se a alma se inclinar para as coisas da carne pecando, tudo se corrompe porque a alma peca através do corpo, examinemos o que está escrito em (Gálatas 5:19,20 e 21)
“Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias. (...) Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus”. Essas misérias só podem ser praticadas pelo corpo pelo entrosamento com a alma.
Quanto a alma e o espírito, não podemos crer que sejam partes integrantes de Deus, porque se assim fosse, não pecaríamos e seriamos deuses. O espírito e alma foram dados por Deus, mas isso não quer dizer que somos partes integrantes Dele. Veja, o espírito do homem é renovável (Salmos 51:10) “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto”. Deus é que forma o espírito do homem, (Zacarias 12:1)...
“Fala o SENHOR, o que estende o céu, e que funda a terra, e que forma o espírito do homem dentro dele”. O espírito pode-se tornar altivo, orgulhoso, soberbo, vejamos o que diz em (Provérbios 16:18) “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda”. Todavia, podemos governá-lo, (Provérbios 16:32) “Melhor é o longânimo do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade”.
A alma e o espírito poderão se tornar imundos, então teremos que buscar renovação (2 Coríntios 7:1) “Ora, amados, pois que temos tais promessas, purifiquemo-nos de toda imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de Deus”.
A diferença da alma dos animais aves e do homem é que a alma dos homens não morre, em (Mateus 10:28) “E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo”. Os animais têm alma, mas elas são mortais porque eles não têm espírito e o espírito é que torna a alma imortal.
Os animais não têm iniciativas, não se desenvolvem, suas casas (tocas e ninhos) são e sempre serão as mesmas coisas. O papagaio imita aquilo que ouve, mas não aprende o idioma, os outros pássaros cantam, mas não fabricam instrumentos. O chamado João de Barro não melhora sua casa. Todavia ainda que instintivamente eles louvem a Deus o que nem isso o ateu faz.
Em (Apocalipse 20:15) descreve sobre a condenação no Juízo Final e não diz nem alma nem espírito, mas diz: “E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no lago de fogo”. Mostra-nos que alma e espírito mesmo sendo dois são inseparáveis
Cuidado, espiritualmente falando, a alma que pecar essa morrerá isso está escrito em (Ezequiel 18:4 e 20) “Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá. A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”.
Jesus Cristo é o Pastor de nossas almas (1 Pedro 2:25) “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma”.
Creia em Deus, leia a Bíblia.
Pr. Ismar Vieira Malta
Nenhum comentário:
Postar um comentário