O cérebro é parte do sistema nervoso do ser humano. É o responsável pela tomada de decisão e pelo comando de quase tudo o que acontece no organismo. O SNC recebe, analisa, integra e envia informação para todo o corpo. O sistema nervoso pode ser entendido como a estrutura formada por diferentes elementos que agem de forma conjunta, harmônica e interdependente. A figura ilustra a composição do sistema nervoso.
Os órgãos do SNC são protegidos por estruturas esqueléticas (caixa craniana, protegendo o encéfalo; e coluna vertebral, protegendo a medula - também denominada raque) e por membranas denominadas meninges, situadas sob a proteção esquelética: dura-máter (a externa), aracnóide (a do meio) e pia-máter (a interna). Entre as meninges aracnóide e pia-máter há um espaço preenchido por um líquido denominado líquido cefalorraquidiano ou líquor. O SNC divide-se em encéfalo e medula.
O encéfalo humano contém cerca de 35 bilhões de neurônios e pesa aproximadamente 1,4 kg. A sua vez, o encéfalo corresponde ao telencéfalo (hemisférios cerebrais), diencéfalo (tálamo e hipotálamo), cerebelo e tronco cefálico; este último se divide em: bulbo, situado caudalmente; mesencéfalo, situado cranialmente; e ponte, situada entre ambos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário