Uma vez que resultados bem sucedidos dependem da permanência suficiente da pessoa para receber todos os benefícios do tratamento, estratégias para manter um indivíduo no programa são essenciais. A permanência no tratamento depende de fatores associados tanto ao indivíduo quanto ao programa.
Fatores individuais relacionados ao envolvimento e retenção incluem: motivação para mudar o comportamento de uso de drogas; grau de apoio da família e amigos e se há pressão para ficar em tratamento por parte do sistema criminal judiciário, serviços de proteção à criança, empregadores ou família.
Dentro do programa, conselheiros bem sucedidos são capazes de estabelecer um relacionamento terapêutico positivo com o paciente. O conselheiro deve assegurar que um plano de tratamento seja estabelecido e seguido para que o indivíduo saiba o que esperar durante o tratamento. Serviços sociais, psiquiátricos e médicos devem estar disponíveis.
Uma vez que problemas individuais (tais como, problemas mentais sérios, uso intenso de cocaína ou crack e envolvimento criminal) aumentam a probabilidade de um paciente desistir; tratamento intensivo com uma série de componentes pode ser requerido para reter pacientes que tenham esses problemas. O provedor então deve assegurar uma transição a um cuidado contínuo ou “pós-cuidado” seguindo a finalização do tratamento formal do paciente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário