Escolha o Idioma

8/07/2011

Escala de Hamilton - Ansiedade

Apresentação da Escala Hamilton para Ansiedade (HAM -A)

A Escala de Ansiedade de Hamilton (HAM-A) desenvolvida por Max Hamilton (1959), possui 14 itens. Cada um deles fornece cinco opções de resposta, variando de 0 - ausência de um determinado sintoma, 1 – intensidade ligeira, 2 – intensidade média, 3 – intensidade forte e 4 – intensidade máxima (incapacitante). Sete, dos 14 itens, estão relacionados ao humor ansioso, como preocupações excessivas, e o restante a sintomas físicos da ansiedade, como por exemplo desconforto gastrointestinal.

A Escala de Hamilton constitui uma medida explícita, ou seja, depende do auto-relato do indivíduo. Deve-se observar que medidas que envolvem o auto-relato, embora sejam muito mais específicas em relação às medidas de natureza autonômica, podem ser susceptíveis a problemas relacionados com limitações impostas pela consciência bem como fatores externos à avaliação.

Para os 14 itens os valores na escala variam de 0 a 4: 0 indica nenhuma ansiedade, 1 indica ansiedade leve, 2 indica ansiedade moderada, 3 indica ansiedade severa e 4 indica ansiedade extrema. O escore pode chegar a 56. Os 7 itens relacionados a ansiedade psíquica tem um escore de 0 a 28, enquanto os outro 7 referem-se à ansiedade somática, podendo também chegar a um escore de 28.
Um escore superior a 20 pode indicar um distúrbio generalizado de ansiedade e distúrbios do pânico.



Nenhum comentário:

Postar um comentário