Escolha o Idioma

9/01/2018

Continuação...

Escala de Dependência de Álcool
Alcohol Dependence Scale (ADS)


ADS é um questionário composto por 25 itens, autoaplicável ou por meio de entrevista com o paciente. O ADS fornece uma medida quantitativa da severidade dos sintomas de dependência do álcool.
Os 25 itens cobrem os sintomas de abstinência da substância, controle prejudicado ao beber, consciência da compulsão por beber, aumento da tolerância ao álcool e ressaltado comportamento de busca por bebida.
O ADS fornece uma medida quantitativa da severidade dos sintomas de dependência do álcool consistente com o conceito da síndrome de dependência de álcool. O ADS é largamente usado na pesquisa e como ferramenta clínica, e diversos estudos comprovam a confiabilidade e validade do método.
As instruções para aplicação do ADS referem-se ao consume nos últimos 12 meses. Entretanto, essas instruções podem ser adaptadas para medidas em outros intervalos específicos (6 ou 24 meses) de tratamento.
A aplicabilidade do ADS tem sido reportada principalmente em grupos de adultos, mas estudos também o aplicam em outros conjuntos da população (jovens) tendo-se o cuidado de inserir as devidas adaptações. O ADS leva a uma medida do grau de severidade da dependência, o que é importante para o planejamento do tratamento, especialmente a intensidade do mesmo.
O ADS pode ser usado com uma grande variedade de parâmetros para avaliação do grau de dependência alcoólica. Uma pontuação de 9 ou mais é altamente indicativa de um diagnóstico de dependência de álcool.
Pontuação: as questões com duas opções de resposta são pontuadas em 0 e 1; com três pontua-se 0,1,2 e com quarto, 0,1,2,3. Em cada caso, quanto maior o valor maior a dependência. A pontuação pode variar entre 0 e 47.
Desenvolvido por: Harvey A. Skinner, Ph.D. Professor and Chair
Department of Public Health Sciences
Faculty of Medicine. University of Toronto.
Confiabilidade:
O ADS apresenta alta consistência interna reportando coeficientes de correlação de 0,90 e 0,91 para duas amostras onde o método foi aplicado. Uma nova aplicação do teste após uma semana de tratamento manteve a estabilidade temporal da escala. Outros estudos reportam coeficientes de consistência interna de 0,92, 0,85 e 0,94.
Instruções:
Leia atentamente cada questão e as possíveis respostas fornecidas. Responda cada questão com um círculo sobre a opção que mais se aproxime do seu caso.
Beber sempre se refere a bebidas alcoólicas. Leve o tempo que for preciso.
O teste deve ser respondido de forma cuidadosa e no menor tempo possível. Por favor, responda a todas as questões. Elas se referem aos últimos 12 meses de sua vida.
Escala de Dependência de Álcool
  1. Quanto você bebeu na última vez em que bebeu?
  1. O suficiente para ficar “alto”
  2. O suficiente para ficar bêbado
  3. O suficiente para “sair do ar”
Você tem ressacas com frequência nas manhãs de Domingo ou Segunda Feira?
  1. Não
  2. Sim
Você  teve tremores quando passa o efeito do álcool (tremor das mãos, tremores internos)?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. Com frequência
Você fica fisicamente doente (cólicas estomacais, vômitos) como resultado da bebida?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. Quase toda vez que bebo
Você  teve delirium tremens  viu, sentiu ou ouviu coisas irreais, sentiu-se muito ansioso, cansado ou hiperexcitado?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. Muitas vezes
Quando bebe você fica confuso, cambaleia?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. Com frequência
Como resultado de beber você sente muito calor e transpira como se estivesse febril?
  1. Não
  2. Uma vez
  3. Muitas vezes
Quando bebe você vê coisas que na verdade não estão ali?
  1. Não
  2. Uma vez
  3. Muitas vezes
Você entra em pânico quando percebe que pode não haver bebida quando precisar dela?
  1. Não
  2. Sim
Você já teve apagões ("perda de memória") como resultado da bebida?
  1. Não, nunca
  2. Algumas vezes
  3. Com frequência
  4. Quase toda vez que bebo
Você sempre tem uma garrafa por perto ou a leva consigo?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. A maior parte do tempo
Depois de um período de abstinência você volta a beber pesadamente?
  1. Não
  2. Algumas vezes
  3. Quase toda vez que bebo
Nos últimos doze meses você “saiu do ar” como resultado da bebida?
  1. Não
  2. Uma vez
  3. Mais de uma vez
Você já teve convulsão depois de um período bebendo?
  1. Não
  2. Sim
  3. Muitas vezes
Você bebe o dia todo?
  1. Não
  2. Sim
Depois de beber pesadamente você ficou com a cabeça confusa ou pensamentos poucoclaros?
  1. Não
  2. Sim, mas por algumas horas
  3. Sim, por um ou dois dias
  4. Sim, por muitos dias
Como resultado da bebida você já sentiu o seu coração acelerado?
  1. Não
  2. Sim
  3. Muitas vezes
Você pensa frequentemente em beber ou no álcool?
  1. Não
  2. Sim
Como resultado da bebida você já ouviu “coisas” que não eram reais?
  1. Não
  2. Sim
  3. Muitas vezes
Você já teve sensações estranhas ou assustadoras quando estava bebendo?
  1. Não
  2. Uma ou duas vezes
  3. Com frequência
Como resultado da bebida você já sentiu “coisas” andando sobre você ou à sua volta (aranhas, outros insetos, etc.)?
  1. Não
  2. Sim
  3. Muitas vezes
Cm respeito aos apagões:
  1. Você nunca teve um
  2. Teve mas duraram menos de uma hora
  3. Teve e duraram várias horas
  4. Teve e duraram um dia ou mais
Você já tentou diminuir a bebida?
  1. Não
  2. Uma vez
  3. Várias vezes
Você bebe de forma rápida (“engole a bebida”)?
  1. Não
  2. Sim
Depois de um ou dois drinks você consegue parar?
  1. Sim
  2. Não
Interpretação dos resultados
0 - Nenhuma dependência
  • 1 a 13 - Dependência Leve, acima de 9 já pode ser considerada uma situação de abuso.
  • 14 a 21 - Dependência moderada
  • 22 a 30 - Dependência Alta
  • 31 a 47 - Dependência severa
O Álcool, outras drogas e a Bíblia
Às vezes parece difícil saber ao certo que postura o cristão deve tomar diante das bebidas alcoólicas. De um lado, acham-se muitos textos que parecem incentivar a abstinência, mas, por outro lado, há trechos em que Jesus transformou a água em vinho, bebeu vinho etc. Qual é o ensino das Escrituras acerca do uso do álcool?
Para entendermos esse assunto corretamente, é necessário começar com uma postura adequada. Devemos descartar as ideias preconcebidas e não procurar encaixar as Escrituras à força na posição que preferimos ou já concluímos ser a mais correta. Precisamos tratar da questão com a mente aberta e tentando apenas descobrir o que a Palavra de Deus ensina sobre o assunto.
  • "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1). O sábio mostra que há um perigo no vinho e que ele éenganador.
  • "Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração. Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem" (Provérbios 23:19-21).
  • "Para quem são os ais? Para quem, os pesares? Para quem, as rixas? Para quem, as queixas? Para quem, as feridas sem causa? E para quem, os olhos vermelhos? Para os que se demoram em beber vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
  • Não olhes para o vinho, quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. Pois ao cabo morderá como a cobra e picará como o brasílico. Os teus olhos verão coisas esquisitas, e o teu coração falará perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar e como o que se deita no alto do mastro e dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram- me, e não o senti; quando despertarei? Então tornarei e beber" (Provérbios 23:29-35).
  • "Palavras do rei Lemuel, de Massá, as quais lhe ensinou sua mãe. Que ti direi, filho meu? Ó filho do meu ventre? Que ti direi, ó filho dos meus votos? Não dês às mulheres a tua força, nem os teus caminhos, às que destroem os reis. Não é próprio dos reis, ó Lemuel, não é próprio dos reis beberem vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte. Para que não bebam, e seesqueçam da lei, e pervertam o direito de todos os aflitos. Dai bebida forte aos que perecem e vinho, aos amargurados de espírito; para que bebam e se esqueçam da sua pobreza, e de suas fadigas não se lembrem mais" (Provérbios 31:1-7).
  • O vinho não serve para os reis, mas sim para os que não têm nada por que viverem.
  • "Ai dos que se levantam pela manhã e seguem a bebedice e continuam até alta noite, até que o vinho os esquenta!" (Isaías 5:11).
  • "Ai dos que são heróis para beber vinho e valentes para misturar bebida forte" (Isaías 5:22).
  • "O Senhor derramou no coração deles um espírito estonteante; eles fizeram estontear o Egito em toda a sua obra, como o bêbado quando cambaleia no seu vômito." (Isaías 19:14).
  • "Mas também estes cambaleiam por causa do vinho e não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; o sacerdote e o profeta cambaleiam por causa da bebida forte, são vencidos pelo vinho, não podem ter-se em pé por causa da bebida forte; erram na visão, tropeçam no juízo. Porque todas as mesas estão cheias de vômitos, e não há lugar sem imundície" (Isaías 28:7-8).
Junto com a vergonha da embriaguez, as Escrituras geralmente frisam o efeito causado sobre a mente. Quando sacerdotes, profetas e juízes bebem, eles desviam os homens de Deus. O texto a seguir ressalta o mesmo pensamento:
  • "A sensualidade, o vinho e o mosto tiram o entendimento" (Oséias 4:11).
  • "Ai daquele que dá de beber ao seu companheiro, misturando à bebida o seu furor, e que o embebeda para lhe contemplar as vergonhas! Será farto de opróbrio em vez de honra; bebe tutambém e exibe a tua circuncisão; chegará a tua vez de tomares o cálice da mão direita do SENHOR, e ignomínia cairá sobre a tua glória" (Habacuque 2:15-16).
  • "Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: nem impuros,  nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus." (Coríntios 6:9-10).
  • "Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam" (Gálatas5:19-21).
  • "Porque basta o tempo decorrido para terdes executado a vontade dos gentios, tendo andando em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias. Por isso, difamando-vos, estranham que não concorrais com eles ao mesmo excesso de devassidão" (1 Pedro 4:3-4).
A embriaguez é um pecado condenado. A bebida forte tem um passado sórdido. O justo Noé caiu por causa do vinho:
  • "Bebendo do vinho, embriagou-se e se pôs nu dentro de sua tenda" (Gênesis 9:21).
Parece que a bebida alcoólica influencia a pessoa para fazer o que jamais faria se estivesse sóbria. Quando as filhas de Ló desejaram ter filhos do pai, elas o embriagaram e depois o procuraram.
O álcool em si não estimulou a concepção, mas elas sabiam que Ló ficaria muito mais passível de cometer essa imoralidade se estivesse bêbado.
  • "Subiu  de Zoar e habitou no monte, ele e suas duas filhas, porque receavam permanecer emZoar; e habitou numa caverna, e com ele as duas filhas. Então, a primogênita disse à mais moça: Nosso pai está velho, e não há homem na terra que venha unir-se conosco, segundo o costume de toda terra. Vem, façamo-lo beber vinho, deitemo-nos com ele e conservemos a descendência de nosso pai."
  • Naquela noite, pois, deram a beber vinho a seu pai, e, entrando a primogênita, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou, nem quando se levantou. No dia seguinte, disse a primogênita à mais nova: Deitei-me, ontem, à noite, com o meu pai. Demos-lhe a beber vinho também esta noite; entra e deita-te com ele, para que preservemos a descendência de nosso pai. De novo, pois, deram aquela noite, a beber vinho a seu pai, e, entrando a mais nova, se deitou com ele, sem que ele o notasse, nem quando ela se deitou,nem quando se levantou. E assim as duas filhas de Ló conceberam do próprio pai" (Gênesis19:30-36).
Absalão decidiu matar Amnom enquanto este bebia, talvez por crer que ele seria menos capaz de se defender se estivesse num estado um tanto inebriado:
  • "Absalão deu ordem aos seus moços, dizendo: Tomai sentido; quando o coração de Amnom estiver alegre de vinho, e eu vos disser: Feri a Amnom, então, o matareis. Não temais, pois não sou eu quem vo-lo ordena? Sedes fortes e valentes” (2 Samuel 13:28).
Um dos pecados de Belsazar, na noite em que viu a mão na parede e em que seu reino foi tomado, foi o fato de estar bebendo:
  • "Beberam o vinho e deram louvores aos deuses de ouro, de prata, de bronze, de ferro, de madeira e de pedra" (Daniel 5:4).
O termo vinho na Bíblia tem vários significados. Nos textos acima, está claro que a palavra se refere à bebida alcoólica. Mas, em outras ocasiões, significa suco de uva. Examine, por exemplo, Lucas 5:36-38:
  • "Também lhes disse uma parábola: Ninguém tira um pedaço de veste nova e o põe em veste velha; pois rasgará a nova, e o remendo da nova não se ajustará à velha. E ninguém põe vinhonovo em odres velhos, pois o vinho novo romperá os odres; entornar-se-á o vinho, e os odres se estragarão. Pelo contrário, vinho novo deve ser posto em odres novos."
O vinho novo nesse texto diz respeito ao suco de uva fresco. A ideia é que quando o suco é posto nos odres, ele aumenta durante o processo de fermentação. Se colocado em odres velhos que já estão esticados, estes se romperão.
É um fato geralmente aceito, como mostra claramente esse texto, que o vinho na Bíblia nem sempre era alcoólico. Talvez as nossas palavras beber e bebida possam ser um bom exemplo da mesma duplicidade de sentido. Dependendo do contexto, beber pode certamente estar relacionado com bebidas alcoólicas ou apenas significar a ingestão de algum líquido qualquer.
É muito importante lembrarmo-nos desse sentido duplo da palavra vinho. Em João 2, Jesus transformou perto de 600 litros de água em vinho. Fez isso depois que os convidados da festa "beberam fartamente". Jesus fez vinho suco de uva ou vinho alcoólico?
Lembre-se que as duas coisas são possíveis tendo em vista a própria definição do termo vinho. Mas há duas considerações que nos levam a crer firmemente que se tratava de suco e não de bebida alcoólica.
Em primeiro lugar, Jesus o fez na hora. No primeiro momento em que o vinho daquela época era produzido, ele era suco. Somente após um processo de envelhecimento e de fermentação é que se tornava alcoólico. Em segundo lugar, o que é mais importante, se Jesus tivesse feito vinho alcoólico, ele teria estado incentivando a embriaguez.
A questão aqui não é um ou dois copos de vinho. Essas pessoas, após já terem bebido muito, receberam mais umas centenas de litros. Jesus jamais incentivou os pecados do homem, tampouco contribuiu para eles. Portanto, parece claro que esse vinho era do tipo não alcoólico.
É também útil entender algumas coisas sobre os vinhos alcoólicos das terras bíblicas. Naquela época, só havia fermentação natural. Eles ainda não tinham inventado a tecnologia para acrescentar mais álcool às bebidas fermentadas por processo natural.
Isso significa que o mais alcoólico dos vinhos da Palestina tinha cerca de 8% de álcool. Pela lei, esses vinhos eram diluídos em água, normalmente três ou quatro partes de água para uma parte de vinho.
Esses vinhos fracos, enfraquecidos mais ainda pela adição de enormes quantidades de água, passaram a ser usados como bebidas para acompanhar as refeições.
Não eram usados como bebidas, mas apenas como se usa um copo de água ou uma xícara de café que se bebe com a refeição. Vários textos bíblicos parecem apontar para esse uso do vinho – como uma bebida para acompanhar as refeições (Timóteo 3:3, 8; Tito 1:7; Mateus 11:18-19).
Provérbios 23, condena o uso do vinho "vermelho" que brilha no copo. O tipo de bebidas alcoólicas usado em nossa sociedade é o mesmo tipo sistematicamente condenado na Bíblia.
Os vinhos, as cervejas e os licores de hoje enquadram-se na categoria de bebida forte, e nenhum texto sequer pode ser encontrado na Bíblia que permita que sejam consumidos por um filho de Deus.
Paulo estimulou a Timóteo de modo especial para que tomasse "um pouco de vinho" por questões de saúde (1 Timóteo 5:23). Às vezes se usa esse texto para mostrar que é possível beber. Mas, de fato, o que ele faz é justamente o oposto. Se Timóteo tivesse tido o hábito de beber uma cerveja aqui e ali, por que precisou que Paulo lhe desse permissão especial para usar um pouco de vinho como remédio?
Esse texto nos leva à conclusão de que o uso de álcool pelo cristão deve ser uma exceção, não uma regra. Muitos remédios de nossos dias contêm álcool ou outras drogas intoxicantes.
O discípulo de Cristo deve ser muito cuidadoso com eles e usá-los apenas com muita moderação. O fato de que uma exceção precisou ser dada para permitir o uso de remédios com teor alcoólico sugere que é errado beber por prazer. O servo de Cristo deve sempre analisar o efeito de seus atos sobre o próximo:
  • "É bom não comer carne, nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa com que teu irmão venha a tropeçar" (Romanos 14:21).
Mesmo que o cristão pudesse beber moderadamente, de qualquer modo esse texto ainda o estaria proibindo na maioria dos casos. A bebida alcoólica leva tantos cristãos a cair, que aquele que tenta ajudar o seu irmão a não tropeçar certamente não lhe dará o exemplo, bebendo diante dele.
A Bíblia sistematicamente exige que sejamos sóbrios (1 Tessalonicenses 5:6; 2 Timóteo 4:5; 1 Pedro 4:7; 5:8). Entre as primeiras consequências da bebida estão a ausência de inibições, o enfraquecimento do autocontrole, a falta de juízo.
Essas consequências ocorrem bem antes da pessoa começar a perder o controle das habilidades motoras, a falar arrastadamente etc. O diabo está sempre procurando-nos tentar; para enfrentar a essas tentações, o filho de Deus deve estar profundamente alerto e sóbrio em todo tempo.
Embora não fosse possível afirmar, com base nas Escrituras, que ingerir qualquer quantidade de álcool por qualquer motivo é sempre pecado, parece claro que o servo de Deus não será alguém que simplesmente bebe canecas de cerveja ou taças de vinho. O beber socialmente que vemos hoje em dia é o tipo condenado em muitos textos das Escrituras.
  • "O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; todo aquele que por eles é vencido não é sábio" (Provérbios 20:1).
No Velho Testamento há duas palavras hebraicas geralmente empregadas para designar o vinho: YAYIN, que se refere ao suco fermentado de uvas e TIROSH, que se refere ao vinho doce, fresco, sem fermento, não alcoolizado.
Por exemplo, no Salmo 104:15; Provérbios 20:1; Isaías 5:11 e Habacuque 2:5, se emprega a palavra YAYIN, vinho fermentado.  um caso curioso em Isaías 25:6, sobre vinho clarificado, sem borras. Era um vinho que devia ser filtrado antes de ser usado.
A palavra TIROSH geralmente designa suco de uvas ou outras frutas, embora, algumas vezes e raramente, indica mosto, que é o suco em fase de fermentação. Assim em Gênesis 27:37; Números 18:12, etc.
Outra bebida intoxicante mencionada no Velho Testamento é o SHEKAR, feito de grãos fermentados, mel ou tâmara. É geralmente traduzido por “bebida forte”.
No Novo Testamento há três palavras gregas que são traduzidas por “vinho”. A mais usada é OINOS; as duas outras palavras são empregadas apenas uma vez, fazendo alusão ao vinho fermentado (Lucas 1:15 e Atos 2:13).
OINOS pode tanto se referir à bebida inebriante como ao suco de uvas ou xarope. Esse xarope era obtido pela fervura do suco até tornar-se como o mel, e então guardado em vasos para uso futuro.
Numa região de clima quente, essa era a forma de conservar o derivado de uva para consumo posterior, sem que ocorresse a fermentação. Esse xarope diluído em água quente ou fria, era a bebida preferida nos tempos de Jesus. Como a palavra grega não define se o vinho era fermentado ou não, com muito bom senso deve-se considerar o contexto em que a palavra se encontra.
No caso do casamento em Canaã da Galileia, por exemplo, é inconcebível que Jesus, após o recebimento do Espírito Santo, haja em Seu primeiro milagre, produzido bebidas alcoólicas, pois elas são, segundo a Bíblia o maior oponente da vida do Espírito. Efésios 5:18 diz:
  • Não vos embriagueis com vinho, no qual há dissolução, mas enchei-vos do Espírito”.
  • Tampouco, em hipótese alguma, Cristo, o Senhor da vida, produziria vinho fermentado ou o usaria na Ceia, pois a fermentação representa uma corrupção da bebida natural, e isso arruinaria o símbolo da Comunhão.
  • As bebidas alcoólicas podem causar consequências graves. A Bíblia diz em Provérbios 23:29-30
  • Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada”.
A Bíblia oferece uma alternativa eficaz às bebidas alcoólicas. A Bíblia diz em Efésios 5:18:
  • E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito.
  • Que dizem as Escrituras sobre o álcool, vinho e licor? A Bíblia diz em Provérbios 20:1:
  • O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não ésábio”.
  • Por que as bebidas alcoólicas são perigosas? A Bíblia diz em Efésios 5:18:
  • E não vos embriagueis com vinho, no qual  devassidão, mas enchei-vos do Espírito”.
  • Por que reis e governantes não deveriam beber bebidas alcoólicas? A Bíblia diz em Provérbios31:4-5:
  • Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte;para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.
Com que outros pecados está a embriaguez classificada? A Bíblia diz em Gálatas 5:19- 21:
  • Ora, as obras da carne são manifestas, as quais são: a prostituição, a impureza, a idolatria, a feitiçaria, as bebedices, as orgias, e coisas semelhantes a estas, contra as quais vos previno, como já antes vos preveni, que os que tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus”.
Quais são os resultados dos que se entregam a excessos de comida e bebida? A Bíblia diz em Provérbios 23:20-21:
  • Não estejas entre os beberrões de vinho nem entre os comilões de carne. Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência cobrirá de trapos o homem”.
Como afetam as bebidas alcoólicas àqueles que as tomam? A Bíblia diz em Provérbios 23:29-35:
  • Para quem são os ais? Para quem os pesares? Para quem as pelejas, para quem as queixas? Para quem as feridas sem causa? E para quem os olhos vermelhos? Para os que se demoram perto do vinho, para os que andam buscando bebida misturada.
  • Não olhes para o vinho quando se mostra vermelho, quando resplandece no copo e se escoa suavemente. No seu fim morderá como a cobra, e como o basilisco picará. Os teus olhos verão coisas estranhas, e tu falarás perversidades. Serás como o que se deita no meio do mar, e comoo que dorme no topo do mastro.
  • E dirás: Espancaram-me, e não me doeu; bateram-me, e não o senti; quando virei a despertar? Ainda tornarei a buscá-lo outra vez”.
Alguns versículos da bíblia que tratam sobre o álcool e o alcoolismo
  • Mas vós aos nazireus destes vinho a beber, e aos profetas ordenastes, dizendo: Não profetizeis. - Amós 2:12
    Um segundo anjo o seguiu, dizendo: Caiu, caiu a grande Babilônia, que a todas as nações deu a beber do vinho da ira da sua prostituição. - Apocalipse 4:8
    Venho ao meu jardim, minha irmã, noiva minha, para colher a minha mirra com o meu bálsamo, para comer o meu favo com o meu mel, e beber o meu vinho com o meu leite. Comei amigos, bebei abundantemente, ó amados. - Cântico dos Cânticos 5:1
    Eu te levaria e te introduziria na casa de minha mãe, e tu me instruirias; eu te daria a beber vinho aromático, o mosto das minhas romãs. - Cântico dos Cânticos 8:2
    Ninguém, pois, vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados, - Colossenses 2:16
    Não podeis beber do cálice do Senhor e do cálice de demônios; não podeis participar da mesa do Senhor e da mesa de demônios. - Coríntios 10:21
    Não vos torneis, pois, idólatras, como alguns deles, conforme está escrito: O povo assentou-se a comer e a beber, e levantou-se para folgar. - Coríntios 10:7
    De modo que qualquer que comer do pão, ou beber do cálice do Senhor indignamente, será culpado do corpo e do sangue do Senhor. - Coríntios 11:27
    Não temos nós direito de comer e de beber? - Coríntios 9:4
    Dizendo: Não permita meu Deus que eu faça isso! Beberia eu o sangue da vida destes homens? Pois com perigo das suas vidas a trouxeram. Assim, não a quis beber. Isso fizeram aqueles três valentes. - Crônicas 11:19
    Também todos os vasos de beber do rei Salomão eram de ouro, e todos os utensílios da casa do bosque do Líbano, de ouro puro; a prata reputava-se sem valor nos dias de Salomão. - Crônicas 9:20
    Pelo que o despenseiro lhes tirou as iguarias e o vinho que deviam beber, e lhes dava legumes. - Daniel 1:16
    Não há nada melhor para o homem do que comer e beber, e fazer que a sua alma goze do bem do seu trabalho. Vi que também isso vem da mão de Deus. - Eclesiastes 2:24
    Eis aqui o que eu vi, uma boa e bela coisa: alguém comer e beber, e gozar cada um do bem de todo o seu trabalho, com que se afadiga debaixo do sol, todos os dias da vida que Deus lhe deu; pois esse é o seu quinhão. - Eclesiastes 5:18
    Exalto, pois, a alegria, porquanto o homem nenhuma coisa melhor tem debaixo do sol do que comer, beber e alegrar-se; porque isso o acompanhará no seu trabalho nos dias da sua vida que Deus lhe dá debaixo do sol. - Eclesiastes 8:15
    E não vos embriagueis com vinho, no qual há devassidão, mas enchei-vos do Espírito, - Efésios 5:18
    Dava-se de beber em copos de ouro, os quais eram diferentes uns dos outros; e havia vinho real em abundância, segundo a generosidade do rei. - Ester 1:7
    Os correios saíram às pressas segundo a ordem do rei, e o decreto foi proclamado em Susã, a capital. Então, o rei e Hamã se assentaram a beber, mas a cidade de Susã estava perplexa. - Ester 3:15
    No dia seguinte levantaram-se cedo, ofereceram holocaustos, e trouxeram ofertas pacíficas; e o povo sentou-se a comer e a beber; depois se levantou para folgar. - Êxodo 32:6
    Vem, demos a nosso pai vinho a beber, e deitemo-nos com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. - Gênesis 19:32
    Deram, pois, a seu pai vinho a beber naquela noite; e, entrando a primogênita, deitou-se com seu pai; e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. - Gênesis 19:33
    No dia seguinte disse a primogênita à menor: Eis que eu ontem à noite me deitei com meu pai; demos-lhe vinho a beber também esta noite; e então, entrando tu, deita-te com ele, para que conservemos a descendência de nosso pai. - Gênesis 19:34
    Tornaram, pois, a dar a seu pai vinho a beber também naquela noite; e, levantando-se a menor, deitou-se com ele; e não percebeu ele quando ela se deitou, nem quando se levantou. - Gênesis 19:35
    Ai daquele que dá de beber ao seu próximo, adicionando à bebida o seu furor, e que o embebeda para ver a sua nudez! - Habacuque 2:15
    Ai dos que se levantam cedo para correrem atrás da bebida forte e continuam até a noite, até que o vinho os esquente! - Isaías 5:11
    Ai dos que são poderosos para beber vinho, e valentes para misturar bebida forte; - Isaías 5:22
    Não entres na casa do banquete, para te assentares com eles a comer e a beber. - Jeremias 16:8
    Vai à casa dos recabitas, e fala com eles, introduzindo-os na casa do Senhor, em uma das câmaras, e lhes oferece vinho a beber. - Jeremias 35:2
    Pois assim diz o Senhor: Eis que os que não estavam condenados a beber o copo, certamente o beberão; e ficarias tu inteiramente impune? Não ficarás impune, mas certamente o beberás. - Jeremias 49:12
    Disse, pois, Jesus a Pedro: Mete a tua espada na bainha; não hei de beber o cálice que o Pai me deu? - João 18:11
    Não bebereis vinho nem bebida forte, nem tu nem teus filhos contigo, quando entrardes na tenda da revelação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso pelas vossas gerações, - Levítico 10:9
    Todo alimento depositado nele, que se pode comer, sobre o qual vier água, será imundo; e toda bebida que se pode beber, sendo depositada em qualquer destes vasos será imunda. - Levítico 11:34
    Não procureis, pois, o que haveis de comer, ou o que haveis de beber, e não andeis preocupados. - Lucas 12:29
    Mas, se aquele servo disser em teu coração: O meu senhor tarda em vir; e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, - Lucas 12:45
    Mas Jesus lhes disse: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu bebo, e ser batizados no batismo em que eu sou batizado? - Marcos 10:38
    Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da videira, até aquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. - Marcos 14:25
    Jesus, porém, replicou: Não sabeis o que pedis; podeis beber o cálice que eu estou para beber? Responderam-lhe: Podemos. - Mateus 20:22
    Então lhes disse: O meu cálice certamente haveis de beber; mas o sentar-se à minha direita e à minha esquerda, não me pertence concedê-lo; mas isso é para aqueles para quem está preparado por meu Pai. - Mateus 20:23
    E começar a espancar os seus conservos, e a comer e beber com os ébrios, - Mateus 24:49
    Deram-lhe a beber vinho misturado com fel; mas ele, provando-o, não quis beber. - Mateus 27:34
    Por isso vos digo: Não estejais ansiosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer, ou pelo que haveis de beber; nem, quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo mais do que o vestuário? - Mateus 6:25
    Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que havemos de comer? Ou: Que havemos de beber? Ou: Com que nos havemos de vestir? - Mateus 6:31
    Então todo o povo se foi para comer e beber, e para enviar porções, e para fazer grande regozijo, porque tinha entendido as palavras que lhe foram referidas. - Neemias 8:12
    E o sacerdote os moverá como oferta de movimento perante o Senhor; isto é santo para o sacerdote, juntamente com o peito da oferta de movimento, e com a espádua da oferta alçada; e depois o nazireu poderá beber vinho. - Números 6:20
    Acabando eles de beber, lançam-se à luxúria; certamente os seus príncipes amam a vergonha. - Oséias 4:18
    O vinho é escarnecedor, e a bebida forte alvoroçadora; e todo aquele que neles errar não é sábio. - Provérbios 20:1
    Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; - Provérbios 31:4
    Também todos os vasos de beber de rei Salomão eram de ouro, e todos os vasos da casa do bosque do Líbano eram de ouro puro; não havia nenhum de prata, porque - Reis 10:21
    E sucedeu que, ouvindo ele esta palavra, estando a beber com os reis nas tendas, disse aos seus servos: Ponde-vos em ordem. E eles se puseram em ordem contra a cidade. - Reis 20:12
    Porque o reino de Deus não consiste no comer e no beber, mas na justiça, na paz, e na alegria no Espírito Santo. - Romanos 14:17
    Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outra coisa em que teu irmão tropece. - Romanos 14:21
    Eles se fartarão da gordura da tua casa, e os farás beber da corrente das tuas delícias; - Salmos 36:8
    Ao teu povo fizeste ver duras coisas; fizeste-nos beber o vinho de aturdimento. - Salmos 60:3
    Porque na mão do Senhor há um cálice, cujo vinho espuma, cheio de mistura, do qual ele dá a beber; certamente todos os ímpios da terra sorverão e beberão as suas fezes. - Salmos 75:8
    Respondeu Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá estão em tendas; e Joabe, meu senhor, e os servos de meu senhor estão acampados ao relento; e entrarei eu na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Como vives tu, e como vive a tua alma, não farei tal coisa. - Samuel 11:11
    E Davi o convidou a comer e a beber na sua presença, e o embebedou; e à tarde saiu Urias a deitar-se na sua cama com os servos de seu senhor, porém não desceu a sua casa. - Samuel 11:13
    Oitenta anos tenho hoje; poderei eu discernir entre e bom e o mau? Poderá o teu servo perceber sabor no que comer e beber? Poderei eu mais ouvir a voz dos cantores e das cantoras? E por que será o teu servo ainda pesado ao rei meu senhor? - Samuel 19:35
    E disse: Longe de mim, ó Senhor, que eu tal faça! Beberia eu o sangue dos homens que foram com risco das suas vidas? De maneira que não a quis beber. Isto fizeram aqueles três valentes. - Samuel 23:17
    A bíblia ensina sobre os problemas do álcool
    Nos países onde o povo de Israel habitava, havia culturas de videiras e o povo bebia, como hábito, suco de uva (não fermentado), mosto (suco fermentado), ou vinho. Mas desde os tempos mais remotos o vinho causou desastres, como por exemplo, a queda moral de Noé. Duma maneira geral quando não há abusos, a Bíblia não proíbe o uso de vinho. Então por que é que algumas Igrejas resolveram exigir a abstinência do álcool aos seus membros?
    O fato é que nos nossos povos o abuso da bebida é uma das maiores causas do estrago físico, moral e espiritual.
    "Não erreis: os bêbados não herdarão o Reino de Deus". I Cor. 6:10, Gal. 5:21.
    O vinho, como as várias espécies de bebidas alcoólicas, tornou-se para muitos milhares de pessoas em "escândalo" e uma pedra de tropeço. Por isso Jesus, que conhece o coração humano, não diz: "Voltai a ser moderados", mas ordena que se renuncie inteiramente e para sempre:
    "Portanto, se a tua mão ou o teu  te fazem cair em pecado, corta-os e atira-os para longe! É melhor entrares na vida eterna sem uma das mãos ou um dos pés do que seres atirado ao fogo do inferno levando as duas mãos e os dois pés. Do mesmo modo, se um dos teus olhos te faz pecar, arranca-o e atira-o para longe! É melhor entrares na vida eterna só com um olho do que seres atirado com os dois ao fogo do inferno." Mateus 18:8-9
    Portanto, a abstinência total é uma opção positiva dada por Jesus a todos aqueles para quem a bebida alcoólica é uma pedra de tropeço e que os faz cair no pecado.
    Mas para quê pedir a abstinência a pessoas que não abusam? A Palavra de Deus mostra-nos que devemos, por causa dos fracos "não agradar a nós mesmos". "Nós, que somos fortes na fé, devemos suportar as fraquezas dos que não são como nós, sem procurarmos aquilo que nos é agradável. Cada um de nós deve agradar ao seu próximo naquilo que for bom para fortalecê-lo na fé”. Pois também Cristo não procurou o que lhe era agradável. Pelo contrário, passou-se com ele o que diz a Escritura:
    • Os insultos daqueles que te insultavam caíram sobre mim." Rom. 15:1-3
    • "Tudo é permitido, mas nem tudo convém. Tudo é permitido, mas nem tudo é útil à fé. Que ninguém procure o seu próprio bem, mas sim o dos outros." I Cor. 10:23,24
    • Quando Paulo fala de carnes compradas no mercado e que talvez tivessem sido sacrificadas aos ídolos, ele explica dizendo:
    • "Pela tua ciência perecerá o irmão fraco, pelo qual Cristo morreu", acrescentando "assim... pecais contra Cristo." e "se o manjar escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne". I Cor. 8: 8-13
    • Paulo aplica também este pensamento ao vinho:
    • "É melhor não comer carne nem beber vinho nem fazer nada que leve o irmão na fé a cair no pecado." Romanos 14:21
    Há milhares de pessoas que não são bastante fortes para usar moderadamente as bebidas alcoólicas, sem abusar delas. Para eles, beber um pouco que seja já é uma ocasião de tropeço e na maior parte das vezes a sua recaída fatal. Querendo imitar a moderação dos que não abusam, eles caem depressa no pecado e perecem.
    Então é a lei do amor fraternal que leva o cristão a renunciar voluntariamente a um uso lícito para ele mesmo, mas que é ocasião de perdição para um irmão. Ele aceita por amor, o sacrifício ao qual o irmão mais fraco tem de se submeter, por força, para não se perder.
    Pensando nos milhares, milhões de pessoas caídas, prejudicadas pelo álcool, resolvemos nunca mais beber álcool e, também, provar às pessoas enganadas pela falsa propaganda, de que podemos gozar da vida, ter saúde, ter festas e ser social sem beber uma gota de álcool. Mas há ainda outra razão que milita a favor da abstinência do povo de Deus: é a nossa condição de mordomos do Senhor.
    A Bíblia ensina-nos que o nosso corpo é o templo de Deus e que não somos de nós mesmos:
    • "Não sabem que são templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vocês?" I Cor. 3:16
    • "Não sabem que não pertencem a vocês mesmos, mas que o vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vocês e que Deus vos deu?" I Cor. 6:19
    Ela nos chama a glorificar a Deus no nosso corpo que lhe pertence, avisando-nos ao mesmo tempo da condenação que há de cair sobre todo aquele que destruir este templo.
    Ora, é fácil convencer-se de que o abuso das bebidas alcoólicas prejudica a saúde, leva o homem a expor sem necessidade o seu corpo a perigos, a desperdiçar as forças e as faculdades que ele devia utilizar para glorificar o seu Mestre.
    Pecando contra o seu corpo e não cuidando da sua saúde física e mental, o cristão peca contra Deus. Ele assemelha-se ao filho pródigo que desperdiçou o que tinha recebido do seu pai:
    • "Poucos dias depois, o mais novo vendeu o que era dele e partiu para uma terra muito distante, onde gastou todo o dinheiro numa vida desregrada." Lucas 15:13
    • E também ao mordomo infiel que dissipou os bens do seu senhor:
    • "Jesus disse aos seus discípulos: Havia um homem rico que tinha um feitor. Foram-lhe dizer que esse feitor desperdiçava os seus bens.Lucas 16:1
    A abstinência é necessária também para quem quer levar uma vida vitoriosa:
    • "Não sabem que, no estádio, todos os corredores tomam parte na corrida, mas só um é que recebe o prêmio? Corram, portanto, de maneira a poderem recebê-lo. Aqueles que sepreparam para uma competição privam-se de tudo. E fazem-no só para ver se conseguem um prêmio, que, afinal, dura pouco. Mas nós trabalhamos por um prêmio que dura para sempre.
    • É desta maneira que eu corro e não como quem corre sem saber para onde. É assim que eu lutoe não como quem  socos à toa. Mas eu luto contra o meu corpo, para o dominar, a fim de não acontecer que, andando a pregar aos outros, seja rejeitado por Deus." I Cor. 9:24-27
    O cristão é ainda chamado a subjugar o seu corpo, a disciplinar os seus sentimentos e a refrear os seus impulsos para obedecer aos mandamentos de Deus:
    • "A vontade de Deus é que vivamos honestamente, mantendo-nos longe da imoralidade. Que cada um saiba usar com dignidade e respeito o corpo que lhe pertence. Não se deixem levar pelos maus desejos como fazem aqueles que não têm fé em Deus." I Tes. 4:3-5
    Deus quer que sejamos livres e fortes, em vez de escravos do mal.
    Ora, sabemos que o álcool ataca primeiramente o cérebro, que é o centro do juízo e da vontade. Pela sua ação sobre o sistema nervoso, as bebidas alcoólicas, mesmo tomadas em pequenas quantidades, diminuem a capacidade de vigiar, de dominar-se a si mesmo, de lutar contra o mal e de pegar-se ao bem.
    Mesmo sem se embriagar, o cristão que faz uso de bebidas alcoólicas torna-se mais fraco diante das tentações, mais exposto a transgredir as leis divinas por falta de perfeita lucidez.
    Veja o que aconteceu aos dois filhos do sacerdote Aarão e o mandamento que Deus deu depois da morte deles. Levítico 10:1-11
    Devemos evitar tudo o que possa enfraquecer o nosso juízo e a nossa resistência aos pecados que o álcool facilita, tais como:
    • Irritabilidade e brutalidade Provérbios 23:29-30; 20:1;
    • Egoísmo, deslealdade, injustiça Habacuque 2:5; Provérbios 31:4-5; Isaías 28: 7;
    • Impureza, imoralidade Provérbios 23:33; Oséias 4:11;
    • Preguiça Lucas 21: 34; Ecles. 10: 17-18, etc.
    A Palavra de Deus insiste também sobre a necessidade de sermos sóbrios:
    • "Por isso mesmo, não andemos a dormir como os outros, mas sejamos vigilantes e vivamos com sobriedade. Tanto os que dormem como os que se entregam à embriaguez é de noite que o costumam fazer." I Tes. 5:6-7
    • "Mas tu, sê prudente em tudo, suporta as dificuldades, comporta-te como mensageiro da Boa Nova e cumpre a tua missão." II Tm. 4:5
    • Por isso, tenham o espírito preparado para a ação. Estejam atentos e ponham a esperança no dom que lhes será concedido quando Jesus se manifestar." I Pedro 1:13
    Todos estamos sujeitos à fraqueza e por isso o apóstolo Paulo diz:
    • "Aquele que cuida estar em pé, olhe não caia" I Cor. 10: 12
    Ele exorta-nos também a olhar por nós mesmos para que não sejamos também tentados:
    • "Meus irmãos, se alguém for apanhado nalguma falta, vocês que têm o Espírito de Deus levem-no com mansidão ao bom caminho. E cada um de vocês tenha cuidado para não se deixar tentar." Gálatas 6:1
    Por todas estas razões achamos preferível renunciar às bebidas alcoólicas, não somente por amor dos irmãos que são fracos, mas também no nosso próprio interesse. Vigiemos e sejamos sóbrios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário