Escolha o Idioma

6/17/2016

Neuropatia periférica



O que é Neuropatia periférica?

A neuropatia periférica é uma condição comum que afeta os nervos periféricos, responsáveis por encaminhar informações do cérebro e da medula espinhal para o restante do corpo. A neuropatia periférica pode causar danos permanentes aos nervos, sendo muitas vezes um problema incapacitante e até mesmo fatal.

Causas

Nem sempre é fácil identificar a causa da neuropatia periférica, pois há inúmeros fatores que podem estar por trás deste problema. Confira:

Alcoolismo

Muitas pessoas desenvolvem neuropatia periférica pelo uso excessivo de álcool. Muitas vezes este problema está relacionado, também, à má alimentação e deficiência de nutrientes no corpo.

Doenças autoimunes

Estas doenças incluem:

Síndrome de Sjogren

Lúpus

Artrite reumatoide

Síndrome de Guillain-Barré

Polineuropatia desmielinizante inflamatória crônica

Vasculite necrotizante.



Diabetes

Quando o dano ocorre em vários nervos, é geralmente o diabetes que está por trás. Pelo menos metade das pessoas com essa condição desenvolve algum tipo de neuropatia, já que existem diversas formas de neuropatia causada por diabetes.

Exposição a venenos

A exposição a algumas substâncias tóxicas, tais como metais pesados ou produtos químicos, também pode levar a um caso de neuropatia periférica.

Medicações

Certos medicamentos, especialmente aqueles utilizados em quimioterapias, podem causar neuropatia periférica.

Infecções

Algumas infecções virais e bacterianas podem causar neuropatia periférica, incluindo a doença de Lyme, herpes-zóster, vírus de Epstein-Barr, vírus da hepatite C, hanseníase, difteria e HIV.

Doenças hereditárias

Distúrbios como a doença de Charcot-Marie-Tooth são tipos hereditários de neuropatia periférica.

Trauma ou pressão sobre o nervo

Traumas, como acidentes, quedas ou lesões esportivas podem romper ou danificar os nervos periféricos. Pressão sobre os nervos podem resultar da repetição excessiva de movimentos, como por exemplo, a digitação.

Tumores

O surgimento de tumores pode colocar pressão sobre os nervos próximos a ele. Tanto os tumores benignos quanto os malignos podem contribuir para a neuropatia periférica.

Deficiências da vitamina

Deficiências de Vitaminas B, incluindo B-1, B-6 e B-12, são particularmente importantes para a saúde do nervo. A vitamina E e niacina também são fundamentais neste sentido. Não ter quantidade suficiente dessas vitaminas no corpo pode levar a danos no sistema nervoso periférico.

Outras doenças

Doença renal, doença hepática, doenças do tecido conjuntivo, hipotireoidismo e amiloidose também podem causar neuropatia periférica.

Sintomas

Sintomas de Neuropatia periférica

Os sinais e sintomas da neuropatia periférica dependem principalmente do nervo que foi lesado. Os sintomas também dependem se a lesão afeta apenas um nervo, vários nervos ou o corpo todo.

Dor e dormência

Formigamento, dormência e sensação de queimação nos braços e nas pernas podem ser sinais precoces de nervo lesionado. Essas sensações geralmente iniciam nos pés, dedos dos pés e nas pernas.

Pode haver, ainda, a perda da sensação das pernas e dos braços. Por essa razão, uma pessoa com esse problema talvez não perceba se pisar em algo pontiagudo e talvez não consiga sentir a diferença entre superfícies frias ou quentes.

Problemas musculares

Os danos causados aos nervos podem dificultar o controle dos músculos e causar fraqueza, além de problemas para mover uma parte do corpo.

Tarefas simples, como abotoar uma camisa, podem se tornar mais difíceis por causa da neuropatia periférica. É possível que a pessoa note, também, contrações ou cãibras em seus músculos. Os músculos podem diminuir.

Problemas com órgãos do corpo

Pessoas com danos nervosos podem ter dificuldade para digerir os alimentos. Azia, vômitos, náuseas, tontura, fraqueza e problemas para deglutição são alguns dos principais sintomas.

A angina é uma dor no peito que funciona como sinal de aviso para doença ou ataque cardíaco. O nervo danificado pela neuropatia periférica pode "ocultar" esse sinal de aviso.

Outros sintomas de danos nervosos

Problemas sexuais. Homens podem ter problemas com ereção e mulheres podem ter problemas com secura vaginal ou em orgasmos

Algumas pessoas podem não ser capazes de saber quando a glicose no sangue estiver muito baixa

Problemas de bexiga, entre os quais podem incluir vazamento de urina e dificuldades para urinar.

Diagnóstico e Exames

Buscando ajuda médica

Procure assistência médica imediatamente se você notar qualquer formigamento incomum, fraqueza ou dor nas mãos ou nos pés. Diagnóstico e tratamento precoces podem ajudar a controlar sintomas e prevenir danos mais graves aos nervos periféricos.

Na consulta médica

Entre as especialidades que podem diagnosticar uma neuropatia periférica estão:

Clínica médica

Neurologia

Imunologia

Oncologia

Endocrinologia.

Estar preparado para a consulta pode facilitar o diagnóstico e otimizar o tempo. Dessa forma, você já pode chegar à consulta com algumas informações:

Uma lista com todos os sintomas e há quanto tempo eles apareceram

Histórico médico, incluindo outras condições que o paciente tenha e medicamentos ou suplementos que ele tome com regularidade.

O médico provavelmente fará uma série de perguntas, tais como:

Você tem diabetes?

Você sente dores e dormência? Onde?

Você faz uso excessivo de álcool?

Você sente fraqueza ou fadiga muscular?

Você perdeu massa muscular recentemente?

Você já foi diagnosticado com alguma outra condição médica? Qual?

Seus sintomas são frequentes ou ocasionais?

Qual a intensidade de seus sintomas?

Diagnóstico de Neuropatia periférica

Um histórico médico detalhado ajudará o especialista a determinar a causa da neuropatia periférica. Um exame do cérebro e do sistema nervoso (chamando de exame neurológico) pode revelar problemas com o movimento, a sensibilidade ou o funcionamento dos órgãos.

Os exames de sangue podem ser feitos para detectar doenças como diabetes, deficiências vitamínicas, problemas na tireoide ou outras doenças. Mas outros exames são escolhidos pelos médicos para encontrar e classificar exatamente a neuropatia apresentada pelo paciente. Estes são:

Eletromiograma: um registro da atividade elétrica nos músculos

Testes de velocidade da condução nervosa (VCN): registro da velocidade na qual os sinais se deslocam ao longo dos nervos

Biópsia do nervo: retirada de uma pequena mostra do nervo para observá-la por meio do microscópio

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Neuropatia periférica

Os principais objetivos do tratamento de neuropatia periférica é tratar a causa, controlar os sintomas, interromper a lesão ao nervo e garantir uma melhor qualidade de vida para o paciente. O tratamento da causa, geralmente, já ajuda a melhorar os sintomas.

O uso de álcool deve ser interrompido completamente e, se necessário, haverá, também, a necessidade de repor vitaminas e realizar alterações significativas na dieta.

Alguns pacientes podem precisar de cirurgia para interromper a lesão no nervo. Além disso, é possível que o tratamento também envolva seções de fisioterapia para retomar a força e o controle muscular.

Tratando a dor

Os medicamentos podem ajudar a reduzir a dor nos pés, nas pernas e nos braços, mas eles geralmente não trazem de volta a sensibilidade.

Analgésicos poderão ser indicados pelos médicos. Os medicamentos usados para tratar outros problemas médicos, como convulsões ou depressão, também podem ajudar a controlar a dor.

Há medicamentos que podem ajudar também nos problemas de ereção em homens. Consulte um médico sobre a possibilidade de fazer uso destes.

Medicamentos para Neuropatia periférica

Os medicamentos mais para o tratamento de neuropatia periférica são:

Mionevrix

Somente um médico pode dizer qual o medicamento mais indicado para o seu caso, bem como a dosagem correta e a duração do tratamento. Siga sempre à risca as orientações do seu médico e NUNCA se automedique. Não interrompa o uso do medicamento sem consultar um médico antes e, se tomá-lo mais de uma vez ou em quantidades muito maiores do que a prescrita, siga as instruções na bula.

Convivendo (prognóstico)

Convivendo/ Prognóstico

Organização da casa

A segurança dentro de casa é muito importante para pessoas com neuropatia, pois ela pode aumentar o risco de quedas e outras lesões.

Remova os fios soltos e tapetes dos lugares por onde você caminha, não tenha animais pequenos em casa e conserte pisos irregulares nas portas. Garanta uma boa iluminação dos ambientes, instale corrimãos na banheira ou chuveiro e próximo ao vaso sanitário e procure colocar um tapete antiderrapante no box do chuveiro.

Cuidados com a pele

Use calçados para proteger seus pés de lesões. Verifique-os todos os dias, observe a parte de cima, os lados, a sola, o calcanhar e entre os dedos para verificar se há presença de feridas. Evite, também, pressionar as áreas com lesão dos nervos por muito tempo.

Tratando outros sintomas

Usar meias elásticas pode ajudar a tratar a baixa pressão arterial e eventuais desmaios decorrentes da neuropatia. Dormir com a cabeça elevada também pode ajudar, assim como alguns medicamentos.

Há algumas formas de ajudar a combater os problemas de bexiga. Além de medicamentos, aprender exercícios para fortalecer os músculos do assoalho pélvico e usar um tubo fino inserido na bexiga (cateter urinário) pode ajudar no tratamento caseiro aliado ao tratamento médico.

Complicações possíveis

Complicações da neuropatia periférica podem incluir:

Sensação reduzida

Como partes do corpo pode apresentar dormência, um paciente com essa condição pode ser menos propenso a sentir mudanças de temperatura ou dor. Isso pode torná-lo mais suscetível a queimaduras ou traumas na pele.

Infecções

A ausência de sensibilidade em regiões inferiores do corpo, como pernas, pés e dedos dos pés pode causar infecções, especialmente em pessoas com diabetes.

Expectativas

O resultado do tratamento da neuropatia periférica depende da causa da lesão do nervo. Quando a doença é detectada e tratada, o prognóstico costuma ser excelente. Entretanto, em neuropatias graves, a lesão nervosa pode ser permanente, mesmo que a causa seja tratada.

A dor crônica pode ser um grande problema para alguns pacientes. As pessoas com dormência nos pés podem ter feridas na pele que não cicatrizam. Elas também correm o risco de deformidades na articulação. Raramente, a dormência nos pés pode levar à amputação.

Na maior parte das neuropatias hereditárias, não há cura. Alguns desses problemas não interferem na vida diária, outros pioram muito rapidamente e podem levar a sintomas e problemas graves e de longo prazo.

Prevenção

Você pode reduzir o risco de neuropatia periférica por meio de algumas medidas. Confira:

Beba álcool com moderação

Siga uma dieta balanceada e rica em vitaminas

Mantenha o diabetes e outros problemas médicos controlados.

Perguntas sobre neuropatia periférica

O que fazer quando um reumatologista diagnostica alguém com neuropatia periférica, mas a eletroneuromiografia não indicou nada?

Sentir choques nos pés e pernas todas as madrugadas é sintoma de neuropatia?

Fontes e referências

Ministério da Saúde

National Institute of Neurological Disorders and Stroke

American Podiatric Medical Association

The Neuropathy Association

Nenhum comentário:

Postar um comentário