Escolha o Idioma

12/14/2014

Demência

A demência é um transtorno cognitivo em que ocorre uma deterioração gradual do funcionamento do cérebro afetando a memória, o julgamento, a linguagem e outros processos cognitivos avançados. A demência pode ocorrer em qualquer período da vida do indivíduo, mas é mais comum e freqüente em idosos.

Tendo ainda de ser acompanha pelo menos de uma perturbação cognitiva (afasia, apraxia, agnosia ou perturbação do funcionamento executivo), grave comprometimento do funcionamento ocupacional ou social, e um declínio em relação a um nível anteriormente superior de funcionamento.

A demência pode ser causada por diversas doenças: o abuso de álcool e drogas que resultam em mudanças prejudiciais no funcionamento cognitivo; doenças infecciosas ou depressão também podem causar demência, mas essa pode ser reversível por meio de tratamento da doença principal. No entanto há outros transtornos que são irreversíveis como, por exemplo, a doença de Alzheimer.

A demência e o delirium se diferenciam em dois aspectos: o delirium tem início agudo e a demência avança gradativamente; as pessoas com demência não ficam desorientadas ou confusas no estágio inicial, no delirium sim.

Mas se igualam em causas incluindo trauma cerebral, como o derrame (destrói os vasos sanguíneos), doenças infecciosas (sífilis e HIV), lesão grave na cabeça, introdução de certas substancias tóxicas ou venenosas, e doenças, como o Parkinson e a mais comum da demência, a doença de Alzheimer.

As demências podem ser de vários tipos: Demência do Tipo Alzheimer, Demência Vascular, Demência Devida à Doença do HIV, Demência Devida a Traumatismo Craniano, Demência Devida à Doença de Parkinson, Demência Devida a Doença de Pick, Demência Devida à Doença de Creutzfeldt-Jakob, Demência Devida a Outras Condições Médicas Gerais e Demência Persistente Induzida por Substância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário