Escolha o Idioma

10/05/2014

O Teste de Sottam IV - Preparado para se tratar? Teste!

O Teste de Sottam IV (Specific Opportunity for Treatment, Therapy and Modification) é uma forma de avaliação pessoal e individual que pretende aferir o quanto você, dependente químico, está preparado para investir no abandono da droga e na luta para reconquistar tudo que foi perdido durante os anos de adicção. Por tudo entenda-se, saúde, autoestima, família, dinheiro, trabalho, enfim TUDO que você permitiu que a droga lhe tirasse para manter o vício e a ilusão de que só a ela lhe fazia feliz.
Quem sabe você já está sofrendo o bastante para pensar em se livrar dessa porcaria e lutar por uma vida feliz. Quem sabe os estragos ainda não são tão devastadores que lhe restem forças para lutar, quem sabe nesse cérebro devastado pela droga ainda existam neurônios dispostos a lhe ajudar a enxergar o problema e lutar contra ele? Já ficou irritado? É assim mesmo! Mas se já leu até aqui e vai continuar significa que ainda temos esperança. Afinal a NEGAÇÃO é tudo que você tem não é mesmo?
OK! O teste vai analisar a sua Espiritualidade e o seu nível de Sofrimento para estar preparado para passar por um período duro e muitas vezes desanimador e, principalmente e sobretudo, quão sofrido você já está para dar uma virada na sua vida e se tornar um ser humano NOVO. Acredite! É possível!
Responda a cada uma das 50 perguntas com honestidade e sem esperar pegadinhas. Cada pergunta tem um objetivo e seu resultado está diretamente relacionado à veracidade do que você responde. Até porque se for para mentir, para que fazer o teste...Ao final e de acordo com a pontuação obtida saberemos se você está pronto para se livrar das drogas, se tratar, aceitar ajuda, compartir sua dor com pessoas que sofrem como você e, quem sabe, muito lá para frente, descobrir que você é uma nova pessoa, em recuperação de uma doença SEM CURA, PROGRESSIVA E FATAL.
Como disse, nessa parte do teste serão avaliadas apenas a sua Espiritualidade e seu nível de Sofrimento
EU QUERO ME LIVRAR DAS DROGAS E PARA TANTO SOU CAPAZ DE BUSCAR A ESPIRITUALIDADE E TENTAR PARAR O SOFRIMENTO QUE JÁ NÃO SUPORTO.


Espiritualidade e Sofrimento
1.    Vontade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a vontade para com outras pessoas (e dessas para você):
É a capacidade por meio da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo. Agostinho e Descartes também concordam em afirmar que o fato de termos vontade não só nos torna responsáveis por nossos atos e decisões.
1.    Sei lidar bem. Aceito plenamente e preciso ter vontade mas ainda não tenho - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ter vontade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar vontade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Vingança: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a vingança para com outras pessoas (e dessas para você):
Consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
1.    Sei lidar bem. Não sou vingativo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro não ser vingativo - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar vingança - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
3.    Tristeza: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a tristeza para com outras pessoas (e dessas para você):
É um estado afetivo duradouro caracterizado por um sentimento de insatisfação e acompanhado de uma desvalorização da existência e do real. A tristeza é uma das "seis emoções básicas" junto com felicidade, raiva, surpresa, medo e nojo. A tristeza é uma experiência comum na adolescência e reconhecer tais emoções pode tornar mais fácil para as famílias enfrentar problemas emocionais mais graves.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou triste - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a tristeza - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar tristeza - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
4.    Tranquilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a tranquilidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Em que reina a calma, a ordem, o equilíbrio; Sem agitação, preocupação ou inquietação; calmo, quieto.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou tranquilo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser tranquilo - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar tranquilidade - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
5.    Teimosia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a teimosia para com outras pessoas (e dessas para você):
Ser teimoso é persistir no mesmo erro, em algo que não funciona, é manter a mesma estratégia, repetir os mesmos passos, existindo pouca abertura para a mudança ou para a verdadeira troca de ideias. É resistir à verdade, muitas vezes por orgulho, não querendo dar o braço a torcer, mesmo quando as evidências o demonstram. Está no comportamento do dependente que recusa aceitar sua dependência, que insiste em que não está doente, que não precisa de ajuda e menos ainda de largar a droga.
1.    Sei lidar bem. Mas sou muito teimoso - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a teimosia - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar teimosia - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
6.    Sonho: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com os sonhos para com outras pessoas (e dessas para você):
1.    Sei lidar bem. Mas não sou sonhador - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar sonhar - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar sonhos - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
7.    Solidão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você é capaz de lidar com a solidão para com outras pessoas (e receber dessas para você):
É um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. O único companheiro do dependente é a droga. Com o tempo só ela resta, só ela permanece e só dela vive. É muita solidão!
1.    Não sei lidar com a solidão que sinto o tempo todo - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a solidão - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar solidão - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
8.    Serenidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a serenidade para com outras pessoas (e dessas para você):
O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranquilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o domínio de si mesmo. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria "a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos". Nem sempre concordamos, ou gostamos, do modo como as coisas acontecem ou são conduzidas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos e opiniões, como todas as pessoas o tem; mas temos obrigação de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós e vice-versa. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências. Talvez, em última análise, o início da SABEDORIA esteja na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser.
1.    Tento lidar bem. Mas não tenho serenidade- (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro a serenidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar a serenidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
9.    Separação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a separação para com outras pessoas (e dessas para você):
A mente pensa em termos de separação, divisão, análise. Por intermédio da mente, a vida se fragmenta. A vida, em si mesma, não é dividida; a vida, em si mesma, é uma unidade.
1.    Sei lidar bem. Mas não gosto da separação - (2)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a separação - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar a separação - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (3)
5.    Não se aplica a mim - (1)
10. Sensatez: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a sensatez para com outras pessoas (e dessas para você):
Que é equilibrado ou age com bom senso. Maneira ponderada de abordar um assunto vulnerável ou difícil. Comportamento da pessoa que é discreta; em que há discrição.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou sensato - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser sensato- (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar sensatez - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (3)
5.    Não se aplica a mim - (1)
11. Sabedoria: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a sabedoria para com outras pessoas (e dessas para você):
Excesso de conhecimento; erudição. Quantidade excessiva de conhecimento(s) que se acumula(m); ciência. Conhecimento adquirido a partir da experiência sobre (algo ou alguém). Em que há ou demonstra sensatez; com reflexão.
1.    Sei lidar bem. Sou muito sábio - (2)
2.    Lido com dificuldade mas procuro exercitar a sabedoria - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar sabedoria - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (3)
5.    Não se aplica a mim - (1)
12. Rancor: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o rancor para com outras pessoas (e dessas para você):
Mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Excesso de ódio guardado; ódio não demonstrado; raiva, ira.
1.    Sei lidar bem. Mas não sinto rancor - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o rancor - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar rancor - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
13. Raiva: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a raiva para com outras pessoas (e dessas para você):
É um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana. Outros nomes como fúria, ira, cólera, ódio, crueldade, etc. aplicam-se à distintas formas ou modulações desse sentimento. Na maioria dos casos um dependente químico experimenta com muita frequência todas as nuances desse sentimento.
1.    Sei lidar bem. Tenho muita raiva dentro de mim - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a raiva - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar raiva - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
14. Perturbação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a perturbação para com outras pessoas (e dessas para você):
1.    Sei lidar bem. Mas não sou perturbado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a perturbação - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar perturbação - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
15. Perda: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a perda para com outras pessoas (e dessas para você):
Ato ou efeito de perder ou ser privado de algo que possuía. Diminuição que alguma coisa sofre em seu volume, peso, valor. Prejuízo financeiro. O ato de não vencer.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou um perdedor - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro não ter perdas - (3)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar que tive perdas - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
16. Paz: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a paz para com outras pessoas (e dessas para você):
É geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho paz - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser pacífico - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar paz - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
17. Pânico: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o pânico para com outras pessoas (e dessas para você):
É um sentimento arrasador de medo e ansiedade. É um medo repentino e uma ansiedade sobre eventos antecipados. Na natureza, o "estado de pânico" é um sistema de defesa normal e útil que ativa todas as regiões do cérebro que estão relacionadas à atenção. É como se o animal entrasse em alerta máximo e num processo de fuga. Uma característica, por exemplo, é perder um pouco da sensibilidade nas extremidades do corpo para facilitar a fuga; ferimentos leves são ignorados enquanto um animal foge de seu predador. Porém, para o ser-humano, o pânico em situações que não expressam real perigo, pode ser uma doença que atrapalha o convívio social, chamada de síndrome do pânico relacionada a outros tipos de patologia psiquiátrica como crise de ansiedade, depressão, estresse e outros, muito comum na vida dos dependentes químicos.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho pânico de nada - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar entrar em pânico - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar pânico - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
18. Paciência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a paciência para com outras pessoas (e dessas para você):
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou paciente - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a paciência - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar paciência - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
19. Ódio: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o ódio para com outras pessoas (e dessas para você):
É um sentimento intenso de raiva e aversão. Traduz-se na forma de antipatia, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade. Os usuários de drogas convivem com esse sentimento de forma frequente a tal ponto de achar que ele é normal e faz parte das formas que encontra para se defender ou se esconder.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho ódio de ninguém - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o ódio - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ódio - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
20. Melancolia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a melancolia para com outras pessoas (e dessas para você):
É um estado psíquico de depressão com ou sem causa específica. Caracteriza-se pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral. Na prática médica a conceituação exata da melancolia é de extremo valor no diagnóstico dos distúrbios mentais. No caso da dependência química é um sinal muito importante da presença das drogas na vida do indivíduo.
1.    Sei lidar bem. Mas não sofro de melancolia - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a melancolia - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar melancolia - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
21. Medo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o medo para com outras pessoas (e dessas para você):
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Sendo ilícito, o uso de drogas faz com que o dependente viva com medo. É um sentimento que só diminui ou até desaparece durante os momentos em que está sob o efeito da droga.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou medroso - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o medo - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar medo - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
22. Ira: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a ira para com outras pessoas (e dessas para você):
É um intenso sentimento de raiva, ódio ou rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser vista como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto. Ira é um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo. Quando surge a ira, as emoções dela decorrentes fazem perder a racionalidade, obscurecendo o juízo normal. Por ter componentes irracionais, a ira não deve ser confundida com o ódio, que pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela racionalidade. A ira é uma explosão forte de um sentimento ruim, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de uma culpa. A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. Apesar disso, num ataque de ira, pode-se cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio, tamanho seu poder de estimular os ímpetos maléficos de uma pessoa. Pergunte a qualquer dependente e se surpreenderá com o fato de que a grande maioria sente ira com muita frequência.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho ira - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a ira - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ira - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
23. Inveja: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a inveja para com outras pessoas (e dessas para você):
A inveja é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do seu próprio crescimento. O invejoso ignora tudo que possui para cobiçar o que é do próximo. A inveja é frequentemente confundida com a avareza. É também um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem. Ao ter prejudicado seu desempenho em quase todas as situações de sua vida, o dependente não consegue realizar sonhos, crescer no trabalho, manter um relacionamento afetivo duradouro, etc. Assim, muitas vezes passa a invejar nos outros aquilo que não consegue para si.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho inveja de ninguém - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a inveja - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar inveja - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
24. Ilusão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a ilusão para com outras pessoas (e dessas para você):
A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc.) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.
1.    Não sou uma pessoa iludida - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a ilusão - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ilusão - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
25. Frustração: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a frustração para com outras pessoas (e dessas para você):
É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tal como falta de dinheiro, por exemplo. A incapacidade de alcançar objetivos de vida é sem dúvida uma das principais causas de frustração entre os dependentes químicos. Recaídas frequentes também provocam a frustração quando o indivíduo se depara com a dificuldade de deixar a droga.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou frustrado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a frustração - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar frustração - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
26. Incoerência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a incoerência para com outras pessoas (e dessas para você):
Discrepância, falta de lógica, inconsequência.
1.    Não sou incoerente - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a incoerência - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar incoerência - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
27. Fé: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a fé para com outras pessoas (e dessas para você):
É a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular. A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, não carece de qualquer tipo de argumento racional.
1.    Não tenho fé em nada - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ter fé em algo - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar fé - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
28. Exaustão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a exaustão para com outras pessoas (e dessas para você):
Com a rotina corrida do dia a dia, o tempo que se dedica a tarefas para descansar o corpo e a mente é cada vez mais reduzido. Entramos num processo em que o corpo começa a ficar desgastado e a mente não consegue se "desligar" daquele projeto no trabalho, das contas para pagar, do boletim das crianças, da pia que começou a vazar e de outras situações. Tudo isso acaba acelerando um quadro de exaustão emocional, uma condição que é mais grave que a estafa e está a um passo do estresse e de suas consequências sérias para a saúde. O conceito de exaustão está ligado ao conceito de estresse. O estresse é dividido em três níveis, chamados de alerta, reestruturação e, por fim, exaustão, que corresponde à fase em que o indivíduo já apresenta pensamentos negativos, falta de vontade de fazer as coisas, perda de sono, ansiedade acentuada, irritabilidade, entre outras características físicas como alergias, gastrites e enxaqueca.
1.    Sei lidar bem. Mas estou exausto de viver assim - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a exaustão - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar exaustão - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
29. Estresse: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o estresse para com outras pessoas (e dessas para você):
Estresse pode ser definido como a soma de respostas físicas e mentais causadas por determinados estímulos externos (estressores) e que permitem ao indivíduo (humano ou animal) superar determinadas exigências do meio ambiente e o desgaste físico e mental causado por esse processo. O estresse pode ser causado pela ansiedade e pela depressão devido à mudança brusca no estilo de vida e a exposição a um determinado ambiente, que leva a pessoa a sentir angústia. Quando os sintomas de estresse persistem por um longo intervalo de tempo, podem ocorrer sentimentos de evasão (ligados à ansiedade e depressão). Os nossos mecanismos de defesa passam a não responder de uma forma eficaz, aumentando assim a possibilidade de doenças.
1.    Sei lidar bem. Mas sou estressado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro me livrar do estresse - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar estresse - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
30. Espiritualidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a espiritualidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A espiritualidade pode ser definida como uma "propensão humana a buscar significado para a vida por meio de conceitos que transcendem o tangível, à procura de um sentido de conexão com algo maior que si próprio". A espiritualidade pode ou não estar ligada a uma vivência religiosa. Alguns defendem a existência de uma espiritualidade inclusive em meio ao ateísmo. Atualmente, a espiritualidade tem sido bastante estudada no que se refere às suas relações com a saúde humana. A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem aprofundando as investigações sobre a espiritualidade enquanto constituinte do conceito multidimensional de saúde; atualmente, o bem-estar espiritual vem sendo considerado mais uma dimensão do estado de saúde, junto às dimensões corporais, psíquicas e sociais.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho espiritualidade - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro a espiritualidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar espiritualidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
31. Esperança: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a esperança para com outras pessoas (e dessas para você):
É uma crença emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. A esperança requer uma certa perseverança, acreditar que algo é possível mesmo quando há indicações do contrário. O sentido de crença deste sentimento o aproxima muito dos significados atribuídos à fé.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho esperança - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a esperança - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar esperança - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
32. Esgotamento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o esgotamento para com outras pessoas (e dessas para você):
A síndrome de Burnout pode ser muito parecida com a depressão, apresentando sintomas típicos do esgotamento mental como pensamentos negativos, falta de ânimo para ir ao trabalho, falta de gosto por atividades que antes eram prazerosas, alteração de humor fazendo com que haja dias melhores mas em seguida e sem causa aparente a pessoa sente-se péssima, comportamentos agressivos ou vontade de agir rispidamente com todos.
1.    Sei lidar bem. Mas estou esgotado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o esgotamento - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar esgotamento - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
33. Dor: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a dor para com outras pessoas (e dessas para você):
É qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ela é geralmente associada com sofrimento e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar dor se ela for subjetivamente aversiva. Termos relacionados são tristeza, pesar e sofrimento. Alguns veem a raiva como um tipo de sofrimento.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho dor - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a dor - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar dor - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
34. Desinteresse: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o desinteresse para com outras pessoas (e dessas para você):
Ausência de interesse; indiferença: não entendo seu desinteresse por cultura. Desprovido de sentimentos e propósitos que visam somente o interesse; falta de interesse por dinheiro e/ou bens materiais generosidade: a caridade deve ser exercida com desinteresse. Falta de cuidado, de zelo; negligência.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou desinteressado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o desinteresse - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desinteresse - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
35. Desilusão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a desilusão para com outras pessoas (e dessas para você):
É uma decepção ou desencantamento decorrente de uma experiência negativa profunda; é ato de desiludir-se, desenganar-se, o que pressupõe que nos enganamos sobre algo ou alguém, que em um momento qualquer, acreditamos.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou desiludido - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a desilusão - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desilusão - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
36. Desgosto: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o desgosto com outras pessoas (e dessas para você):
Escassez de prazer; falta de gosto; ausência de alegria; desprazer, aborrecimento. Condição ou característica de quem é desgostoso; tristeza. Falta de satisfação; sofrimento.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho desgosto - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro me livrar do desgosto - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desgosto - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
37. Desgaste: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o desgaste para com outras pessoas (e dessas para você):
Cansado, sofrido, debilitado, enfraquecido.
1.    Sei lidar bem. Mas não sofro de desgaste- (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o desgaste - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desgaste - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
38. Desespero: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o desespero para com outras pessoas (e dessas para você):
Circunstância de quem está ou se encontra em desespero (sem esperança). Quando o homem alcança o estado de desesperança, ele age por desespero. Como a própria palavra diz "des esperar" é deixar de esperar, é chegar ao limite ou fim de alguma coisa. Agir por desespero é tomar atitudes que, se pensadas, jamais se tomaria. É se deixar levar por emoções que acabam comandando nossas ações. Há pessoas que desesperam-se facilmente, são mais frágeis e vivem uma vida de inquietudes.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou de entrar em desespero - (3)
2.    Lido com dificuldade mas não procuro evitar o desespero - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desespero - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
39. Desamparo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o desamparo para com outras pessoas (e dessas para você):
Abandono. Falta de auxílio ou de proteção. Falta de meios. Em que há ou se encontra no abandono; que não possui amparo; sem auxílio financeiro e/ou moral; desvalido. Que precisa de ajuda, auxílio, apoio ou proteção: crianças desamparadas. Que não tem segurança. Que não é habitado; ermo. Indivíduo que não possui amparo; aquele que se encontra abandonado.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou desamparado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o desamparo - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desamparo - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
40. Depressão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a depressão para com outras pessoas (e dessas para você):
Transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar). Alguns tipos de drogas podem levar a depressão crônica.
1.    Não sei lidar bem, mas não sofro de depressão - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar depressão - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar depressão - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
41. Decepção: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a decepção para com outras pessoas (e dessas para você):
É a obtenção de um resultado negativo de uma situação na qual era esperado um resultado positivo. Acabar com a ilusão ou encantamento que se cria por uma pessoa ou alguma coisa. Esperança frustrada. Desonra, tristeza, amargura de si próprio em relação a mudanças, pessoas, atos e principalmente comportamento e erros. Decepção causa tristeza.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho decepções - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a decepção - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar decepção - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
42. Culpa: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a culpa para com outras pessoas (e dessas para você):
O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido. Há também outra definição para "sentimento de culpa", quando se viola a consciência moral pessoal (ou seja, quando erramos), surge o sentimento de culpa. Aparece em geral após o uso da droga quando começa a cessar seu efeito. A culpa está sempre presente na vida de um dependente químico, principalmente quando o vício já fez estragos consideráveis em sua vida.
1.    Sei lidar bem. Não sinto culpa - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a culpa - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar culpa - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
43. Crença: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a crença para com outras pessoas (e dessas para você):
É o estado psicológico em que um indivíduo detém uma proposição ou premissa para a verdade, ou ainda, uma opinião formada ou convicção. Descartes começou diferenciando crença de dúvida, para ele, esses são dois estados de mente relativamente fáceis de distinguir, o estado de dúvida, ele observa, é "um estado irritante e insatisfatório, do qual lutamos para nos libertar"; diferentemente, o estado de crença "é clamo e satisfatório". Não somente sentido um forte desejo de converter a dúvida em crença, mas chegamos a nos esforçar para manter as crenças que já temos, para evitar cair novamente em dúvida. Peirce diz "Atemo-nos tenazmente, não somente em crer, mas a crer exatamente naquilo que já cremos. Acreditar que drogas não são fatais ou que “comigo isso não acontece” é como crer que o demônio é um santo. É o passo para o inevitável. A morte.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou crente - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar crenças - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar crenças - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
44. Consciência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a consciência para com outras pessoas (e dessas para você):
Consciência é o termo que significa conhecimento, percepção, honestidade. Também pode revelar a noção dos estímulos à volta de um indivíduo que confirmam a sua existência. Por esse motivo se costuma dizer que quem está desmaiado ou em coma está inconsciente. A consciência também está relacionada com o sentido de moralidade e de dever, pois é a noção das próprias ações ou sentimentos internos no momento em que essas ações são executadas. A consciência pode ser relativa a uma experiência, problemas, experiências ou situações.
1.    Sei lidar bem. Mas não tenho consciência - (3)
2.    Lido com dificuldade, mas não procuro a consciência - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar consciência - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
45. Calma: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a calma para com outras pessoas (e dessas para você):
É uma virtude de controlar as emoções, sem se alterar por algo que lhe deixa irritada(o), sossego, paz interior. Via de regra é um sentimento que o dependente químico termina por esquecer ao longo dos anos de consumo de drogas.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou calmo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser calmo- (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar calma - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
46. Apreensão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a apreensão para com outras pessoas (e dessas para você):
A apreensão é um dos estados psíquicos da ansiedade devido à antecipação de uma situação desagradável ou mesmo perigosa. É uma reação do organismo ao perigo ou ameaça que pode nunca ocorrer e que, na grande maioria das vezes, não acontece. É um problema psicológico que se traduz por um sentimento de insegurança, ou, medo sem fundamento real. O nível de medo não é determinado pela situação em si, mas pela interpretação que se faz dela e é algo muito mais grave do que estar sujeito às preocupações do cotidiano. Esta característica biológica ou estado emocional acompanha o ser humano ao longo de sua evolução e está muito presente no nosso dia-a-dia como também esteve na vida de nossos antepassados, hoje, talvez um pouco mais acentuada pelas rápidas e intensas transformações da sociedade contemporânea. Este estado afetivo caracterizado por um sentimento de insegurança; é um desejo ardente, uma aflição, uma incerteza em relação ao amanhã. É a sensação, às vezes, vaga de que algo desagradável está por acontecer.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou apreensivo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro não ter apreensão - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar apreensão - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
47. Ansiedade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a ansiedade para com outras pessoas (e dessas para você):
É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo. É muito comum em dependentes químicos principalmente quando o uso pesado já levou ao aparecimento de neuroses diversas.
1.    Sei lidar bem. Mas não sofro de ansiedade - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a ansiedade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ansiedade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
48. Angústia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a angústia para com outras pessoas (e dessas para você):
Forte sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião ou circunstância). É muito comum por exemplo quando o dependente chega à casa e tem que interagir com os familiares sempre tentando ocultar o vício, quando percebe que a droga está acabando no meio da noite, quando lhe falta o dinheiro para comprar ou quando o efeito do uso diminui ou acaba, fazendo com que se sinta angustiado por mais droga.
1.    Sei lidar bem. Mas não me sinto angustiado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a angústia - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar angústia - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
49. Amargura: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a amargura para com outras pessoas (e dessas para você):
Amargura significa tristeza, sofrimento, mágoa, amargor. Assim, a amargura não fica sozinha, ela acarreta normalmente tanto a tristeza (estado de alma) como sofrimento (que pode ser de alma e corpo). Já a mágoa é geralmente um sentimento da falta de perdão. Podemos reconhecer a amargura através dos seguintes sintomas: Silêncio vingativo; Respostas rápidas e ríspidas; Isolamento; Agressões verbais.       A pessoa se transforma numa pessoa amarga e todos passam a evitá-la. Começa a arquitetar vingança. É como uma maçã podre que faz apodrecer todo o restante. Assim, a pessoa amargurada atinge todo o seu grupo, seja familiar, escolar, profissional, de amizades, etc. Dependentes são amargurados e assim vivem praticamente o tempo todo.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou amargurado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a amargura - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar amargura - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
50. Abatimento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o abatimento para com outras pessoas (e dessas para você):
Enfraquecimento físico ou moral; depressão, prostração. Todo dependente químico padece desse sentimento que se torna uma rotina quando o uso de drogas se torna pesado e a necessidade de mais e mais quantidades é a única coisa com que a pessoa se preocupa. Conseguir mais droga. Nos momentos em que o efeito da droga é pouco ou passa, surge o abatimento que faz com que o dependente deixe de ter uma vida ativa, produtiva, saudável, enfim.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou abatido - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro não me abater - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar abatimento - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)

Pontuação:
0 a 50 - NEGAÇÃO
A reação mais comum do doente que recebe o diagnóstico de uma enfermidade grave é, diante do desespero, negar que aquilo esteja acontecendo com ele. A negação funciona como um para-choque depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo. Em geral, essa fase é temporária, pois ele logo percebe que é necessário lutar pela vida, sendo raro o caso em que ele nega seu estado até o fim.
Muitas vezes, a reação de negar a própria doença é acompanhada por uma tendência a se isolar. A negação também pode se manifestar sob a máscara da ironia.
50 a 100 - RAIVA
Esta fase é caracterizada pela inveja, culpar os outros, ressentimento e, por vezes fúria. A raiva pode ser especifica e direcionada, ou pode ser geral, atirada ao acaso. Pode ser racional ou irracional, justificada ou injustificada, sensata ou sem sentido. É a raiva da perda. Pode-se culpar os outros e a si mesmo pela situação em que se encontra.
Por que é que eu não posso beber algo antes do jantar sem acabar bêbado e sem sentidos à meia-noite? Ou por que não posso fumar apenas um baseado, sem ir logo depois cheirar cocaína ou fumar crack? Podemos manter esse lengalenga interminavelmente, assumir maus sentimentos ou mesmo explodir num grande abuso verbal. Esta raiva pode por vezes ser perigosa, tanto para a pessoa que sente como para a pessoa que é objeto dela.
Trocamos, nesta fase, o “eu não!” Para “por que eu?” “É culpa sua” e “não é justo”. Estamos loucos. Normalmente por trás da raiva está o medo, a culpa e a vergonha. Tal como precisamos da negação, precisamos agora da raiva. Não há problema em atravessar esta fase. A raiva é um combustível se não for trabalhada. Mas precisamos lidar com ela de maneira apropriada.
100 a 150 - NEGOCIAÇÃO
Após ventilar a fúria, pode-se tentar adiar de modo a evitar ou adiar a perda. Estas negociações podem ser feitas com Deus ou vagamente com a vida. Esta fase é normalmente caracterizada por SE... ENTÃO... frases que medem o que damos conta daquilo que recebemos. Algumas vezes os nossos acordos são construtivos, realistas e obtém o resultado pretendido. Se eu for buscar ajuda para o meu problema de bebida, então não vou ter de morrer. No entanto, normalmente, as nossas negociações não são realistas. O alcoólico vai tentar um acordo em que apenas bebe cerveja, ou que só bebe em um final de semana por mês.
150 a 200 - DEPRESSÃO
Avançamos agora para um período de tristeza. Desde que pela primeira vez dissemos: “Isto não pode ser verdade”, que fomos empurrados para este momento. É talvez a essência da dor – estando de luto completamente. É o ponto mais alto do processo de aceitação e da emocional na sua forma mais pura. Choramos pelo que perdemos e sobre o que vamos perder no futuro. Chegou a hora de chorar. Esta tristeza pode levar horas, dias semanas, ou meses. “Quando humildemente nos rendemos, este processo começa”. “Esta depressão só desaparecerá quando o processo for ultrapassado pela aceitação”.
200 a 250 - ACEITAÇÃO
Quando já não precisamos bloquear, sentir raiva ou fazer acordos depois de ter lidado com a tristeza, vamos chegar a uma fase de aceitação. Não é a resignação e nem o desespero de desistir é uma sensação de para que? Elas também indicam o início do fim da luta, apesar de as últimas não serem indícios de aceitação. A aceitação não deve ser confundida com uma fase feliz. É praticamente vazia de sentimentos. É como que se a dor tivesse ido embora, a luta acabou. Estamos em paz com o que é e livremente admitimos a nossa impotência sobre as adicções. Deus nos deu a serenidade de aceitar o que podemos modificar.
A seguir a aceitação cresce. Isto implica que não nos limitamos a sobreviver à experiência, mas que mudamos ou fomos melhorados por ela. De algum modo, consideramo-nos mais ricos. Se não podemos ver como isso nos beneficiou, temos pelo menos a confiança de que está certo tudo está bem, e que algum dia poderemos perceber o propósito.
Podemos aceitar a perda e crescer, mas o caminho não é fácil, nem particularmente confortável. Pode ser estranho e por vezes parecer que vai nos destruir. No momento em que começa, podemos nos sentir em choque e em pânico. Enquanto o vivemos podemos nos sentir confusos, vulneráveis, sozinhos e isolados. Podemos ter uma sensação de falta de controle. Temos de confiar na graça de um poder superior; precisamos nos agarrar a esperança. Em todas as fases exceto na negação, a esperança é uma linha da vida.
Você está pronto para se tratar e deixar as drogas para começar uma nova vida. Parabéns!

Em que fase você está?
Pronto para uma vida nova?
Você é capaz como outros tantos!
Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário