Escolha o Idioma

10/04/2014

O Teste de Sottam III - Preparado para se tratar? Teste!

O Teste de Sottam III (Specific Opportunity for Treatment, Therapy and Modification) é uma forma de avaliação pessoal e individual que pretende aferir o quanto você, dependente químico, está preparado para investir no abandono da droga e na luta para reconquistar tudo que foi perdido durante os anos de adicção. Por tudo entenda-se, saúde, autoestima, família, dinheiro, trabalho, enfim TUDO que você permitiu que a droga lhe tirasse para manter o vício e a ilusão de que só a ela lhe fazia feliz.
Quem sabe você já está sofrendo o bastante para pensar em se livrar dessa porcaria e lutar por uma vida feliz. Quem sabe os estragos ainda não são tão devastadores que lhe restem forças para lutar, quem sabe nesse cérebro devastado pela droga ainda existam neurônios dispostos a lhe ajudar a enxergar o problema e lutar contra ele? Já ficou irritado? É assim mesmo! Mas se já leu até aqui e vai continuar significa que ainda temos esperança. Afinal a NEGAÇÃO é tudo que você tem não é mesmo?
OK! O teste vai analisar seus Sentimentos e sua Personalidade e a sua forma para enfrentar um período duro e muitas vezes desanimador e, principalmente e sobretudo, quanta personalidade você tem para dar uma virada na sua vida e se tornar um ser humano NOVO. Acredite! É possível!
Responda a cada uma das 50 perguntas com honestidade e sem esperar pegadinhas. Cada pergunta tem um objetivo e seu resultado está diretamente relacionado à veracidade do que você responde. Até porque se for para mentir, para que fazer o teste...Ao final e de acordo com a pontuação obtida saberemos se você está pronto para se livrar das drogas, se tratar, aceitar ajuda, compartir sua dor com pessoas que sofrem como você e, quem sabe, muito lá para frente, descobrir que você é uma nova pessoa, em recuperação de uma doença SEM CURA, PROGRESSIVA E FATAL.
Como disse, nessa parte do teste serão avaliadas apenas os seus Sentimentos e sua Personalidade. A parte seguinte complementa a primeira a segunda e essa (terceira), avalia outros aspectos referentes à sua espiritualidade, sofrimento e por aí vai. Por enquanto vamos nos concentrar no que para mim é básico. EU QUERO ME LIVRAR DAS DROGAS E PARA TANTO SOU CAPAZ DE LIDAR COM MEUS SENTIMENTOS E RESGATAR MINHA PERONALIDADE.


Sentimento e Personalidade
1.    Honestidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a honestidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Honestidade é a palavra que indica a qualidade de ser verdadeiro: não mentir, não fraudar, não enganar. A honestidade pode ser uma característica de uma pessoa ou instituição, significa falar a verdade, não omitir, não dissimular. O indivíduo que é honesto repudia a malandragem a esperteza de querer levar vantagem em tudo. Honestidade, de maneira explícita, é a obediência incondicional às regras morais existentes. Existem alguns procedimentos para alguns tipos de ações, que servem como guia, como referência para as decisões. Exercer a honestidade em caráter amplo, é muito difícil, porque existe as convenções sociais que nem sempre espelham a realidade, mas como estão formalizadas e enraizadas são tidas como certas.
1.    Sei lidar bem. Aceito plenamente e preciso viver com honestidade - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro viver e conviver com a honestidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar honestidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Vaidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a vaidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A vaidade é o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada e invejada.
1.    Sei lidar bem. Aceito plenamente e preciso de vaidade - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro não ser vaidoso - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar vaidade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
3.    Saudade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a saudade para com outras pessoas (e dessas para você):
Saudade descreve a mistura dos sentimentos de perda, falta, distância e amor.
1.    Sei lidar bem. Mas não sinto saudades de nada - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a saudade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar saudades - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
4.    Reserva: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a reserva para com outras pessoas (e dessas para você):
Resguardo, cuidado em expor seus sentimentos, pensamentos e atitudes.
1.    Sei lidar bem. Mas amigo reservado - (5)
2.    Lido com dificuldade mas não procuro ser reservado - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar reserva - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
5.    Rebeldia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a rebeldia para com outras pessoas (e dessas para você):
Ato de rebelar-se; não-conformidade, reação. Oposição, resistência. Birra, teimosia.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou rebelde - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar ser rebelde - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar amor - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
6.    Prudência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a prudência para com outras pessoas (e dessas para você):
A prudência é atitude de sabedoria. Prudência no falar, no agir e no pensar. Ao falar, o homem perde o domínio da palavra. Falar com prudência leva-o a atitude refletida. Já a palavra precipitada pode lavrar incêndio, provocar conflito ou desarticular programas úteis. A palavra não pronunciada é patrimônio precioso que o homem pode utilizar no momento justo. A palavra falada pode converter-se em chicote que volta e pune o irresponsável que a libera. Antes de agir, o homem detém os valores que pode utilizar; depois, colhe os resultados do ato. Agir com ponderação. Pensar com prudência.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou prudente - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser prudente - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar a prudência - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
7.    Preocupação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a preocupação para com outras pessoas (e dessas para você):
1.    Sei lidar bem. Mas não sou preocupado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar as preocupações - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar preocupação - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
O sentimento de preocupação é normal, desde que não se torne uma questão crônica, isto é pessoas que se preocupam o tempo todo, de forma exacerbada e pouco realista. Esse tipo de preocupação é extremamente debilitante e prejudica a qualidade de vida do indivíduo. No entanto, simplesmente dizer para que a pessoa não se preocupe, terá pouco ou nenhum efeito, visto que a preocupação excessiva pode ser um indício de transtornos psicológicos, tais como ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobia social, transtorno de pânico (transtornos de ansiedade) ou depressão (transtorno de humor). Na verdade a preocupação está no cerne de todos os transtornos de ansiedade.
8.    Maldade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a maldade para com outras pessoas (e dessas para você):
Toda e qualquer maldade provêm de um ressentimento.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou mau - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a maldade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar maldade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
9.    Orgulho: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o orgulho para com outras pessoas (e dessas para você):
Orgulho é um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em Português a palavra Orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado de maneira errada tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou orgulhoso - (2)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o orgulho - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar orgulho - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (3)
5.    Não se aplica a mim - (1)
10. Obstinação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a obstinação:
Perseverança em conseguir seus objetivos, tenacidade, persistência.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou obstinado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a obstinação - (3)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar obstinação - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
11. Observação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a observação para com outras pessoas (e dessas para você):
Consiste em perceber, ver e não interpretar. A observação é relatada como foi visualizada, sem que, a princípio, as ideias interpretativas dos observadores sejam tomadas. Ela também pode ser entendida como verificação ou constatação de um fato, podendo ser tanto espontânea ou casual, quanto metódica ou planejada.
1.    Sei lidar bem. Sou muito observador - (2)
2.    Lido com dificuldade mas procuro exercitar a observação - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ser observador - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (3)
5.    Não se aplica a mim - (1)
12. Justiça: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a justiça para com outras pessoas (e dessas para você):
Justiça é um conceito abstrato que se refere a um estado ideal de interação social em que há um equilíbrio razoável e imparcial entre os interesses, riquezas e oportunidades entre as pessoas envolvidas em determinado grupo social. Trata-se de um conceito presente no estudo do Direito, Filosofia, Ética, Moral e Religião.
1.    Sei lidar bem. Mas não acho que seja justo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a injustiça - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar justiça - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
13. Respeito: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o respeito para com outras pessoas (e dessas para você):
O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou por uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações específicas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado. Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Isso evoca a ideia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc.
1.    Sei lidar bem. Tenho respeito - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro o respeito - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar respeito - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
14. Isolamento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o isolamento para com outras pessoas (e dessas para você):
O isolamento social é um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar - voluntariamente ou não - de atividades sociais em grupo como trabalho e entretenimento. É um fenômeno geralmente observado na população idosa, sem-teto ou grupos com pouca mobilidade entretanto não é limitado a estes podendo ser observado em outras faixas etárias, grupos sociais e em grandes cidades, onde o contato social teoricamente é maior. Fatores como doenças físicas, eremitismo e doenças psicológicas podem influenciar o surgimento do isolamento social. Falta de contato interação sustentada com indivíduos ou instituições que representam a sociedade predominante.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou isolado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o isolamento - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar isolamento - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
15. Inteligência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a inteligência para com outras pessoas (e dessas para você):
Os indivíduos diferem na habilidade de entender ideias complexas, de se adaptarem com eficácia ao ambiente, de aprenderem com a experiência, de se engajarem nas várias formas de raciocínio, de superarem obstáculos mediante o pensamento. Embora tais diferenças individuais possam ser substanciais, nunca são completamente consistentes: o desempenho intelectual de uma dada pessoa vai variar em ocasiões distintas, em domínios distintos, a se julgar por critérios distintos. Os conceitos de 'inteligência' são tentativas de aclarar e organizar esse conjunto complexo de fenômenos.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou inteligente - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser inteligente - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar inteligência - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
16. Integridade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a integridade para com outras pessoas (e dessas para você):
Significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro, de conduta reta, pessoa de honra, ética, educada, brioso, pundonoroso, cuja natureza de ação nos dá uma imagem de inocência, pureza ou castidade, o que é íntegro, é justo e perfeito, é puro de alma e de espírito.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou íntegro - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser íntegro - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar integridade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
17. Instabilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a instabilidade para com outras pessoas (e dessas para você):
O Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (ou Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional) é um diagnóstico psiquiátrico equivalente ao Transtorno de Personalidade Borderline pertencente ao manual de classificação CID-10 (da Organização Mundial da Saúde). É caracterizado pela tendência a agir de modo imprevisível e impulsivo, sem consideração pela consequência; humor imprevisível e instável; tendência a acesso de cólera e incapacidade de controlar o comportamento impulsivo; tendência a adotar comportamento explosivo e a entrar em conflito com os outros, particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou instável - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a instabilidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar instabilidade - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
18. Insensibilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a insensibilidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A nossa vida de seres humanos “saudáveis” baseia-se num conjunto de emoções e sentimentos que experimentamos todos os dias, desde que nos levantamos da cama até à hora de irmos dormir. Mas até durante a noite vivenciamos emoções e sentimentos que normalmente se mostraram mais importantes ou preocupantes durante o dia – os sonhos. A apatia e a insensibilidade são a total ausência desses sentimentos, esses mesmos que nos parecem, à primeira vista, tão fundamentais para a nossa saúde tanto física como mental e que os damos, muitas vezes, como certos e adquiridos.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou insensível - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a insensibilidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar insensibilidade - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
19. Insatisfação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a insatisfação para com outras pessoas (e dessas para você):
Falta de satisfação, de contentamento; desagrado, desprazer.
1.    Sei lidar bem. Mas sou insatisfeito - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a insatisfação - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar insatisfação - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
20. Inquietação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a inquietação para com outras pessoas (e dessas para você):
Estado daquilo que está inquieto; que foi alvo de agitação; agitado. Condição da pessoa inquieta; estado de quem demonstra falta de sossego; que não consegue repousar; sem tranquilidade; nervosismo. Ação de se preocupar com o que, normalmente, se encontra acima de seu entendimento; falta de satisfação intelectual.
1.    Sei lidar bem. Mas sou inquieto - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a inquietação - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar inquietação - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
21. Ingenuidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a ingenuidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Característica ou particularidade do que (ou de quem) é ingênuo; simplicidade. Ação, comportamento ou dito da pessoa ingênua.
1.    Sei lidar bem. Mas sou ingênuo(a) - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a ingenuidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar ingenuidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
22. Indecisão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a indecisão para com outras pessoas (e dessas para você):
Cada escolha comporta uma renúncia e para postergar essa sensação de perda é que há uma tendência para adiar a decisão. A indecisão é o contrário da arrogância de quem acredita que tem tudo sob controle. A indecisão frequentemente faz-se acompanhar por insegurança, baixa autoestima e medo do julgamento dos outros. Nas relações de amizade ao decidirmos impulsivamente perde-se a possibilidade de explorar a dúvida e dividi-la com outros.
1.    Sei lidar bem. Mas sou indeciso - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a indecisão - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar indecisão - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
23. Incredulidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a incredulidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Descrença, dúvida, ceticismo.
1.    Sei lidar bem. Mas sou incrédulo - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a incredulidade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar incredulidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
24. Incapacidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a incapacidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Falta de capacidade; falta de aptidão, de habilidade; incompetência, inaptidão. Falta de aptidão legal para gozar de um direito ou exercê-lo sem assistência ou autorização: a incapacidade dos menores ou dos interditos foi estabelecida com o fim de os proteger.
1.    Sei lidar bem. Mas me sinto incapaz - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a incapacidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar incapacidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
25. Imparcialidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a imparcialidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Significa alguém justo, reto, equitativo ou neutro.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou imparcial - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro a imparcialidade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar imparcialidade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
26. Revolta: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a revolta para com outras pessoas (e dessas para você):
Ato ou efeito de revoltar-se, de provocar grande perturbação, de agitar; sedição, sublevação, motim, levante, rebelião. Rebeldia, insubmissão. Alvoroço, tumulto, desordem. Perturbação moral, indignação, repulsa, náusea.
1.    Sei lidar bem. Mas sou revoltado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a revolta - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar revolta - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
27. Honra: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a honra para com outras pessoas (e dessas para você):
É a avaliação do procedimento de uma pessoa e estado social baseado nas adoções daquele indivíduo e ações. Honrado é julgamento que determina o caráter de uma pessoa exatamente: se ou não a pessoa reflete honestidade, respeito, integridade ou justiça. O conceito de honra pode ser visto como nativista - a verdadeira honra seria inerente à condição humana - e igualmente deriva dos laços pessoais formativos que estabelecem a dignidade pessoal e caráter. Nobreza de alma, magnanimidade, e um desprezo a maldade. Esse tipo de honra decorre da percepção da conduta virtuosa e integridade pessoal da pessoa dotada com ele.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou honrado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser honrado - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar honra - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
28. Fraqueza: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a fraqueza para com outras pessoas (e dessas para você):
Desprovido de vigor físico; que não possui robustez; fragilidade. Que está abatido; que apresenta desânimo. Sem rigidez de caráter. Que não é capaz de se defender; que é vulnerável; vulnerabilidade. Defeito ou vício: o álcool é sua fraqueza.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou fraco - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a fraqueza - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar fraqueza - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
29. Franqueza: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a franqueza para com outras pessoas (e dessas para você):
Qualidade daquele que é franco; sinceridade. Isenção.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou franco - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser franco - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar franqueza - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
30. Fidelidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a fidelidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Atitude de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. É também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou fiel - (5)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser fiel - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar fidelidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
31. Felicidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a felicidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou feliz - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro a felicidade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar felicidade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
32. Fascínio: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o fascínio para com outras pessoas (e dessas para você):
Grande atração; deslumbramento. Aptidão para atrair. Sentimento ou sensação de profundo encanto.
1.    Sei lidar bem. - (3)
2.    Lido com dificuldade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar fascínio - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
33. Euforia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a euforia para com outras pessoas (e dessas para você):
Condição mental e emocional na qual uma pessoa experiência sentimentos intensos de bem-estar, elação, felicidade, entusiasmo e alegria. A euforia é geralmente considerada como um estado de bem-estar físico e emocional exagerado, por vezes induzido pelo uso de drogas psicoativas e normalmente não atingido durante o curso normal da experiência humana.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou eufórico com nada - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a euforia - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar euforia - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
34. Estabilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a estabilidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Qualidade daquilo que é estável; solidez, segurança.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou estável - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser estável - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar estabilidade - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
35. Equilíbrio: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o equilíbrio para com outras pessoas (e dessas para você):
Significa harmonia, estabilidade, solidez. É o estado daquilo que se distribui de maneira proporcional. A expressão “por em equilíbrio” significa igualar.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou equilibrado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o desequilíbrio - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar equilíbrio - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
36. Entusiasmo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o entusiasmo para com outras pessoas (e dessas para você):
Entusiasmo originalmente significava inspiração ou possessão por uma entidade divina ou pela presença de Deus. Atualmente, pode ser entendido como um estado de grande arrebatamento e alegria. Uma pessoa entusiasmada está disposta a enfrentar dificuldades e desafios, não se deixando abater e transmitindo confiança aos demais ao seu redor. O entusiasmo pode portanto ser considerado como um estado de espírito otimista. Existem dois tipos de entusiasmo: endógeno, que é gerado dentro do próprio indivíduo; e o exógeno, que depende de um estímulo externo, chamado comumente de motivação.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou entusiasmado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro me entusiasmar - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar entusiasmo - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
37. Encantamento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o encantamento para com outras pessoas (e dessas para você):
Encanto, enlevo, sedução.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou encantado por nada - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar o encantamento - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar encantamento - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
38. Empolgação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a empolgação para com outras pessoas (e dessas para você):
Excesso de animação; grande entusiasmo. Arrebatamento, emoção, êxtase. É aquele que está maravilhado com os acontecimentos que está vivenciando; que está obcecado com as coisas que estão acontecendo e que são de seu agrado; contentamento com os esforços que está envidando e que estão produzindo resultados satisfatórios, muitas vezes, além dos esperados.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou empolgado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a empolgação - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar empolgação - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
39. Dignidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a dignidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros. Todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. A dignidade da pessoa humana abrange uma diversidade de valores existentes na sociedade. Trata-se de um conceito adequável a realidade e a modernização da sociedade, devendo estar relacionado com a evolução e as tendências modernas das necessidades do ser humano.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou digno - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser digno - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar dignidade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
40. Desinibição: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a desinibição para com outras pessoas (e dessas para você):
Característica da pessoa que não se inibe, que não tem vergonha, que não se acanha e que não é tímida. Descontraídos, extrovertidos, sem timidez.
1.    Não sei lidar bem, mas não sou desinibido - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a desinibição - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desinibição - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
41. Descontração: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a descontração para com outras pessoas (e dessas para você):
Ação ou efeito de descontrair ou descontrair-se. Sem contração; condição de descontraído; relaxamento. Sem constrangimento; falta de acanhamento; desembaraço.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou descontraído - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser descontraído - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar descontração - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
42. Desconfiança: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a desconfiança para com outras pessoas (e dessas para você):
Sentimento de não acreditar em algo ou alguma coisa, colocar em dúvida um fato ou um ato.
1.    Sei lidar bem. Não sou desconfiado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a desconfiança - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar desconfiança - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
43. Dependência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a dependência para com outras pessoas (e dessas para você):
A dependência física, chamada no meio científico dependência química é considerada uma doença crônica, incurável, progressiva e potencialmente fatal quando não tratada. Basicamente dependendo de dois fatores: o desenvolvimento de tolerância, ou seja, quantidades cada vez maiores são necessárias para alcançar o mesmo grau de alteração de consciência, e de sintomas de abstinência, quando a retirada completa ou redução da dose utilizada causa sintomas físicos e psíquicos de desconforto, que podem incluir entre outros o craving ou fissura. Dependência psicológica é a necessidade de determinado comportamento para viver normalmente e sentir-se confortável. Está fortemente associada às drogas, que podem causar dependência tanto psicológica quanto física. A dependência psicológica pode aparecer independentemente e é de tratamento lento e difícil, diferentemente da dependência física
1.    Sei lidar bem. Mas não sou dependente - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro entender a dependência - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar minha dependência - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (4)
5.    Não se aplica a mim - (1)
44. Curiosidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a curiosidade para com outras pessoas (e dessas para você):
A curiosidade é a capacidade natural e inata da inquiribilidade, evidente pela observação de muitas espécies animais, e no aspecto dos seres vivos que engendra a exploração, a investigação e o aprendizado. A curiosidade faz parte do instinto humano, pois faz com que um ser explore o universo ao seu redor compilando novas informações às que já possui. Também se designa desse modo qualquer informação pitoresca. A curiosidade é mais uma característica do instinto animal. Muitas vezes a curiosidade é a responsável pelo primeiro contato com as drogas.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou curioso - (3)
2.    Lido com dificuldade, mas não procuro evitar a curiosidade - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar curiosidade - (5)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
45. Criatividade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a criatividade para com outras pessoas (e dessas para você):
Capacidade de criar, produzir ou inventar coisas novas. A criatividade pode ser aplicada em qualquer área da vida.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou criativo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro ser criativo - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar criatividade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
46. Credulidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a credulidade para com outras pessoas (e dessas para você):
Em linhas simples, acreditar em tudo. Assim, a pessoa não investiga, nem questiona nada, simplesmente é mais cômodo e confortável acreditar. Assim acontece com o uso de drogas. É mais fácil continuar usando do que tentar parar.
1.    Sei lidar bem. Mas sou crédulo - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a credulidade - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar credulidade - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
47. Covardia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a covardia para com outras pessoas (e dessas para você):
É a corrupção da prudência, oposto a toda coragem ou bravura. É um comportamento que reflete falta de coragem; medo, timidez, fraqueza de ânimo; pusilanimidade ou ainda ânimo traiçoeiro. É algo que te força a não tentar, a não lutar por simples medo, por indecisão, por fraqueza. É deixar de fazer algo, desistir, abandonar pela metade pela falta de confiança em si próprio.
1.    Sei lidar bem. Mas sou covarde - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar a covardia - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar covardia - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
48. Conformismo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o conformismo para com outras pessoas (e dessas para você):
Quando a conformidade se dá por submissão, consciente ou inconsciente, é usual dizer-se que ocorreu uma situação de conformismo. Quando um indivíduo ou um grupo reclama ou reage à submissão, não se conformando a crenças ou comportamentos, ocorre o que usualmente se chama de inconformismo. O conformismo é a atitude que consiste em se submeter às opiniões, regras, normas, modelos que representam a mentalidade coletiva ou o sistema de valores do grupo ao qual se adere e torná-los seus. Esse processo, amplamente estudado em psicologia, corresponde a mudanças de opinião, de comportamento ou mesmo de percepção de um indivíduo ou grupo minoritário, em situações influência ou pressão social exercida por parte de outros indivíduos ou por um grupo dominante.
1.    Sei lidar bem. Mas me sinto conformado - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro evitar ficar conformado - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar conformismo - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
49. Bom humor: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com o bom humor para com outras pessoas (e dessas para você):
Bom humor é muito mais do que saber contar piadas – está associado ao bem-estar, à saúde e à qualidade de vida. “É um estado emocional que se caracteriza pela alegria, sensação de contentamento e habilidade de focar no lado bom das coisas”
1.    Sei lidar bem. Mas não sou bem humorado - (4)
2.    Lido com dificuldade mas procuro o bom humor - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar bom humor - (3)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
50. Alegria: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a forma como você lida com a alegria para com outras pessoas (e dessas para você):
Alegria é um sentimento de contentamento, de prazer de viver, júbilo, satisfação, exultação. Nas pessoas costuma ser expresso através de sorrisos. Um dependente crê estar alegre quando sob o efeito das drogas, o que é pura ilusão pois essa falsa alegria nada mais é do que uma alteração sensorial que termina junto com o efeito da droga.
1.    Sei lidar bem. Mas não sou alegre - (3)
2.    Lido com dificuldade mas procuro a alegria - (5)
3.    Tenho dificuldades em aceitar ou demonstrar alegria - (4)
4.    Não aceito; não sei lidar - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)

Pontuação:
0 a 50 - NEGAÇÃO
A reação mais comum do doente que recebe o diagnóstico de uma enfermidade grave é, diante do desespero, negar que aquilo esteja acontecendo com ele. A negação funciona como um para-choque depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo. Em geral, essa fase é temporária, pois ele logo percebe que é necessário lutar pela vida, sendo raro o caso em que ele nega seu estado até o fim.
Muitas vezes, a reação de negar a própria doença é acompanhada por uma tendência a se isolar. A negação também pode se manifestar sob a máscara da ironia.
50 a 100 - RAIVA
Esta fase é caracterizada pela inveja, culpar os outros, ressentimento e, por vezes fúria. A raiva pode ser especifica e direcionada, ou pode ser geral, atirada ao acaso. Pode ser racional ou irracional, justificada ou injustificada, sensata ou sem sentido. É a raiva da perda. Pode-se culpar os outros e a si mesmo pela situação em que se encontra.
Por que é que eu não posso beber algo antes do jantar sem acabar bêbado e sem sentidos à meia-noite? Ou por que não posso fumar apenas um baseado, sem ir logo depois cheirar cocaína ou fumar crack? Podemos manter esse lengalenga interminavelmente, assumir maus sentimentos ou mesmo explodir num grande abuso verbal. Esta raiva pode por vezes ser perigosa, tanto para a pessoa que sente como para a pessoa que é objeto dela.
Trocamos, nesta fase, o “eu não!” Para “por que eu?” “É culpa sua” e “não é justo”. Estamos loucos. Normalmente por trás da raiva está o medo, a culpa e a vergonha. Tal como precisamos da negação, precisamos agora da raiva. Não há problema em atravessar esta fase. A raiva é um combustível se não for trabalhada. Mas precisamos lidar com ela de maneira apropriada.
100 a 150 - NEGOCIAÇÃO
Após ventilar a fúria, pode-se tentar adiar de modo a evitar ou adiar a perda. Estas negociações podem ser feitas com Deus ou vagamente com a vida. Esta fase é normalmente caracterizada por SE... ENTÃO... frases que medem o que damos conta daquilo que recebemos. Algumas vezes os nossos acordos são construtivos, realistas e obtém o resultado pretendido. Se eu for buscar ajuda para o meu problema de bebida, então não vou ter de morrer. No entanto, normalmente, as nossas negociações não são realistas. O alcoólico vai tentar um acordo em que apenas bebe cerveja, ou que só bebe em um final de semana por mês.
150 a 200 - DEPRESSÃO
Avançamos agora para um período de tristeza. Desde que pela primeira vez dissemos: “Isto não pode ser verdade”, que fomos empurrados para este momento. É talvez a essência da dor – estando de luto completamente. É o ponto mais alto do processo de aceitação e da emocional na sua forma mais pura. Choramos pelo que perdemos e sobre o que vamos perder no futuro. Chegou a hora de chorar. Esta tristeza pode levar horas, dias semanas, ou meses. “Quando humildemente nos rendemos, este processo começa”. “Esta depressão só desaparecerá quando o processo for ultrapassado pela aceitação”.
200 a 250 - ACEITAÇÃO
Quando já não precisamos bloquear, sentir raiva ou fazer acordos depois de ter lidado com a tristeza, vamos chegar a uma fase de aceitação. Não é a resignação e nem o desespero de desistir é uma sensação de para que? Elas também indicam o início do fim da luta, apesar de as últimas não serem indícios de aceitação. A aceitação não deve ser confundida com uma fase feliz. É praticamente vazia de sentimentos. É como que se a dor tivesse ido embora, a luta acabou. Estamos em paz com o que é e livremente admitimos a nossa impotência sobre as adicções. Deus nos deu a serenidade de aceitar o que podemos modificar.
A seguir a aceitação cresce. Isto implica que não nos limitamos a sobreviver à experiência, mas que mudamos ou fomos melhorados por ela. De algum modo, consideramo-nos mais ricos. Se não podemos ver como isso nos beneficiou, temos pelo menos a confiança de que está certo tudo está bem, e que algum dia poderemos perceber o propósito.
Podemos aceitar a perda e crescer, mas o caminho não é fácil, nem particularmente confortável. Pode ser estranho e por vezes parecer que vai nos destruir. No momento em que começa, podemos nos sentir em choque e em pânico. Enquanto o vivemos podemos nos sentir confusos, vulneráveis, sozinhos e isolados. Podemos ter uma sensação de falta de controle. Temos de confiar na graça de um poder superior; precisamos nos agarrar a esperança. Em todas as fases exceto na negação, a esperança é uma linha da vida.
Você está pronto para se tratar e deixar as drogas para começar uma nova vida. Parabéns!

Em que fase você está?
Pronto para uma vida nova?
Você é capaz como outros tantos!
Boa sorte!


Nenhum comentário:

Postar um comentário