Escolha o Idioma

10/22/2014

MANJERICÃO ou BASÍLICO (Ocimum basilicum)

MANJERICÃO ou BASÍLICO (Ocimum basilicum)
UMA EXPLOSÃO DE SABORES E VANTAGENS MEDICINAIS!
ERVAS AROMÁTICAS


CONHECIDO POR AUMENTAR O SABOR DOS PRATOS, DIVERSOS ESTUDOS APONTAM QUE ESTA ERVA CONSUMIDA DIARIAMENTE, TAMBÉM PROMOVE AÇÕES ANTI-INFLAMATÓRIAS, ANTIBACTERICIDAS, ANTI-ENVELHECIMENTO; AUXILIA NO COMBATE AO DIABETES, AO STRESS E NA ARTRITE REUMATÓIDE, TORNANDO-SE UM PODEROSO ALIADO DA BOA SAÚDE!”

De uma riqueza de nutrientes, como a enorme quantidade de vitamina K e cálcio, aos seus óleos antioxidantes, o manjericão oferece uma variedade de benefícios para a saúde. Entre eles destacam-se o ataque aos danos ao DNA e o combate ao stress.

Além disso, semelhante as folhas de hortelã-pimenta, o manjericão é rico em beta-cariofileno, um composto anti-inflamatório que pode tratar doenças como a artrite reumatoide e inflamações do intestino. Usada há milhares de anos, atualmente nota-se uma abundância de evidências científicas para apoiar a reputação do Basílio como uma erva com propriedades medicinais.

HISTÓRIA

O manjericão é uma planta herbácea, aromática e medicinal, conhecida desde a antiguidade pelos indianos, gregos, egípcios e romanos. Ele é dotado também de vasta cultura espiritual e simbolismos, sendo, inclusive, considerado sagrado entre alguns povos hindus, por representar Tulasi, esposa do deus Vishnu. Está relacionado com sentimentos de ódio, amor e luto, mas com certeza é mais amplamente conhecido pelos seus poderes culinários. Do grego, Basílico significa real e possui mais de 60 variedades desta potente erva, diferenciando-se pelo formato e tamanho da folha.

Um dos maiores benefícios do manjericão é a sua habilidade em proteger o DNA, a grande reserva de informação genética do corpo. O DNA é guardado em pequenas unidades funcionais chamadas cromossomas. Os cromossomas podem se danificar em contato com a radiação, produzindo radicais livres, conhecidos por serem espécies reativas ao oxigênio, que alteram o material genético dentro das células e causam mutações que favorecem a produção e crescimento de cancro no organismo.

Dois tipos de flavonoides solúveis em água, a orientina e a vicenina, presentes no manjericão, podem promover proteção contra radicação a nível celular. Num estudo publicado no journal Radiation Research (jornal pesquisa de radiação), ratos receberam orientina ou vicenina antes de serem expostos a radiação nas células da medula óssea. Os cientistas concluíram que ambos os flavonoides reduziram significativamente os danos aos cromossomas por suas propriedades antioxidantes.

ANTI-BACTERICIDA
Numerosos estudos mostram que o manjericão possui propriedades capazes de inibir o crescimento de bactérias patogénicas. Este efeito antibactericida é atributo dos óleos essenciais presentes no manjericão, entre eles incluem-se: ácido rosmarínico, eugenol, linalol, estragol, eugenol, metil chavikol e ácido oleonólico. Num estudo feito por cientisitas iranianos, o óleo essencial de basílico mostrou em testes laboratoriais ser capaz de retardar o crescimento das bactérias nocivas: Staphilococcus aureus, Bacillus cereus e Escherichia coli.

Ainda mais o ácido rosmarínico mostrou ter propriedades efetivas em restringir o crescimento da bactéria Pseudomonas aeruginosa, associada à infecções de pulmão, de acordo com a pesquisa apresentada pelo journal Plant Physiology and Biochemistry.

Algumas espécies de bactérias se tornam resistentes a muitas drogas como antibióticos, tornando-se mais difíceis de tratar. Pesquisadores Búlgaros descobriram que algumas espécies de bactérias resistentes como Enterococcus, Pseudomonas e Staphilococcus, todas foram inibidas quando expostas ao óleo essencial de basílico.

BENEFÍCIOS CARDIOVASCULARES
Pelo seu alto poder antioxidante, pesquisadores encontraram no manjericão um grande protetor da saúde do coração. Num recente estudo plubicado no Journal Oxidative Medicine and Cellular Longevity, cientistas dividiram ratos em 3 grupos por 7 semanas: grupo 1: uma dieta rica em colesterol, grupo 2: dieta rica em colesterol mais extrato de folhas de manjericão e um 3º grupo de controle recebeu apenas uma dieta normal. 

Os resultados mostraram que o extrato de folhas do manjericão preveniu o desenvolvimento do alto colesterol total e colesterol LDL nos ratos alimentados com uma dieta rica em colesterol. Os cientistas concluíram que o extrato da folha do manjericão aumenta o uso do colesterol para a produção de ácidos da bile, fazendo com que se acumule menos no fígado e assim resulte no alto colesterol.

Um outro estudo sugere ainda que a erva também pode baixar a tensão arterial, um potente fator de risco para o desenvolvimento de doença cardiovascular e ataque cardíaco. Pesquisadores Chineses descobriram que ratos hipertensos alimentados com extrato de folhas de manjericão diariamente pós 4 semanas, tiveram a redução da pressão sistólica para 20 mmHg e a diastólica para 15 mmHg (valores padrões ideais).

Como o manjericão é uma rica fonte tanto de magnésio como de betacaroteno, são nutrientes chaves no suporte cardiovascular. O aumento de magnésio na dieta tem sido associado com baixos níveis de inflamação e disfunção endotelial, de acordo com um estudo revisto no American Journal of Clinical Nutrition.

Pesquisadores na Holanda no National Institute for Public Health andthe Environment (RIVM) avaliaram uma relação no consumo entre os carotenoides, tocoferol e vitamina C e a morte por problemas cardiovasculares em homens de 65 anos ou mais, por um período de mais de 15 anos. Os cientistas concluíram que um aumento da ingestão de carotenoides reduziu mortalidade por doenças cardíacas em 20% .

STRESS, ANSIEDADE E SISTEMA IMUNITÁRIO

Embora o stress agudo seja parte normal da vida, o stress crónico e seus distúrbios relacionados, tais como a ansiedade, podem desencadear alterações na resposta do sistema imunitário, inibindo-o.

O manjericão mostrou habilidades em aliviar o stress, de acordo com um estudo publicado no Journal Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine. Os cientistas examinaram os efeitos do extrato de manjericão nos sintomas de stress em 158 homens e mulheres. 

Os pacientes receberam um placebo ou 1200 mg de extrato de manjericão por 6 semanas. No final do estudo, o grupo que recebeu o tratamento mostrou redução de até 39% nos sintomas de stress, como problemas de sono, cansaço e esquecimento e 87,5% relataram melhoras nos problemas sexuais ligados ao stress.

Outro estudo conduzido por cientistas Indianos, revelaram que 35 pessoas com ansiedade que tomaram 1000 mg de extrato de manjericão por 60 dias reduziram a ansiedade em 34,2% e o stress em 27,5%. O extrato da folha do manjericão possui um impacto positivo na regulação no eixo hipotálamo-hipófise-supra-renais (eixo HHA), o sistema que controla a reação do corpo ao stress.

O Manjericão também modula diretamente o sistema imunitário. Pesquisadores do All India Institute of Medical Sciences in New Delhi, na Índia forneceram à 22 homens e mulheres placebo ou 300 mg do extrato da folha do manjericão por 4 semanas. Os participantes que consumiram o manjericão possuíam, em relação ao grupo placebo, melhoras em todos os parâmetros imunológicos: a interleucina-4 e glóbulos brancos (células-T, o exército de defesa do corpo).

FINTAR O DIABETES

Em qualquer plano no controle das diabetes, um dos pontos fundamentais é a regulação do açúcar no sangue. Num estudo de 4 semanas, conduzido por Azad University of Agriculture and Technology in Kanpur, Índia, 40 pacientes com diabetes tipo 2, receberam placebo ou 2,4 gramas de pó seco de folhas de manjericão. No final das 4 semanas, o grupo de tratamento apresentou redução de 17,6% nos níveis de glicose em jejum e 7,3% nos níveis de glicose após as refeições.

É provável que um dos possíveis mecanismos para o efeito do manjericão na queda da glicose, seja o ácido ursólico, que tem demonstrado inibir a alfa-glucosidase, substância que reduz a absorção da glicose pelo intestino delgado e preveni que ela suba no sangue. Além disso, o ácido ursólico, também apresenta propriedades protetoras do coração e proteção anticâncer.

COMBATER A ARTRITE COM SABOR

Enquanto existem milhares de compostos nos óleos essenciais do manjericão, o eugenol demonstra o maior potencial para ajudar no combate a artrite. Ele demonstra uma habilidade em diminuir a atividade da ciclo-oxigenase (COX), uma enzima que diminui a produção de células pró-inflamatório.


Um estudo promovido pela University of Science Malaysia in Kelantan, na Malasia, aponta para os benefícios do eugenol no combate à artrite. Os cientistas induziram a artrite na pata direita e joelhos de ratos, resultando num aumento da inflamação e inchaço. Depois de 26 dias de toma de óleo de rico em eugenol e gengibre, observou-se significante redução do inchaço tanto na pata como no joelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário