Escolha o Idioma

10/16/2014

Alcoolismo: alerta, sinais e sintomas

Anasarca
Sintoma caracterizado por um inchaço distribuído pela pele de todo corpo devido ao derrame de fluido no espaço extracelular. Inclui também ascite. Embora por si só não leve à morte, a doença que a causa pode matar. Por exemplo, o alcoolismo. Algumas das doenças mais graves com este sintoma incluem falência renal e insuficiência hepática que matam por não eliminar todas as toxinas do corpo humano e porque os órgãos não realizam suas funções adequadamente.

Ascite
Acumulação de fluidos na cavidade do peritônio. É comum devido à cirrose e doenças graves do fígado, e sua presença pode esconder outros problemas médicos. Um deles pode ser o alcoolismo crônico.

Astenia
Fraqueza orgânica, porém sem perda real da capacidade muscular. Caso ocorra perda muscular, passa a ser chamado de miastenia. Aparece com frequência na síndrome de abstinência.

Ataxia
Ou distaxia é um transtorno neurológico caracterizado pela falta de coordenação de movimentos musculares voluntários e o equilíbrio que pode ser causada pelo abuso de álcool. É normalmente associada a uma degeneração ou bloqueio de áreas específicas do cérebro e cerebelo.

Ataxia cerebelar: Causada por danos à vias cerebelares, resultam da perda de coordenação motora e planejamento dos movimentos. Os sintomas dependem da área do cerebelo afetada.

Ataxia vestibular: Causada por danos à via vestíbulo-ponto-cerebelar, resultam da perda de equilíbrio gerando vertigem e náusea.

Ataxia sensorial: Causada por danos às vias aferentes e posteriores, resultam da perda de propriocepção (percepção de si mesmo no espaço).

Bradicardia
Termo utilizado na medicina para designar uma diminuição na frequência cardíaca. Convenciona-se como normal no ser humano uma frequência cardíaca entre 60 e 100 batimentos por minuto. Frequências abaixo de 60 constituem a bradicardia.

Disartria
Distúrbio neurológico caracterizado pela incapacidade de articular as palavras de maneira correta e, entre as principais causas, estão as lesões nos nervos centrais e doenças neuromusculares como a Miastenia Gravis (MG). O alcoolismo pode levar a esse distúrbio.

Dispneia
Também chamada de falta de ar é um sintoma no qual a pessoa tem desconforto para respirar, normalmente com a sensação de respiração incompleta. É um sintoma comum a um grande número de doenças.

Esplenomegalia
Também denominada megalosplenia, consiste no aumento do volume do baço, que normalmente pesa 150 g e tem até 13 cm de comprimento em seu maior eixo. A esplenomegalia pode ser causada por diversos motivos entre eles a cirrose decorrente de alcoolismo crônico.

Halitose
É um sinal de que algo no organismo está em desequilíbrio e deve ser identificado e tratado. Existem mais de 50 causas que podem ser de origem fisiológica (hálito da manhã, jejum prolongado, dietas inadequadas...), ou mesmo razões sistêmicas (diabetes, problemas renais ou hepáticos causados entre outros por alcoolismo crônico).

Hematêmese
Saída pela boca de sangue com origem no sistema gastrointestinal, habitualmente do esôfago ou do estômago. É também referido como "vômito de sangue". Pode ser causado por rotura de varizes esofágicas, ou ulceração com hemorragia do estômago, decorrentes de alcoolismo crônico.

Hemoptise
Expulsão sanguínea ou sanguinolenta através da tosse, proveniente de hemorragia na árvore respiratória.

Hepatomegalia
Condição na qual o tamanho do fígado está aumentado. Geralmente indica a existência de uma hepatopatia (doença do fígado). Normalmente a hepatomegalia é assintomática. O aumento pode ser causado por hepatite, a uma infiltração gordurosa, a uma congestão sanguínea ou a uma obstrução inicial das vias biliares; O alcoolismo crônico pode causar essa doença.

Hiperestesia
Distúrbio neurológico que se dá pelo excesso de sensibilidade de um sentido ou órgão a qualquer estímulo. É o aumento da intensidade das sensações. A Hiperestesia se acompanha, em geral, de exaltação dos reflexos tendinosos, maior excitabilidade da sensibilidade fisiológica e aceleração do ritmo dos processos psíquicos. Nos estados de grande ansiedade, de fadiga ou esgotamento, por exemplo, onde a capacidade adaptativa está comprometida, a audição e o tato podem estar aumentados. Pode também ser causada pelo alcoolismo crônico.

Hipoestesia
Perda ou diminuição de sensibilidade em determinada região do organismo. Ocorre com mais frequência em lesões de neurônios periféricos. O termo também é utilizado na psicopatologia e significa quando pacientes depressivos percebem que o mundo ao seu redor é mais escuro; os alimentos não tem mais sabor e os odores quase não são percebidos. O alcoolismo crônico pode ser causador dessa situação.

Icterícia
Sinal clínico caracterizado pela coloração amarelada de pele, mucosas e escleróticas devido a um aumento de bilirrubina no sangue maior que 2 mg/dl (hiperbilirrubinemia). Há algumas causas possíveis para o aumento dos níveis de bilirrubina no sangue. Uma delas é a hepatite alcoólica.

Melena
Ou Malena se refere a fezes pastosas de cor escura e cheiro fétido, sinal de hemorragia digestiva alta. A cor escura se refere às modificações bioquímicas sofridas pelo sangue na luz intestinal colonizada por bactérias. A hemorragia digestiva pode ser causada por alcoolismo crônico.

Noctúria
Necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, interrompendo assim o sono. Pode ser causada por cirrose hepática e essa por alcoolismo crônico.

Parestesia
Parestesias são sensações cutâneas subjetivas que são vivenciadas espontaneamente na ausência de estimulação. Formigamento é a sensação causada por falta de circulação sanguínea. Acontece por obstrução momentânea da passagem de sangue a alguma região do corpo. Assim que a irrigação sanguínea é restabelecida, o corpo reage com a sensação de estímulo cutâneo. Pode ser causada por alcoolismo crônico.

Respiração de Cheyne-Stokes
Respiração periódica ou cíclica, é o padrão respiratório que se caracteriza por um movimento respiratório lento crescente e decrescente, que ocorre a cada 40 a 60 segundos. O mecanismo básico consiste em momentos de hiperventilação intercalados com apneia. momento da respiração profunda é o causador do retardo da condução do sangue para o centro respiratório cerebral, o qual sofre uma depressão excessiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário