Escolha o Idioma

10/01/2014

Investir no abandono da droga e na luta para reconquistar tudo que foi perdido

O Teste de Sottam (Specific Opportunity for Treatment, Therapy and Modification) é uma forma de avaliação pessoal e individual que pretende aferir o quanto você, dependente químico, está preparado para investir no abandono da droga e na luta para reconquistar tudo que foi perdido durante os anos de adicção. Por tudo entenda-se, saúde, autoestima, família, dinheiro, trabalho, enfim TUDO que você permitiu que a droga lhe tirasse para manter o vício e a ilusão de que só a ela lhe fazia feliz.
Quem sabe você já está sofrendo o bastante para pensar em se livrar dessa porcaria e lutar por uma vida feliz. Quem sabe os estragos ainda não são tão devastadores que lhe restem forças para lutar, quem sabe nesse cérebro devastado pela droga ainda existam neurônios dispostos a lhe ajudar a enxergar o problema e lutar contra ele? Já ficou irritado? É assim mesmo! Mas se já leu até aqui e vai continuar significa que ainda temos esperança. Afinal a NEGAÇÃO é tudo que você tem não é mesmo?
OK! O teste vai analisar a sua determinação para lutar, a sua disposição para enfrentar um período duro e muitas vezes desanimador e, principalmente e sobretudo, quão sensibilizado você já está para dar uma virada na sua vida e se tornar um ser humano NOVO. Acredite! É possível!
Responda a cada uma das 50 perguntas com honestidade e sem esperar pegadinhas. Cada pergunta tem um objetivo e seu resultado está diretamente relacionado à veracidade do que você responde. Até porque se for para mentir, para que fazer o teste...Ao final e de acordo com a pontuação obtida saberemos se você está pronto para se livrar das drogas, se tratar, aceitar ajuda, compartir sua dor com pessoas que sofrem como você e, quem sabe, muito lá para frente, descobrir que você é uma nova pessoa, em recuperação de uma doença SEM CURA, PROGRESSIVA E FATAL.
Como disse, nessa parte do teste serão avaliadas apenas a sua Determinação, Disposição e Sensibilização. A parte seguinte complementa a primeira e avalia outros aspectos referentes à sua personalidade, socialização, sentimentos, espiritualidade e por aí vai. Por enquanto vamos nos concentrar no que para mim é básico. EU QUERO ME LIVRAR DAS DROGAS!


1 - Aceitação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de aceitação com relação a se tratar e receber ajuda familiar, médica, psicológica e espiritual para se livrar do vício:
Estou pronto para me tratar pois sinto que preciso parar e, para tanto, estou disposto a aceitar todo tipo de ajuda que me seja oferecida.
1.    Aceito plenamente - (5)
2.    Aceito com restrições - (4)
3.    Tenho dificuldades em aceitar - (3)
4.    Não aceito - (2)
5.    Não se aplica a mim - (1)
2 - Afirmação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de autoafirmação e sua necessidade de se colocar sempre numa posição superior aos demais:
...são pessoas que possuem uma necessidade íntima muito forte de impor-se à aceitação do meio. Precisam estar sempre em destaque, como o centro das atenções, recebendo, é claro, constante aprovação dos que as cercam. Não enxergam os que estão ao seu redor. Falam como se os demais não existissem. A necessidade de autoafirmação, de estar sempre sendo reconhecido e elogiado pelos outros. É um sentimento muito comum na personalidade de dependentes químicos...
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho necessidade de me auto afirmar - (2)
3.    Faço isso raramente - (3)
4.    Sou assim de vez em quando - (4)
5.    Sou assim o tempo todo - (5)
3 - Alienação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de alienação e sua dificuldade em lidar com ela:
Alienação refere-se à diminuição da capacidade dos indivíduos em pensar e agir por si próprios. Assim são os dependentes químicos. Todos! O suicídio, sendo um fenômeno que indica uma desordem mental, insere-se no quadro da alienação. A alienação trata-se do mistério de ser ou não ser, pois uma pessoa alienada carece de si mesmo, tornando-se sua própria negação.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou alienado apenas desligado - (2)
3.    Só me sinto alienado quando estou drogado - (3)
4.    Creio que vim a me tornar alienado pelo uso da droga, durante e quando passa o efeito - (4)
5.    Sou alienado pois a droga é a única coisa que me interessa - (5)
4 - Ânimo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu estado de ânimo e sua dificuldade em lidar com ele:
É um estado emocional de duração relativamente longa. O estado de ânimo difere-se de simples emoções por serem menos específicos, menos intensos e menos prováveis de serem provocados por um estímulo ou evento em particular. Ao contrário de sentimentos profundos e emotivos como medo ou surpresa, o estado de ânimo pode durar por horas ou dias.
1.    Não se aplica ao meu caso - (1)
2.    Só me sinto desanimado quando acaba a droga ou seus efeitos - (2)
3.    Vez por outra me sinto desanimado mas passa quando uso a droga - (3)
4.    Quando uso fico com meu ânimo lá em cima mas depois passa - (4)
5.    Hoje em dia, me sinto muito desanimado com minha dependência mas uso com frequência pois não sei lidar com esse estado de espírito - (5)
5 - Apatia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu estado e sua dificuldade em lidar com ele:
A apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física. O aspecto físico da apatia se associa ao desgaste físico, enfraquecimento dos músculos e a falta de energia chamada letargia. Aparece na dependência química em geral após o uso prolongado, a privação de sono e quando passam os efeitos do consumo.
1.    Não se aplica ao meu caso - (1)
2.    Não sou apático, ao contrário, tenho muita energia, emoção e entusiasmo com minha vida - (2)
3.    Às vezes me sinto apático mas não sei porque - (3)
4.    A droga tem feito que uma vez ou outra me encontre nesse estado de apatia - (4)
5.    A apatia tornou-se parte da minha vida desde quando me tornei um dependente químico - (5)
6 - Carência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor as suas carências:
Falta ou privação de algo. Muitas vezes, uma carência física ou mental implica a existência de uma necessidade. Quando o nível de carência é muito intenso, transforma-se em necessidade. A psicologia utiliza o conceito de carência para fazer alusão à ausência continuada de afeto à qual é submetida uma pessoa. Neste sentido, a carência está relacionada com o maltrato, a negligência ou a indiferença. Em geral as famílias de dependentes sempre têm algum ou diversos tipos de carência.
1.    Não se aplica ao meu caso - (1)
2.    Não sou carente e não preciso de ninguém para resolver meus problemas - (2)
3.    Creio que a carência afetiva dificulta minha luta contra a dependência - (3)
4.    Sou carente em vários sentidos e as drogas só pioram isso - (4)
5.    Minha carência é total e sem ajuda da família, dos médicos e de grupos de apoio não saio desse buraco - (5)
7 - Cegueira: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua cegueira em relação às drogas:
Distúrbio da razão; falta de discernimento, afeto extremo por algo ou alguém.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho cegueira nenhuma e sei o que faço - (2)
3.    Quando estou na fissura fico cego e faço qualquer coisa para conseguir a droga - (3)
4.    As drogas me deixam cego algumas vezes - (4)
5.    Quando me tornei dependente passei a viver na cegueira para a vida - (5)
8 - Coerência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua coerência de vida em relação às drogas:
A coerência acontece quando alinhamos nossos pensamentos, sentimentos e ações com os nossos sonhos. Por exemplo, de nada adianta sonhar com uma vida mais saudável se continuamos a usar drogas, nos endividando a ponto de nos tornarmos. Não siga pela vida agindo como uma criança que acredita poder tudo sem dar nada em troca, negando a realidade. Mesmo sendo um pouco desconfortável, quando ficamos em contato com a realidade nos tornamos mais poderosos e capazes de manifestar na vida concreta aquilo que almejamos internamente. Podemos mudar de rumo na vida, deixar para trás o que já não faz sentido, abrir caminho para que o novo chegue. Podemos nos tornar mais conscientes, mais amorosos, mais realizados, mais poderosos. Mas para isso precisamos acreditar em nós mesmos e nos dar uma chance.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Sou coerente com ou sem drogas - (2)
3.    Não sei se sou coerente - (3)
4.    Creio que quando uso não ajo com coerência - (4)
5.    Me reconheço como um dependente e sei que por isso minha vida é totalmente incoerente - (5)
9 - Compreensão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua compreensão do que as drogas fizeram à sua vida:
Compreender pode ser uma das consequências de refletir, independente do sentido “correto” ou “errado”; vem acompanhada de um sentimento. ... aceito me acalmar, aceito me revoltar, porque aceito a minha reflexão sobre os fatos e a realidade que julguei encontrar. Assim, não precisamos e não devemos ter medo de aceitar porque não é um sinônimo de se conformar. Compreender, é um começo e não o fim de uma busca.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Compreendo perfeitamente aquilo que faço - (2)
3.    Creio que às vezes me falta compreensão sobre o que fiz de minha vida - (3)
4.    Compreendo que as drogas estão me fazendo mal - (4)
5.    Tenho compreensão de que ao me tornar um dependente estraguei completamente a minha vida e a de outros que me amavam - (5)
10 - Comprometimento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu comprometimento em largar as drogas e se tratar:
Ação de arcar com um compromisso feito a alguém, se utilizando de regras propostas a fim de se alcançar a exatidão do ato ou ação.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não pretendo me comprometer com isso - (2)
3.    Não sei se consigo me comprometer com isso - (3)
4.    Quero me comprometer mas preciso de ajuda - (4)
5.    Estou comprometido em me tratar e para tal preciso de ajuda pois sozinho é muito difícil - (5)
11 - Conciliação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua capacidade de conciliação com você mesmo e com os demais:
Não por acaso são muitas as referências em torno de sua sabedoria, de seu discernimento, ..., de sua prudência, de sua capacidade de conciliação ...
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Estou bem comigo mesmo e com os outros - (2)
3.    Não sei como me conciliar comigo e menos com os outros - (3)
4.    Tento me conciliar comigo e com os outros mas sinto vergonha e não sei como fazer - (4)
5.    Sei que se não me conciliar comigo mesmo não serei capaz de fazê-lo com os outros - (5)
12 - Confiança: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua confiança na possibilidade de se livrar das drogas:
Esperança firme em si mesmo, em alguém, em alguma coisa; sentimento de segurança, de certeza, tranquilidade, sossego daquele que confia na probidade de alguém.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Confio em mim mas não nos outros - (2)
3.    Não tenho confiança nem em mim nem nos outros - (3)
4.    Quero adquirir confiança em mim mesmo e pedir ajuda para me livrar da dependência - (4)
5.    Preciso confiar em mim e naqueles que se dispõe a me ajudar pois só assim me libertarei da dependência - (5)
13 - Conflito: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de conflito consigo e com os outros no que diz respeito a deixar de usar drogas:
O termo conflito define o conjunto de duas ou mais hipotéticas situações que são exclusivas, isto é, que não podem ter lugar em simultânea (por serem incompatíveis). O conflito é um fato social universal e necessário, que se resolve com a mudança.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho conflito com ninguém e menos comigo mesmo - (2)
3.     Vivo em conflito comigo mesmo mas não consigo parar - (3)
4.    Enquanto não aceitar que sou doente viverei em conflito - (4)
5.    O conflito é constante pois embora saiba que devo largar as drogas não sou capaz de fazer isso sem ajuda - (5)
14 - Convicção: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de convicção com relação à necessidade de largar as drogas:
A convicção é o sentimento que acompanha a aceitação pela consciência dos sentimentos reprimidos. É tornar consciente o inconsciente.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não estou preocupado com convicções - (2)
3.    Minha convicção é de que já não sinto prazer nas drogas - (3)
4.    Estou convicto de que preciso parar mas não sei como - (4)
5.    Minha convicção é uma só: Ou me livro das drogas ou vou morrer - (5)
15 - Coragem: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de coragem para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
O homem sem temeridade motiva-se a ir mais além. Enfrenta os desafios com confiança e não se preocupa com o pior. O medo pode ser constante, mas o impulso o leva adiante. Coragem é a confiança que o homem tem em momentos de temor ou situações difíceis, é o que o faz viver lutando e enfrentando os problemas e as barreiras que colocam medo, é a força positiva para combater momentos tenebrosos da vida.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não preciso de coragem para isso. Largo quando quiser - (2)
3.    Procuro coragem mas as drogas são mais fortes que eu - (3)
4.    Sei que sem coragem não consigo parar - (4)
5.    A coragem me ajudará a persistir em meu propósito de largar as drogas, em ser humilde para aceitar ajuda e paciente para esperar as mudanças para melhor. - (5)
16 - Decisão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de decisão para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
A tomada de decisão é o processo cognitivo pelo qual se escolhe um plano de ação dentre vários outros para uma situação-problema. Todo processo decisório produz uma escolha final. Refere-se ao processo de escolher o caminho mais adequado, em uma determinada circunstância. Tomada de decisão pode estar ligada a diversos fatores dentro de uma determinada circunstância, a repercussão que será gerada no seguimento do ato, de um âmbito familiar, religioso, no caráter pessoal. A Tomada de Decisão deve ser estudada, repensada, prevista e analisada anteriormente, calculando hipóteses e destinos futuros, pontos positivos e negativos, de toda e qualquer ocasião a ser discutida e concluída.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não estou decidido - (2)
3.    Estou indeciso quanto a largar as drogas - (3)
4.    Estou decidido mas me sinto incapaz de fazê-lo - (4)
5.    Estou decidido mas preciso de toda a ajuda que conseguir para me livrar da dependência - (5)
17 - Derrota: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de derrota para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
Revés, insucesso funesto, mau êxito. É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto derrotado - (2)
3.    Não se aplica à dependência química - (3)
4.    Me sinto derrotado pelas drogas mas ainda me arrisco - (4)
5.    Essa frase não se aplica ao caso das drogas pois arriscar foi o que fiz a minha vida inteira e terminei derrotado pelas drogas - (5)
18 - Desânimo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de desânimo para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
Desânimo significa sem alma, sem vibração, descrença em si mesmo. É a sensação de uma estagnação total, onde ficamos? parados no tempo? Sem força interior para reagir ou para mudar tal situação. A vontade parece ser a de ficar o dia inteiro deitado e fugindo das suas causas. Falta de força, de coragem.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto desanimado - (2)
3.    Não sou desanimado só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto derrotado pelas drogas sem ânimo para lutar. - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para vencer o desânimo e acreditar que ainda posso me recuperar - (5)
19 - Desorientação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de desorientação e as dificuldades com relação a largar as drogas:
Desorientação não é uma doença em si, mas pode ser um sintoma de uma doença real. Muitos dependentes sofrem de desorientação temporal e ou espacial. Pode relacionar-se também à falta de rumo, objetivos de vida.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto desorientado - (2)
3.    Não sou desorientado só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto desorientado pelas drogas sem ânimo para lutar. - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me orientar pois ainda posso me recuperar - (5)
20 - Disponibilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu nível de disponibilidade para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
Característica do que está ou é disponível; Condição de quem se encontra disposto a; Designação de tempo ocioso, que não se encontra ocupado; Capacidade de usar o que lhe pertence.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto disponível - (2)
3.    Não é questão de disponibilidade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto disponível mas sem ânimo para lutar. - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para disponibilizar todos os meus recursos e todo o meu tempo para me recuperar - (5)
21 - Força: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a força que você tem para enfrentar as dificuldades com relação a largar as drogas:
Grande capacidade moral: uma grande força de vontade
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto precisando de forças - (2)
3.    Não é questão de forças só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me recuperar - (5)
22 - Humilhação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor as humilhações que você já passou por causa das drogas:
Humilhação é literalmente ser diminuído de posição ou prestígio. Todavia, o termo tem muito mais em comum com a emoção da vergonha. A humilhação não é geralmente uma experiência agradável, visto que diminui o ego. Auto humilhação: A humilhação não precisa envolver outra pessoa; ela pode ser um reconhecimento da própria posição e pode ser um modo de lançar fora o falso orgulho.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto precisando de forças - (2)
3.    Não é questão de forças só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me recuperar - (5)
23 - Inércia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a inércia de seus atos por causa das drogas:
Sem ação nem atividade. Ausência de reação; falta de mobilidade; estagnação.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto precisando de forças - (2)
3.    Não é questão de forças só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me recuperar - (5)
24 - Iniciativa: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor as iniciativas que você já tomou para se livrar das drogas:
Ato de ser o primeiro a propor ou realizar algo. Qualidade de quem propõe ou realiza algo novo: ter espírito de iniciativa
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto sem iniciativa - (2)
3.    Não é questão de iniciativa só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem iniciativa mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para tomar a iniciativa de começar a me recuperar - (5)
25 - Insegurança: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a insegurança que você sente por causa das drogas:
Insegurança é um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de vulnerabilidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego. Uma pessoa que é insegura não tem confiança em seu próprio valor e em uma ou mais de suas capacidades, não tem confiança em si mesma ou em outros, ou teme que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcioná-la e causar-lhe perdas ou sofrimento por "dar errado" no futuro.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto inseguro - (2)
3.    Não é questão de insegurança só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto inseguro mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para vencer a insegurança e me recuperar - (5)
26 - Interesse: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o interesse que você tem por programas de reabilitação de dependentes químicos:
Interesse designa em psicologia uma disposição de juízo dirigida a uma ação ou atividade: assim as pessoas se diferenciam com relação a quais atividades são consideradas atrativas e quais não o são. Interesse se diferencia de motivo, uma vez que este se refere ao juízo das consequências da ação: as pessoas se diferenciam, por exemplo, com relação a quanto o sucesso ou o reconhecimento é importante para elas
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto precisando de interesse - (2)
3.    Não é questão de interesse só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem interesse mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me interessar por um programa de recuperação - (5)
27 - Mágoa: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor as mágoas que você já causou a si mesmo e a outros por causa das drogas:
Representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa. A mágoa por tudo e por todos acompanha como uma sombra o dependente de qualquer droga.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto magoado nem magoei ninguém - (2)
3.    Magoei muita gente e me sinto magoado por não ser capaz de tomar a decisão de parar - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar contra as mágoas acumuladas - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me libertar das mágoas e ressentimentos causados por mim enquanto dependente químico - (5)
28 - Maturidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua maturidade com relação aos danos causados pelo uso de drogas:
Para a psicologia, alcançar uma certa idade não implica ter chegado à maturidade emocional. Os especialistas são da opinião de que nenhuma pessoa deixa de ser, em certos aspectos, uma criança, tendo em conta que todos nós necessitamos da proteção dos outros. O facto de cuidarmos de nós próprios é um processo que começa na adolescência e que basicamente finaliza com a morte. Por isso nos custa a aceitá-lo, sendo algo que varia consoante as várias personalidades. Posto isto, a maturidade não é unicamente uma etapa cronológica, pois prende-se com o estado mental e é uma questão de atitude. Nem sempre se amadurece de forma integral nem em todos os aspectos da personalidade.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não causei danos a ninguém. Não sou imaturo - (2)
3.    Não é questão de imaturidade só não me sinto pronto para tomar a decisão de parar - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar com maturidade por minha vida - (4)
5.    Preciso encontrar forças, maturidade e coragem para me libertar do vício - (5)
29 - Negativismo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor seu negativismo em relação a tudo por causa das drogas:
Em linhas gerais, negativismo é a oposição ativa ou passiva às solicitações externas. Na passiva a pessoa simplesmente deixa de fazer o que se pede sendo característico o mutismo e a sitio fobia (medo de se comprometer, de ser internado, de ser envenenado). Na ativa, a pessoa faz tudo ao contrário do que se pediu. O negativismo verbal pode se apresentar na forma das para respostas (ou seja, o paciente entende a pergunta do entrevistador, porém não responde algo compatível com a pergunta, e sim algo "ao lado", ou próximo). O negativismo faz parte da série catatônica e representa ação imotivada e não deliberada.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou negativo - (2)
3.    Não é questão de negativismo só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças, vejo tudo negativo mas estou disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para deixar o negativismo e começar a me tratar - (5)
30 - Negligência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o nível de negligência que você tem para com você, sua vida e suas responsabilidades:
Negligência designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinônimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça". É uma forma de conduta humana que se caracteriza pela realização do tipo descrito em uma lei penal, através da lesão a um dever de cuidado, objetivamente necessário para proteger o bem jurídico e onde a culpabilidade do agente se assenta no fato de não haver ele evitado a realização do tipo, apesar de capaz e em condições de fazê-lo.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou negligente - (2)
3.    Não tenho forças para deixar de ser negligente comigo e com os outros - (3)
4.    Me sinto negligente mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso acabar de vez com a negligência em minha vida. Só assim poderei começar a pensar em me livrar das drogas - (5)
31 - Objetividade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a objetividade com que você encara um tratamento:
Objetividade é a qualidade daquilo que é objetivo, externo à consciência, resultado de observação imparcial, independente das preferências individuais.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto sem objetividade - (2)
3.    Não é questão de objetividade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas com objetividade e disposto a lutar - (4)
5.    Preciso ser objetivo e focado para me recuperar - (5)
32 - Otimismo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor seu nível de otimismo quanto a se livrar das drogas:
Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo. A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pelo "dilema do copo": se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça um copo "meio vazio".
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou pessimista - (2)
3.    Não é questão de otimismo só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem otimismo mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar otimismo em todas as atitudes que tome para me libertar do vício - (5)
33 - Passividade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor sua passividade diante das drogas:
É acreditar que tudo o que está posto é como deveria ser e nada pode ser feito para alterar. Permitir que o tempo passe, sem participar como agente de construção. Ser passivo em relação a idade (tempo). Onde o tempo passa por nós, sem receber nossa marca.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou passivo. - (2)
3.    Não é questão de passividade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto tentando deixar de ser passivo mas sem forças porém disposto a lutar - (4)
5.    Preciso sair da passividade e agir para me recuperar - (5)
34 - Perdão: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua capacidade de se perdoar e pedir perdão a todos que magoou por causa das drogas:
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não me sinto precisando de perdão - (2)
3.    Não é questão de perdoar só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças até para me perdoar mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso me perdoar e pedir perdão aos outros quando estiver preparado para isso e em tratamento - (5)
35 - Persistência: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua persistência na luta para se livrar das drogas:
Firmeza, consistência, tenacidade, obstinação, pertinácia. Capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades. Se levantar do zero e persistir em algo ou alguém; em algum objetivo.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Sou muito persistente em tudo - (2)
3.    Não é questão de persistência só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças para persistir mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso de muita persistência para me manter limpo, em tratamento e em recuperação - (5)
36 - Pessimismo: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o seu pessimismo na luta para se livrar das drogas:
O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado negativo. É a disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior. No âmbito filosófico refere-se a um caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo, imobilismo ou conformismo, quer seja o mal considerado a privação dos meios de conservação da vida (alimentação, abrigo, etc.), quer seja considerado a privação dos meios de expansão e desenvolvimento espiritual.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou pessimista - (2)
3.    Não é questão de pessimismo só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto pessimista, sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar muito otimismo e acreditar que só me tratando posso mudar minha vida e meu futuro - (5)
37 - Receptividade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a receptividade que você demonstra para se tratar:
É importante sair deste estado reativo e aprisionante e caminhar para um estado receptivo. Enquanto o estado reativo é de repetição automática de padrões (de alerta, de ameaça, de luta e de fuga), o estado receptivo é um estado de abertura ao novo, onde o encontro com o que se apresenta pode despertar respostas inéditas, diferentes do padrão habitual. No estado receptivo há disponibilidade para os encontros e maior clareza na percepção da realidade.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou receptivo a nada - (2)
3.    Não é questão de receptividade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto muito receptivo mas sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso de toda a receptividade para aceitar ajuda, o tratamento e a recuperação - (5)
38 - Remorso: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor as várias vezes em que você sentiu remorso por causa das drogas:
É um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem. O remorso é mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo. Ao mesmo tempo sugere um grau de resignação o que atribui ao remorso um certo grau de dignidade. Em termos de atitude o remorso pode ser entendido como algo entre a tristeza que envolve uma aceitação e a angústia e que envolveria uma não aceitação. Com o uso prolongado de drogas desaparecem a autoestima, os valores morais, éticos e sociais. Junto com eles vai-se embora qualquer tipo de remorso em relação ao uso da droga e dos danos causados a si e aos outros por causa dela.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho remorsos de nada - (2)
3.    Não é questão de remorsos só não me sinto pronto para largar - (3)
4.    Me sinto sem forças com muitos remorsos mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças para superar os remorsos e coragem para me recuperar - (5)
39 - Renúncia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a sua capacidade de renunciar a muitas coisas para se livrar das drogas:
Só quem está disposto a perder tem o direito de ganhar. Só o maduro é capaz da renúncia. E só quem renuncia aceita provar o gosto da verdade, seja ela qual for.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho que renunciar a nada - (2)
3.    Não é questão de renúncia só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas renuncio a tudo e estou disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para renunciar à minha vida e renascer para me recuperar - (5)
40 - Responsabilidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a responsabilidade para consigo mesmo e para com os outros:
Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de ontem. Natureza ou condição do que é responsável. Obrigação jurídica concluída a partir do desrespeito de algum direito, no decurso de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Competência para se comportar de maneira sensata ou responsável. Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o indivíduo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Sou muito responsável - (2)
3.    Não é questão de responsabilidade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar com responsabilidade - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem que me deem responsabilidade para me recuperar - (5)
41 - Ressentimento: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor os ressentimentos que você tem e causou por causa das drogas:
Ação ou efeito de ressentir; em que há mágoa, angústia ou rancor. Angústia ou mágoa ocasionada por uma ofensa, por uma desfeita, por um mal causado por uma outra pessoa.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não tenho ressentimentos de nada e de ninguém - (2)
3.    Não é questão de ressentimento só não me sinto pronto para mudar - (3)
4.    Me sinto muito ressentido mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para deixar de lado os ressentimentos e me recuperar - (5)
42 - Satisfação: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a satisfação que você teria ao se encontrar em tratamento e em recuperação:
Contentamento; prazer resultante da realização daquilo que se espera ou se deseja.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Estou muito satisfeito - (2)
3.    Não é questão de satisfação só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar com satisfação - (4)
5.    Preciso encontrar satisfação em tudo o que faça no caminho da recuperação - (5)
43 - Segurança: Dentre as respostas a seguir quão seguro você está de que quer se tratar e se livrar das drogas:
Situação do que está seguro; afastamento de todo perigo; Certeza, confiança, firmeza; Com segurança, com convicção, firmemente, sem hesitação.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Sou muito seguro em tudo o que faço - (2)
3.    Não é questão de segurança só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto inseguro mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar toda a segurança e apoio que necessite para me agarrar com afinco ao tratamento - (5)
44 - Tédio: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor o tédio em seu cotidiano:
É um sentimento humano descrito como um estado de falta de estímulo, ou de ação ou estado repetitivo. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio pode ser um sintoma de depressão. O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sou entediado - (2)
3.    Não é questão de tédio só não me sinto pronto para mudar - (3)
4.    Me sinto entediado mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me libertar do tédio para me recuperar - (5)
45 - Tenacidade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a tenacidade que você tem para lutar contra as drogas:
Característica, qualidade ou estado do que é tenaz; particularidade do que demonstra perseverança; obstinação. Particularidade ou estado do que não se consegue quebrar: a tenacidade de uma pedra.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sei se sou tenaz - (2)
3.    Não é questão de tenacidade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar com tenacidade - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem que me deem a tenacidade necessária para me recuperar - (5)
46 - Valentia: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a valentia que você tem para lutar contra as drogas:
A valentia não é mais que a força que uma pessoa tira de dentro para reagir de maneira heroica em situações nas quais o medo, o perigo, o pânico estão presentes.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Sou muito valente - (2)
3.    Não é questão de valentia só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Não sou valente e me sinto sem forças mas disposto a lutar - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem que me encham de valentia para me recuperar - (5)
47 - Vergonha: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a vergonha de ser um dependente químico:
Vergonha é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de ideias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sinto vergonha de nada que faço - (2)
3.    Não é questão de vergonha só não me sinto pronto para me encarar - (3)
4.    Me sinto com muita vergonha mas disposto a lutar - (4)
5.    Não tenho vergonha, sou doente e preciso de tratamento. Preciso encontrar forças e coragem para me recuperar - (5)
48 - Vitória: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a crença na vitória a partir do momento em que decidir se tratar:
O sentimento de vitória é capaz de eliminar obstáculos e impossibilidades. Até os erros e falhas servem para alcançar o sucesso. E, não é difícil: basta usar os poderes do subconsciente. Defina seu objetivo. Desenhe-o, mentalmente, de maneira clara e vívida.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Já sou um vitorioso - (2)
3.    Não é questão de vitória só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas disposto a lutar até a vitória - (4)
5.    Preciso encontrar forças e coragem para me recuperar e me tornar um vitorioso - (5)
49 - Vontade: Dentre as respostas a seguir qual representa melhor a vontade de voltar a ter uma vida normal, livre de drogas:
É a capacidade por meio da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo. Agostinho e Descartes também concordam em afirmar que o fato de termos vontade não só nos torna responsáveis por nossos atos e decisões.
1.    Não se aplica a mim - (1)
2.    Não sinto vontade de nada - (2)
3.    Não é questão de vontade só não me sinto pronto para tomar essa decisão - (3)
4.    Me sinto sem forças mas com muita vontade de lutar - (4)
5.    Preciso encontrar vontade, forças e coragem para me recuperar - (5)
50 – Baseado nas respostas acima você acha que está preparado para deixar as drogas?
1.    Não sei - (1)
2.    Não se aplica a mim - (2)
3.    Acho que sim – (3)
4.    Tenho que tentar - (4)
5.    Preciso encontrar vontade, forças e coragem para conseguir - (5)


Pontuação:
0 a 50 - NEGAÇÃO
A reação mais comum do doente que recebe o diagnóstico de uma enfermidade grave é, diante do desespero, negar que aquilo esteja acontecendo com ele. A negação funciona como um para-choque depois de notícias inesperadas e chocantes, deixando que o paciente se recupere com o tempo. Em geral, essa fase é temporária, pois ele logo percebe que é necessário lutar pela vida, sendo raro o caso em que ele nega seu estado até o fim.
Muitas vezes, a reação de negar a própria doença é acompanhada por uma tendência a se isolar. A negação também pode se manifestar sob a máscara da ironia.
50 a 100 - RAIVA
Esta fase é caracterizada pela inveja, culpar os outros, ressentimento e, por vezes fúria. A raiva pode ser especifica e direcionada, ou pode ser geral, atirada ao acaso. Pode ser racional ou irracional, justificada ou injustificada, sensata ou sem sentido. É a raiva da perda. Pode-se culpar os outros e a si mesmo pela situação em que se encontra.
Por que é que eu não posso beber algo antes do jantar sem acabar bêbado e sem sentidos à meia-noite? Ou por que não posso fumar apenas um baseado, sem ir logo depois cheirar cocaína ou fumar crack? Podemos manter esse lengalenga interminavelmente, assumir maus sentimentos ou mesmo explodir num grande abuso verbal. Esta raiva pode por vezes ser perigosa, tanto para a pessoa que sente como para a pessoa que é objeto dela.
Trocamos, nesta fase, o “eu não!” Para “por que eu?” “É culpa sua” e “não é justo”. Estamos loucos. Normalmente por trás da raiva está o medo, a culpa e a vergonha. Tal como precisamos da negação, precisamos agora da raiva. Não há problema em atravessar esta fase. A raiva é um combustível se não for trabalhada. Mas precisamos lidar com ela de maneira apropriada.
100 a 150 - NEGOCIAÇÃO
Após ventilar a fúria, pode-se tentar adiar de modo a evitar ou adiar a perda. Estas negociações podem ser feitas com Deus ou vagamente com a vida. Esta fase é normalmente caracterizada por SE... ENTÃO... frases que medem o que damos conta daquilo que recebemos. Algumas vezes os nossos acordos são construtivos, realistas e obtém o resultado pretendido. Se eu for buscar ajuda para o meu problema de bebida, então não vou ter de morrer. No entanto, normalmente, as nossas negociações não são realistas. O alcoólico vai tentar um acordo em que apenas bebe cerveja, ou que só bebe em um final de semana por mês.
150 a 200 - DEPRESSÃO
Avançamos agora para um período de tristeza. Desde que pela primeira vez dissemos: “Isto não pode ser verdade”, que fomos empurrados para este momento. É talvez a essência da dor – estando de luto completamente. É o ponto mais alto do processo de aceitação e da emocional na sua forma mais pura. Choramos pelo que perdemos e sobre o que vamos perder no futuro. Chegou a hora de chorar. Esta tristeza pode levar horas, dias semanas, ou meses. “Quando humildemente nos rendemos, este processo começa”. “Esta depressão só desaparecerá quando o processo for ultrapassado pela aceitação”.
200 a 250 - ACEITAÇÃO
Quando já não precisamos bloquear, sentir raiva ou fazer acordos depois de ter lidado com a tristeza, vamos chegar a uma fase de aceitação. Não é a resignação e nem o desespero de desistir é uma sensação de para que? Elas também indicam o início do fim da luta, apesar de as últimas não serem indícios de aceitação. A aceitação não deve ser confundida com uma fase feliz. É praticamente vazia de sentimentos. É como que se a dor tivesse ido embora, a luta acabou. Estamos em paz com o que é e livremente admitimos a nossa impotência sobre as adicções. Deus nos deu a serenidade de aceitar o que podemos modificar.
A seguir a aceitação cresce. Isto implica que não nos limitamos a sobreviver à experiência, mas que mudamos ou fomos melhorados por ela. De algum modo, consideramo-nos mais ricos. Se não podemos ver como isso nos beneficiou, temos pelo menos a confiança de que está certo tudo está bem, e que algum dia poderemos perceber o propósito.
Podemos aceitar a perda e crescer, mas o caminho não é fácil, nem particularmente confortável. Pode ser estranho e por vezes parecer que vai nos destruir. No momento em que começa, podemos nos sentir em choque e em pânico. Enquanto o vivemos podemos nos sentir confusos, vulneráveis, sozinhos e isolados. Podemos ter uma sensação de falta de controle. Temos de confiar na graça de um poder superior; precisamos nos agarrar a esperança. Em todas as fases exceto na negação, a esperança é uma linha da vida.
Você está pronto para se tratar e deixar as drogas para começar uma nova vida. Parabéns!

Em que fase você está?
Pronto para uma vida nova?
Você é capaz como outros tantos!

Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário