Escolha o Idioma

9/01/2014

Os Sentimentos do Dependente Químico

A
Agressividade
Agressão é um ato que prejudica ou lesa outro(s) intencionalmente. Ainda é um tema controverso se esse comportamento de causar danos a alguém é devido à existência de um instinto ou se é resultante de múltiplas determinações motivacionais e circunstanciais. Na espécie humana, além da agressão capaz de causar lesão corporal, existem vários tipos de agressão: dirigida, verbal, deslocada, etc. definidas por critérios de classificação jurídicos ou oriundos de diversas disciplinas científicas. Segundo definição da Organização Mundial da Saúde, considera-se agressão como o uso de força ou poder, real ou apenas ameaçado, contra si próprio, contra outra pessoa, ou contra um grupo ou uma comunidade, que resulte ou tenha possibilidade de resultar em lesão, morte, dano psicológico, deficiência de desenvolvimento ou privação. O dependente é de forma geral agressivo, principalmente quando se vê privado da droga de preferência, sem dinheiro, quando confrontado, questionado ou mesmo censurado.
Ambivalência
É um estado de ter, simultaneamente, sentimentos conflitantes perante uma pessoa ou coisa. De outro modo, ambivalência é a experiência de ter pensamentos e emoções simultaneamente positivas e negativas em relação a alguém ou alguma coisa. Um exemplo comum de ambivalência é o sentimento de amor e ódio por uma mesma pessoa. Pode também ser entendido como o conflito entre prazer e culpa no uso de drogas.
Angústia
Forte sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor. Na psiquiatria é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião ou circunstância). É muito comum por exemplo quando o dependente chega à casa e tem que interagir com os familiares sempre tentando ocultar o vício, quando percebe que a droga está acabando no meio da noite, quando lhe falta o dinheiro para comprar ou quando o efeito do uso diminui ou acaba, fazendo com que se sinta angustiado por mais droga.
Ansiedade
É uma característica biológica do ser humano, que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis, tais como uma sensação de vazio no estômago, coração batendo rápido, medo intenso, aperto no tórax, transpiração, e outras alterações associadas à disfunção do sistema nervoso autônomo. É muito comum em dependentes químicos principalmente quando o uso pesado já levou ao aparecimento de neuroses diversas.
Apatia
A apatia é a falta de emoção, motivação ou entusiasmo. É um termo psicológico para um estado de indiferença, no qual um indivíduo não responde aos estímulos da vida emocional, social ou física. A apatia clínica é considerada depressão no nível mais moderado e diagnosticado como transtorno dissociativo de identidade no nível extremo. O aspecto físico da apatia se associa ao desgaste físico, enfraquecimento dos músculos e a falta de energia chamada letargia, que tem muitas causas patológicas também. Aparece na dependência química em geral após o uso prolongado, a privação de sono e quando passam os efeitos do consumo.
Arrogância
É o sentimento que caracteriza a falta de humildade. É comum conotar a pessoa que apresenta este sentimento como alguém que não deseja ouvir os outros, aprender algo de que não saiba ou sentir-se ao mesmo nível do seu próximo. São sinônimos, o orgulho excessivo, a soberba, a altivez, o excesso de vaidade pelo próprio saber ou o sucesso. Qual é o viciado que não acha que tem tudo sobre controle? Que não é viciado, que para quando quiser, que não aceita conselhos ou censura, que acha que com ele nunca acontecerá nada de mal?
Auto piedade          
É o sentimento de pena de si mesmo diante de um evento estressante. É um sentimento associado ao auto conforto com importante papel nas relações humanas. Pode envolver desde um comportamento breve, ocasional e transitório como comer doces após um dia estressante até um traço de personalidade central expressado mesmo sem provocação ou diante de percepções distorcidas e que causa sofrimento a si e aos outros mas é mantido por um ganho secundário. No caso das drogas basicamente está relacionado a preservar o vício e a continuidade do uso. Crises de abstinência muitas vezes são manipuladas como doenças outras; é o coitadinho que não se sente bem, que é frágil, debilitado e por ai vai.
Avareza
A avareza é o apego excessivo e descontrolado pelos bens materiais e pelo dinheiro. A avareza conduz à idolatria, que significa tratar algo, que não é Deus, como se fosse. É sinônimo de ganância, ou seja, é a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. No caso do drogado a droga é o centro de tudo em sua vida e para obtê-la e usá-la tudo se justifica.


Aversão
É um tipo de franca agressão, que pode se manifestar pela violência física ou psicológica, é explicita, isto é, concretiza-se, por exemplo, em espancamentos, ataques à autoestima, humilhações. É muito comum quando o dependente despreza a família em favor da droga, onde ocorrem brigas muitas vezes violentas para conseguir dinheiro, quando vende objetos da casa, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário