Escolha o Idioma

9/02/2014

Os Sentimentos do Dependente Químico

B
Belicosidade
É o conjunto de confrontos adaptativos para o indivíduo ou espécie contra seus congêneres em situações de competição por objeto de motivação comum, podendo ainda se distinguir formas mais ofensivas ou defensivas. É o famoso vale tudo para ter a droga. Vê-se muito em grupos de “amigos” que em usando conjuntamente muitas vezes roubam uns aos outros, lutam pela liderança do grupo ou controlam as ações do mesmo para conseguir a droga.
C
Ciúme
É a reação complexa a uma ameaça perceptível a uma relação valiosa ou à sua qualidade. Provoca o temor da perda e envolve sempre três ou mais pessoas, a pessoa que sente ciúmes - sujeito ativo do ciúme -, a pessoa de quem se sente ciúmes - sujeito analítico do ciúme - e a terceira ou terceiras pessoas que são o motivo dos ciúmes. Esse sentimento apresenta caráter instintivo e natural, sendo também marcado pelo medo, real ou irreal, vergonha de se perder o amor da pessoa amada. O ciúme está relacionado com a falta de confiança no outro e/ou em si próprio e, quando é exagerado, pode tornar-se patológico e transformar-se em uma obsessão. Usuários de drogas como a cocaína são um bom exemplo de portadores de um ciúme neurótico e muitas vezes violento.
Culpa
O sentimento de culpa é o sofrimento obtido após reavaliação de um comportamento passado tido como reprovável por si mesmo. A base deste sentimento, do ponto de vista psicanalítico, é a frustração causada pela distância entre o que não fomos e a imagem criada pelo superego daquilo que achamos que deveríamos ter sido. Há também outra definição para "sentimento de culpa", quando se viola a consciência moral pessoal (ou seja, quando erramos), surge o sentimento de culpa. Aparece em geral após o uso da droga quando começa a cessar seu efeito.
D
Depressão
Transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar). Alguns tipos de drogas podem levar a depressão crônica.
E
Egoísmo
É o hábito ou a atitude de uma pessoa colocar seus interesses, opiniões, desejos, necessidades em primeiro lugar, em detrimento (ou não) do ambiente e das demais pessoas com que se relaciona. Característica muito comum na personalidade da grande maioria dos dependentes químicos.
F
Fanatismo
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista. Embora não se relacione diretamente às drogas, pode aparecer como problema causado pelos distúrbios psicológicos decorrentes do uso prolongado de substâncias químicas.
Frustração
É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tal como falta de dinheiro, por exemplo. Aincapacidade de alcançar objetivos de vida é sem dúvida uma das principais causas de frustração entre os dependentes químicos. Recaídas frequentes também provocam a frustração quando o indivíduo se depara com a dificuldade de deixar a droga.
G
Ganância
A Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir para si próprio tudo o que admira. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material. Com relação à dependência química não há uma relação direta mas a incapacidade de conseguir o que almeja pode levar, pela ganância, à frustração, à raiva, à depressão, etc.
Gula
Gula é o desejo, mesmo a necessidade insaciável de comida e bebida. O guloso é aquele que exagera ao alimentar-se, excedendo aquilo que seria saudável. Come demais, bebe em demasia, não tem limites. Culmina por destruir a própria saúde. À propósito da gula, é necessário ver quais os mecanismos que fazem com que uma pessoa coma sem parar. São muitos os motivos, mas talvez o principal seja a ansiedade. Outra consequência indireta das drogas que, por provocar altos níveis de ansiedade podem disparar este desvio psicológico.
H
Histeria
Segundo a psicanálise é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional. Os conflitos interiores manifestam-se em sintomas físicos, como por exemplo, paralisia, cegueira, surdez, etc. Pessoas histéricas frequentemente perdem o autocontrole devido a um pânico extremo. Aos poucos foi-se observando que a histeria não era um distúrbio que acometia exclusivamente as mulheres, mas nelas predominava. Teorizou-se, então, outra segmentação da estrutura neurótica: estava-se diante dos obsessivos que, com sintomas diferentes, também apresentavam grande sofrimento psíquico. Esta sintomatologia, embora predominantemente masculina, não pode ser tratada como exclusiva dos homens. Outra vez, as drogas facilitam o aparecimento de distúrbios psiquiátricos, estruturas neuróticas, obsessivas e, dessa forma, possibilitam o surgimento de um quadro histérico.

Hostilidade
É um tipo de agressão emocional e geralmente impulsiva. É um comportamento que visa a causar danos ao outro, independentemente de qualquer vantagem que se possa obter. O termo raiva pode designar esse sentimento em oposição à agressão premeditada. A agressão sem motivo algum denomina-se agressão gratuita e é conhecida legalmente como constrangimento ilegal. Hostilidade e comportamento antissocial são talvez duas das características mais comuns em dependentes químicos, independentemente da droga de abuso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário