Escolha o Idioma

9/16/2014

O Comportamento do Dependente Químico. Aprenda a Reconhecer Sentimentos e Emoções

F
Falsidade
Característica do que não é verdadeiro. A mentira, o engodo, o engano, a falsa aparência, a esnobação e a desfaçatez são gêneros de primeira necessidade nos relacionamentos entre as pessoas. O orgulho e a busca de reconhecimento trazem consigo a necessidade quase inadiável de aparentar algo que não se é. A falsidade traz à pessoa certos proveitos, como, por exemplo, omitir sua condição, mostrar-se de maneira diferente para levar vantagens, obter lucros, ascensão social, desmoralizar outras pessoas, entre outros. Essa parece ser a ética do mundo.
Fanatismo
De um modo geral, o fanático tem uma visão-de-mundo maniqueísta, cultivando a dicotomia bem/mal, onde o mal reside naquilo e naqueles que contrariam seu modo de pensar, levando-o a adotar condutas irracionais e agressivas que podem, inclusive, chegar a extremos perigosos, como o recurso à violência para impor seu ponto de vista. Embora não se relacione diretamente às drogas, pode aparecer como problema causado pelos distúrbios psicológicos decorrentes do uso prolongado de substâncias químicas.
Fascínio
Grande atração; deslumbramento. Aptidão para atrair. Sentimento ou sensação de profundo encanto.
É a firme opinião de que algo é verdade, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança que depositamos nesta ideia ou fonte de transmissão. A fé é o fundamento da esperança, é uma certeza a respeito do que não se vê. A fé acompanha absoluta abstinência à dúvida pelo antagonismo inerente à natureza destes fenômenos psicológicos e lógica conceitual. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo. É geralmente associada a experiências pessoais e herança cultural podendo ser compartilhada com outros através de relatos, principalmente (mas não exclusivamente) no contexto religioso, e usada frequentemente como justificativa para a própria crença em que se tem fé, o que caracteriza raciocínio circular. A fé se manifesta de várias maneiras e pode estar vinculada a questões emocionais e a motivos considerados moralmente nobres ou estritamente pessoais e egoístas. Pode estar direcionada a alguma razão específica (que a justifique) ou mesmo existir sem razão definida. E, como mencionado anteriormente, não carece de qualquer tipo de argumento racional.
Felicidade
A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.
Fidelidade
Atitude de quem tem compromisso com aquilo que assume. É uma característica daquele que é leal, que é confiável, honesto e verdadeiro. Ter fidelidade é uma expressão usada para nominar aquilo que tem constância. É também uma observância rigorosa da verdade, ou seja, da exatidão na reprodução de um texto, de uma entrevista ou de uma narração.
Fingimento
Simulação, hipocrisia, dissimulação. Artifício, simulacro, ficção. Agir de forma não verdadeira para conseguir seus objetivos.
Fracasso
Em geral, refere-se ao estado ou condição de não atingir um objetivo desejado ou pretendido. Pode ser visto como o oposto de sucesso. Os critérios para o fracasso dependem pesadamente do contexto de uso, e podem ser relativos a um observador particular ou sistema de crenças. Uma situação considerada como um fracasso por alguém pode ser considerado por outrem um sucesso. Pode também ser difícil ou impossível definir se uma situação preenche os critérios de fracasso ou sucesso devido a definições ambíguas ou mal formuladas destes critérios. Descobrir critérios úteis e efetivos, ou heurísticos, para julgar o sucesso ou o fracasso de uma situação pode ser uma tarefa significativa por si só.
Fraqueza
Desprovido de vigor físico; que não possui robustez; fragilidade. Que está abatido; que apresenta desânimo. Sem rigidez de caráter. Que não é capaz de se defender; que é vulnerável; vulnerabilidade. Defeito ou vício: o álcool é sua fraqueza.
Frieza
Frieza designa pessoas que estão cientes de algo mas estão (ou fingem estar) despreocupados para com o ocorrido. Caracteriza-se pela falta de emoção, especialmente afeto e simpatia. Casos como estes são mais frequentes em assassinos e psicopatas. Quando a pessoa decide guardar para si própria o sentimento real do acontecido, todo o sistema nervoso fica interligado aos sentimentos, proibindo que a pessoa chore e muitas vezes que fale a verdade. Em psicopatas, a frieza muitas vezes é transparente, o indivíduo fica ciente do acontecido, não expressa seu sentimento e muitas vezes diz a verdade.
Frivolidade
Aquilo que não tem valor; característica daquele que critica ou avalia as coisas com rapidez ou precipitadamente; irreflexão, imprudência ou insensatez; que é supérfluo; trivialidade ou banalidade; designação de coisa sem relevância ou pertinência alguma.
Frustração
É uma emoção que ocorre nas situações onde algo obstrui o alcance de um almejo pessoal. Quanto mais importante for o objetivo, maior será a frustração. As fontes da frustração podem ser internas ou externas. As fontes internas da frustração envolvem deficiências pessoais como falta de confiança ou medo de situações sociais que impedem uma pessoa de alcançar uma meta; causas externas da frustração, por outro lado, envolvem condições fora do controle da pessoa, tal como falta de dinheiro, por exemplo. A incapacidade de alcançar objetivos de vida é sem dúvida uma das principais causas de frustração entre os dependentes químicos. Recaídas frequentes também provocam a frustração quando o indivíduo se depara com a dificuldade de deixar a droga.
Fuga

Comportamento de fuga ou reação de fuga é uma possível reação em resposta a estímulos indicadores de perigo, que dá origem ao movimento de fuga de um animal. Nos casos de reações reflexas, o comportamento de fuga pode também ser chamado reflexo de fuga. Fuga dissociativa ou Fuga psicogênica é um transtorno raro em que uma pessoa perde a memória e se desloca grandes distâncias, para locais desconhecidos, ficando confusa quanto a própria identidade. Podem criar outra identidade durante essa confusão. No CID-10 é classificado como transtorno neurótico causado por estresse grave, mais especificamente como um transtorno dissociativo similar a amnésia dissociativa, por se tratar de um distúrbio das funções normalmente integradas de consciência, memória, identidade e percepção do ambiente. A fuga dissociativa tem sido associada a um estado de estresse grave, que pode ser o resultado de eventos traumáticos como abusos, guerras, acidentes, catástrofes ou violência extrema que a pessoa tenha experimentado ou testemunhado. O uso ou abuso de álcool e certas drogas também pode causar estados de fuga e perda de memória similares. A fuga geográfica é muito comum na dependência química, onde o viciado acredita que mudando de lugar tornará mais fácil manter o uso de drogas, por não ser conhecido e supostamente, passar desapercebido por mais tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário