Escolha o Idioma

9/16/2014

O Comportamento do Dependente Químico. Aprenda a Reconhecer Sentimentos e Emoções

G
Ganância
A Ganância é um sentimento humano que se caracteriza pela vontade de possuir para si próprio tudo o que admira. É a vontade exagerada de possuir qualquer coisa. É um desejo excessivo direcionado principalmente à riqueza material. Com relação à dependência química não há uma relação direta mas a incapacidade de conseguir o que almeja pode levar, pela ganância, à frustração, à raiva, à depressão, etc.
Gratidão
A gratidão é o ato de reconhecimento de uma pessoa por alguém que lhe prestou um benefício, um auxílio, um favor etc. Em um sentido mais amplo, pode ser explicada também como reconhecimento abrangente pelas situações e dádivas que a vida lhe proporcionou e ainda proporciona. A gratidão é uma emoção, que envolve um sentimento de dívida emotiva em direção de outra pessoa; frequentemente acompanhado por um desejo de agradecê-lo, ou reciprocar para um favor que fizeram por você. Num contexto religioso, gratidão também pode referir-se a um sentimento de dívida em direção de uma divindade, e.g. a expressão de gratidão a Deus é um tema central do cristianismo. Pesquisas também sugerem que sentimentos de gratidão podem ser benéficos ao bem estar emocional subjetivo. Nas pessoas que são agradecidas em geral, os acontecimentos de vida têm influência pequena na gratidão experimentada.
Gula

É o desejo, a necessidade insaciável de comida e bebida. O guloso é aquele que exagera ao alimentar-se, excedendo aquilo que seria saudável. Come demais, bebe em demasia, não tem limites. Culmina por destruir a própria saúde. À propósito da gula, é necessário ver quais os mecanismos que fazem com que uma pessoa coma sem parar. São muitos os motivos, mas talvez o principal seja a ansiedade. Outra consequência indireta das drogas que, por provocar altos níveis de ansiedade podem disparar este desvio psicológico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário