Escolha o Idioma

9/19/2014

O Comportamento do Dependente Químico. Aprenda a Reconhecer Sentimentos e Emoções

P
Paciência
Paciência é uma virtude de manter um controle emocional equilibrado, sem perder a calma, ao longo do tempo. Consiste basicamente de tolerância a erros ou fatos indesejados. É a capacidade de suportar incômodos e dificuldades de toda ordem, de qualquer hora ou em qualquer lugar. É a capacidade de persistir em uma atividade difícil, tendo ação tranquila e acreditando que irá conseguir o que quer, de ser perseverante, de esperar o momento certo para certas atitudes, de aguardar em paz a compreensão que ainda não se tenha obtido, capacidade de ouvir alguém, com calma, com atenção, sem ter pressa, capacidade de se libertar da ansiedade. A tolerância e a paciência são fontes de apoio seguro nos quais podemos confiar. Ser paciente é ser educado, ser humanizado e saber agir com calma e com tolerância. A paciência também é uma caridade quando praticada nos relacionamentos interpessoais.
Paixão
Sentimento muito forte em relação a uma pessoa, objeto ou tema. A paixão é uma emoção intensa convincente, um entusiasmo ou um desejo sobre qualquer coisa. O termo também é aplicado com frequência para determinar um vívido interesse ou admiração por um ideal, causa ou atividade. Em suma, é um sentimento de excitação incomum ou de forte emoção. A palavra paixão é utilizada principalmente no contexto de romance ou de desejo sexual, embora, em geral, implique em uma emoção mais profunda ou mais abrangente do que sugere o termo "luxúria".
Pânico
É um sentimento arrasador de medo e ansiedade. É um medo repentino e uma ansiedade sobre eventos antecipados. Na natureza, o "estado de pânico" é um sistema de defesa normal e útil que ativa todas as regiões do cérebro que estão relacionadas à atenção. É como se o animal entrasse em alerta máximo e num processo de fuga. Uma característica, por exemplo, é perder um pouco da sensibilidade nas extremidades do corpo para facilitar a fuga; ferimentos leves são ignorados enquanto um animal foge de seu predador. Porém, para o ser-humano, o pânico em situações que não expressam real perigo, pode ser uma doença que atrapalha o convívio social, chamada de síndrome do pânico relacionada a outros tipos de patologia psiquiátrica como crise de ansiedade, depressão, estresse e outros, muito comum na vida dos dependentes químicos.
Passividade
É acreditar que tudo o que está posto é como deveria ser e nada pode ser feito para alterar. Permitir que o tempo passe, sem participar como agente de construção. Ser passivo em relação a idade (tempo). Onde o tempo passa por nós, sem receber nossa marca.
Pavor
Excesso de medo ou temor.
Paz
É geralmente definida como um estado de calma ou tranquilidade, uma ausência de perturbações agitação. No plano pessoal, paz designa um estado de espírito isento de ira, desconfiança e de um modo geral todos os sentimentos negativos. Assim, ela é desejada por cada pessoa para si próprio e, eventualmente, para os outros, ao ponto de se ter tornado uma frequente saudação (que a paz esteja contigo) e um objetivo de vida.
Pedantismo
Pedantismo pode ser um indicativo do desenvolvimento de certas desordens mentais: o autismo de alto rendimento, frequentemente apresenta um comportamento caracterizado por um discurso pedante. Portadores da síndrome de Aspergir tendem a ser obcecados com minúcias sobre determinados assuntos e sentem-se dispostos a dar longas e detalhadas explicações sobre os mesmos, o que lhes beneficia caso possam seguir carreira em universidades e pesquisa científica, onde tal atenção obsessiva aos detalhes costuma ser recompensada. O transtorno obsessivo-compulsivo é também em parte caracterizado por uma forma de pedantismo que se preocupa fundamentalmente com a observância estrita de regras, procedimentos e práticas.
Perdão
O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição. O perdão pode ser considerado simplesmente em termos dos sentimentos da pessoa que perdoa, ou em termos do relacionamento entre o que perdoa e a pessoa perdoada. É normalmente concedido sem qualquer expectativa de compensação, e pode ocorrer sem que o perdoado tome. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras.
Perseverança
Persistência, Firmeza, consistência, tenacidade, obstinação, pertinácia. Capacidade de aguentar ou manter-se firme em face de dificuldades. Se levantar do zero e persistir em algo ou alguém; em algum objetivo.
Perversidade
Particularidade ou característica daquilo ou de quem é perverso; em que há malvadeza; maldade. Ato ou comportamento perverso. Gênio ou caráter ruim; tendência para o mal. Facilmente corrompido; em que há corrupção; depravação.
Pessimismo
O pessimismo é um estado de espírito contrário ao otimismo, que se caracteriza por se ver as coisas sempre pelo lado negativo. É a disposição de espírito que leva o indivíduo a encarar tudo pelo lado negativo, a esperar de tudo o pior. No âmbito filosófico refere-se a um caráter das doutrinas metafísicas ou morais que afirmam a supremacia do mal sobre o bem e costumam levar à adoção de uma atitude geral de escapismo, imobilismo ou conformismo, quer seja o mal considerado a privação dos meios de conservação da vida (alimentação, abrigo, etc.), quer seja considerado a privação dos meios de expansão e desenvolvimento espiritual.
Piedade
Ter amor e respeito às coisas religiosas; devoção, religiosidade. Ter Compaixão pelos sofrimentos alheios; sentir pena, dó. Misericórdia. Ser afetivo com o próximo, principalmente com os genitores. Dó, pena, sentimento de solidariedade.
Pieguice
Ato exageradamente sentimental, beirando ao ridículo, absurdo e até mesmo inconveniente.
Preconceito
Preconceito é um "juízo" preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude “discriminatória" perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém, ou de um grupo social, ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, "racial" e "sexual". Geralmente a pessoa que tende a ter esse tipo de sentimento, não o faz apenas por um só tipo, ele engloba todos os preconceitos e alimenta todos eles. O assunto em questão diz mais sobre a pessoa preconceituosa do que aquele que está sofrendo com este, por causa das características identificadas.
Preguiça
A preguiça pode ser interpretada como aversão ao trabalho, bem como negligência, morosidade e lentidão. O preguiçoso, conforme o senso comum, é aquele indivíduo avesso a atividades que mobilizem esforço físico ou mental. De modo que lhe é conveniente direcionar a sua vida a fins que não envolvam maiores esforços. No caso do dependente químico, sua vida só tem sentido com a droga, pela droga e para a droga. Nada mais importa a não ser satisfazer a necessidade sempre maior de consumir.
Proatividade
A proatividade é o comportamento de antecipação e de responsabilização pelas próprias escolhas e ações frente às situações impostas pelo meio. Restringindo as escolhas apenas às opções reativas e proativas podemos impedir a liberdade de escolha e corremos o risco de prejudicar gravemente a inovação e a criatividade.
Prudência
Frequentemente é associada com a sabedoria, introspecção e conhecimento. Neste caso, a virtude é a capacidade de julgar entre ações maliciosas e virtuosas, não só num sentido geral, mas com referência a ações apropriadas num tempo dado e lugar. Embora a prudência não execute qualquer ação, e está preocupada unicamente com o conhecimento, todas virtudes têm que estar reguladas por ela. Distinguir quando atos são corajosos, ao contrário de descuidado ou covardemente, por exemplo, é um ato de prudência. Ela é classificada como um cardinal, quer dizer que uma virtude principal. Por outras palavras, prudência "dispõe a razão para discernir em todas as circunstâncias o verdadeiro bem e a escolher os justos meios para o atingir.
Pudor
Pudor é a tendência a proteger a intimidade do indivíduo de invasão e comprometimento. O direito penal brasileiro entende como violação do pudor público a manufatura, exposição ou distribuição pública de um objeto “obsceno”. A interpretação do que necessariamente é o “obsceno” é subjetiva. Enquanto nos Estados Unidos a nudez para fins de protesto foi reconhecida perante a corte, na Escandinávia a população age de forma permissiva em relação à nudez e genitais e mamilos não são considerados obscenos ou indecentes e em Barcelona a nudez pública era legalizada até 2011. O pudor como impedimento em tratar de assuntos relacionados ao sexo pode ser um fator de risco na prevenção de doenças sexualmente transmissíveis como a AIDS; um inibidor da produção artística, como na literatura; e também uma barreira nas relações médico-paciente dentro da prática clínica.
R
Raiva
É um sentimento de protesto, insegurança, timidez ou frustração, contra alguém ou alguma coisa, que se exterioriza quando o ego se sente ferido ou ameaçado. A intensidade da raiva, ou a sua ausência, difere entre as pessoas. A raiva também pode ser um sentimento passageiro ou prolongado (rancor) e a expressão da irritabilidade e agressão humana. Outros nomes como fúria, ira, cólera, ódio, crueldade, etc. aplicam-se à distintas formas ou modulações desse sentimento. Na maioria dos casos um dependente químico experimenta com muita frequência todas as nuances desse sentimento.
Rancor
Mágoa profunda, ocasionada por uma ofensa recebida ou instigada por situações (anteriormente) vividas; grande ressentimento. Excesso de ódio guardado; ódio não demonstrado; raiva, ira.
Rebeldia
Ato de rebelar-se; não-conformidade, reação. Oposição, resistência. Birra, teimosia.
Rejeição
Rejeitar algo ou alguém. Desaceitação, recusa, desaprovação. Ignorar alguma coisa ou alguém por não aceitar algum fato/situação. Vem pela deficiência de amor, abuso de autoridade em diferentes áreas e maneiras. O mesmo que repulsão, não aceitação de algo ou alguém.
Remorso
É um sentimento experimentado por aqueles que acreditam que cometeram uma ação que infringe um código moral (pessoal ou não) que obedecem. O remorso é mais intenso que a tristeza e implica um estado de longo prazo. Ao mesmo tempo sugere um grau de resignação o que atribui ao remorso um certo grau de dignidade. Em termos de atitude o remorso pode ser entendido como algo entre a tristeza que envolve uma aceitação e a angústia e que envolveria uma não aceitação. Com o uso prolongado de drogas desaparecem a autoestima, os valores morais, éticos e sociais. Junto com eles vai-se embora qualquer tipo de remorso em relação ao uso da droga e dos danos causados a si e aos outros por causa dela.
Resignação
A aceitação não exige que a mudança seja possível ou mesmo concebível, nem necessita que a situação seja desejada ou aprovada por aqueles que a aceitam. De fato, a resignação é frequentemente aconselhada quando uma situação é tanto ruim quanto imutável, ou quando a mudança só é possível a um grande preço ou risco.
Resiliência
A resiliência é um conceito psicológico emprestado da física, definido como a capacidade de o indivíduo lidar com problemas, superar obstáculos ou resistir à pressão de situações adversas - choque, estresse etc. - sem entrar em surto psicológico. No entanto, a resiliência se trata de uma tomada de decisão quando alguém depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer. Essas decisões propiciam forças na pessoa para enfrentar a adversidade. Assim entendido, se pode considerar a resiliência como uma combinação de fatores que propiciam ao ser humano condições para enfrentar e superar problemas e adversidades.
Respeito
O respeito demonstra um sentimento positivo por uma pessoa ou por uma entidade (como uma nação, uma religião, etc.) e também ações específicas e condutas representativas daquela estima. Respeito também pode ser um sentimento específico de consideração pelas qualidades reais do respeitado. Pode também ser conduzido de acordo com uma moral específica de respeito. Ser rude é considerado uma falta de respeito (desrespeito) enquanto que ações que honram a alguém ou a alguma coisa são consideradas respeito. Morais especificas de respeito são de importância fundamental para muitas culturas. Isso evoca a ideia de julgar alguma coisa em relação ao que foi feito quando é valoroso ser reconhecido. Além, a noção de respeito implica que pode ser aplicado para uma pessoa que fez algo certo, mas também para qualquer coisa afirmada no passado como uma promessa, a lei, etc.
Responsabilidade
Dever de arcar com o próprio comportamento ou com as ações de ontem. Natureza ou condição do que é responsável. Obrigação jurídica concluída a partir do desrespeito de algum direito, no decurso de uma ação contrária ao ordenamento jurídico. Competência para se comportar de maneira sensata ou responsável. Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o indivíduo seria responsabilizado não foram praticadas de livre e espontânea vontade.
Ressentimento
Ação ou efeito de ressentir; em que há mágoa, angústia ou rancor. Angústia ou mágoa ocasionada por uma ofensa, por uma desfeita, por um mal causado por uma outra pessoa.
Revolta
Ato ou efeito de revoltar-se, de provocar grande perturbação, de agitar; sedição, sublevação, motim, levante, rebelião. Rebeldia, insubmissão. Alvoroço, tumulto, desordem. Perturbação moral, indignação, repulsa, náusea.
S
Sabedoria
Excesso de conhecimento; erudição. Quantidade excessiva de conhecimento(s) que se acumula(m); ciência. Conhecimento adquirido a partir da experiência sobre (algo ou alguém). Em que há ou demonstra sensatez; com reflexão.
Sarcasmo
Significa zombaria, escárnio, motejo. É um tipo de ironia mais amarga e provocatória, transformando-se às vezes num insulto. A ironia é uma inversão do real significado de algo em determinado contexto, por exemplo, quando se diz o contrário do que se pensa. Apesar da função de criticar e censurar algo ou alguém, a ironia é uma reação mais moderada que o sarcasmo. Muitas vezes, um comentário sarcástico apresenta no seu conteúdo palavras cruéis que provocam uma reação ofensiva e mágoa em quem o recebe. Serve para menosprezar e desprezar uma determinada pessoa. Muitas vezes, o uso excessivo do sarcasmo indica uma pessoa arrogante.
Satisfação
Contentamento; prazer resultante da realização daquilo que se espera ou se deseja.
Sensatez
Que é equilibrado ou age com bom senso. Maneira ponderada de abordar um assunto vulnerável ou difícil. Comportamento da pessoa que é discreta; em que há discrição.
Serenidade
O termo é definido de várias maneiras: a calma, o sossego, a paz, e tranquilidade, a paz da mente, o equilíbrio emocional, o estado não perturbado, o domínio de si mesmo. Contudo, do ponto de vista prático, talvez a melhor definição seria "a capacidade de viver em paz com os problemas não resolvidos". Nem sempre concordamos, ou gostamos, do modo como as coisas acontecem ou são conduzidas a nossa volta, temos este direito. Temos o direito de escolher nossos gostos e opiniões, como todas as pessoas o tem; mas temos obrigação de respeitar quem é, sente e pensa diferente de nós e vice-versa. Queiramos ou não, precisamos encarar o mundo da realidade e aceitar a vida tal qual ela é, com todas as suas crueldades e inconsistências. Talvez, em última análise, o início da SABEDORIA esteja na simples admissão de que as coisas nem sempre são como queríamos que fossem. E que nós mesmos somos imperfeitos e não tão bondosos e trabalhadores quanto gostaríamos de ser.
Oração da Serenidade      
Concedei-nos Senhor a Serenidade necessária,  
para Aceitar as coisas que não podemos modificar;      
Coragem para modificar aquelas que podemos;
e Sabedoria para distinguir umas das outras.
Soberba
Sentimento caracterizado pela pretensão de superioridade sobre as demais pessoas, levando a manifestações ostensivas de arrogância, por vezes sem fundamento algum em fatos ou variáveis reais. As manifestações de soberba podem ser individuais ou grupais. Para a Igreja Católica, a soberba é um dos sete pecados capitais, sendo o mesmo pecado associado à orgulho excessivo, arrogância e vaidade.
Sofrimento
É qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ele é geralmente associado com dor e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar sofrimento. Todo dependente químico sofre. Sofre por uma diversidade de fatores que negativamente afetam sua vida e a dos que estão ao seu redor, mas principalmente sofre porque está doente e sabe que esta doença não tem cura, é progressiva e fatal.
Solidão
É um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. A solidão é mais do que o sentimento de querer uma companhia ou querer realizar alguma atividade com outra pessoa não por que simplesmente se isola mas por que os seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. O único companheiro do dependente é a droga. Com o tempo só ela resta, só ela permanece e só dela vive. É muita solidão!
Solidariedade
Solidariedade é um ato de bondade para com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo.
Subserviência
Ação de bajular ou de servir aos desejos de outrem por vontade própria.
T
Tédio
É um sentimento humano descrito como um estado de falta de estímulo, ou de ação ou estado repetitivo. Para as pessoas entediadas, o tempo parece passar mais lentamente do que quando elas estão entretidas. Tédio pode ser um sintoma de depressão. O tédio pode levar a atitudes impulsivas e às vezes mesmo excessivas, que não servem para nada e podem causar danos.
Teimosia
Ser teimoso é persistir no mesmo erro, em algo que não funciona, é manter a mesma estratégia, repetir os mesmos passos, existindo pouca abertura para a mudança ou para a verdadeira troca de ideias. É resistir à verdade, muitas vezes por orgulho, não querendo dar o braço a torcer, mesmo quando as evidências o demonstram. Está no comportamento do dependente que recusa aceitar sua dependência, que insiste em que não está doente, que não precisa de ajuda e menos ainda de largar a droga.
Temor
Receio, susto, medo, pavor, terror. Sentimento de respeito ou reverência.
Tolerância
É um termo que define o grau de aceitação diante de um elemento contrário a uma regra moral, cultural, civil ou física. Do ponto de vista da sociedade, a tolerância é a capacidade de uma pessoa ou grupo social de aceitar outra pessoa ou grupo social, que tem uma atitude diferente das que são a norma no seu próprio grupo. Tolerância farmacológica ou medicamentosa: diminuição da responsividade a um fármaco, ou seja, a diminuição do efeito farmacológico com a administração repetida da substância.
Tranquilidade
Em que reina a calma, a ordem, o equilíbrio; Sem agitação, preocupação ou inquietação; calmo, quieto.
Tristeza
É um estado afetivo duradouro caracterizado por um sentimento de insatisfação e acompanhado de uma desvalorização da existência e do real. A tristeza é uma das "seis emoções básicas" junto com felicidade, raiva, surpresa, medo e nojo. A tristeza é uma experiência comum na adolescência e reconhecer tais emoções pode tornar mais fácil para as famílias enfrentar problemas emocionais mais graves.
V
Vaidade
É o desejo de atrair a admiração das outras pessoas. Uma pessoa vaidosa cria uma imagem pessoal normalmente falsa, para transmitir aos outros, com o objetivo de ser admirada e invejada. É assim que equivocadamente o dependente lida com sua autoestima, sua dor e sua solidão.
Vergonha
Vergonha é uma condição psicológica e uma forma de controle religioso, político, judicial e social, consistindo de ideias, estados emocionais, estados fisiológicos e um conjunto de comportamentos, induzidos pelo conhecimento ou consciência de desonra, desgraça ou condenação.
Vingança
Consiste na retaliação contra uma pessoa ou grupo em resposta a algo que foi percebido ou sentido como prejudicial. Embora muitos aspectos da vingança possam lembrar o conceito de igualar as coisas, na verdade a vingança em geral tem um objetivo mais destrutivo do que construtivo. Quem busca vingança deseja forçar o outro lado a passar pelo que passou e/ou garantir que não seja capaz de repetir a ação nunca mais.
Vítima
Vencido, dominado. No sentido original, vítima era a pessoa ou animal sacrificado aos deuses no paganismo. Atualmente, a palavra vítima se estende por vários sentidos. No sentido geral, vítima é a pessoa que sofre os resultados infelizes dos próprios atos, dos de outrem ou do acaso.
Volúpia
Significa um grande prazer dos sentidos ou grande prazer sexual. Frequentemente a palavra volúpia está relacionada com uma vertente sensual, deleite carnal ou com a lascívia. Apesar disso, volúpia também pode indicar prazer moral ou contentamento espiritual.
Vontade
É a capacidade por meio da qual tomamos posição frente ao que nos aparece. Diante de um fato, podemos desejá-lo ou rejeitá-lo. Ante um pensamento, podemos afirmá-lo, negá-lo ou suspender o juízo. Agostinho e Descartes também concordam em afirmar que o fato de termos vontade não só nos torna responsáveis por nossos atos e decisões.
Vulnerabilidade
Pode ser entendida como a condição de risco em que uma pessoa se encontra. Um conjunto de situações mais ou menos problemáticas, que situam a pessoa numa condição carente, necessitada, impossibilitada de responder com seus próprios recursos a dada demanda que vive e a afeta.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário