Escolha o Idioma

9/16/2014

O Comportamento do Dependente Químico. Aprenda a Reconhecer Sentimentos e Emoções

I
Ilusão
A ilusão é uma confusão dos sentidos que provoca uma distorção da percepção. A ilusão pode ser causada por razões naturais (mudança de ambiente, deformação do ambiente, mudança de clima, etc.) ou artificiais (camuflagem, mimetismo, efeitos sonoros, ilusionismo, entre outros). Todos os sentidos podem ser confundidos por ilusões, mas as visuais são mais conhecidas. Uma vez que a percepção é baseada na interpretação dos sentidos, as pessoas podem experimentar ilusões de formas diferentes.
Incompreensão
Toda discordância desnecessária, e atitudes impensadas, são frutos da incompreensão, sobre o que ouvimos e o que pensamos.
Inconsequência
Ação de concluir sem que haja interferência de um raciocínio lógico; particularidade do que é apresentado como resultado de uma outra coisa da qual não pertence. Que não possui lógica; sem nexo; cujo pensamento, comportamento e/ou discurso não são coerentes; incoerência. Desprovido de reflexão; que não possui nem demonstra responsabilidade; irresponsabilidade.
Inconstância
Particularidade ou condição do que ou da pessoa que é inconstante; desprovido de constância. Ausência de perseverança; sem firmeza. Que tende a mudar de ideia com facilidade; cujas atitudes, opiniões e/ou pontos de vista se alteram facilmente; instabilidade. Que não possui nem demonstra lealdade; infidelidade.
Incredulidade
Descrença, dúvida, ceticismo.
Indecisão
Cada escolha comporta uma renúncia e para postergar essa sensação de perda é que há uma tendência para adiar a decisão. A indecisão é o contrário da arrogância de quem acredita que tem tudo sob controle. A indecisão frequentemente faz-se acompanhar por insegurança, baixa autoestima e medo do julgamento dos outros. Nas relações de amizade ao decidirmos impulsivamente perde-se a possibilidade de explorar a dúvida e dividi-la com outros.
Indiferença
Característica de alguém que se mantém de maneira tranquila, não demonstrando preocupações, se comportando de forma indiferente face a algo ou a alguém. Ausência de interesse, falta de consideração. Sentimento de apatia ou incapacidade para responder quaisquer atividades estimulantes. Condição de alguém que não se deixa influenciar pelos sentimentos ou responde aos mesmos.
Inércia
Sem ação nem atividade. Ausência de reação; falta de mobilidade; estagnação.
Inferioridade
Um complexo de inferioridade nos campos da psicologia e da psicanálise é um sentimento de que se é inferior a outrem, de alguma forma. Tal sentimento pode emergir de uma inferioridade imaginada por parte da pessoa afligida. É frequentemente inconsciente, e pensa-se que leva os indivíduos atingidos à super compensação, o que resulta em realizações espetaculares, comportamento antissocial, ou ambos. Diferentemente de um sentimento normal de inferioridade, que pode atuar como um incentivo para o progresso pessoal, um complexo de inferioridade é um estágio avançado de desalento, frequentemente resultando numa fuga das dificuldades.
Inquietação
Estado daquilo que está inquieto; que foi alvo de agitação; agitado. Condição da pessoa inquieta; estado de quem demonstra falta de sossego; que não consegue repousar; sem tranquilidade; nervosismo. Ação de se preocupar com o que, normalmente, se encontra acima de seu entendimento; falta de satisfação intelectual.
Insatisfação
Falta de satisfação, de contentamento; desagrado, desprazimento.
Insegurança
Insegurança é um sentimento de mal-estar geral ou nervosismo que pode ser desencadeado pela percepção de si mesmo ser vulnerável de alguma forma, ou um senso de vulnerabilidade ou instabilidade que ameaça a própria autoimagem ou ego. Uma pessoa que é insegura não tem confiança em seu próprio valor e em uma ou mais de suas capacidades, não tem confiança em si mesma ou em outros, ou teme que um estado positivo presente seja temporário e irá decepcioná-la e causar-lhe perdas ou sofrimento por "dar errado" no futuro. Insegurança pode ajudar a causar timidez, paranoia e retraimento social, ou alternativamente pode encorajar comportamentos compensatórios tais como arrogância, agressão ou bullying em alguns casos.
Insensibilidade
A nossa vida de seres humanos “saudáveis” baseia-se num conjunto de emoções e sentimentos que experimentamos todos os dias, desde que nos levantamos da cama até à hora de irmos dormir. Mas até durante a noite vivenciamos emoções e sentimentos que normalmente se mostraram mais importantes ou preocupantes durante o dia – os sonhos. A apatia e a insensibilidade são a total ausência desses sentimentos, esses mesmos que nos parecem, à primeira vista, tão fundamentais para a nossa saúde tanto física como mental e que os damos, muitas vezes, como certos e adquiridos.
Instabilidade
O Transtorno de Personalidade Emocionalmente Instável (ou Transtorno de Personalidade com Instabilidade Emocional) é um diagnóstico psiquiátrico equivalente ao Transtorno de Personalidade Borderline pertencente ao manual de classificação CID-10 (da Organização Mundial da Saúde). É caracterizado pela tendência a agir de modo imprevisível e impulsivo, sem consideração pela consequência; humor imprevisível e instável; tendência a acesso de cólera e incapacidade de controlar o comportamento impulsivo; tendência a adotar comportamento explosivo e a entrar em conflito com os outros, particularmente quando os atos impulsivos são contrariados ou censurados.
Inveja
A inveja é o desejo exagerado por posses, status, habilidades e tudo que outra pessoa tem e consegue. Uma pessoa invejosa ignora suas próprias bênçãos e prioriza o status de outra pessoa no lugar do seu próprio crescimento. O invejoso ignora tudo que possui para cobiçar o que é do próximo. A inveja é frequentemente confundida com a avareza. É também um sentimento de tristeza perante o que o outro tem e a própria pessoa não tem. Este sentimento gera o desejo de ter exatamente o que a outra pessoa tem. Ao ter prejudicado seu desempenho em quase todas as situações de sua vida, o dependente não consegue realizar sonhos, crescer no trabalho, manter um relacionamento afetivo duradouro, etc. Assim, muitas vezes passa a invejar nos outros aquilo que não consegue para si.
Ira
É um intenso sentimento de raiva, ódio ou rancor, um conjunto de fortes emoções e vontade de agressão geralmente derivada de causas acumuladas ou traumas. Pode ser vista como uma cólera e um sentimento de vingança, ou seja, uma vontade frequentemente tida como incontrolável dirigida a uma ou mais pessoas por qualquer tipo de ofensa ou insulto. Ira é um sentimento mental e emotivo de conflito com o mundo externo ou consigo mesmo. Quando surge a ira, as emoções dela decorrentes fazem perder a racionalidade, obscurecendo o juízo normal. Por ter componentes irracionais, a ira não deve ser confundida com o ódio, que pode atingir seus objetivos destrutivos somente pela racionalidade. A ira é uma explosão forte de um sentimento ruim, proveniente de uma contrariedade, de uma desilusão, de um acontecimento inesperado e ruim, de uma inconformidade ou de uma culpa. A ira é um sentimento rápido e breve, enquanto o ódio pode durar até uma vida inteira. Apesar disso, num ataque de ira, pode-se cometer erros até mais graves que as vinganças movidas pelo ódio, tamanho seu poder de estimular os ímpetos maléficos de uma pessoa. Pergunte a qualquer dependente e se surpreenderá com o fato de que a grande maioria sente ira com muita frequência.
Irritação
A irritação e o mau-humor são sintomas de uma manifestação maior. Eles são seus aliados e chegam para avisar quando algo não está funcionando bem. É como a febre, que indica que o corpo luta contra uma provável infecção. É fundamental que, frente a uma irritação constante, a pessoa pare e faça uma análise corajosa sobre sua história. Algo não está caminhando em uma direção satisfatória, esteja certo.
Isolamento
O isolamento social é um comportamento no qual o indivíduo deixa de participar - voluntariamente ou não - de atividades sociais em grupo como trabalho e entretenimento. É um fenômeno geralmente observado na população idosa, sem-teto ou grupos com pouca mobilidade entretanto não é limitado a estes podendo ser observado em outras faixas etárias, grupos sociais e em grandes cidades, onde o contato social teoricamente é maior. Fatores como doenças físicas, eremitismo e doenças psicológicas podem influenciar o surgimento do isolamento social. Falta de contato interação sustentada com indivíduos ou instituições que representam a sociedade predominante.
J
Justiça
A Justiça pode ser definida como virtude que consiste em dar a cada um, em conformidade com o direito, o que por direito lhe pertence. Do ponto de vista filosófico, o sentimento de Justiça é intrínseco à consciência humana, isto é, no homem normal dotado de discernimento do bem e do mal, do certo e do errado, do que é justo e injusto. A quebra desses princípios, norteadores da vida humana, provocam o desequilíbrio, a discórdia, o conflito, a ausência da paz social, trazendo como consequência, a indignação, o inconformismo, a busca da restauração.
L
Lascívia
Significa sensualidade, libidinagem, luxúria. É uma características de quem tem despudor, quem tem modos libertinos, libidinosos, quem tem propensão para a sensualidade. Lascívia está relacionada com volúpia, que significa o grande prazer dos sentidos.
Libertinagem
Muitas pessoas consideram a libertinagem o oposto da liberdade. Alguém que exerce libertinagem é alguém devasso, dissoluto, licencioso (que abusa da liberdade), ímpio, insubordinado e que não é submisso. Um dos casos mais comuns de libertinagem é quando uma pessoa se entrega inconsideradamente aos prazeres sexuais. A libertinagem é um mau uso da liberdade de um indivíduo, é a extrapolação da liberdade, e quando isso acontece, os limites são ultrapassados e a integridade física, emocional ou psicológica de outra pessoa é posta em causa. A libertinagem leva a uma falta de respeito pelo próximo, e indica falta de dignidade e bom caráter.
Loucura
A loucura ou insânia é segundo a psicologia uma condição da mente humana caracterizada por pensamentos considerados anormais pela sociedade. É resultado de doença mental, quando não é classificada como a própria doença.
Luxúria
Uma característica presente na personalidade de praticamente todos aqueles que dependem do uso de quaisquer tipos de drogas, a luxúria é o desejo passional e egoísta por todo o prazer corporal e material. A luxúria, às vezes, é definida como o desejo perante o prazer sexual mal administrado embora incorpore outros tipos de desejo como o da comida, bebida e superioridade em relação aos demais. Por este entender, a luxúria está bastante relacionada com a gula, a soberba e a avareza pois, por meio destas o dependente busca a qualquer custo o prazer. É o que a droga faz com a maioria dos usuários.
M
Mágoa
Representa um sentimento de desgosto, pesar, sensação de amargura, tristeza, ressentimento. É um descontentamento que, embora frequentemente brando, pode deixar resquícios que podem durar um bom tempo. Por vezes é possível percebê-lo no semblante, nas palavras e nos gestos de uma pessoa. A mágoa por tudo e por todos acompanha como uma sombra o dependente de qualquer droga.
Má-intenção
Que possui péssimas intenções; que se comporta com o propósito de prejudicar (alguém); de má índole; maldoso.
Maldade
Atitude fora da ética padrão de determinada sociedade quando envolve danos à outros.
Masoquismo
Masoquismo é uma tendência ou prática parafílica, pela qual uma pessoa busca prazer ao sentir dor ou imaginar que a sente. Em um sentido extenso pode-se considerar como masoquismo também a forma de prazer com a humilhação verbal. O masoquismo é uma tendência oposta e complementar ao sadismo. Uma relação onde as duas tendências se complementam é denominada sadomasoquista. A denominação masoquismo define o prazer sexual relacionado com o desejo de sentir dor no corpo, seja mediante a humilhação e dominação.
Mau-humor
O mau humor é um dos principais indicadores da distimia, uma forma leve de depressão prevalente em 5% da população mundial. Sem tratamento, ela evolui para depressão crônica em 80% dos casos, o que pode implicar no uso contínuo de medicamentos. O problema é que muitos ignoram a doença acreditando estar apenas com mau humor. A distimia não “derruba” como a depressão nos níveis mais avançados. Ela é sutil. Aparece como um mau humor sem causa aparente, mas que facilmente encontra algum bode expiatório em meio à correria cotidiana. A pessoa consegue trabalhar, mas é menos produtiva, consegue cumprir suas tarefas diárias, mas nunca está 100%.
Medo
O medo é uma sensação que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo. É também uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Sendo ilícito, o uso de drogas faz com que o dependente viva com medo. É um sentimento que só diminui ou até desaparece durante os momentos em que está sob o efeito da droga.
Melancolia
É um estado psíquico de depressão com ou sem causa específica. Caracteriza-se pela falta de entusiasmo e predisposição para atividades em geral. Na prática médica a conceituação exata da melancolia é de extremo valor no diagnóstico dos distúrbios mentais. No caso da dependência química é um sinal muito importante da presença das drogas na vida do indivíduo.
Mentira
É o nome dado às afirmações ou negações falsas ditas por alguém que sabe (ou suspeita) de tal falsidade, e na maioria das vezes espera que seus ouvintes acreditem nos dizeres. Mentir é contra os padrões morais de muitas pessoas e é tido como um "pecado" em muitas religiões.
N
Negativismo
Em linhas gerais, negativismo é a oposição ativa ou passiva às solicitações externas. Na passiva a pessoa simplesmente deixa de fazer o que se pede sendo característico o mutismo e a sitio fobia (medo de se comprometer, de ser internado, de ser envenenado). Na ativa, a pessoa faz tudo ao contrário do que se pediu. O negativismo verbal pode se apresentar na forma das para respostas (ou seja, o paciente entende a pergunta do entrevistador, porém não responde algo compatível com a pergunta, e sim algo "ao lado", ou próximo). O negativismo faz parte da série catatônica e representa ação imotivada e não deliberada.
Negligência
Negligência designa falta de cuidado ou de aplicação numa determinada situação, tarefa ou ocorrência. É frequentemente utilizado como sinônimo dos termos "descuido", "incúria", "desleixo", "desmazelo" ou "preguiça". É uma forma de conduta humana que se caracteriza pela realização do tipo descrito em uma lei penal, através da lesão a um dever de cuidado, objetivamente necessário para proteger o bem jurídico e onde a culpabilidade do agente se assenta no fato de não haver ele evitado a realização do tipo, apesar de capaz e em condições de fazê-lo.
Nostalgia
Nostalgia é um termo que descreve uma sensação de saudade idealizada, e às vezes irreal, por momentos vividos no passado associada com um desejo sentimental de regresso impulsionado por lembranças de momentos felizes e antigas relações sociais. A nostalgia já foi considerada uma condição médica no início da Era Moderna por ser associada com a melancolia. A nostalgia é diferente da saudade, pois a última é direcionada a um alvo ou momento especifico e até pode ser superada pela presença ou repetição, já a nostalgia não pode ser superada no campo físico pois diz respeito somente a uma visão idealizada de passado que cada um possui.
O
Obcecação
Teimosia, cegueira de espírito. Ideia fixa, persistência em erro.
Obstinação
Afeição excessiva às próprias convicções, ideias, pensamentos etc. Grande persistência para resolver algo ou alcançar algum objetivo. Ação que expressa essa persistência. Ação de se prender com empenho a alguma coisa; teimosia.
Ócio
O não fazer nada. Tempo de que se pode dispor; descanso, repouso; vagar. Preguiça, vadiagem.
Ódio
É um sentimento intenso de raiva e aversão. Traduz-se na forma de antipatia, desgosto, rancor, inimizade ou repulsa contra uma pessoa ou algo, assim como o desejo de evitar, limitar ou destruir o seu objetivo. O ódio pode se basear no medo a seu objetivo, seja justificado ou não. O ódio é descrito com frequência como o contrário do amor, ou a amizade. Os usuários de drogas convivem com esse sentimento de forma frequente a tal ponto de achar que ele é normal e faz parte das formas que encontra para se defender ou se esconder.
Orgulho
É um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Em português a palavra orgulho pode ser vista tanto como uma atitude positiva como negativa dependendo das circunstâncias. Assim, o termo "pode" ser empregado tanto como sinônimo de soberba e arrogância quanto para indicar dignidade ou brio. Não há autoestima na personalidade do dependente. Assim, resta-lhe crer que pela soberba ou pela arrogância ou um orgulho absolutamente equivocado de si mesmo consiga se impor perante a sociedade.
Ostentação
Ostentação é o ato ou efeito de ostentar, quer dizer “apresentar” ou “mostrar” num sentido exibicionista, estando ligado ao orgulho, à presunção ou simplesmente à vaidade. É o ato de alguém que exibe as suas riquezas ou as suas próprias qualidades, sublinhando a importância de algo que tem, que fez ou que é. Uma pessoa que recorre à ostentação é muitas vezes conhecida como afetada ou fútil.
Otimismo

Otimismo é a disposição para encarar as coisas pelo seu lado positivo e esperar sempre por um desfecho favorável, mesmo em situações muito difíceis. É o oposto de pessimismo. A oposição entre otimismo e pessimismo é seguidamente evocada pelo "dilema do copo": se ele é preenchido com água até a metade de sua capacidade, espera-se que um otimista diga que ele está "meio cheio" e que um pessimista reconheça um copo "meio vazio".

Nenhum comentário:

Postar um comentário