Escolha o Idioma

9/15/2014

O Comportamento do Dependente Químico. Aprenda a Reconhecer Sentimentos e Emoções

D
Decepção
É a obtenção de um resultado negativo de uma situação na qual era esperado um resultado positivo. Acabar com a ilusão ou encantamento que se cria por uma pessoa ou alguma coisa. Esperança frustrada. Desonra, tristeza, amargura de si próprio em relação a mudanças, pessoas, atos e principalmente comportamento e erros. Decepção causa tristeza.
Delicadeza
A maneira com que alguma coisa foi delicadamente criada, frágil. Característica pouco perceptível de algo; sutileza. Particularidade complexa que está presente em alguém; perspicácia: delicadeza mental. Fragilidade emocional; vulnerabilidade.
Delírio
Às vezes denominado delusão, é uma falsa crença mantida com grande convicção. É um sintoma que ocorre com frequência em transtornos psicóticos como na esquizofrenia no transtorno delirante persistente, nos episódios maníacos do Transtorno Bipolar ou na depressão psicótica. Podem ser classificados como delírios persecutórios, delírios de grandeza, ciúme patológico, delírios somatoformes, delírios amorosos ou um misto desses. Delírios ocorrem tipicamente no contexto de doenças mentais ou neurológicas, embora não estejam ligados a qualquer moléstia em particular e tenham sido encontradas no contexto de muitos estados patológicos (tanto físicos quanto mentais). Todavia, elas são de particular importância no diagnóstico de desordens psicóticas e particularmente na esquizofrenia e na dependência química.
Dependência
A dependência física, chamada no meio científico dependência química é considerada uma doença crônica, incurável, progressiva e potencialmente fatal quando não tratada. Basicamente dependendo de dois fatores: o desenvolvimento de tolerância, ou seja, quantidades cada vez maiores são necessárias para alcançar o mesmo grau de alteração de consciência, e de sintomas de abstinência, quando a retirada completa ou redução da dose utilizada causa sintomas físicos e psíquicos de desconforto, que podem incluir entre outros o craving ou fissura. Dependência psicológica é a necessidade de determinado comportamento para viver normalmente e sentir-se confortável. Está fortemente associada às drogas, que podem causar dependência tanto psicológica quanto física. A dependência psicológica pode aparecer independentemente e é de tratamento lento e difícil, diferentemente da dependência física.
Depressão
Transtorno psiquiátrico que afeta pessoas de todas as idades. Caracteriza-se pela perda de prazer nas atividades diárias (anedonia), apatia, alterações cognitivas (diminuição da capacidade de raciocinar adequadamente, de se concentrar ou/e de tomar decisões), psicomotoras (lentidão, fadiga e sensação de fraqueza), alterações do sono (mais frequentemente insônia, podendo ocorrer também hipersonolência), alterações do apetite (mais comumente perda do apetite, podendo ocorrer também aumento do apetite), redução do interesse sexual, retraimento social, ideação suicida e prejuízo funcional significativo (como faltar muito ao trabalho ou piorar o desempenho escolar). Alguns tipos de drogas podem levar a depressão crônica.
Derrota
Revés, sucesso funesto, mau êxito. É muito melhor arriscar coisas grandiosas, alcançar triunfos e glórias, mesmo expondo-se a derrota, do que formar fila com os pobres de espírito que nem gozam muito nem sofrem muito, porque vivem nessa penumbra cinzenta que não conhece vitória nem derrota.
Desamparo
Abandono. Falta de auxílio ou de proteção. Falta de meios. Em que há ou se encontra no abandono; que não possui amparo; sem auxílio financeiro e/ou moral; desvalido. Que precisa de ajuda, auxílio, apoio ou proteção: crianças desamparadas. Que não tem segurança. Que não é habitado; ermo. Indivíduo que não possui amparo; aquele que se encontra abandonado.
Desânimo
Desânimo significa sem alma, sem vibração, descrença em si mesmo. É a sensação de uma estagnação total, onde ficamos? parados no tempo? Sem força interior para reagir ou para mudar tal situação. A vontade parece ser a de ficar o dia inteiro deitado e fugindo das suas causas. Falta de força, de coragem.
Desapego
O desapego é um dos pré-requisitos básicos para o equilíbrio físico, emocional e mental. E ao final do processo, o desapegar-se traz um enorme crescimento interior! O desapego é um pré-requisito para a realização plena do Ser. Antes de entender o desapego, é preciso entender o significado do apego. Apegar-se está relacionado ao agarrar-se. Perceba que tendemos a nos agarrar! Perceba que nós nos agarramos a ideias e a desejos! Nós nos agarramos a hábitos e atitudes! Nós nos agarramos a pessoas e a objetos! Você já percebeu que tendemos a nos agarrar a medos? Sim! Nós nos agarramos a emoções e a pensamentos! Nós nos agarramos a situações e a tantas outras cosias! Você já refletiu sobre porque tende a se agarrar a algo? O Ser Humano busca segurança em todos os aspectos da sua vida. E há, dentro de nós, um pensamento de que a nossa segurança vem de fora. E o que está fora de nós mesmos? Pessoas, objetos, situações, emprego, trabalho, etc.
Desapontamento
Condição de quem se desapontou; que não teve suas vontades e/ou expectativas concretizadas; decepção ou desilusão. Circunstância ou situação que provoca desapontamento.
Desconfiança
Sentimento de não acreditar em algo ou alguma coisa, colocar em dúvida um fato ou um ato.
Descrença
Ausência de crença; perda de confiança ou fé; que deixou de acreditar ou de crer em algo; ceticismo. Ausência de sentimentos de teor religioso; falta de fé; particularidade de quem não possui fé: descrença religiosa.
Desejo
Em filosofia, o desejo é uma tensão em direção a um fim considerado pela pessoa que deseja como uma fonte de satisfação. É uma tendência algumas vezes consciente, outras vezes inconsciente ou reprimida. Quando consciente, o desejo é uma atitude mental que acompanha a representação do fim esperado, o qual é o conteúdo mental relativo à mesma. Enquanto elemento apetitivo, o desejo se distingue da necessidade fisiológica ou psicológica que o acompanha por ser o elemento afetivo do respectivo estado fisiológico ou psicológico. Tradicionalmente, o desejo pressupõe carência, indigência. Um ser que não carecesse de nada não desejaria nada, seria um ser perfeito, um deus.
Desencanto
Estado ou condição da pessoa que sofreu alguma decepção ou desilusão; decepção.
Desesperança
Circunstância de quem está ou se encontra em desespero (sem esperança). Quando o homem alcança o estado de desesperança, ele age por desespero. Como a própria palavra diz "des esperar" é deixar de esperar, é chegar ao limite ou fim de alguma coisa. Agir por desespero é tomar atitudes que, se pensadas, jamais se tomaria. É se deixar levar por emoções que acabam comandando nossas ações. Há pessoas que desesperam-se facilmente, são mais frágeis e vivem uma vida de inquietudes.
Desgosto
Escassez de prazer; falta de gosto; ausência de alegria; desprazer, aborrecimento. Condição ou característica de quem é desgostoso; tristeza. Falta de satisfação; sofrimento.
Desgraça
Circunstância prejudicial; acontecimento triste; calamidade. Situação angustiante; em que há aflição; angústia. Uma pessoa que não tem a graça de Deus em sua vida tem a vida na desgraça.
Desilusão
É uma decepção ou desencantamento decorrente de uma experiência negativa profunda; é ato de desiludir-se, desenganar-se, o que pressupõe que nos enganamos sobre algo ou alguém, que em um momento qualquer, acreditamos.
Desinibição
Característica da pessoa que não se inibe, que não tem vergonha, que não se acanha e que não é tímida. Descontraídos, extrovertidos, sem timidez.
Desinteresse
Ausência de interesse; indiferença: não entendo seu desinteresse por cultura. Desprovido de sentimentos e propósitos que visam somente o interesse; falta de interesse por dinheiro e/ou bens materiais generosidade: a caridade deve ser exercida com desinteresse. Falta de cuidado, de zelo; negligência.
Desonestidade
Ausência de honestidade; falta de sinceridade; particularidade da pessoa desonesta; má-fé. Ação, comportamento e dito que se opõem à moral ou ao pudor. Que age ou se comporta com má-fé; dito mentiroso. Ausência de integridade ao tratar de coisas que pertencem aos outros.
Desorientação
Desorientação não é uma doença em si, mas sim um sintoma de uma doença real. Também conhecida como vertigem, ela ocorre de forma aleatória como uma sensação de tonturas e visão turva. Ele também pode ter um efeito de desequilíbrio ao andar. Desorientação pode ser perigoso, especialmente ao dirigir, correr ou caminhar. É importante encontrar a causa subjacente da desorientação, como normalmente é um sintoma de uma doença mais grave.
Desprazer
Não conseguir agradar; causar desgosto; desagradar: seu comportamento desaprazia aos pais. s.m. Desprovido de prazer; que se encontra descontente; em que há descontentamento; desaprazimento ou desagrado.
Desprezo
Ação ou efeito de desprezar; ausência de consideração; sem apreço nem estima; desdém: tratava as funcionárias com desprezo. Sensação que eleva o espírito, fazendo com que o indivíduo não sinta medo, inveja, cobiça, desejo etc.; desapego: desprezo pelos bens materiais; desprezo de altura. Sensação de repulsa.
Desrespeito
Ação ou resultado de desrespeitar; inexistência de respeito; afronta; Desobediência, insubordinação ou irreverência; Menosprezo ou desconsideração. Afronta, desacato, desconsideração, desobediência, insubordinação e irreverência
Devaneio
Estado de espírito de quem se deixa levar por lembranças, sonhos e imagens.
Dignidade
A dignidade se baseia no reconhecimento da pessoa como ser digno de respeito. É uma necessidade emocional que todos nós temos de reconhecimento público de ter feito bem as coisas, em relação a autoridades, amigos, círculo familiar, social, entre outros. Todo ser humano é dotado desse preceito, e tal constitui o princípio máximo do estado democrático de direito. A dignidade da pessoa humana abrange uma diversidade de valores existentes na sociedade. Trata-se de um conceito adequável a realidade e a modernização da sociedade, devendo estar relacionado com a evolução e as tendências modernas das necessidades do ser humano.
Discórdia
Discórdia é a falta de acordo entre as pessoas, grupos ou coisas; ou ainda tensões ou conflitos resultantes de uma falta de acordo; distensões. "Do mesmo modo que a união faz a força, a discórdia leva a uma rápida derrota".
Discriminação
Discriminar significa "fazer uma distinção". Existem diversos significados para a palavra. O significado mais comum, no entanto, tem a ver com a discriminação social, racial, política, religiosa, sexual, ou de idade, que podem levar à exclusão social.
Disforia
Disforia é uma mudança repentina e transitória do estado de ânimo, tais como sentimento de tristeza, pena, angústia. É um mal estar psíquico acompanhado por sentimentos depressivos, tristeza, melancolia e pessimismo. Pode ser causada pela utilização de opioide.
Dissimulação
Ocultação, disfarce, não dar a perceber, fingimento, encobrimento das próprias intenções, hipocrisia.
Divagação
Significa fazer digreções, falando ou escrevendo. Devanear. Fugir do assunto. Um passeio no campo mental e dissertativo sobre as possibilidades a serem esclarecidas. Andar sem rumo. Espaço de reflexão sem compromisso.
Dor
É qualquer experiência aversiva (não necessariamente indesejada) e sua emoção negativa correspondente. Ela é geralmente associada com sofrimento e infelicidade, mas qualquer condição pode gerar dor se ela for subjetivamente aversiva. Termos relacionados são tristeza, pesar e sofrimento. Alguns veem a raiva como um tipo de sofrimento.
Dúvida

É uma condição psicológica ou sentimento caracterizado pela ausência de convicção opondo-se à crença/fé e ao saber. Ela é a incerteza ou desconfiança em relação a uma ideia, um fato, uma ação, de uma asserção ou de uma decisão. Para que se estabeleça a dúvida em geral é necessária uma noção de realidade do fato em que existe a suspeita e isto pode adiar a decisão de ações relevantes ao fato pois podem estar incorretas ou incompletas. Dúvida tende a ser totalmente racional e nos causa a hesitação de agir, sendo necessário aplicar métodos mais rigorosos para procurar eliminar a hesitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário