Escolha o Idioma

8/23/2014

O Cristão e a Bebida Alcoólica

Durante toda a história as Igrejas Evangélicas tem discutido sobre o consumo de bebidas alcoólicas pelos crentes. As perguntas levantadas são: O cristão pode beber? Se não, por que? Se sim, o que e quando pode beber?

Antes de pensarmos nas possíveis respostas, partiremos do pressuposto que um verdadeiro cristão deseja proceder conforme a Palavra de Deus, pois esta é sua única regra de fé e prática.

Qualquer “achismo”, tradição ou costume deverá ser analisado à luz da palavra de Deus. A Bíblia nos fala muito sobre esse assunto e antes de tomar qualquer decisão precisamos conhecer o que Deus diz sobre o uso de bebidas alcoólicas:

“Não se embriaguem com vinho, que leva a libertinagem, mas deixem-se encher pelo Espírito Santo” (Efésios 5:18).

É importante reconhecermos que as Escrituras não nos dão um mandamento explícito que proíbe o consumo de bebidas alcoólicas. A Bíblia não diz: “Não beberás”! Por outro lado, ela nos proíbe categoricamente quanto a embriaguez, bebedice ou o alcoolismo. Quem está debaixo do controle do álcool não poderá ser controlado pelo Espírito Santo e o estado de embriaguez não glorificará ao Senhor. Lembre-se que a embriaguez só acontecerá com aqueles que se aventuram no uso do álcool. Nenhum abstêmio cairá no pecado da embriaguez. Nenhum abstêmio se tornará um alcoólatra.

Vamos considerar o mandamento referente à embriaguez e o alcoolismo:

  • Gálatas 5:21 – A embriaguez é uma obra da carne e aqueles que praticam essas obras não herdarão o reino de Deus.
  • Efésios 5:18 – A embriaguez produz libertinagem.
  • 1 Coríntios 5:11 – O alcoolismo não é uma característica de um verdadeiro cristão.
  • 1 Coríntios 6:10 – Os alcoólatras são contados entre os perversos e estes não herdarão o reino de Deus.
Um cristão deve se questionar: Tenho certeza que não abusarei do álcool? Alguma vez fiquei embriagado? Meu comportamento e ideias foram afetados pela bebida?

Uma resposta afirmativa a qualquer uma dessas perguntas deve produzir uma reflexão e mudança de comportamento quanto ao consumo de bebidas alcoólicas.

“De quem são os ais? De quem são as tristezas? E as brigas, de quem são? E os ferimentos desnecessários? De quem são os olhos vermelhos? Dos que demoram bebendo o vinho, dos que andam à procura de bebida misturada. Não se deixe atrair pelo vinho quando está vermelho, quando cintila no copo e escorre suavemente! No fim, ele morde como serpente e envenena como víbora” (Provérbios 23:29-32).

Ninguém começa a beber planejando transformar-se em um alcoólatra. As estatísticas, porém, nos revelam que 1 em cada 3 jovens que começam a beber enfrenta problemas com o alcoolismo.

O cristão não deve permitir que “nada” domine sua vida. O apóstolo Paulo nos diz em 1 Coríntios 6:12: 

“Tudo me é permitido, mas nem tudo convém. Tudo me é permitido, mas eu não deixarei que nada me domine.”

Devemos ser dominados exclusivamente pelo Senhor Jesus e pelo seu Espírito, e portanto devemos fugir de qualquer coisa que nos cause dependência.

O consumo contínuo do álcool obscurece a mente e provoca distúrbios nas funções corporais e podem causar cirrose no fígado e produzir incontáveis desordens físicas. O álcool é um forma terrível de autodestruição. 

Um cristão deve se questionar: Posso ser dominado pela bebida? Sou capaz de passar um bom tempo sem beber? Isso afetará meu comportamento ou humor?

São poucas pessoas que conseguem beber com moderação, sem serem afetadas pelo álcool. Lembre-se que muitos adolescentes e até crianças começam a beber incentivados pelo exemplo e hábitos de seus próprios pais.

"Você começará a ver coisas estranhas e a falar bobagens, coisas sem sentido e sem valor. Você será como quem dorme no meio do mar, como quem se deita no alto das cordas do mastro. E dirá: ‘Espancaram-me, mas eu nada senti! Bateram em mim, mas nem percebi! Quando acordarei para que possa beber mais uma vez?’" (Provérbios 23.23).

A bebida mata e destrói muitas famílias. É verdade que nem todas as pessoas serão mortas pela ação da bebida e que nem todos os lares sofrerão com um membro alcoólatra. Porém, as estatísticas são suficientes para servir de alerta para qualquer cristão comprometido! 

O livro de Provérbios nos alerta quanto ao poder sedutor da bebida e seus efeitos. O álcool influencia a pessoa e lhe dá uma falsa coragem, isso porque ele possui um efeito inibidor/depressivo e sua ação no sangue pode induzir ao sono. Isso porque a ação depressiva do álcool no cérebro e no sistema nervoso central reduz a capacidade mental e física diminuindo a habilidade para a realização de tarefas mais complexas como, por exemplo, conduzir um veículo. 

Grande parte dos acidentes de trânsito ocorridos no Brasil é consequência direta da embriaguez ao volante. Todo condutor de veículos em estado de embriaguez, mesmo leve compromete gravemente a sua segurança e a de outras pessoas. Estima-se que em 60% dos acidentes na estrada as pessoas encontravam-se alcoolizadas. Em nosso país, não é permitido dirigir com concentrações acima de 0,8 g de álcool por litro de sangue. Daí a recomendação: não beba antes de dirigir e não dirija depois de beber.

É comum ouvir dizer que é a ingestão do álcool em pequenas doses não gera nenhum efeito psicológico. Essa afirmação é falsa, pois um indivíduo que ingere uma pequena dose pode agir da mesma forma que outro indivíduo que ingeriu uma grande dosagem alcoólica.  
Algumas pessoas ficam irritadas, outras ficam agressivas e violentas. Quando uma pessoa bebe ninguém pode prever quais serão seus comportamentos, e todos nós conhecemos histórias de brigas, violência doméstica, divórcio e até mesmo o endividamento causado pelo vício.

Será que a bebida combina com a mensagem de Cristo? Será que queremos estar associados com algo que causa tantas mortes, dependência e destruição de famílias? Pense e considere essas questões.

“Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem ao vosso Pai que está nos céus.” (Mateus 5:16)

Gostando você ou não, os não crentes acreditam que os crentes e a bebida não combinam. Cabe a você avaliar os efeitos desse hábito para o seu testemunho cristão. A Bíblia nos ensina em 1 Coríntios 10:31:

“Portanto quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.”

Se o beber pode estabelecer um obstáculo para que uma pessoa ouça o Evangelho, devemos entender que isso não produz a glória de Deus.

“É melhor não comer carne nem beber vinho, nem fazer qualquer outra coisa que leve seu irmão a cair” (Romanos 14:21).

A Bíblia nos convida a viver em amor e a promover a obra de Deus na vida dos nossos irmãos. O cristão de fato é a pessoa mais livre de todas, mas ele está sujeito a lei do amor. Agir sem considerar o efeito de nossos comportamentos na vida dos outros é egoísmo e apesar da Bíblia não proibir explicitamente o consumo de álcool, ela certamente condena aqueles que agem de maneira a prejudicar a fé de outros. Paulo em Romanos 14:15-20 nos dá vários princípios que devem ser observados:
  • Não devemos entristecer um irmão.
  • Devemos agir com amor.
  • Não devemos prejudicar um irmão por causa da comida ou bebida.
  • O que é bom para nós não deve gerar maledicência.
  • O reino de Deus é justiça, paz e alegria no Espírito Santo.
  • Devemos nos esforçar para promover a paz e edificação.
  • É errado fazer qualquer coisa que leve os outros a tropeçarem.
Talvez você esteja pensando: "Mas você está falando de pessoas que abusam do álcool. Eu sei beber com moderação. A Bíblia proíbe a embriaguez e eu nunca fiquei embriagado!” Provavelmente você está com a razão, mas mesmo assim, gostaria que você avaliasse mais algumas questões antes de tomar uma decisão:

1. Realmente você precisa beber?
2. Por que você quer beber?
3. Você tem certeza que sabe se controlar?
4. Isso poderá prejudicar seu testemunho?
5. Poderá fazer um irmão tropeçar? 
6. Estará incentivando alguma criança ou jovem a beber?

Nenhum comentário:

Postar um comentário