Escolha o Idioma

2/06/2016

Anemia Hemolítica



A anemia hemolítica é uma doença autoimune, mais comum entre as mulheres do que entre os homens. Ela é caracterizada pela produção de anticorpos que reagem contra os eritrócitos, que são as células vermelhas do sangue, destruindo-as e produzindo a anemia.

Esta doença tem uma evolução muito rápida e, na maioria dos casos, não se identifica a causa. Seu tratamento pode ser medicamentoso ou cirúrgico.

Sintomas da anemia hemolítica

Os sintomas da anemia hemolítica são:

  • Fraqueza
  • Sensação de desmaio
  •  Palidez
  • Falta de apetite
  • Tontura
  • Cansaço
  • Sono
  • Indisposição
  • Dor de cabeça
  • Unhas fracas
  • Pele seca
  • Queda de cabelo
  • Falta de ar
  • Palidez nas mucosas dos olhos e boca
  • Falhas na memória
  • Dificuldades na concentração
  • Tipos de anemia hemolítica

Existem vários tipos de anemia hemolítica, entre elas, uma que é ativada por temperatura baixas e é denominada anemia hemolítica de anticorpos reativos ao frio. Já outra é ativada por temperaturas altas, conhecida como anemia hemolítica de anticorpos reativos ao calor.

Diagnóstico da anemia hemolítica

O diagnóstico da anemia hemolítica é feito através de exames ao sangue que identificam anticorpos contra as próprias células do sangue. Saiba mais em: Exames que confirmam a anemia.

Tratamento para anemia hemolítica

O tratamento pode envolver a remoção cirúrgica do baço, a administração de corticosteroides, como a prednisona, ou drogas imunossupressoras, como a ciclosporina e ciclofosfamida, por exemplo.

Melhores sucos para curar a anemia

Os sucos de frutas cítricas e vegetais folhosos de cor verde escura são excelentes para curar a anemia ferropriva porque são ricos em ferro e vitamina C, que ajuda a absorver melhor o ferro.
Estes sucos podem ser ingeridos diariamente, mas não devem ser a única forma de tratamento, sendo importante também o consumo diário de alimentos ricos em ferro como bife de fígado, carne de vaca e gema de ovo. Veja mais exemplos destes alimentos em: Alimentos ricos em Ferro.
Se os sintomas da anemia permanecerem mesmo após a alimentação rica em ferro deve-se ir ao médico para investigar o tipo de anemia que possui para iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de outros medicamentos como a penicilina ou imunossupressores e, quando a anemia é muito grave, pode ser necessária a transfusão sanguínea.

Sintomas de falta de ferro

O ferro é um mineral essencial para a saúde e sua falta gera anemia. Os sintomas da falta de ferro no organismo são:

·         Cansaço extremo, sono frequente ou desânimo;
·         Dificuldade para aprender ou ficar atento;
·         Tornozelos inchados ou inchaço em outras articulações;
·         Queda de cabelo ou fios fracos e quebradiços;
·         Pele pálida ou interior das pálpebras sem cor;
·         Falta de apetite, alterações no paladar ou língua lisa;
·         Infecções frequentes, devido à baixa da imunidade.

A falta de ferro no sangue pode estar relacionada à má alimentação, isto é, uma alimentação pobre em ferro, ou à perda de grandes quantidades de sangue, seja através de uma hemorragia ou através de grande fluxo durante menstruação, como ocorre nas mulheres que possuem um mioma, por exemplo.

Como aumentar a quantidade de ferro no organismo

Para combater estes sintomas, recomenda-se o consumo de alimentos ricos em ferro, como os de origem animal, assim como as frutas como damasco seco, ameixa preta seca e morangos, que são ricas em ferro.

No entanto, em qualquer caso é importante fazer um exame de sangue para confirmar o diagnóstico e observar os níveis de ferro. Se o médico achar que os níveis de ferro estão muito baixos na corrente sanguínea, ele poderá indicar a suplementação de ferro, com 1 ou 2 comprimidos por alguns meses. Mas, geralmente, isto fica reservado para os indivíduos que tenham sofrido de uma hemorragia, por exemplo.

Frutas ricas em ferro

As frutas ricas em ferro são ótimas para prevenir, ou tratar, anemia. A vantagem de utilizar frutas ricas em ferro é que estas são, em geral, também ricas em vitamina C, elemento indispensável para a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo. Conhecer as frutas ricas em ferro pode ser útil, especialmente, para aqueles vegetarianos que precisam enriquecer a dieta em ferro.
Tabela das frutas ricas em ferro
Frutas
Peso
Quantidade de ferro
Morango
152 g
0,6 mg
Abacate
100 g
1 mg
Damasco seco
14 g
0,66 mg
Coco 
33 g 
0,79 mg
Cereja
145 g
0,57 mg
Uva rosa ou vermelha
160 g
0,42 mg
Uvas passa
36 g 
1,75 mg
Amora preta
72 g
0,41 mg

Nozes e amendoins são outros alimentos de origem vegetal com um alto teor de ferro e, por isso, são uma excelente alternativa para enriquecer o lanche da tarde, por exemplo. Para potencializar a absorção do ferro presente nessas frutas deve-se evitar o consumo de alimentos com cálcio na mesma refeição, porque o cálcio diminui a absorção do ferro.

As frutas ricas em ferro são uma ótima alternativa para enriquecer a dieta em ferro e servem também como alternativa complementar na prevenção e tratamento da anemia de crianças, adultos ou gestantes.

Alimentos ricos em ferro de origem vegetal como o feijão, as ervilhas ou a salsa. Estes alimentos devem ser consumidos sempre com uma fonte de vitamina C como laranja, morango ou pimentão, para melhorar a absorção de ferro. Por exemplo, comer arroz com feijão preto e laranja de sobremesa. Além dos alimentos ricos em ferro para anemia, é também importante seguir outras dicas de alimentação como:

Evitar comer alimentos ricos em cálcio com as principais refeições, como iogurtes, pudim, leite ou queijo porque o cálcio é um inibidor natural da absorção do ferro;

Evitar comer alimentos integrais ao almoço e jantar, pois os fitatos presentes nos cereais e fibras dos alimentos integrais, diminuem a eficiência da absorção do ferro presente nos alimentos;

Evitar comer doces, vinho tinto, chocolate e algumas ervas para fazer chá, porque possuem polifenóis e fitatos, que são inibidores da absorção do ferro;

Cozinhar em uma panela de ferro é uma forma de aumentar a quantidade de ferro de alimentos pobres, como o arroz, por exemplo.

Misturar frutas e legumes nos sucos também pode ser uma excelente forma de enriquecer a dieta em ferro. Duas ótimas receitas ricas em ferro são o suco de abacaxi batido no liquidificador com salsinha fresca e o bife de fígado acebolado.

A necessidade diária de ferro, como se pode verificar na tabela, varia consoante a idade e gênero, pois as mulheres têm uma maior necessidade de ferro que os homens, especialmente durante a gravidez.

Faixa etária
Necessidade diária de Ferro
Bebês: 7-12 meses
11 mg
Crianças: 1-3 anos
7 mg
Crianças: 4-8 anos
10 mg
Meninos e Meninas: 9-13 anos
8 mg
Meninos: 14-18 anos
11 mg
Meninas: 14-18 anos
15 mg
Homens: >19 anos
8 mg
Mulheres: 19-50 anos
18 mg
Mulheres: > 50 anos
8 mg
Grávidas
27 mg
Nutrizes: < 18 anos
10 mg
Nutrizes: > 19 anos
9 mg

As necessidades diárias de ferro aumentam na gravidez porque aumenta a quantidade de sangue no organismo e, por isso, é necessário ferro para produzir mais células do sangue, assim como o ferro é necessário para o desenvolvimento do bebê e da placenta. 

Atingir as necessidades de ferro na gestação é muito importante, mas pode ser necessário suplementação de ferro na gravidez, que deve ser sempre aconselhada pelo médico.

Sintomas do excesso de Ferro

Os sintomas de excesso de ferro no sangue podem ser difíceis de se perceber, principalmente nos bebês. Os principais sintomas do excesso de ferro no sangue são:

·         Cansaço;
·         Fraqueza;
·         Impotência;
·         Dor abdominal;
·         Perda de peso;
·         Dor nas articulações;
·         Queda de cabelo;
·         Alterações nos ciclos menstruais;
·         Arritmias;
·         Inchaço;
·         Atrofia testicular.

Geralmente, os indivíduos com excesso de ferro têm a pele cor cinza-azulada ou metálica. O acúmulo de ferro no organismo pode gerar, ainda, o envelhecimento precoce devido ao acúmulo de radicais livres nas células.

Quando o excesso de ferro ocorre após os 40 anos, podem surgir lesões hepáticas e alguns sintomas de excesso de ferro no fígado podem ser aumento de gordura e endurecimento do fígado, cirrose ou câncer de fígado.

O acumulo de ferro no organismo pode ser causado por problemas genéticos, como na hemocromatose, anemia prolongada, transfusões de sangue, alcoolismo ou dieta rica em ferro. O acumulo de ferro é bastante prejudicial à saúde podendo causar doenças cardíacas, câncer, diabetes e artrite.

O diagnóstico do excesso de ferro no organismo é feito através de exame de sangue, o hemograma que avalia também a ferritina. Este exame deve ser realizado anualmente pela população em geral, e duas vezes ao ano por quem sofre de hemocromatose, uma doença genética que altera a absorção de ferro no intestino, ou possui casos como este na família.

Tratamento para excesso de ferro 

O tratamento para excesso de ferro consiste em retirar o excesso de ferro do organismo e tratar os órgãos danificados. Para isso, o ferro deve ser removido do organismo através de flebotomia, um procedimento que consiste na retirada periódica de sangue, cerca de uma ou duas vezes por semana, dependendo da gravidade da doença.

Além deste tratamento, o paciente deve seguir uma dieta específica para reduzir os níveis de ferro no corpo, evitando alimentos ricos em ferro e em vitamina C, e consumindo alimentos ricos em cálcio. Não deve também consumir bebidas alcoólicas, ingerir comprimidos ou vitaminas contendo ferro, comer frutos do mar crus, alimentos processados ou fortificados e não usar utensílios de cozinha de ferro.

Ferritina

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado, que armazena o ferro dentro das células do organismo. Por isso, o exame de ferritina sérica é muito utilizado para diagnosticar a falta ou o excesso de ferro.

Normalmente, em indivíduos saudáveis o valor de referência da ferritina sérica é de 16 a 300 ng/mL em homens e de 4 a 161 ng/mL em mulheres.

Porém, na mulher é normal existir ferritina baixa na gravidez devido ao aumento da quantidade de sangue e da passagem de ferro pela placenta para o bebê.

Ferritina baixa

A ferritina baixa está sempre relacionada com níveis de baixos de ferro e as suas causas podem ser:

·         Anemia ferropriva;
·         Hipotireoidismo;
·         Sangramento gastrointestinal;
·         Sangramento menstrual intenso;
·         Alimentação pobre em ferro e vitamina C;

Os sintomas de ferritina baixa, geralmente, incluem cansaço, fraqueza, palidez, falta de apetite, queda de cabelo, dores de cabeça e tonturas e o tratamento pode ser feito com a ingestão diária de ferro ou com dietas ricas em alimentos com vitamina C e ferro, como carne, feijão ou laranja.

Ferritina alta

Os sintomas de ferritina alta podem indicar o acúmulo excessivo de ferro, porém, em alguns casos, também pode ser sintoma de inflamações ou infecções, estando associada a:

·         Anemia hemolítica e megaloblástica;
·         Doença hepática alcoólica;
·         Hemacromatose;
·         Linfoma de Hodgkin;
·         Infarto do miocárdio em homens;
·         Leucemia.

Geralmente, os sintomas do excesso de ferritina são dor nas articulações, cansaço, falta de ar ou dor abdominal e o tratamento para ferritina alta depende da causa, mas normalmente também é complementado com a retirada de sangue para equilibrar os níveis de ferro e a adoção de dietas com poucos alimentos ricos em ferro ou vitamina C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário