Escolha o Idioma

9/29/2015

Exterminadores de neurônios

Certas substâncias são um veneno para nossas células nervosas 

ÁLCOOL
A droga mais popular do mundo "deprime" o sistema nervoso - ou seja, faz com que certas áreas dele funcionem menos. O cérebro de alcoólatras pode até diminuir de tamanho. 

MACONHA
Tem a capacidade de matar neurônios em desenvolvimento (o que pode explicar, por exemplo, os prejuízos na aprendizagem notados em crianças filhas de mulheres que fumaram a erva durante a gravidez).

COCAÍNA
Seu uso contínuo danifica os circuitos cerebrais que ajudam a produzir a sensação de prazer. Isso pode explicar as altas taxas de depressão verificadas entre os dependentes dessa droga.

ANFETAMINAS
Frequentemente usadas para aumentar o desempenho físico e mental, elas podem danificar os neurônios que produzem dopamina, um dos mensageiros químicos do cérebro.

ANTIDEPRESSIVOS
Ao afetar os minúsculos canais que os neurônios usam para receber mensagens de outras células, esses remédios também podem levar à morte neuronal.

SUBSTÂNCIAS TÓXICAS
Pesticidas, solventes industriais e metais pesados (como chumbo e mercúrio, por exemplo), também matam células nervosas dependendo do quanto forem expostas a eles.

RADIO E QUIMIOTERAPIA
A radioterapia em tumores localizados no cérebro, bem como a quimioterapia, pode resultar na destruição de grande quantidade de neurônios como efeito colateral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário