Escolha o Idioma

1/24/2015

Consumo de álcool e obesidade

Pesquisadores realizaram estudo com indivíduos que participaram de outro grande estudo chamado Diet, Cancer and Health Study. Foram estudados 49.877 indivíduos (25.325 homens e 24.552 mulheres de 56 a 60 anos de idade). Os parâmetros avaliados foram peso, altura, índice de massa corpórea (razão entre o peso em kilogramas e a altura elevada ao quadrado), medida da circunferência abdominal e do punho.

Os autores observaram que, em homens, houve associação positiva entre consumo total de álcool e índice de massa corpórea (IMC), aumento da circunferência abdominal (normal para homens até 102 cm e para mulheres até 88 cm) e inversa com a circunferência do punho.

Para as mulheres, houve associação positiva entre IMC, circunferência abdominal e diminuição de punho apenas para as que apresentaram os níveis mais elevados de consumo neste estudo (28 ou mais doses de etanol por semana).

Em relação à obesidade e consumo de álcool os autores notaram relação entre frequência de consumo e obesidade (os indivíduos que consumiram pequenas doses com maior frequência apresentaram a menor relação entre consumo e obesidade; tal resultado foi observado em homens e mulheres).

Homens e mulheres que bebem álcool sofrem continuamente de obesidade abdominal, associada ao aumento da mortalidade em adultos. O efeito do álcool sobre a gordura acumulada é maior no caso de cerveja do que em outras bebidas como o vinho, embora ambos tenham um efeito significativo sobre esta adiposidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário