Escolha o Idioma

12/15/2014

Dependência Química, Recuperação e Alimentação – Cacau

Cacau: planta (medicinal) com um efeito estimulante sobre o sistema nervoso, utilizado para tratar uma depressão ou depressão leve, mas também utilizado na prevenção de doenças cardiovasculares, se apresenta na forma de alimento (chocolate), bem como de cápsula.

O cacau cresce geralmente nos países tropicais. O cacau está na origem do chocolate, um alimento bastante consumido em todo o mundo, principalmente no ocidente. A origem do cacau vem dos Maias, para os quais este era considerado o "alimento dos Deuses". Do ponto de vista médico e nutritivo, estudos comprovaram o efeito benéfico do cacau (do chocolate meio amargo, de preferência) para tratar uma depressão passageira ou melhorar o sistema cardio-vascular. A concentração de cacau é superior no chocolate meio amargo, portanto, se você quiser ter os efeitos benéficos do cacau, dê preferência a este tipo de chocolate.

Constituintes 
Xantinas [teobromina,...], feniletilamina (responsável pelo efeito anti-depressivo), flavonoides, endorfinas, polifenóis.

Partes utilizadas 
Grãos 

Efeitos do cacau 
Ação sobre o sistema nervoso (leve anti-depressivo), antioxidante, emagrecedor, diurético.

Benefícios do cacau
- Consumido em forma de chocolate, ele pode ter um efeito contra a depressão leve e uma ação positiva sobre o sistema cardiovascular (graças ao efeito antioxidante.

- Em cápsula, ele pode ter um efeito positivo contra o excesso de peso e gordura. Atenção, na forma de chocolate (alimento) é completamente o oposto do que parece, especialmente se você consumir mais que duas barrinhas por dia.

- Outro estudo britânico realizado com 114 mil pessoas, publicado em Agosto de 2011, mostrou que pessoas que consomem duas barrinhas de chocolate (de preferência preto) por dia, tinham um risco 37% menor de sofrer de doenças cardiovasculares (por exemplo, infarto do coração), 29% menor de sofrer de AVC e 31% menor de sofrer de diabetes.

Efeitos secundários 
Enxaqueca, distúrbios gastrointestinais, ganho de peso (no caso de consumo excessivo de chocolate).

Preparações à base de cacau

- Em forma de alimento: chocolate

- Infusão de cacau

- Cápsula de cacau

- Em forma de manteiga de cacau (contra o ressecamento labial)

Nenhum comentário:

Postar um comentário