A beterraba é uma raiz tuberosa cheia de benefícios e nutrientes necessários para o nosso corpo e a nossa saúde. Rica em açúcar, proteínas, vitamina A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês, a beterraba é considerada não só laxante, como também um santo remédio no combate à anemia e à hipertensão. Estudos feitos na Hungria ainda colocam a beterraba como anticancerígena.
A beterraba é um tubérculo que possui várias propriedades nutritivas e medicinais, que promovem o bom funcionamento do organismo e previnem doenças, como distúrbios do fígado e do baço, por exemplo.
De sabor adocicado, a beterraba possui alta contração de carboidratos e alto valor nutricional. Um estudo recente, feito pela Associação Americana de Hipertensão comprovou que o suco da beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial em até 7%. A nutricionista Cyntia Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, lista algumas propriedades e benefícios da beterraba.
- Ajuda a desintoxicar o organismo;
- Fonte de vitaminas, proteínas e ferro;
- Manutenção dos tecidos cerebrais;
- Auxilia na formação dos ossos;
- Regula as funções musculares e nervosas;
- Previne problemas no baço e no fígado;
- Previne e auxilia no tratamento de anemia;
- Promove o descongestionamento das vias urinárias;
- Fortalecimento do sistema imunológico;
- Estimula a produção de glóbulos vermelhos;
- Estimula a concentração.
A beterraba pode ser consumida em forma de salada crua ou cozida, em sopas ou tortas. A beterraba em forma de suco é utilizada para o tratamento de artrites e reumatismos.
Consumida in natura ou em sopas, sucos e saladas, a beterraba possui cor vermelha arroxeada que é resultado da pigmentação de uma substância chamada betalaína. Segundo Cyntia, a betalaína é um antioxidante natural, que previne o envelhecimento celular e reduz alguns tipos de câncer. Além disso, a raiz é rica em vitamina A, que auxilia o bom funcionamento da visão, vitaminas do complexo B, que são importantes para o sistema imunológico e vitamina C, que também possui ação antioxidante.
A ingestão de beterraba também ajuda a aumentar a dilatação dos vasos sanguíneos, que melhora o fluxo de sangue e a passagem de oxigênio. Por esse motivo, a raiz ajuda a prevenir doenças como o acidente vascular cerebral e a demência. A nutricionista destaca que, apesar de ser fonte de açúcar, o vegetal não deve ser retirada da dieta dos diabéticos porque é rica em fibras que auxiliam no controle glicêmico. “A raiz deve ser inserida dentro do contexto de uma alimentação saudável para os diabéticos”, explica.
Como escolher
Na hora de escolher a beterraba fique de olho nas rachaduras e manchas! Para garantir a qualidade do vegetal, ela deve ter cor intensa em tamanho pequeno ou médio e não pode possuir essas falhas na aparência. “Para preparar o suco e aproveitar seus benefícios, basta bater no liquidificador, uma beterraba grande descascada e picada, com o suco de quatro laranjas, coar e beber em seguida. O suco garante o consumo dos nutrientes da beterraba”, afirma a nutricionista.
A ajuda na luta contra a anemia
Além do auto índice de ferro e vitamina C presente na beterraba, ela ainda tem um componente que não foi totalmente identificado, mas que trabalha diretamente na estimulação da hematopoiese, que se trata da produção de células sanguíneas pela medula óssea. Para melhor obtenção de resultados contra a anemia, o mais indicado é o consumo da beterraba crua, ou de seu suco fresco.
A ajuda no controle da hipertensão
Segundo uma pesquisa britânica, o consumo de meio litro de suco de beterraba por dia diminui consideravelmente a pressão arterial de um hipertenso, e até mesmo de uma pessoa saudável. Seus efeitos são sentidos até mesmo 24h depois de tomada a bebida.








Nenhum comentário:
Postar um comentário