Escolha o Idioma

5/27/2013

MALFORMAÇÃO CONGÊNITA: RISCO DE TERATOGENICIDADE

O que é um teratógeno?

Por definição, é todo ou qualquer agente capaz de induzir ou elevar o risco de uma malformação congênita. As medicações variam quanto ao risco de indução de teratógenicidade. Sabe-se que somente de 2 a 3% das malformações são decorrentes dee medicamentos e produtos químicos.

Exemplificação:

* Talidomida (indução de malformação grave);
* Álcool (retardo mental e retardo de crescimento);

Hormônios: Podem induzir a graus de masculinização de fetos femininos;

Radiação: altas doses de radiação podem resultar em danos cromossômicos e possíveis retardamentos de crescimento. Normalmente encontra-se microcefalia, retardo mental e defeito na formação óssea.

Tabagismo (alcalóides): não provocam malformações, entretanto, pode retardar crescimento fetal intra- uterino.

Antibióticos:
Penicilinas são drogas seguras (penicilinas benzatinas, amoxicicilinas). Essas drogas não constituem risco, sendo utilizados extensivamente na gravidez.
Tetraciclinas são drogas que devem ser evitadas, pois apresenta risco aumentado de alterações dentário, devido sua impregnação em tecido ósseo em locais de calcificação ativas.
Esterptomicinas/ diidrostreptomicinas em doses elevadas elevam risco de surdez em crianças, quando utilizadas em gestante devido sua ação antituberculicida.

Anticonvulsivantes: pode causar dismorfia em feto, alteração cardíaca, retardo de crescimento fetal e fenda palatina.

Anti-hemorrágicos/ anticoagulantes:
Com exceção da heparina, todos podem causar teratógenicidade (Segundo e terceiro trimestre de gravidez).

Anti- neoplásicos:
Causam teratógenicidade, ativa ação de inibição no processo de divisão celular.

Corticosteróide:
Cortisona fraca ação de risco de teratógenicidade em fetos humanos, entretanto causam anomalias em cobaias (camundongos e coelhos);

Insulinas/ hipoglicemiantes:
Respectivamente não apresentam riscos, entretanto em cobaias, foram observadas evidencias de ação teratogenica.

LSD/ Maconha
LSD apresenta ação teratogenica em baixo grau, entetanto não foi relatado eventual risco com a maconha. Apesar da diminuta ação teratogênica, a precaução de evitar essas drogas é muito prudente;

Drogas tranqüilizantes:
Podem elevar Risco de malformação congênita. Hemangiomas em região frontal podem ser descritos com uso de algumas medicaçoes como Talidomida. Outras medicações também podem induzir riscos teratogênicos, tais como: carbonato de lítio. O uso de diazepam parece estar relacionado com fendas palatinas durante o primeiro e terceiro trimestre de gravidez.

Agentes infecciosos:
Na maioria das vezes, existe um aborto espontãneo ou natimortalidade, mas malformaçoes congênitas podem estar presentes. Existe relação causal entre virose e malformações, principalmente quando frente aos vírus da rubéola, cmv e herpes simples tipo I.
Parece existir uma correlação de outros processo infecciosos com malformações congênitas, que apresentarei em outras oportunidades em tópicos únicos.