Escolha o Idioma

9/06/2011

Alcoolismo entre judeus

Judaísmo

É sabido, pelas palavras dos nossos sábios, que a pessoa não deve se sentir deprimida se não conseguiu parar de beber. O yêtser hará diz para a pessoa: “Veja como você falhou, você, que é filho de Abraão, Isaac e Jacob. Que vergonha!” Dizendo isto, o yêtser hará pensa que a pessoa concordará com ele, percebendo que é inútil lutar contra as tentações, porque o yêtser hará ganha de qualquer jeito. Esta maneira de pensar reforça o plano do yêtser hará.

Pelo contrário, a pessoa deve dizer “Sim, eu falhei no teste desta vez, causando um transtorno na minha vida como judeu e na minha vida pessoal e familiar”. Isto dará à pessoa a força de lutar o yêtser hará e não beber. Quando a pessoa se esforça um pouco, D'us lhe responde na recíproca com muito mais.

Na prática, há algumas coisas que você deverá fazer para ajudá-lo a parar de beber:

1. Não leve dinheiro consigo, exceto a quantia mínima para comprar pequenas coisas necessárias (em outras palavras, alguns trocados).

2. Ligue-se somente a judeus observantes. Ter bons amigos e boas influências vai afetar você de uma maneira positiva.

3. Já que muitos médicos têm métodos de cura diferentes para os problemas de alcoolismo, inclusive para a pessoa se abster totalmente do abuso do álcool, consulte-os e peça seus conselhos.

4. Torne-se um perito em diversos capítulos de Mishnaiot e Tehilim, e de tempos em tempos reveja-os, particularmente quando estiver propenso a beber.

Baseado em Igrot Kodesh, volume 22, carta 8320

Nenhum comentário:

Postar um comentário