Hepatite alcoólica
Transtorno do fígado caracterizado por necrose das células do fígado (hepatócitos) e sua inflamação, devido ao consumo crônico de álcool de forma nociva. É um bem documentado precursor da cirrose alcoólica, especialmente em casos nos quais ingestão de álcool permanece elevada.
Embora, estritamente falando, o diagnóstico seja histológico, com freqüência é realizado com base em evidências clínicas e bioquímicas, mesmo que a confirmação pela biopsia não seja possível. Em termos clínicos, o diagnóstico é sugerido pela presença de icterícia (a qual pode ser intensa), discreta hepatomegalia e, algumas vezes, ascite e hemorragia.
Hipomania
Transtorno caracterizado por uma elevação leve, porém persistente, do humor, aumento da vitalidade e da atividade e, habitualmente, uma notável sensação de bem-estar e de eficiência física e mental. Aumento da sociabilidade, loquacidade, familiaridade exagerada, aumento do vigor sexual e diminuição da necessidade de sono estão freqüentemente presentes, mas não a ponto de perturbarem gravemente o desempenho ocupacional ou resultarem em rejeição social. Os transtornos do humor e do comportamento não se fazem acompanhar nem por delírios nem por alucinações.
Histeria
Síndrome conhecida desde os tempos da Grécia clássica, quando se acreditava que a causa estava relacionada com o útero (Gr.:hystera), já que ocorria quase exclusivamente em mulheres, àquela época. Guarda, historicamente, uma certa relação com o transtorno dissociativo (conversão) da CID-10. A prevalência dessa condição pode diferir muito de uma cultura para outra, bem como na mesma cultura ao longo do tempo. Atualmente, tanto homens como mulheres manifestam esta condição.
Histriônico
Relativo à mímica, expressão e discurso exagerados normalmente associados a teatralidade. Quando aplicado à personalidade, o termo denota agregação de traços pré-mórbidos, que incluem comportamento teatral, desejo de impressionar, ganho de simpatia ou de ser o centro das atenções, superficialidade emotiva e intensos períodos de sonhar acordado. Ver transtorno histriônico da personalidade.
Humor
Uma emoção abrangente e constante que matiza a percepção do mundo. Exemplos comuns de humor incluem depressão, euforia, raiva e ansiedade. Em contraste com o afeto, que se refere a alterações mais flutuantes no "clima" emocional, o humor refere-se a um "clima" emocional mais abrangente e constante. Tipos de humor incluem:
· Disfórico- Humor desagradável, como tristeza, ansiedade ou irritabilidade.
· Elevado- Sensação exagerada de bem-estar, euforia ou excitação. Uma pessoa com humor elevado pode descrever uma sensação de "euforia", "êxtase", de "estar nas nuvens" ou "no topo do mundo".
· Eutímico- Humor na faixa "normal", que Implica a ausência de humor deprimido ou elevado.
· Expansivo- Falta de restrições na expressão dos próprios sentimentos, freqüentemente com supervalorização da própria importância.
· Irritável- Facilmente aborrecido e levado à raiva.








Nenhum comentário:
Postar um comentário