Álcool e fumo - São as drogas mais utilizadas no mundo. No Brasil são tidas como as drogas oficiais; são drogas lícitas, pois rendem altos impostos para os cofres públicos. Elas causam grandes males à saúde do indivíduo. Os meios de comunicações estimulam o uso, mediante propagandas extremamente criativas e sedutoras; utilizam não só a propaganda, mas também as novelas e os filmes, para associar o uso do fumo e do álcool com beleza, força, sedução do sexo oposto, sucesso profissional, riqueza e etc.
Os adolescentes, em busca desses valores para construir sua identidade e meios para atingir o sucesso, são presas fáceis da manipulação desta mídia. Segue-se a participação fundamental da família (que é a célula principal da sociedade). Se você não estiver bem na família, não vai estar bem com os amigos e nem com a sociedade; você não vai esta bem em lugar algum. Nesta família talvez nem haja um alcoólatra, ou seja, um viciado no álcool, mas tem uma cultura alcoolista, em que o álcool é idolatrado.
Na maioria das casas existe um “barzinho” com bebidas e o dono da casa sempre cuida muito bem deste bar. O adolescente vendo esta substância tão venerada, vai querer usá-la também; só que a maioria dos adolescentes não sabem beber e logo cedo acabam se entregando ao vício.
Por que o álcool e o cigarro são drogas lícitas?
Rendem altos impostos para o governo, pois desde o século XIX as grandes produções cinematográficas eram patrocinadas pelas fábricas de bebidas e de cigarros.
Quando você ia assistir a essas superproduções, o que era visto, principalmente nos cartazes das mesmas? O ator e a atriz principal do filme, bebendo e fumando. Com isso, principalmente o jovem que está em busca de vários valores, tais como, beleza, charme, riqueza, sedução pelo sexo oposto, vendo aquela atriz linda e maravilhosa conquistando o ator com apenas uma tragada de cigarro, ou com uma dose de bebida, pensava: “se eu começar a beber ou a fumar vou conseguir o meu sexo oposto tão facilmente como foi feito no filme.”
Atualmente o álcool é responsável por 60% dos acidentes de trânsito, 54% dos acidentes de trabalho, 80% das ocorrências policiais envolvendo violência, sem contar com os prejuízos causados pelo desempenho insatisfatório de empregados alcoólatras, e o flagelo social representado por 12 milhões de menores abandonados, 70% dos quais, são filhos de pais alcoólatras.
Álcool - um líquido sedutor e perigoso
Malte de cevada, lúpulo e água. Seis mil anos atrás, ao sul da Mesopotâmia, esses três ingredientes já acompanhavam as refeições dos sumérios. O primeiro porre de cerveja deve ter quase a mesma idade. Se crianças e adolescentes podiam beber ou se a iguaria despertava especulações sobre os benefícios e os males à saúde, não se sabe. De lá pra cá, o hábito de se degustar uma loira gelada, correu o mundo.
O álcool é a droga mais devastadora da humanidade, uma sereia que seduz e em seguida afoga suas vítimas. Beber pode ser agradável sem prejudicar a saúde. O primeiro efeito é o bem-estar. Um drinque é sinal de alegria, desibinição e prazer, mas se a pessoa passar do seu limite de moderação, ele pode se tornar uma droga mortal.
O álcool é uma substância que ultrapassa facilmente as membranas celulares e em minutos encharca todos os órgãos e tecidos. Mesmo o cérebro, protegido por filtros bioquímicos, é imediatamente invadido. Com uma dose, o fluxo sangüíneo aumenta, o coração acelera e há uma melhoria dos reflexos. A memória e a concentração ficam mais aguçadas.
A maioria das pessoas fecha a garrafa nessa fase, mas 10% dos que bebem seguem em frente, e de estimulante o álcool passa a depressivo, de recreação torna-se doença. Os principais órgãos adaptam-se à devastação da bebida e pervertem suas funções originais. O fígado converte o álcool num produto ainda mais tóxico. O acetaldeído fica escravo da bebida e acaba negligenciando o metabolismo dos alimentos, o que leva ao acúmulo de toxinas e gorduras no sangue.








Nenhum comentário:
Postar um comentário