Escolha o Idioma

9/29/2015

Aconselhamento e Terapias Alternativas

O ACONSELHAMENTO INDIVIDUAL 

Concentra-se diretamente na redução ou interrupção de uso de drogas ilícitas por parte do viciado. Também ataca áreas relacionadas a disfunções – tais como status de emprego, atividade ilegal, relações sócio-familiares – tais como o conteúdo e a estrutura do programa de recuperação do paciente. Através dessa ênfase em metas de comportamento a curto prazo, o aconselhamento individualizado ajuda o paciente a desenvolver estratégias e ferramentas para abster-se do uso de drogas e então manter a abstinência. 

O conselheiro encoraja a participação nos 12 passos e faz referências a suplemento médico, psiquiátrico, emprego e outros serviços. Os indivíduos são encorajados a participar de sessões uma ou duas vezes por semana. 

A TERAPIA DE MELHORIA MOTIVACIONAL 

É uma forma de aconselhamento centrado no cliente para iniciar mudança de comportamento ajudando o cliente a resolver a ambivalência sobre envolver-se com tratamento e parar de usar droga. Essa forma emprega estratégias que evocam mudanças rápidas motivadas internamente no cliente, ao invés de guiá-lo passo a passo através do processo de recuperação. 

Essa terapia consiste de uma sessão de baterias de avaliações, seguidas de duas a quatro sessões de tratamento individual com um terapeuta. A primeira sessão de tratamento se concentra em providenciar feedback gerado pela bateria inicial de avaliação para estimular uma discussão referente ao uso pessoal de substância e para obter frases auto-motivadoras. 

Princípios motivacionais de entrevista são utilizados para fortalecer a motivação e construir um plano para mudanças. Estratégias para situações de alto risco são sugeridas e discutidas com o cliente. Essas sessões subsequentes, o terapeuta monitora as mudanças, revê estratégias empregadas e continua a encorajar compromisso com mudanças ou abstinência sustentada. 

A TERAPIA COMPORTAMENTAL PARA ADOLESCENTES 

Incorpora o princípio de que um comportamento indesejado pode ser mudado por clara demonstração de comportamento desejado e recompensa consistente de passos adicionais rumo à sua abstenção. Atividades terapêuticas incluem cumprimento específico de tarefas, ensaio de comportamentos desejados e registro e revisão de progresso, com elogios e privilégios concedidos para atingir metas estabelecidas. Amostras de urina são coletadas regularmente para monitorar uso de drogas. A terapia visa equipar o paciente para conseguir 3 tipos de controle: 

Controle de Estímulos: ajuda os pacientes a evitar situações associadas ao uso de drogas e a aprender a gastar mais tempo em atividades incompatíveis com uso de drogas. 

Controle de Impulsos: ajuda os pacientes a reconhecer e mudar os pensamentos, sentimentos e planos que levam ao uso de drogas. 

Controle Social: envolve membros da família e outras pessoas importantes que ajudem o paciente a evitar drogas. Um dos pais ou outra pessoa importante frequenta as sessões de tratamento quando possível e realiza tarefas da terapia e reforço de comportamento desejado. 

De acordo com estudos de pesquisas, essa terapia ajuda os adolescentes a se libertarem das drogas e aumenta sua capacidade de permanecerem livres quando o tratamento termina. Adolescentes também mostram melhora em diversas outras áreas – freqüência ao emprego/escola, relações familiares, depressão, institucionalização e uso de drogas. 

Tais resultados favoráveis são atribuídos amplamente à inclusão de membros da família na terapia e premiação pela abstinência às drogas como verificado através da análise de urina. 

TERAPIA MULTI-SISTÊMICA – TMS 

Ataca os fatores associados ao comportamento anti-social sério em crianças e adolescentes que abusam de drogas. Esses fatores incluem características do adolescente (por exemplo, atitudes favoráveis em relação ao uso de drogas), a família (disciplina deficiente, conflito familiar, abuso de drogas por parte dos pais), companheiros (atitudes positivas em relação ao uso de drogas), escola ( desistência, baixo rendimento), e vizinhança(sub- cultura criminosa). 

A TMS reduz significativamente o uso de drogas por parte do adolescente durante o tratamento e por pelo menos 6 meses após o tratamento. Números reduzidos de encarceramento e colocações fora de casa de jovens equilibram o custo de providenciar esse serviço intensivo e manter os casos clínicos em números reduzidos. 

MÉTODO DE REFORÇO COMUNITÁRIO MRC + VOUCHERS 

É uma terapia intensiva de 24 semanas para pacientes externos para tratamento de cocaína. As metas do tratamento têm dois desdobramentos: Atingir abstinência de cocaína o tempo suficiente para que pacientes aprendam novas habilidades para a vida que irão ajudar a manter a abstinência. Reduzir consumo de álcool para pacientes cuja bebida é associada com o com o uso de cocaína. 

Os pacientes frequentam uma ou duas sessões individuais de aconselhamento por semana, onde se concentram na melhoria das relações familiares, aprendendo uma variedade de habilidades para minimizar o uso de drogas, recebendo aconselhamento vocacional e desenvolvendo novas atividades recreacionais e redes sociais. 

Aqueles que também abusam do álcool recebem terapia anti-abuso monitorada clinicamente. Os pacientes submetem amostras de urina duas ou três vezes por semana e recebem vouriches por amostras negativas de cocaína. O valor do vouchers aumenta com amostras limpas consecutivas.

Pacientes podem trocar vouchers por mercadorias de atacado que sejam consistentes com um estilo de vida livre de cocaína. Essa forma facilita o envolvimento do paciente com o tratamento e os ajuda sistematicamente a conquistar períodos substanciais de abstinência de cocaína. 

O método tem sido testado em áreas rurais e urbanas e usado com sucesso em desintoxicação de pacientes externos adultos viciados em ópio e com pacientes internos que têm altas taxas de abuso intravenoso de cocaína 

O MODELO MATRIX

Proporciona uma estrutura para envolvimento estimulante com o tratamento e ajuda a atingir a abstinência. Os pacientes aprendem sobre assuntos cruciais referentes ao vício e recorrências, recebem direção e suporte de um terapeuta treinado, familiarizam-se com programas de auto- ajuda e são monitorados quanto ao uso de drogas através de teste de urina. 

O programa inclui educação para membros da família afetados pelo vício. O terapeuta atua simultaneamente como professor e treinador, estimulando uma relação positiva e encorajadora com o paciente e usando essa relação para reforçar mudança positiva de comportamento. A interação entre o terapeuta e o paciente é realista e direta mas confrontadora ou paternal. 

Terapeutas são treinados para conduzir sessões de tratamento de uma forma que promova a auto-estima do paciente, dignidade e apreço pessoal. Uma relação positiva é fundamental para a permanência do paciente. Materiais de tratamento baseiam-se fortemente em outros métodos de tratamento testados. 

Assim, essa forma inclui elementos pertinentes as áreas de prevenção à recorrência, família e terapias de grupo, educação sobre drogas e participação em auto- ajuda. Manuais detalhados de tratamento contêm folhas de atividades para sessões individuais, outros componentes incluem grupos educacionais de família, grupos de habilidades para recuperação, grupos de prevenção à recorrência, sessões conjuntas, exames de urina, programa de 12 passos, análise de recorrência e grupos sociais de apoio. 

Vários projetos têm demonstrado que participantes tratados com o modelo Matrix demonstram estatisticamente reduções significativas no uso de droga e álcool, melhorias em indicadores psicológicos e comportamentos sexuais de risco reduzidos associados com transmissão do HIV. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário